Exmo. Senhor
Dr. Pascoal de Apresentação
Director dos Cuidados de Saúde
São Tomé
CARTA ABERTA
Assunto: Reclamação de uma cidadã sobre uma situação de atentado à Saúde Pública.
Paloma Leize Lima Pires dos Santos, cidadã nacional, portadora do Bilhete de Identidade n.º 71349, emitido pelo Centro de Identificação Civil e Criminal de São Tomé, moradora no Bairro da Quinta de Santo António, na rua confinante com a Estrada Nacional n.º1, em Água Arroz, no Distrito de Água Grande, vem pela presente suplicar e requerer humildemente a atenção de Vexa. para uma situação que em seu entender vai por em causa a saúde pública da sua família, em particular, e em geral dos moradores e transeuntes da estrada de Água Arroz.
- A Câmara Distrital de Água Grande, tentou construir, em Novembro de 2013, um pequeno mercado, mesmo encostado ao murro de vedação da residência pertencente à sua família, no passeio virado para a via pública, do lado da Estrada Nacional nº 1, por cima do riacho que circunda o quintal da mesma residência em direcção à Quinta de Santo António. Nessa altura, a signatária contestou a decisão da Autarquia, perante várias instituições públicas, tendo a Direcção de Obras Públicas e Urbanismo (DOPU) considerado a mesma ilegal;
- A referida obra depois de ter sido suspensa, em conformidade com a decisão da DOPU, a Câmara abandonou o local dos trabalhos por vários meses;
- Na última semana, a Câmara Distrital de Água Grande, novamente sem consultar ou informar os proprietários da residência acima referida, decidiu reiniciar os trabalhos. A equipa de operários no local picou o murro de vedação do seu quintal, tendo construído outro murro colado ao mesmo. Procurando um esclarecimento de tal acto, foi informada pelos mesmos operários que a obra serve para colocar contentores de lixo no local e que a mesma foi ordenada pela referida Câmara Distrital;
- Tendo em conta que se trata de uma vedação privada, a signatária considera essa atitude da Câmara Distrital de Água Grande abusiva, ilegal e põe em risco a saúde pública, o seu bem-estar e da sua família, visto que a habitação está muito próxima daquela parte da vedação, expondo-os a uma infestação permanente de ratos, moscas e outros insectos, assim como a maus cheiros. Essa situação poderá se verificar, na medida que as nossas populações ainda não têm a cultura para o despejo correcto de lixo doméstico, atirando-o muitas vezes para o chão sem que estejam protegidos em sacos plásticos. De notar que esse lixo provém de várias origens, como animais mortos, excrementos humanos, etc.
- Além disso, as pessoas que usam a água do riacho e dependem dela no seu dia-a-dia poderão ter uma fonte adicional de poluição, uma vez que a Câmara Distrital pretende instalar os contentores mesmo por cima do riacho. Esperava-se que a Câmara Distrital de Água Grande fizesse um esforço para reduzir o lixo, a poluição e fontes de maus cheiros nas áreas residenciais, mas este gesto revela exactamente o contrário.
- Por outro lado, verifica-se o aspecto da segurança para a sua residência, uma vez que o murro levantado pela Câmara Distrital de Água Grande facilita a entrada de intrusos ao seu quintal, expondo-os a uma situação de risco a integridade física e patrimonial.
- Com a colocação de contentores no referido local, a Câmara Distrital de Água Grande, estará a tirar o seu direito e da sua família como cidadãos que são, em habitar num ambiente condigno e saudável onde se possa estar e respirar um ar desejável.
Nessa medida, vem rogar a atenção de Vexa. para que, dentro das suas competências, encete acções que possam cessar definitivamente esse acto que é contra a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos.
São Tomé, 26 de Agosto de 2014
_________________________
Paloma Pires dos Santos
CC:
Presidente da Assembleia Nacional
Secretário-geral do Governo
Câmara Distrital de Água Grande
Imprensa Santomense
Fédé ká Dóxi
2 de Setembro de 2014 at 14:35
Francamente!
Este é mais um acto de desmando do Sr. Kiney, querendo fazer obras sem projectos e sem a apreciação da entidade competente que é a DOP (Direcção de Obras Públicas.
Uma das obras feita neste quadro, é o parque de estacionamento de Motoqueiros em S. Marçal DOP.
Para qdo será a inauguração do posto médico de Água Arroz? feita sem consultar o Ministério da Saúde. O Posto Médico de Madre de Deus, tem aval do Ministério da Saúde? Assim não dá. Tudo para ver se ganha as próximas eleições. Mas sem a presença do Patrice Trovioada, vamos ver o que vai dar. Vou indo
Zé Kitumba
3 de Setembro de 2014 at 6:59
Porque é que toda a gente em São Tomé escreve “murro”???
pingodoche@stp.povo.st
3 de Setembro de 2014 at 9:12
– Murro->porque eles gostam de dar soco.lol
– como muro separa um lugar do outro os santolas não gostam.
Lupuye
3 de Setembro de 2014 at 18:10
Porque a maioria dos santomenses nao faz a diferenca entre um “R” de muro e “RR” de murro, mesmo os educados. E assim que a maioria fala. O primeiro deveria ter so um clique da lingua no ceu da boca enquanto que o segundo deveria ter varios cliques. Em Lisboa acho que fazem a diferenca usando um “R” gutural (como os franceses) para pronunciar o “RR” do murro.
Nos dizemos “tera” em vez de terra, “caro” em vez de carro. Muitos sabem escrever as palavras corretamente mas pronunciam mal.
Outro fenomeno linguistico que se nota no nosso pais e que muita gente esta “comendo” os “S” no fim das palavras. E o pior e que estao escrevendo da mesma forma.
Espero ter ajudado.
Killú Santos
9 de Setembro de 2014 at 0:43
Não devemos fugir do assunto em questão. O seu comentário sobre o assunto é importante para a sociedade de STP.
Melhores CPTOS.
Obrigado.
Bill
3 de Setembro de 2014 at 7:45
Minha amiga, vem aí as eleições e algumas pessoas estão desgovernadas. Querem fazer qualquer coisa para inglês ver, bem ou mal feitas, para dizerem amanhã que fizeram.
PODE CRER
3 de Setembro de 2014 at 9:12
Essa senhora deve estar a ser instrumentalizada por qualquer partido político!! Da mesma forma como alguns dirigentes estão a fazer alguma coisa para caçar o voto, muitos cidadãos estão a ser comprados para fazer o jogo dos políticos. Mas a ver vamos!
câmblassato
3 de Setembro de 2014 at 18:09
Francamente Sr. “PODE CRER”. Acha que a atitude da Sra Paloma está politicamente instrumentalizada? Já não se pode exercer o direito de cidadania? O Sr. está a dizer isso certamente deve pactuar também com lixo. Nós os Santomenses infelizmente não podemos reclamar nada, porque tudo é visto com os olhos de política. Estamos acostumados a conviver com os males por isso é k estamos assim. Quando há falhas constantes de energia, o Sr. Secretário de Estado vem a tv dizer que é por causa das eleições que se avizinham; Os vendedores de produtos hortícolas vendem-nos no chão e ninguém diz nada, todos compram, os motoqueiros, os taxistas e muitos motoristas andam à noite sem luz, fazem todo tipo de manobras bizarras, por isso ninguém faz nada, ninguém diz nada porque se alguém reclamar, há cunho político, francamente. O País vai ficar assim porque o Povo merece! É triste! Estou solidário com a Sra Paloma!
Bill
11 de Setembro de 2014 at 7:50
Sr. Câmblassato, subscrevo na íntegra a sua opinião. Nós os são-tomenses, temos boa parte de culpa de estarmos como estamos.
Original
4 de Setembro de 2014 at 17:16
Amigo PODE CRER!
Se fosse você na situação da Paloma era necessário ser instrumentalizado para depois fazer reclamação?Todo cidadão tem
direido de reclamar o que não está bem sem estar atrelado a alguém ou algum Partido para o fazer. A Paloma fez muito bem e vou procurar esta senhora para conhecê-la pela iniciativa que teve e manifestar a solidariedade para com a mesma.Outro ponto positivo foi o facto da mesma não ter escondido a cabeça e ter deixado a cauda à vista; ela deu a cara.
Paloma Santos
3 de Setembro de 2014 at 11:40
Caro Zé Kitumba, de certo que não serão todos os santomenses, mas obrigada pela nota , foi um lapso. Contudo, gostaria também de ter lido o seu comentário acerca do assunto que apresento na carta. Os meus cumprimentos.
Eterno Madiba
4 de Setembro de 2014 at 7:31
Paloma o único comentário que tenho a fazer é que a senhora é demasiadamente bonita. Parabéns para si e para o seu marido/namorado!
Estela
4 de Setembro de 2014 at 21:08
Era preciso toda a identificação da pessoa? Quem quiser as informações para fazer algum mal é só vir cá buscar pk os jornalistas não sabem ser discretos
arelitex
5 de Setembro de 2014 at 15:55
este assunto têm matéria para ser analizado . têm a ver com a nossa saúde publica com a limpeza da cidade e com a boa ou má colocação dos contentores do lixo . também têm a ver com o funcionamento da camara . ( em que o presidente da camara devia de sair mais do seu gabinete e ir ver o que os seus empregados andam a fazer na rua ) . quanto alguns comentários anteriores a este ,é típico do sâotomense misturar e baralhar tudo . este assunto nâo têm nada a ver com a beleza da Paloma ,nâo têm nada a ver com um erro ortográfico nem têm nada a ver com a politica . têm a ver com a nossa saúde .
Água Dagô
6 de Setembro de 2014 at 19:22
M/cara Paloma,
Solidarizo-me com a tua reivindicação e sobretudo pela tua atitude cívica, de cidadã plena ciente dos seus direitos.
De facto, com o aproximar das eleições, esses politicozinhos de meia tigela que temos na nossa praça (infelizmente a maioria!) não perdem a oportunidade de fazer asneiras. Tudo vale para se continuar no poder. Enfim!
Tenho fé que S. Tomé poderoso nos vai ajudar a livrarmo-nos dos Kineys, Patrices, Levys, Abenildos, para apenas citar alguns.
Estou contigo e todos os homens e mulheres que amam o nosso país também, os/as outros/as é apenas para ingles ver!
Fuba Cu Bicho
7 de Setembro de 2014 at 16:12
Qual é o papel de jornalismo neste terra, neutral ou partidário?
ATENCIOSO NA DIASPORA
8 de Setembro de 2014 at 11:47
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh…………acha que a camara não sabe disso? que tipo de Dopu (governo) temos em são tome? onde é que esta a fiscalização? não houve antes um estudo de viabilidade? são perguntas que se levanta….não era necessário a Paloma falar isso!!!!!!!!!!isto é um Pais de brincadeira…..e alguém por favor me ajuda a entender…..qual é a instituição que regula tudo isso? Dopu? rsrsrsrrsrsrsrsrsr……
nadaver
8 de Setembro de 2014 at 15:39
…minha gente….bastava retirar o “r” a mais – em causa está o direito legítimo de um ser humano. Sejam patriotas. Um abraço de Cabo Verde!
Killú Santos
8 de Setembro de 2014 at 20:13
Viva pessoal. Fazendo uma breve apresentação, chamo-me Killu Santos irmão de Paloma Santos,pela qual sinto um Orgulho enorme por lutar por esta causa tão nobre.
Neste momento não me encontro em S.Tomé a residir por motivos pessoais mas não pude de ficar chocado com o conhecimento desta notícia. Depois de ler alguns dos comentários, constactei que o nosso País continua entregue a meia dúzia de indivíduos que se designam de “Políticos”. Digo isto porque na altura das eleições só se ouve falar do que vão fazer , não passando de falsas promessas e quando deveríamos de ver bons resultados deparamo-nos com esta realidade tão contrária ao prometido. Sem qualquer respeito pela segurança da nossa saúde pública e neste caso ,sem qualquer respeito pelo cidadão em causa. Não estou contra à construçao da obra mas sim que ela possa ser longe de qualquer habitação e num local com as devidas medidas de segurança pública.Neste caso em particular, não se vê qualquer tipo de seguimento das normas legais , já não falando na palavra reciclagem…
Só me resta desejar um bem haja a todos os São Tomemenses e um muito Obrigado pelo apoio que tem dado a este contestamento, sem o qual não seria possível dar a conhecer internacionalmente alguma das muitas realidades do nosso tão querido País
Zumbakuê
9 de Setembro de 2014 at 8:19
De facto constatei tal facto, “in loco”, aquando da minha curta passagem, pela nossa ilha maravilhosa.
Por acaso estava estacionado, em frente a porta da senhora e pude ver que estava a lamentar da situação.
O cheiro nauseabundo, que emanava, põe em risco a saúde de qualquer animal, seja ele racional ou não.
Penso que quem ordenou que colocassem contentores de lixo no referido local, não se preocupou com o risco de propagação de algumas doenças, dada a proximidade com a habitação.
Tenham dó.
Respeitem a população.
Não façam discursos bonitos, para captarem votos e após as eleições,desrespeitarem as regras.
Para terminar, o responsável pelo acto, deveria viver um dia nas mesmas circunstâncias, para entender e viver o que os outros estão a passar…
Fuiiiiiii
olala
13 de Setembro de 2014 at 21:33
Concordo com Dna Stela so mesmo nos jornais deste pais para publicarem a identificacao toda de um sujeito, ja agora faltou ali a sua religiao, etinia etc,etc. Muda este sistema Tela Non.
olala
13 de Setembro de 2014 at 21:46
Muito bem Paloma quem cala consente ,temos que reclamar sim quando as coisas n vao bem ,para o melhor desenvolvimento do pais.Nota 1000
HN
14 de Setembro de 2014 at 8:04
Essa atitude do presidente camará mostra -nos como vivemos numa sociedade em que constroem e faz- se as coisas pelo joelho, tudo pensando no proveito próprio. Paloma solidarizo com a tua reivindicação, e espero que surta o efeito o mas rápido possível, é inadmissível essa construção. HN
Tomas Cardoso
25 de Setembro de 2014 at 11:44
Venho manifestar a minha solidariedade a Paloma Santos, dizendo que estarei a acompanhar este assunto até que esteja totalmente resolvido.
nocturne counter
13 de Junho de 2017 at 15:37
Amei o seu post. Espero que mantenha a excelente qualidade
de seu material, o que é raro no momento na net. As vezes visito aqui para me atualizar.
Já compartilhei no facebook e todos os meus amigos estão curtindo Parabéns!