Opinião

Compreender os esquemas, os compadrios e a eterna e cansativa desonestidade

OS 3 REIS MAGOS, a Maga ilógica e a Maga menor: (in)compreender os esquemas, os compadrios e a eterna e cansativa desonestidade [1] 

Passou a noite de Natal e uns consoaram sem consoada. A pedido da Associação Mén Non, mobilizei apoios através do fornecimento de géneros alimentícios e financeiros, com o jornal Téla Non. A saga continua. Muitos santomenses, são evacuados para Portugal, ultrapassando sempre o número de doentes a tratar. As pessoas não são números, mas o dinheiro é feito de números e já lá vamos, para desmontar ajudas que não entraram e desvios incógnitos. Temos o caso da Carla, com o Bruno, de 4 anos, – abandonado pelo pai (típico dos machos santomenses) e à mulher, com 3 doenças graves; o caso do Michelson, em cadeira de rodas e paraplégico, com escaras e internado em cuidados paliativos (os portugueses a pagar os abusos de políticos). Fui visitar estas pessoas, já que através do Diário de Notícias, foi feita uma reportagem para angariar apoios. Para eles e para outros santomenses. E porquê? 

É difícil compreender os eternos esquemas, os compadrios e a eterna, e…tão, mas tão cansativa desonestidade. A Democracia não foi, não é e não será nunca! Sinónimo de Corrupção. Saiu a ADI. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para ajudar na reposição de democracia. Assisti à violência. Muita gente foi ameaçada na sua integridade. Eu mesma. Mas, se fui independente para repor a democracia e ajudar o homem Jorge, serei independente para atacar os homens do homem Jorge. 

Enquanto as Embaixadas andam de cofres vazios, sem ajuda reforço orçamental, a MNE mais não tem que fazer que andar de mão estendida, montada nos seus tacões e perucas fashion, e toilettes pseudo europeias, a pedir ajudas a países em crise financeira de tanta corrupção de que foram alvo, em vez de, a partir de casa, STP, estar em desenhos e arquiteturas de eficazes estratégias de diplomacia económica. É isso que o Povo esperava dela. Mas não.

Adelino Cardoso Cassandra diz-nos que “…neste registo rotineiro e inconsequente, que já dura há mais de 40 anos,(…)  sente, como eu sinto, (…) o futuro a escapar-nos, de forma irremediável, pelas mãos, na agitação caótica dos problemas que diariamente enfrentámos no interior da CASA. Só os mais astutos dos inquilinos da nossa CASA se sentem confortáveis neste pobre banquete diário.

O Banquete começou. Se não aceitava a corrupção e os esquemas instalados nos ADIs, muito menos aceitarei, quando acredito no Jorge homem, mas não acredito nos seus (quase todos) homens e algumas mulheres. É impossível que um País com as potencialidades de São Tomé e Príncipe, continue na miséria e de mão e pés no chão, tendo tanto para gerar e apenas pobreza criar. Não aceito que se baixem impostos e se permitam criar esquemas, em zonas francas, destinados à liderança de um ex Primeiro Ministro carregado de esquemas de corrupção, como foi o caso – conhecimento recente –  de uma queixa à Polícia, em Portugal, com alegado “assalto” ao seu filho de nome francês, à porta do casino do Estoril, onde o pai se divertia. Foram levados 170 mil dólares. Será mesmo que foram levados? Ou desviados? Transporte por mala diplomática, verba de financiamento para campanhas vindos de Angola, azar dos Távoras, mas… perdidos!

Depois temos o Desca(ma)rado Osvaldo, a nomear um jovem inexperiente para Governador do Banco Central, que topete! Sem saber ler nem escrever. Esmagando grandes céredros e de prestígio internacional. Não acredito que o Jorge se deixe de forma desacreditada levar pelos pseudo ajudas, que o blindaram, para garantir acesso a novos financiamentos. Mas: a quem se destinam? Não aceito esta vergonha. Não aceito que se continue a encher os cargos, e os políticos os bolsos, para seu favorecimento e seus familiares em perseguições incompreendidas, quando santomenses passam mal, mal e mal. Os amigos já começaram a ocupar os lugares. Como acreditar num Presidente de Assembleia Nacional? É Presidente ou comerciante de Arroz? O Japão doa arroz – por que não eliminar este produto da nossa dieta???, já que é alvo de tanto esquema e corrupção? – e o Senhor Neves compra tudo, enche os seus armazéns e alguém acredita que o irá vender a 13Dbras? Eu não acredito. É obvio que os valores serão inflacionados. Para ele aumentar os seus cofres. À custa de quem?

