Opinião

Pinto marcou a data das eleições!

Meus Caros

Pinto marcou a data das eleições!

O coro de “janizaros” jáse não faz ouvir!

Afinal onde estão as derivas para a ditadura que motivaram uma alegada queixa ao TPI? Afinal estas derivas não estarão na “massa do sangue” dos que a esgrimem durante e enquanto nisso têm interesse e depois se escondem  para “chocar” mais ovos podres?

A democracia que antes estava em perigo deixou de estar?

Entendo que os erros do passado devem estar sempre presentes quando refletimos sobre o “presente” e o “futuro”, por isso as lições da história devem sempre ser tiradas.

A minha posição atual sobre Pinto da Costa, como éda “lei da vida” foi mudando.

Quando jovem licenciado por Coimbra em 1978, recusei ir para o nosso paÍs, porque disse ao tempo ao “Ginho”, ministro da educação de Pinto da Costa que queria falar e pensar “livremente”, o que não me seria permitido na altura.

Existiram erros de governação, certo, erros de formação e orientação política claro, erros e desvios de “ditadura” de partido único, concordo.

Ficou tudo na mesma? Não! e por isso, evoluícomo éfruto da analise, da reflexão e da experimentação!

Qual foi o primeiro dirigente africano dos países saídos do colonialismo e que governaram em ditadura do partido único,  a abrir o pais ao pluralismo e dar caminho àdemocracia ?  Pinto da Costa, no que foi seguido pelos caboverdeanos.

Porque então sóculpar Pinto da Costa dos desvarios e desmandos dos políticos do pluralismo de 1991 atéàdata ?

Dos desgovernos e erros de Gabi? se ele governa com o apoio parlamentar, porque culpar unicamente Pinto da Costa e não culpar os partidos que estão com assento parlamentar e viabilizam a governação? E onde para a oposição do partido mais votado ? mostrem, sem gritos ou murros uma ação de oposição, consequente, inteligente e credível !

E reflitam, mesmo os que são ou foram a favor do Diálogo Nacional!! Ah e também os que estiveram e estão contra.

Qual o atual dirigente africano que tem a coragem de se “expor” no meio do seu “povo” pelo menos de todos os que quiseram e puderam participar, lhes dáo microfone para as mãos para poderem falar livremente, na sua presença, sem censura  ou perseguição?

Votem nalgum ou escolham um de todos os que governam em Africa!

Porém,

Pinto da Costa sentou-se numa sala repleta de gente, com as rádios a televisão e os jornais a transmitirem em sinal aberto, e abriu os microfones, para que falassem, refletissem e dissessem tudo o que lhes ia na alma e no pensamento.

Para mim, este comportamento de Pinto da Costa, representa uma “segunda abertura” ao pluralismo, desta vez “mais profunda” e maior alcance, pois se trata de total abertura para a liberdade de expressão do pensamento pela palavra aberta ao mundo. para a construção de política pela crítica aberta e de viva voz, sem perseguições ou pressões.

Éuma revolução mais profunda pois irreversível, de ter posto o seu povo a falar, agora venham dizer lhes para se calar ou algum soba ou régulo partidário que lhes venham dizer que não podem falar!

Se a primeira abertura ao pluripartidarismo me mostrou um Pinto da Costa mais maduro e diferente, agora esta atitude de estar no meio do seu povo e de lhes dar a palavra, consolidou a minha convicção de que os homens podem mudar e querer coisas diferentes, como um “mais velho” no conceito tradicional do nosso povo !

Sóos que não evoluem, não querem ver, como o pior cego!

Compreendo que os que sofreram e não querem ou não podem ou não sabem perdoar, o homem e atédesconfiar da mudança,

Mas não saber ver? Ou não querer ver?

Seráque Pinto tem mostrado que não quer o governo de Patrice?

Sóporque não dissolveu a Assembleia?

Recordam-se do PR no seu discurso inicial e nos posteriores ter dito que preservaria a estabilidade governativa?

SeráPinto da Costa também o diabilizado culpado das cenas de pugilato “urros e berros” na Assembleia?

Seráque Pinto da Costa tem feito o que fizeram Trovoada e Fradique?

