Opinião

Porquê e como higienizar a escova dental?

Você sabia que escovas de dentes podem abrigar centenas de milhares de bactérias apenas após o seu uso? Isso não está incluindo todas as bactérias sua escova de dentes pode adquirir sendo mantida em seu banheiro sem nenhuma proteção.

Embora muita gente acredite que apenas passar a escova dental na água seja o suficiente, existe o risco de bactérias e outros micro-organismos poderem causar doenças como cárie, gengivite, gripe e até mesmo problemas mais sérios.
Artigo
De forma geral, as pessoas ignoram a necessidade de limpar a escova ou o fazem de forma incorreta. Alguns cuidados muito simples devem ser seguidos para evitar a contaminação e a transmissão de doenças.

Como limpar e guardar a sua escova

– Use apenas a sua escova de dente, evite empresta-la e nunca use a de outra pessoa, mesmo que seja de sua família;

– Um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado antes da escovação, pois isto diminui a chance de que sobras da comida que você ingeriu possa ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior;
artigo4-02 (1)– Após o término da escovação, todas as superfícies da escova devem ser lavadas, de preferência com água corrente e se possível aquecida;

– Deve-se remover o excesso de água com pequenas batidas da escova dental sobre a palma da mão ou na borda da pia do banheiro;

– É importante a aplicação em gotas ou borrifo de um algum antisséptico bucal – o mesmo que é utilizado para bochechos – na escova;
– Coloca-se, então, o protetor de cabeça, que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica;
– A escova pode ser guardada dentro do armário fechado do banheiro, evitando-se encostar uma escova na outra. O antisséptico ficará agindo durante todo o intervalo entre as escovações, promovendo uma desinfecção eficiente;
– Um ponto fundamental é que antes da próxima escovação, a escova deve ser novamente muito bem lavada e enxaguada em água corrente para a remoção dos resíduos do desinfetante utilizado e dos micro-organismos eliminados pelo mesmo.

artigo 4-01Deve-se dar preferência às escovas que possuem uma tampa acrílica na cabeça, ou você pode adquirir uma tampa acrílica em separado, pois desse modo há maior conservação, higienização e proteção das cerdas das escovas.

Uma sugestão natural

Coloque várias colheres de sopa de vinagre branco em um frasco de vidro e mergulhe sua escova de dentes. Deixe a escova de dentes ficar na mistura por pelo menos 15 a 30 minutos.

Vinagre branco é comumente usado como um limpador natural, ele vai matar as bactérias e micróbios na sua escova de dentes.
“O mais correto”, “é que as escovas dentais sejam substituídas com uma frequência de aproximadamente três meses, desde que a desinfecção diária seja realizada de forma adequada”.Lembre-se:
“A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral”
Denner E. Oliveira – Dentista especialista em Saúde Coletiva

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top