Destaques

Porque ?  Step in / Money Out 

O que todos se devem perguntar e exigir público esclarecimento do nosso Primeiro Ministro no caso do pedido de empréstimo externo é que nos diga porque tem de ser sempre assim ?

Porque esconder sempre o que ate pode ser um bom ato de governação ?

Que o nosso governo pelo seu Ministro das Finanças pode negociar pedidos de crédito sob a forma de empréstimo financeiro é legal é legítimo.

Que o conselho de ministros o tenha deliberado, como se refere no mandato, ótimo pois existe coerência e um propósito comum de governo.

Que o PM mandate o MF com os poderes necessários está certo, como  mostram os documentos, no caso o mandato publicado no Tela Non a que todos tivemos livre acesso.

Agora,

Os termos do acordo é que suscitam grandes reservas precisamente pela sua ‘ligeireza’ pois se trata de um documento solene que implica e compromete a responsabilidade do estado por muitos anos e obrigações de pagamento aos cidadãos.

Claramente um documento que qualquer vulgar empresa não subscreveria pela sua falta de conteúdo jurídico para tão grande responsabilidade que se repercute nos bolsos de tidos os santomenses.

Este acordo de financiamento sendo verdadeira a sua versão em numerário é um bom encaixe financeiro para o governo de São Tomé.

Por isso Patrice fez bem.

Mas senhor Primeiro Ministro,

Mesmo assim, quais as condições a que se sujeita o empréstimo ?

Como vamos pagar ?

Onde está o contrato de construção alegadamente  celebrado para justificar o empréstimo ?

E pede-se dinheiro a uma empresa chinesa para financiar alegadamente umas obras a contratar com uma outra empresa chinesa ? Até se pode concordar como justificação para obtenção de crédito para financiamento das obras.

Mas nesse caso não havia outra solução? As chamadas garantias do estado?

Por isso surge s duvida que o senhor poderia ter evitado.

Qual a ligação entre as duas empresas chinesas que não nos leve a desconfiar da legalidade da verba obtida?

Porque não explicar estas dúvidas  para afastar a suspeita de luvas?  Porque não mostrar que é um processo transparente ?

É porque é que o deposito teve de ser fruto numa conta de um banco estrangeiro, sem o controlo do nosso banco central?

Se era e como diz o contrato e o mandato, um negócio de estado?

Porquê violar todas as leis financeiras do nosso país?

E sendo o contrato celebrado em 2015 qual a justificação para não estar refletido em 2016 fora do controlo e fiscalização da Assembleia?

Porque não está refletido nas obrigações e na conta do Estafo?

Porque não está fiscalizado previamente pelo Tribunal de Contas?

Onde está o decreto de habilitação para a contração de dívida de tão elevado montante?

Onde está a informação ao Chefe de Estado?

Não se venha com o argumento de que era  urgente e necessário e do género ‘tinha de ser assim’ pois as leis do país  não admitem estas ‘justificações’

Senhor Primeiro Ministro

Se de facto foi o dinheiro depositado na conta externa da CGD de Portugal TRAGA O DINHEIRO PARA O PAÍS

Depois explique, como tão bem sabe fazer e tem feito, e deve fazer, para a nossa confiança em si, aos seus cidadãos os porquês?

Mas por favor

EXPLIQUE SEM COMPLICAR

Carlos Semedo

18 Comments

18 Comments

  1. António Riggy Rocha

    19 de Junho de 2016 at 22:31

    Muito bem. Mas Endividar para construir um bairro/cidadela administrativa( não é uma cidade administrativa) para quê? Quando o que o país precisa é de injecção de capital para crescer.Isto há de gerar e/ou contribuir para criar riqueza para pagar o capital e o juro deste empréstimo? Ainda possível 1% ano.
    Aliás. Acho que por detrás deste Lon Agreemet deve haver um outro documento que está omisso. Ele é muito simplório. Ou então os Chineses só precisam de braquear o seu capital via São Tomé.

    E aqui se levanta uma outra questão. A corrida que se deu ao anterior conselho de Administração do Banco Central, e que custou caro ao Cofre do Estado( devido as indemnizações) era suposto para esconder estes factos. Está tudo claro
    Isto é muito pouco sério.Sacrificar o Povo para servir fins obscuros.

  2. Forêncio Pires

    19 de Junho de 2016 at 22:35

    É claro. Mataram o Projecto do anterior Governo da centralidade de Gonga com os chineses, inverteram a coisa, sacaram o dinheiro e assim vai a governação.
    Aliás estes tipos são bons dar sumiços aos bens do Estado. Da outra vez roubaram os dossiês e levaram para as casas.

  3. Lesada do ADI

    19 de Junho de 2016 at 22:36

    Sun Semedo ê…,
    Parte Dgelo sé sa pa da povo banho. Povo sa suzo gina eleiçoes legislativas.
    Otlo parte dê sa pa paga despesa de su Evaristo na la Potuga. Si sun na sebê su Evaristo ba Potuga laba cala, pa sun fica glave, só povo vota da sun.,,, Mor continua a babar oleo, mas que conta é a chaparia

    Ola chiga dja da paga divida sê só sun caba tente contagi. Punda si sun na sebê tela non na tê jelo. Economia nó na ca da riqueza nem pa paga fuocionário quanto mais pa paga divida. Memo 1%.

    Aumenta cidade…fina lequeleque. Mas kenguê cu te djelo pa vive nala cidade sé.
    Telanon sá xêu de jovema desempregados e trabalhadô cabado. se cidade sé
    na tem guêm, kengué caba paga despesa sê?

    Aposta mú sá no ka pa kia unha “Chinatown”

  4. BOTAFOGO

    20 de Junho de 2016 at 6:26

    Este é para o lixo de AUGERIO AMADO VAZ que é um fanfarão do PT e que justifica tudo que esse especialista faz na busca de taxo que ele nunca terá porque não tem nenhuma qualidade, nem mesmo intelectual como jurista que diz ser e duvido. AUGERIO É A PIOR NULIDADE que tem contas com a justiça de Cabo Verde e anda foragido.
    Falo dele porque ele veio fazer uma justificação sem pé nem cabeça, um burro que não sabe quase nada, a justificar o que o PATRICE TROVOADA faz nas suas bandidagem de se enriquecer a custa do estado santomense e do Povo. É que ele não rouba o país directamente porque não temos dinheiro. Ele o que faz é aproveitar a função de PM para orquestrar as suas acções para vir a tornar-se rico. Essas operações são de branqueamento de capitais. Elel anda em manobra.
    O Semedo a priori pareceu compreender as manobras dele mas responder as perguntas que ele faz. (AUGERIO VAI RESPONDER) JÁ DAVA PARA DESCOBRIR TODA A BANDIDAGEM.
    Infelizmente para EVARISTO ele é que é candidato para conseguir controlar e abusar de tudo fazer mais facilmente as suas bandidagens com o tal pau mandado. PORTANTO A DESGRAÇA DESTE PAÍS SERÁ SE ELE COITADO DO EVARISTO QUE ATÉ NÃO TEM TANTA MÁCULA. Até parece sério. Agora o verdadeiro candidato PT créeeeeedo!!!
    A volta do PT está dois tipos de gente. Uns mais próximos (Varela, Arlindo Carvalho, Levy Américo Ramos, Baluba, e outros lixos que sabem bem quem o bandido do PT e lá vão procurando colher umas migalhas. Depois há uns coitados que acreditam mesmo nele, sobretudo o “povo pequeno” que lhe dá votos. Estes até pensam que o tipo está de boa fé e é sério…mas cuá scabi….estrada, luz, água pólos desportivos não são estruturantes para o país. Estruturante é por funcinar a sério as instituições como tribunais e administração pública que por arrastamento leva todas as boas condições para o Povo.

  5. Salmarçar 2

    20 de Junho de 2016 at 7:39

    Caros amigos,

    Apesar da nossa fraca capacidade de criticar e chamar responsabilidade dos nossos Governantes a cerca de governação e tomada de decisão de factos e matérias que ponham em causa a imagem e o povo de São Tomé, temos que admitir que,sendo verdade as informações sobre o empréstimo e o procedimento para a sua realização,teremos que exigir explicação do Sr. Primeiro Ministro e a demissão do Ministro de Finanças. será o mínimo exigível nesta situação.

  6. Senhorita

    20 de Junho de 2016 at 8:05

    Eu não sei para onde estamos a caminhar. Eu nunca vi S.Tomé desta forma.

  7. Maria silva

    20 de Junho de 2016 at 8:41

    E quem disse que o dinheiro era para construction da cidade executiva ?
    Quem disse que o practice trovoada ira fazer algo para cos beneficiar?
    Porquê que uma verba com fins ” publico ” vai parar num banco estrangeiro e numa conta privada?
    Porquê que o chefe do estado não teve conhecimento do ” negocio ” ?
    E a Assembleia Nacional tambem não teve conhecimento porquê??
    O Patrice que venha explicar sem complicar, mas diante das circunstancias não haverá explicaçoēs que nos convençam ou seja diante dos factos não ha argumentos….

  8. Democrático

    20 de Junho de 2016 at 11:04

    Carlos Semedo!

    Meus parabéns pela forma tão eficaz de questionar sobre este acto que lesa o país.

    O Patrice Trovoada e Américo Ramos pretende tirar proveito da gestão danoso de coisa pública. O crédito em causa deveria ser depositado no Banco Central de Portugal para seguir a formalidade legal.

    O Patrice Trovoada desde a sua infância tinha características de ganancioso, ambicioso e mafioso, hoje e futuramente vamos ter que pagar factura.

    Em vez de aplicar o dinheiro em beneficio dos jovens conforme a acordo contratual, anda a enganar os jovens, malandro deve estar na cadeia.

    Em vez de atender com abastecimento de Água, as necessidades básicas das populações de boa Morte e arredores- Mesquita, Úbua Cabra, Palmar, Oque del Rei, acha melhor priorizar pólos desportivos… população alimenta de bola.

    Brincadeira!

  9. explicar sem complicar

    20 de Junho de 2016 at 14:18

    Afinal os Geradores que desfilaram pelas ruas da cidade desde alfândega,com polícias, bombeiros, CST, EMAE, militantes de ADI, ambulância, etc que foi importação directa adjudicada para Ramy estão Todos VELHOS e USADOS. Já estão a dar dores de cabeça a EMAE. Este é o fruto dos apagões que se tem verificado estes dias.
    Dos Catamarans um já foi vendido e enviado ao Gabão.
    O outro desde que levou militantes ADI que vieram para congresso para o Príncipe,ficou lá avariado de vez.
    E assim vai o tão propalado Dubai.
    Dubai em peso.

  10. FÉDÉ KÁ DÓXI

    20 de Junho de 2016 at 14:56

    OPÉ K’A NDÁ UÊ KÁ BÊ KUÁ.
    Parabéns Sr. Carlos Semedo. Tenho pena poque o seu comentário vai ficar mesmo aí e depois que se lixe o resto. Peço desculpa pela expressão.
    Neste momento, depois da publicação do artigo o do crime. Sua Excelência o Presidente da República e a Procuradoria da República, já deveriam agir.Deveria-se tirar imunidades ao Primeiro Ministro e mandá-lo para o Ministério Público, até concluir o inquérito e o Sr. Américo Ramos suspenso do cargo de Ministro.
    O que foi feito até agora sobre a emissão de notas?
    O Senhor Pinto da Costa está a espera para ser eleito para depois tomar medidas? convenhamos.
    Senhores, tenham pena deste povo.
    Não esperava que Sua Excelência Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa também estaria na fila de deixar andar.
    Não sei como é que o Dr. Salvador dos Ramos e Carlos Vila Nova pessoas sérias que conheço, podem estar nesse Governo (grupo).
    Depois das eleições medidas serão tomadas. Muita piada Senhor tenha pena de nós. A ver vamos.

  11. Clarificar!

    20 de Junho de 2016 at 16:49

    Caros Senhores,

    Face aos documentos apresentado pelo Tela Non, também partilho a ideia de muitos que me antecederam que é urgente o Governo vir esclarecer ás dúvidas dos contornos desta operação.

    No entanto, vejo que os leitores têm questionado porquê que o valor foi transferido para uma conta no Banco no Estrangeiro!!

    Penso que esta questão não é crucial, nesta operação, se não vejamos, como funciona o pagamento internacional:

    1- Os Bancos para receberem ou enviar fundos, abrem uma conta no outro Banco (conta Nostro) e o Banco que domicilia a conta chama-se de Banco Correspondente.

    2- Através deste Banco Corresponde é que os Banco que operam no nosso mercado conseguem efectuar operar no mercado de pagamento internacional, ora recebendo valor desta conta e outras vezes ordenando pagamento através desta conta.

    3- No caso em apreço, a conta indicada da CGD deve pertencer a uma das Instituição Bancária a operar no mercado em STP. Assim que for creditado nesta conta na CGD, o Banco cá deve creditar o valor na conta do Governo em STP. Pela regra o BCSTP e o Banco do Estado, deve ser naturalmente este a tratar desta operação.

    4- Estando o valor na conta do Governo cabe agora instruir o seu Banco (BCSTP) como quer movimentar a conta e este por sua vez dará instruções ao Banco Corresponde (CGD).

    Assim processa quaisquer fundos provenientes do estrangeiro tanto pelo diverso Governos e mesmo para qualquer cidadão a residir em STP.

    Termino a afirmar que precisamos de explicações do Governo e deixo a seguinte pergunta:

    A conta indicada é ou não do Banco do Estado (Conta Nostro de BCSTP na CGD)??

    Cumprimentos,

    • Abilio Neto Trovoada

      21 de Junho de 2016 at 7:25

      Cometeram varios crimes: 1- a parte chinesa nao tem representante, ou seja nao se quem rubricou para empresa chinesa. 2 – nao devia depositar nesta conta porque certamente k o autor fez isso para render juro? 3- porque nao passou na assembleia? 4- porque nao subiu a presidencia da republica para promilgacao antes de rubricarem o acordo? 5 – pois ja sabemos, passando por esses processos iriam descobrir muita coisa. Por isso kerem ganhar eleicoes a todo custo para saquear e vender este pais. Ministro das financas no minimo deve ser demitido e depois responder na justica. Primeiro Ministro Patrice Troviada deve ir directamente para cadeia de alta seguranca.

  12. santos santos

    20 de Junho de 2016 at 17:00

    O que diz o banco central

  13. Quilixe Furtado

    21 de Junho de 2016 at 13:24

    Para que serve a Procuradoria Geral da República?
    Para que servem os Partidos políticos da oposição?
    Para que serve o órgão Presidente da República?
    Senhor PR, senhor é o garante do regular funcionamento das instituições elas nunca estiveram tão mal… Faça alguma coisa. Diga alguma coisa; será que está em conluio com os malfeitores desse Governo?
    A esse ritmo será o pior PR que já conhecemos em STP.
    Esse povo é muito pacato senão vocês já veriam.

  14. Comendador STP

    21 de Junho de 2016 at 17:24

    Esta historia parece-me longa de mais para ser contada por meia dúzia de cidadãos, aliás nem sempre os mais assíduos e atentos ao que vai acontecendo, de semelhante, neste meu “paraíso” onde deveríamos todos ter gosto de viver. Diga-se de passagem na Giria…essa noticia é BOMBÁSTICA para ser contada única e exclusivamente pelo Téla Non!!!

    PARABÉNS Téla Non por nos estar a ser um fiel orientador neste imenso oceano com de problemas sobre PT e os demais…que precisamos, saber e saber e saber.

    Enfim, sinto-me cada vez mais patético com o pensamento deveras sombrio quando não se houve nas “rádios” e nem se vê nas famosas TVs, os “chamados” comentadores e críticos “apaixonados piamente por S.T.P a dizer UMA SÓ PALAVRA! Onde é que andam; MÁRIO BANDEIRA, ABÍLIO NETO, AMBRÓSIO QUARESMA, e companhia limitada? Muito BIZARRO sentido de cidadania…tem esses… rotulados de…

    Ahhhhhh, a falácia toda no passado recente tinha uma trajectória precisa: a rota de busca de TACHOS e NADA mais.

    Bem-haja, “por somos todos São-tomenses”!

  15. totalmente decepcionado com ADI

    21 de Junho de 2016 at 17:38

    Perante tais factos,não há argumentos que os superem. Isto está muito grave,o Procurador e o Presidente da República devem tomar medidas imediatamente ou o povo deve sair a rua para pedir demissão do governo. Endividar-se um País não é brincadeira, é coisa séria, porque amanhã nós vamos pagar e os senhores do governo com vida mulata,a gozar de nós. Um País sério o Américo Ramos nunca deveria ser Ministro e ainda das Finanças! Muita brincadeira! O Américo é mais negociata do que Ministro, juntamente com seus colaboradores imcopetentes e malandros fazem deste estado o que bem quiserem. Senhor PT,eu já votei em si,principalmente nas eleições passadas,esperando do senhor transparência na coisa pública,boa gestão,Organização da Administração Pública,acabar com luvas que os senhores directores e chefes vão recebendo,somos lúcidos,não somos parvos senhor PT!Agua e energia sim senhor é boa coisa,mas senhor PT,a corrupção está num nível que o senhor sabe,porque o senhor é cúmplice disso tudo,pensei que o senhor nesse governo teria Ministros exemplares,mas o que se assiste e o que nós sabemos é que este teu governo não vale nada! Americo Ramos Ministro? MUITA BRINCADEIRA!Vou ficar por aqui,porque tenho tanta coisa para falar que prefiro ficar por aqui,e os senhores que não pensam que eu sou da troica,estou altamente revoltado com a vossa política má,corrupta,de enriquecimento ilícito,de falta de transparência,de falta de um governo sério e exemplar,de falta de liderança,de falta de amor aos outros, aos colaboradores ,etc.Por isso o meu voto e de muitos meus,principalmente aqueles que me escutam não será vosso! O que é vosso está guardado! Fui,estou a espera que a urna abra! Abraços senhores poderosos de ADI e PT e Américo Ramos que está a individar o país desta forma! O senhor AMERICO Ramos é Economista, agora pergunta-se: Como um Ministro das Finanças vai endividar o país desta forma? Que crescimento sustentável é este?

  16. zagaia

    22 de Junho de 2016 at 13:54

    Totalmente decepcionado com ADI.Você, tem toda a razão do mundo. Povo de S.Tomé,tem que saber os seus direitos e deveres numa sociedade,dessa forma podemos concluir pelo facto de o povo não reagir e aceitar tudo.Como é possível???? Um país com uma população tão jovem,não lutarem pelo seu futuro…..
    Apelava ao sr. Ministro de Educação e toda a sociedade académica e técnicos da educação,que estudassem a hipótese de implementação da disciplina de cidadania e civismo,História africana(porque queremos saber as verdades que foram ocultadas pelos COLONIZADORES EUROPEUS) no liceu e Português(desde o jardim escola e nos outros anos disciplina obrigatória para passagem de ano) e línguas estrangeiras inglês e Francês (desde da 1ª classe).Temos que acreditar em nós e não perguntem ao governo o que ele fará por nós, mas sim, o que nós faremos pela pátria.

  17. O EX.

    30 de Junho de 2016 at 17:35

    Eu ainda defendo a ideia de se criar uma petição para solicitar uma investigação Internacional, tendo em conta que envolve empresas estrangeiras.

    Eu me lembro uma vez O Patrício e seus associados, quando foi demitido do Governo com a Moção de Censura da tal Troika, começaram a movimentar acções para levar esse PT a barra da justiça e ele gritou que estava a ser perseguido, viveu todo tempo longe do pais e até enviou carta ao falecido Nelson Mandela.
    a dizer que era Homem serio pessoa de bem, só voltou a terra nas campanhas e ganhou, agora esta a mostrar a aquela multidão que lhe foi buscar no aeroporto para o que veio.

    Alguém elabore uma petição e o Povo assina solicita uma investigação Internacional sobre esses tais negócios porque com o PT, o pais vai virar fonte de Branqueamento de Capital.

    Obrigado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top