Bom, escrevo para dizer que por mim estou farto, discordem, concordem, falem bem ou mal, mostrem me que estou a “ver mal” mas vamos ser honestos e ver para além do “clubismo” e já não se trata só de dar o benefício da dúvida, para fazermos a mudança!

Carlos Semedo

    31 comentários

31 comentários

  1. Alfredo Gentil

    14 de Julho de 2014 as 9:29

    Belíssimo trabalho como sempre. Parabéns.
    A alegada queixa no TPI era uma forma de distrair o governo e a população pelos crimes hediondos praticados pelo PT e os seus seguidores.
    Por falar em seguidores é imperioso que a população e alguns políticos, mesmo da ala do ADI saibam o seguinte:
    Porquê que o Patrice Trovoada mesmo aos seus ex-ministros dá dinheiro pelas suas próprias mãos? Não é que um mais velho quebrou o segredo, dizendo que o mesmo tem maçonaria dos muçulmanos feitos com sangue vivo e que quando alguém recebe dinheiro nessas condições segue-o até ao fim do mundo, nem que o mesmo tenha matado à sua mãe. Veja o Varela tornou-se num boboioco nas mãos do PT; o Abílio Neto, o Carlos de Menezes, O Medeiros, os Ministros do 14º Governo Constitucional, o coitado do Vila Nova homem íntegro antes de pegar dinheiro enfeitiçado das mãos do maçónico, verba fatal, para não falar de pobres coitados.
    Recordem que nas últimas eleições Patrice fez desembarcar no País dezenas de bruxos africanos.

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 2:47

      Confirmo o que você diz…é assim que funciona , à maior parte dos poderes das Africas, espécialmente à francofona, de onde é o P.Trovoada…estes mouros/marabus trabalham o nome de cada pessoa q deve seguir sem refilar o q o Outro diz….toca sobretudo aos fracos de espírito. Mas à pessoa que recorre à tal pacto está perdido… chamam-sa mararbus, ou murus. Fazem-se pactos e pagam muito , sao escravos do pacto, estão perdidos e têm um triste fim. Hão-de ver o fim da pessoa em questão e dos seus comparsas.Quem viver verá.

  2. Apreciadora

    14 de Julho de 2014 as 9:33

    O autor do texto põe-nos a reflectir sobre várias situações e acções que têm ocorrido no nosso País. Quero felicita-lo pelo artigo, gosto sobremaneira da sua forma de escrever e pelo frontalidade como expõe os seus artigos, todavia, infelizmente muitos leitores não entendem bem essa sua forma peculiar de escrever.Um bem haja todos.

  3. BILI UÊ

    14 de Julho de 2014 as 10:20

    Este morre por amor a Pinto da Costa. Coit…

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 2:55

      ….ele morre com muita inteligência e é útil ao país, é , faz artigos q ajudam à reflectir, dá boas informações de modo imparcial e justa…e você? É ignorante, e morre estúpidamente para o GATUNO P.Trovoada. Você é inútil e mediocre. À sua opinião é incohérente. Dê-nos férias de imbecilidade!

  4. grande

    14 de Julho de 2014 as 12:04

    grande noticia !!!