Como levar a sério, que vários ex primeiros ministros se metam no ataque aos irmãos Monteiro, já nem me interessa quem vendeu a quem e porquê, com o caso Rosema, um acusado de alta corrupção, mas financiadores de todos os partidos e políticos do MLSTP PSD e do ADI – até juízes – e um desses primeiros ministros – que ajudou na negociação de juros de dívida (de Melo Xavier – tempos passados ao som da sua voz no Xavaroti) ao Estado para os mesmos irmãos – agora os ataque. Entregando procurações 2 meses mais tarde, quando o prazo estava ultrapassado.

Não acredito num jurista(??)  que, quando do caso – Caso NOVO MUNDO – entregou património imobiliário do falecido Carvalho, com a irmã ainda viva, e cuja procuração em meu poder, foi ignorada. Entregou os bens. Que ele representava como advogado e violou a confiança do cliente. Eram tão amigos. Mas que País este? Muitos edifícios da cidade são destes dois ex primeiros ministros. Como acreditar nestes homens?

Para onde caminhas Jorge? Quando permites que estes homens se unam em esquemas cansativos de violações e atropelos de honestidade em forma desonesta de corrupção? E a nossa ini_a_miga que faz ela? Com a Justiça? Vamos continuar a ver loucos nus na Rua? E a produção não controlada sanitariamente de álcoois, destilados à mercê da destilação de neurónios? A interpretação dos direitos humanos é papel importante e digno do ser humano, ou vamos continuar com a macacada da Rosema e dos familiares do seu marido? Como acreditar numa técnica sem formação jurídica, que assume a pasta sem saber de leis e menos de justiça?

Para onde vamos caro Jorge, que (ainda) cosidero Bom, mas que já carrega a Cruz de Jesus no nome, se os lanches na Assembleia Nacional já estão a ser concedidos no nepotismo dos amigos e familiares, à mulher do Presidente da Assembleia? Que queremos fazer a este Povo? Sempre é verdade que o favorecimento de uma Assembleia Nacional se destina também a um familiar? E onde pára a reciclagem do MLSTP PSD? Cheio de velhos corruptos do Restelo? Será que não chega de esquemas? Que fazes, sua Excelência, aos que prepararam os trilhos cheios de espinhos para que seguisses em frente sem pisar as chagas de Cristo?

Olhemos à nossa volta: os Reis chegaram – já não trazem a magia do Presépio –  vieram violados de duas Magas, sem magia do Natal e o nascimento do Menino. O menino Jesus, nasceu. Apareceu e, de medo, fugiu. E deixou os animais na manjedoura. Não trouxeram Mirra, nem Incenso e Ouro. Trouxeram 3 Baús cheios. de corrupção. De Fome. E Pobreza, fundamentais para esquemas.

Não sei para onde vamos, sei que não vamos voltar ai. O Governo assim não vai durar. Cairá. A vergonha está a retomar as rédeas do País. E o crédito está a chegar ao fim.

Isabel de Santiago

[1] diretora do N’Dependenxa e  Investigadora e Regente de Comunicação em Saúde, Profª Convidada no I Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade Medicina Universidade Lisboa.

    64 comentários

64 comentários

  1. Amar o o que é nosso

    5 de Janeiro de 2019 as 13:03

    Bem, ela parece meio” louquinha ” às vezes numas coisas que escreve e a forma como escreve. Problema de Ego! Mas de facto neste texto disse tudo aquilo que realmente é verdade. Melhor impossível. Realmente Senhor Jorge Jesus apenas acreditamos em si por enquanto. Os que estão a sua volta deixam muito a desejar. Esses tachos pk são do partido tem que acabar. Ela fala, incomoda muita gente. Mas tem razão em muitas coisas que diz, infelizmente. É verdade não podemos fechar os olhos. Temos de ver essa crítica de forma construtiva, pk só assim podemos corrigir o que está mal e a vista de todos. Precisamos de gente capaz Dr Jorge Jesus e não de fanfarrões e fanfarronas que se julgam espertos…

    • WXYZ

      5 de Janeiro de 2019 as 13:56

      Meu respeitado conterraneo. Alguns (dentre eles) chegam a ser capazes. Mas como ja estao imbuidos de manias, mau caracter, ladroice ficam todos inibidos de praticar o bem. Ao menos que copeiem so um poucoxinho do PT. Ele usou bastante a riqueza desse povo pro beneficio proprio mas pelo menos um gestinho ele fez pro paiis. Aos bocados as verdades virao a tona. Esses individuos foram capazes de arrumar comploos e comploos prejudicando populacoes e populacoes so para ascenderem ao poder. Ve se mesmo que os homens estao com muita fome de poder. E estao a arrumer tudo discarradamente.

    • Isabel de Santiago

      5 de Janeiro de 2019 as 15:43

      Eu tenho pena dos disparates – na forma e no conteúdo – que escreveu. Pode não compreender, e entendo, porque o faço de forma encriptada. Mas todos os leitores dispensam os seus comentários se estes forem sendo índole insultuosa. Aliás este tem sido o modelo de resposta às críticas da maioria dos que são apontados. Deus lhe dê um mínimo da minha loucura ou sabedoria. Bom ano e faça o favor de ser feliz e AJUDAR O PAÍS

      • Amar o o que é nosso

        5 de Janeiro de 2019 as 22:33

        Decerto que não quis ofender. Peço sinceras desculpas por isso. Retiro louquinha entre aspas. Mas mantenho problema de ego e acrescento complexo de superioridade. Mas também reconheço a sua coragem e bom senso. Espero que continue este exercício com o mesmo senso crítico, talvez com um pouco mais de humildade. Parabéns

      • Seabra

        7 de Janeiro de 2019 as 1:28

        Excelente resposta dos incapazes e dos covardes. …não sabem e não ousam fazer , mas são os 1os à se manifestarem para escrever comentários medíocres . Enfim!
        Continue Isabel de Santiago, que nosotros compreendemos e apreciámos os seus bons e bem escritos artigos.
        Bom e abençoada ano.

      • apavorado

        7 de Janeiro de 2019 as 16:29

        Isabel, ainda bem que foi você a fazer esse real comentário e não alguém das sensibilidades da anterior governação . Com as tuas criticas ajudaste muito no derrube do anterior governo, porque sempre foste, és e serás sempre contra situações que degradam a vida de um pais de um povo. Bem haja minha senhora é pena é pena minha senhora do país que temos, fim de citação.

    • Bunzu de mato

      5 de Janeiro de 2019 as 17:58

      Amar o que é nosso, não é ela quem ”fala”. Quem manda a isabel santiago dizer todas essas coisas com invenção é a sua mentora e amiga de peito, Maria das Neves que está cega por ódio, inveja e despeito. Maria das neves queria ser presidente do parlamento e não conseguiu. Lutou para pôr o super-corrupto do marido como secretário-geral do parlamento e não conseguiu ( a isabel santiago não fala disso.)Lutou para ser governadora do banco central e não conseguiu. A próxima aposta da maria neves é correr com Agostinho Fernandes que é um bom quadro, muito melhor que ela, do lugar de administrador do BISTP para ficar com o lugar. A raiva de isabel santiago contra elsa pinto é porque a amiga dela, maria das neves, odeia a Elsa. A Elsa já é ministra dos negócios estrangeiros e maria das neves até agora não é nada. O maior velho do restelo do MLSTP e uma corrupta chefe é a Maria das Neves. Mas isabel santiago não fala disso. isabel sabe muito mas eu sei mais que ela. bom dia.

      • Isabel de Santiago

        5 de Janeiro de 2019 as 21:28

        Meu caro Cobarde sem Nome, apesar de o seu nome não me merecer qualquer respeito, quero esclarecer o seguinte:

        1. Sou livre e independente e jamais aceitaria fazer parte de um governo – fosse de que partido fosse – com ministros corruptos, como impostos por quadros;

        2. A Prof.a Doutora Maria das Neves é uma professora doutoranda é altamente respeitada no quadro internacional e internacional, pelo que: DOBRE-SE, seu cobarde quando se refere a uma senhora;
        3. Uma cristã, como ela, e eu, perdoa os seus disparates e ignorância total. Pelo que jamais estará – como diz – “cega por ódio, inveja e despeito”. Tomara que a sua ignorância bebesse um pouco da sabedoria da Prof. Doutora Maria das Neses;
        3. Está enganado!!! Ou e homem ou e mulher? Quem é você seu cobarde? Quem queria ser presidente do parlamento e não conseguiu, chama-se Elsa Pinto.
        4. Deus o perdoe com tantas acusações, porque não sabe o que diz quando afirma que a Prof.a marido como secretário-geral do parlamento.
        5. A Prof. Doutora Isabel de Santiago, FALOU, FALA E FALARÁ DONQUE ENTENDER QUANDO ENTENDER. E verá a próxima bomba. Vai tocar a si.
        6. Quem lutou – e conseguiu – porque também lutou para o banco central foi Elsa Pinto e foi-lhe dito (LOGO) que era para o Vicw Presidente Américo Barros, sem curriculum e que vai fazer o País passar mais vergonhas internacionais.
        Lutou para ser governadora do banco central e não conseguiu.
        7. Quem me convidou –
        Nem c. Eça. Seu ignorante sonhava quem seria o presidente do Partido MLSTP PSD, que lhe responda…
        8. A próxima aposta Que lhe sugiro é CONTENÇÃO LINGUAE! Você é ignorante homem. E tenhonoenq de si. Perdoa-lhe Cristo que ele pobre não sabe o que diz.
        9. Meu imberbe inexperiente, a Prof.a Doutora Isabel de santiago não tem respeito intelectual – nenhum – por Elsa Pinto. E cobarde e atreveu se falar de mim – sem me conhecer – fazendo passar a ideia, como sou branca e não uso cabelos postiços, (estava cheia de medo…) que eu PODERIA SER CONFUNDIDA COM A SENHORA ISABEL PRETO. Sou preta, de sangue. Não de pele. Seu taxista racial.
        10. O maior velho do restelo do MLSTP PSD está para vir, e acabará na cadeia.
        Sabe seu cobarde, tenho vergonha de si e representa para o país, um símbolo de corrupção e de furtos assoladores.
        O povo passa mal e bofe abaixo do limiar da pobreza. Acho inaceitável um ministra armar se em chefe de estado e aparecer a cumprimentar o chefe de estado brasileiro de papel debaixo dos braços. Todos se riram. E isso, custa aos cofres do estado. Levou onsue sequito atrás e a custa dos cofres de estado. Tenho vergonha destas políticas.
        Não preciso de uma informações da Prof Maria das Neves. Sei tudo o que se passa. Nem falo com ela, justamente para não haver associações. Verá o que vai sair no próximo artigo. Medroso. Gentinha que se esconde não tem coluna vertebral. Não passa de um viscoso réptil. Esfregue-se na lama do mercado.

        • Michael Pereira Neves

          6 de Janeiro de 2019 as 16:14

          Estás nervosa.

        • Madredeus.igreja

          6 de Janeiro de 2019 as 18:09

          Você me desculpe.
          Aqui na nossa praça, sabemos quem é quem.
          Maria das Neves, não é tudo isto que você diz

          Que ela meteu mãos na coisa pública, meteu e de que maneira.

          O povo passa mal, claro que passa. Pergunte a Maria das Neves, se ela passa mal?

          Sabes o que eu ti digo: todos esses ladrões, todos esses políticos, que nós roubaram, deviam ser…Mts

          Igual a Maria das Neves, o inferno está cheio.

          Sou livre e independente

        • Seabra

          7 de Janeiro de 2019 as 1:51

          Isabel de Santiago, é uma cobarda. …tem ôdio até hoje , pelo facto de você tê-la denunciada dela ser uma falsa médica . Ela é racista, mas lá fez tudo (magia, feitiço. …) para que o seu rebento se casasse com um branco português. É uma IMPOSTURA o tal perfil…trata -se de uma pessoa medonha, que tem muita facilidade de rir e de ser amável com a pessoa que ela detesta, é uma pesta, hipócrita e de má índola. Acredite no que vai dito.
          Continue o seu bom e inteligente combate.

        • Alice Viegas

          8 de Janeiro de 2019 as 15:18

          A senhora e baixa e vigarista. Já sabemos pela boca de quem a senhora menos espera que queria mesmo ser ministra ou da educação ou de saúde. Saiba que nestes últimos tempos vem se gravando conversas. Há conversas suas gravadas que apontam ao facto de a senhora ter manifestado ser ou ministra da educação ou de saúde. Vigarista. Não sabe que atacando os que rodeiam o JBJ a senhora na verdade está a atacar-lo? A senhora caiu do mais além e fez umas semanas de campanha com o único objectivo de ser ministra. Realmente houve jovems dentro do partido que opuseram e com toda a razão. A senhora precisa de ser chamada a justiça por difamação. Merece um processo crime. A senhora em Portugal e como investigadora de meia tigela que diz ser, deveria apresentar provas concretas. Por exemplo um relatório da polícia. A senhora deve como Santomense que diz ser estar a procura de opinião ao seu favor para takvez se canfidatar à presidência da república, aliás todos os cães e cadelas querem ser presidentes. Falar da vida pessoal de cada um? Isso é jornalismo? E fazedora de opinião? Teve a sorte de ser descendente de um europeu por isso tem cabelo que lhe permite não usar peruca, muita gente usa, muitas estrelas de cinema e não só. Pessoas que perderam o cabelo devido aos tratamentos de cancro. Que baixeza e vigarice! A Sra teve a sorte de ter um marido, agora tem um namorado. A senhora pode, e os outros não? A senhora e superior a outras mulheres? Tem direito a um ex marido e namorado e as outras não? De que lado está? Das mulheres? Das palaeis? Elas devido às circunstâncias da vida arranjam outro marido depois de não ter dado certo com o ex, aliás a senhora fez o mesmo. Insulta as mulheres por usarem perucas e por terem que arranjar um companheiro por não terem tido sorte com o primeiro ou talvez por terem sido abusadas? Afinal que agenda e a sua?
          Como alguém havia comentado, quer ser beneficiada de algum financiamento proveniente do fundo europeu para a sua ONG e que parte reverterá para si? A senhora não só está a prejudicar o JBJ, mas também a Maria das Neves, a ET. A senhora tem uma agenda própria e infelizmente quer usar as pessoas e difamando outras porque ainda não conseguiu os seus objectivos. Também está a prejudicar o seu amante/namorado e os seus filhos por egoísmo desmedido. A senhora não passa de uma pitbull que mata devido a raiva ou porque está no seu sangue animal de cadela infectada com raiva que mata aos que lhe dizem não! E e um NAO a senhora. Não se esqueça de conversas gravadas, talvez a pessoa que a gravou não é tão baixa e vigarista como a senhora, mas não duvide que há pessoas também sem escrúpulos como a senhora que também tiveram acesso a gravações.
          Boa sorte na conquista da sua agenda pessoal pitbull.
          Outra coisa, já se sabe com quem vem conversando! Cuidado que o feitiço pode virar contra o feiticeiro!

          • Lampião

            9 de Janeiro de 2019 as 12:04

            Quando as agendas de duas víboras ambiciosas se juntam, o ar que se respira fica envenenado. EU SEI quem fornece o veneno de Isabel Santiago, para aumentar todo o veneno que ela já tem dentro de si. E é preciso erradicar essa fonte de veneno. fonte.

        • lula kú mosca da cúnba

          10 de Janeiro de 2019 as 14:29

          Céla nó plêmê limõ kú pachença pá nó pia ché cató awá!
          Não Vim Discutir com ninguém…!!!

      • Seabra

        7 de Janeiro de 2019 as 1:39

        Ô falsa médica, pretendida combatente da pátria, ousa dar a cara e falar no seu próprio nome. Vá continuar o seu papel de casamenteira. …embora o seu karma é tão impuro (sujo) , que todos os casamentos arranjados por si acabam em divórcio. …como vai brevemente suceder com o português que você fez magia para casar com o seu rebento.
        É você quem tem ôdio da Isabel de Santiago, porque ele disse em voz alta “escrevendo ” sobre a sua incompetência como médica que nunca acabou o seu curto de medecina. Você nem devia ter direito de exercer, pois que já cometeu muitos êrros medicais. Quantos pacientes já enviou para a cova ?

  2. Mateus

    5 de Janeiro de 2019 as 13:36

    Que coragem, que honestidade. Se eu fosse Jorge B. Jesus e o governo, conservava a amizade desta senhora. Só os nossos amigos, nos falam assim.

    Confesso que quando a ouvi no passado, julguei que fosse mais uma oportunista que não gostava do P. Trovoada, mas vejo que me enganei. A senhora disse aquilo que milhares de santomenses pensam.

    O atual 1• ministro já começa a desiludir muita gente, e não serve de nada fazer-se de bonzinho e coitadinho, uma vez que a esse nível ninguém pode invocar tais desculpas. O Sr. tem que ser homem e honrar os seus compromissos.

    É compreensível e até justo, algumas nomeações que se fizeram mas outras….sinceramente.
    Como alguém referiu, o que está a fazer nalguma casos, é um insulto aos quadros competentes de STP. O senhor é um académico e devia valorizar mais quem estuda e investiga os assuntos e não ficar preso ou limitado aos outros interesses.

    Lembre-se que tem que regressar à casa quando a festa acabar. Não menospreze o conhecimento.

    • Chum

      7 de Janeiro de 2019 as 18:50

      Que grande aldrabona a tentar dar lições de patriotismo a quem aguentou quatro anos de ditadura sem ver a sua cara…só apareceu para a campanha…e não foi para ir aos luchans com os militantes de base, angariar votos…foi apenas para aparecer ao lado de Jorge Bom Jesus. Que pena este não a ter enxotado como se enxotam as moscas… Ganda lata!

      • Zaina

        9 de Janeiro de 2019 as 12:26

        Ô mulher cala-te, estàs a estragar o meu casamento com o meu homem branco português, que muito lutei para conseguir…so Deus sabe o que nao fiz para obtê-lo. Se continuas , minha mae, vais-me estragar o assunto de ter filhos clarinhos como a Isabel de Santiago, que amanha também poderao dizer” a minha avo era negra”. Sabes que ela nao mentiu, quando te disse que precisas completar a tua formaçao. Nao fique assim mae,com ôdio e com raiva a perseguir esta mulher so, porque é branca também, se meu homem souber vai ser logo maadar-me embora…familia dele jà nao gosta de mim chama-me “preta feia”.
        Deixa Isabel escrever so, tem paciência minha mae…você que diz ser combatente da pàtria!

  3. Isabela Makeba

    5 de Janeiro de 2019 as 19:50

    Vergonho! Tudo isso porque não lhe deram um tacho? Queria ser Minustra de que pasta?
    Educação?
    Até tinha um respeito por si! Agora vejo que está magoada por não lhe terem dado um tacho!
    A senhora não é a única que fez campanha para o MLSTP!
    Há muitos que trabalharam para que a liberdade de imprensa e a legalidade fossem outra vez realidade em São Tomé e Príncipe por amor à pátria. E muitos não estão a procura de tachos! Vergonha!

    • Isabela Makeba

      5 de Janeiro de 2019 as 19:53

      Quis dizer: vergonhoso

      • Isabel de Santiago

        5 de Janeiro de 2019 as 21:04

        Minha cara Isabel de perfil falso, tenho pena do seu raciocínio. Acha – sinceramente – que preciso de um cargo? Por acaso já viu a minha carreira? Crítico e criticarei todos os corruptos e os que envergonham o MEU PAÍS E MEU POVO. Sejam de que partido for. A senhora talvez precisa da panela inteira. Eu tenho uma carreira que de longe não prescindo. E sobretudo: LIBERDADE PARA DIZER O QUE QUERO. Tachos e panelas só para o cálculo:) bom ano minha linda.

    • Seabra

      7 de Janeiro de 2019 as 1:57

      Isabela Makeba, você conhece a sua gêmea que diz ser combatente da pátria ?
      Bom e santo ano para completar o seu curso de medecina.

    • Zaina

      9 de Janeiro de 2019 as 12:30

      Minha mae tem paciência, nao fica a mudar assim de nome so para atacar a Isabel . Você està a estragar o meu casamento, que jà està a começar a ficar fraquinho, agora nem feitiço vai servie para o meu marido…

  4. Andrea Barros

    5 de Janeiro de 2019 as 20:17

    Como investigadora qual seja a sua área de estudos de obedecer pelo meninos aoseguinte princípio antes de publicar qual artigo:
    Provas concretas
    A Isabela, deve ter-se enganado, não será que ela quereria ser Ministra da Saúde?
    Até parece que hoje a senhora está a ser paga pelo ADI.
    Se realmente é amiga do JBJ, fale primeiro em particular com o mesmo antes de escrever algumas besteiras que escreve!

    • