Opinião

Quando se trata de cuidados com a saúde bucal, quem se cuida mais o Homem ou a Mulher?

Sub titulo:
Pesquisas apontam que os homens são menos cuidadosos com os dentes e saúde da boca do que as mulheres. Elas também frequentam mais o consultório dentário do que Eles,a saúde bucal da Mulher é mais frágil que a de Homens, e boa parte desta fragilidade está ligada a mudanças hormonais, seja durante a puberdade, gestação e até mesmo a menopausa. porém Elas se cuidam mais.
Artigo

artigo 5 -02Uma das razões por que as visitas regulares e exames periodontais( gengivas e outros tecidos moles) são tão importantes. Os fatores de risco incluem fumar ou mascar tabaco, doenças sistêmicas como diabetes, várias medicações como esteróides, drogas para terapia do câncer e contraceptivos orais, próteses que se tornaram mal adaptadas, dentes apinhados, restaurações que se tornaram defeituosas e gravidez, influenciam na saúde bucal e na sua saúde geral.

Mulheres

No caso das Mulheres, as fases que inspiram mais cuidados são as da gestação e da menopausa.

A gengivite é uma doença que chega a afetar três em cada quatro gestantes. Apesar da relação entre gravidez e cárie não estar totalmente bem definida, sempre que possível é importante que a paciente faça um tratamento odontológico bastante minucioso e preventivo antes de engravidar.

Durante a gestação a gengiva da futura mamãe costuma sofrer alterações por conta das variações hormonais, sendo muito comum ocorrer inchaço, sangramento e maior acúmulo de tártaros. É recomendável neste período limpezas regulares e no período pós-parto, também. Caso seja necessário tratamento da cárie é indicado que este seja realizado sem uso de anestésicos. Se houver necessidade de utilização de anestesicos o procedimento deve ser agendado para o quarto ou quinto mês de gestação. Procedimentos apenas estéticos devem ser adiados para quando o bebê já tiver nascido.

Homens

Os Homens são mais propensos a problemas como o ronco e bruxismo (ranger os dentes), que merecem uma atenção especial e mudanças de hábitos. Na fase adulta, a sensibilidade dentária também começa a ficar mais comum. Os homens possuem mais chances de contrair doenças bucais, pois estes negligenciam a sua auto-higiene bucal com maior frequência.Os problemas bucais devem serlevados a sério, pois dependendo do caso e da gravidade podem até levar o individuo a morte.

Segundo uma pesquisa Estadunidense sobre o autocuidado entre Mulheres e Homens, gerou as seguintes informações:
– As mulheres são 26% mais propensas do que homens a usar fio dental diariamente;
– 74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens;
– As mulheres são quase duas vezes mais propensas a notar falta de dentes de outra pessoa do que os homens;
– 44% das mulheres estão conscientes de que os médicos dentistas podem ajudar a contribuir para uma boa saúde, em comparação com 33% dos homens;

artigo 5 -01Levando-se em consideração estes dados e fatores, os homens são mais predispostos a desenvolver câncer bucal e outras complicações por negligenciar mais que as mulheres, os cuidados bucais. Isto sem falar que é mais comum entre os homens hábitos nocivos como ficar exposto ao sol, fumar e beber em excesso o que são fatores que acabam agredindo ainda mais, não somente a saúde da boca, mas geral.

Cuidados básicos como a higienização regular da boca e visitar regulares ao médico dentista (ao menos duas vezes por ano) ajuda na prevenção e evitam aparecimento desses problemas.Devemos ter em mente que ir ao Dentista não é mais sinônimo de dor e que a melhor maneira de evitar as dores de dente, é prevenindo e indo o dentista regularmente.

A forma como a mãe e o pai se comportam com sua higiene bucal, reflete no comportamento dos seus filhos, mudando nossos hábitos agora, podemos ter adultos mais saudáveis, no futuro.

Lembre-se “A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral”
Denner E. Oliveira – Dentista especialista em Saúde Coletiva

1 Comment

1 Comment

  1. Willian Silveira

    11 de Junho de 2016 at 13:37

    Ótimo contéudo é muito bom site, estão de parabéns !!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top