  5. olhos abertos

    14 de Julho de 2014 as 12:18

    Senhor Semedo,
    Digam o que quiserem dizer, Muitos dos S. Tomenses, não conseguiram parar e reflectir sobre os 39 anos da nossa Independência. Qualquer dos ditos Senhores que começaram com a CLSTP, mais tarde MLSTP, que entre eles andaram numa luta dura entre eles, de quem deveria ter essa ou aquela função, tivesse sido o PRIMEIRO PRESIDENTE, de S.Tomé e Príncipe, teria a PRIMEIRA REPÚBLICA, seria governado sobre o regime de PARTIDO ÚNICO, e que tudo teria sido arrancado a FERRO. Aconteceu que foi Sr. PINTO DA COSTA, o PRIMEIRO PRESIDENTE. Se repararem bem, alguns que vem muito mafiosamente, demonstrando que é muito democrata, feito uma análise dos acontecimentos e as atitudes, o Sr. MIGUEL TROVOADA, é um GRANDE DITADOR, MAU POR NATUREZA. E o seu filho PATRICE TROVOADA, chega até ser pior que o PAI. O Sr. MIGUEL TROVOADA, é um grande MALABARISTA. Engana tudo e todos com um pouco de sorriso. E o PATRICE TROVOADA, consegue ainda mais de ter um sorriso ainda mais salientado. Quem conhece e sabe um pouco sobre as guerrilhas internas que sempre ouve no seio da CLSTP/MLSTP, o Sr. PINTO da COSTA, que conseguiu um poucochinho “unir” os seus elementos. MUITA GUERRA entre eles todos. E um dos grandes FORJADORES de GRANDE CONFLITOS, é o Sr. MIGUEL TROVOADA, que passava a vida a PASSAR PERNAS aos seus COMPANHEIROS. Perguntem ao Dr. GUADALUPE de CEITA, MEDEIROS, ONÉ. O CARLOS GRAÇA, já é falecido. O Sr. MIGUEL TROVOADA, dividia, enquanto, lançava isca, nas mulheres dos seus companheiros. Depois da INDEPENDENCIA, o ENDORECIMENTO do Sr. PINTO DA COSTA, como Presidente, era FAÍSCA que o Sr. MIGUEL TROVOADA, lançava, com todo disfarce. Dividia e ficava todo mansinho, como que não houvesse nada. Essa dica, é apenas, para os leitores, não se deixar enganar com malabarismo de agora o Sr. PATRICE TROVOADA. Quer queira quer não, este Sr. PATRICE, deveria estar em S. Tomé, a lutar, politicamente, ao lado dos seus companheiros. Ele deixou todos a sua sorte, enviando migalhas enfeitiçado, como já comentado por um comentador. Porque, não se compreende, como é que gente como LEVÍ e outros, podem estar a IDOLATRAR tanto o PATRICE TROVOADA. S.Tomenses, parem de MENDIGAR. Trabalhem a vossa medida, e façam uma vida mais DIGNA. Já repararam, se o PATRICE TROVOADA, não regressar? Qual será o futuro desses LAMBE BOTAS, do PATRICE.
    S. TOMENSES, abram os olhos. Amanhã pode ser tarde.

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 3:04

      …é verdade, caro comentador. Pode ser só feitiço mesmo. Como é possível q o Afonsogl Varela, admirador do Pinto da Costa, militante ferrenho da JOTA, líder n 1, hoje siga cegamente o P Trovoada co9mo um caozinho…como, Varela?

  6. Hpinto

    14 de Julho de 2014 as 17:42

    Infelizmente, em STome e Príncipe, os ignorantes são armados e sábios políticos e estão a afundar o pais e os inocentes estão ainda feitos cegos

  7. Manuel Vicente Sousa

    14 de Julho de 2014 as 19:50

    Sr. Carlos Semedo

    O sr. é um perigo. Pois, quando não se é sustentado por um senso moral forte e rigoroso,torna-se um dos maiores perigos para a humanidade,porque se vê beleza até nos acontecimentos mais ferozes e fúteis, como foi o seu caso.
    O sr, acha que a extemporânea data anunciada pelo Pinto da Costa é digna de júbilo? Responda-me fundamentando.Mais não suscito.

    • mandja

      15 de Julho de 2014 as 3:09

      MVSemedo, é perder tempo de responde-lo, você representa “captage de tempo” e por cima escreve forcément mal. Não défie à uma inteligência como a do dr.Semendo…não dá. Fique na sua, mas não incommode ao Dr Semedo.

  8. Solrac

    14 de Julho de 2014 as 21:58

    Parabéns por um mais excelente comentário. O Sr. Deveria ser com plenos poderes, o próximo Ministro da Justiça. São pessoas como o Sr. Que o nosso pais necessita com a máxima urgência. Esperemos que o próximo Primeiro Ministro tenha o bom senso de o convencer a aceitar, dando-lhe total liberdade de acção.

  9. mandja

    15 de Julho de 2014 as 3:17

    Dr Semedo, aprecio imenso os seus inteligentes artigos. Agradeco-lhe! Li uma recente informação que me chocou bastante…a presença do Miguel Trovoada na Guiné Bissau, como secretário das Nacoes Unidas , para a PAZ, designado como “sabio”. Diga-me , com sinceridade , o que pensa sobre esta informação.

    • Semedo

      15 de Julho de 2014 as 15:35

      Mancja

      E sempre bom sabermos que um Santomenses ocupa um Cargo de grande prestígio e importância não só no contexto africano mas no contexto Mundial. Por isso muito sinceramente dou os meus parabéns ao Dr Miguel Trovoada e como santomense sinto me reconhecido na sua pessoas. Espero que a sua missão bastante difícil possa ser coroada de êxito.
      A expressão sábio usada pelas nações unidas, tem uma conotação semelhante à que na nossa terra se quer dizer por n’guê tamén, mais velhos, pai grande e pelo prestígio dos cargos desempenhados, presidente da república, na comissão do Golfo, pela experiência da política e idade, cabe no “perfil” europeu de sábio, que acho justo.
      Meu caro apesar de ser um forte crítico do uso que o MT fez dos seus poderes presidenciais nada me move contra a pessoa.

      • mandja

        15 de Julho de 2014 as 23:49

        Pelo seu jeito de escrever, dr. Semedo, sei que não foi você. Alguémm, um impostor, seguramente do ADI usurpou à sua identidade, mas a falta de inteligência , que não idêntica à sua (nem tem uma amostra) traiu-lhe. Chama-se a isso de usurpacao de identidade!

  10. Conselheiro

    15 de Julho de 2014 as 10:26

    Mandja o que se passa consigo?? Está mesmo com problemas, não é!! Vá a um médico urgentemente! Como tem a ver com a minha área de formação é suspeito sofrer de psicopatia. Peço desculpas, mas apenas uma contribuição para o bem da sua saúde!

    • mandja

      16 de Julho de 2014 as 0:03

      …também pode contar comigo para defendê-Lo, como jurista que sou, quando cometer êrros medicais(de incompetência, é óbvio). Acredita-me que precisará brevemente….isto vai évita-Lo à prisao. Digo-lhe isso para o seu bem “pauvre type”. Ah, ia-me esquecendo, também TENHO um dom para “ver prominotoriamente”. Cuide-se há uma doença feia que está dentro de si à crescer e você vai sofrer muito. Não sou médica ,mas o meu diagnóstico nunca falha…. Boa sorte e muita coragem!

  11. Espírito Santo

    15 de Julho de 2014 as 10:28

    Semedo estais frustrado pelo facto de Patricio não te dar o tacho que querias. Nem pareces um jurista de craveira como dizes ser. Es baixo. Ainda bem.

  12. Françoi Pires

    15 de Julho de 2014 as 15:26

    Belicíssima
    Muita força e coragem Dr. Carlos Semedo para continuar a demonstrar aos que fazem-se de políticos, que existem pessoas capazes de analisar a forma triste que estes têm conduzido a política nesta sociedade tão jovem, que é Santo Tomé e Príncipe.
    Custa acreditar, ao ver palhaçadas que fazem na ecrã da nossa televisão quando estão na chamada casa parlamentar que é Assembleia Nacional, na representação do povo. É muita vergonha quando alguns deles são elementos com algum nível académico bastante relevante e por conseguinte estudantes nas grandes universidades em lusófona, etc.
    Será que estes tipos de pessoas estudaram mesmo naquelas universidades?
    Que condutas têm para moralizar a sociedade com esse tipo de comportamento?
    Sinto enfadonho quando vejo os meus colegas do ensino Primário até à universidade a darem cara nos canais da televisão nacionais e internacionais fazendo baboseiras, e quando saem a rua dizem ao povo, “eu sou Doutor e Deputado”, menos alma que não merece.
    Bem aja
    Sr.º Dr. Carlos Semedo

  13. mandja

    16 de Julho de 2014 as 0:15

    Conselheiro, você tentou….mas conseguiu atingir o nível do Dr Semedo. Creio que os meus argumentos deixam-lhe sem acção e dá-lhe mal estar, torna-se agressivo…..mas covarde que é nao ousa utilisar o seu verdadeiro nome L.N…você é mal educado, sem maneiras, violento, agressivo, parecido com um porco”negão”….é voce um grande doente psycho /psychose. Vai acabar louco se escapar da má doença q esta à escrever dentro de si.

  14. mandja

    16 de Julho de 2014 as 0:17

    Queria dizer”tentou mas ñ atingiu o nível do Dr Semedo”

  15. Barão de Água Izé

    16 de Julho de 2014 as 9:00

    Caro Carlos Semedo: Onde entra a Economia no seu escrito? Por ventura o Dr. Pinto da Costa algum dia afirmou “…têm que se rever as nacionalizações, foi um erro que a realidade demonstra….” Quase todas as pessoas mudam o seu pensamento em função do tempo, mas Pinto da Costa continua a ser a um marxista e o unitarismo (frentismo) pretendido com o denominado “Diálogo Nacional” é um exemplo disso.
    Há que dar lugar a políticos que encarem a realidade de forma moderna e progressista e não atados a dogmas ideológicos que falharam.

    • Semedo

      16 de Julho de 2014 as 19:51

      Ó barão devias ter permanecido na tumba, estas muito “ultrapassado” com estas ideias de unitarismo e frentismo, pá.

      • Barão de Água Izé

        16 de Julho de 2014 as 21:53

        Caro Semedo: As Roças já não estão nacionalizadas, já estão a ser exploradas com rigor agrícola e já exportam contribuindo para as despesas do funcionamento da justiça; O “Diálogo Nacional” ajudou os partidos a fazer diagnósticos que estes nunca fizeram, não é assim?
        Quanto à tumba, nela deve caber a ortodoxia marxista disfarçada de democracia.

  16. mandja

    16 de Julho de 2014 as 14:48

    L.N. cadê à sua légendaire selvageria….a sua violência, agressividade….e pára por aí aquilo q você é, super CONNARD, petit esclave de P.T. (que d’ailleurs P.T méprise, simplement).

  17. Solrac

    17 de Julho de 2014 as 22:06

    Continue assim Dr. SEM MEDO porque é um HOMEM com eles no sítio. São Tomé precisa de filhos assim.

    • mandja

      18 de Julho de 2014 as 0:17

      Aprecio o seu simpático comentário,.Carlos!

  18. manuel soares

    21 de Julho de 2014 as 7:13

    Bom dia meus caros, sei que a quem adora ditador, ou totalitário investido ou convertido em democrata, mas eu não. Digo-vos com frontalidade, nada valeu tanta guerra, o regime não funcionou depois da queda do governo de Patrice Trovoada e do ADI, e quanto a marcação da data das eleições, porquê tanta gente disse e contrariou, porquê que não se esclareceu a questão mais cedo, eu sou ignorante mas não sou estúpido, querrem me dizer que esta agora de edital notificando PT publicamente é coincidência, só agora depois da marcação da data das eleições pelo PR, DR Carlos Semedo response-me esta! bom dia e boa jornada política

  19. manuel soares

    21 de Julho de 2014 as 7:15

    desculpem-me queria dizer – há quem

  20. manuel soares

    25 de Julho de 2014 as 8:03

    Pecou por tardio, Pinto da Costa quando convocou os partidos políticos, para acertarem a melhor data devia marcar logo as eleições, porquê chamar os partidos e ficar ai a passear como quem quiz dizer, eu mando também, não era necessário, esta é uma matéria que só o sr presidente da república tem poder, competência constitucional para o fazer, Pinto da Costa devia ser mais estadista e não dar mostra de interferência na luta política partidária a favor da troica

  21. Eusebio Neto

    28 de Julho de 2014 as 16:05

    A bola esta do lado do Abílio Neto, Levy Nazaré, Patrice Trovoada, ADI, etc para reagirem. Exige-se nomes e sustentos para a desnorteada campanha anti S Tome e Príncipe que tem feito através da RDP Africa. Onde mora a ditadura de que dizer estarem a ser vitimas? As eleições estão marcadas, previnam-se e lutem democraticamente para as vencerem e mostrarem as diferenças de governação que apregoam ter.

    S Tome e Príncipe e um Pais Democrático, claro, com algumas imperfeiçoes que não são exclusivamente suas. Por exemplo o molho que sempre existiu em Portugal preparado com a politica e as finanças e a ilustração mais forte de outro modelo de “banho” que o mundo conhece.

    Viva S Tome e Principe e viva a Democracia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo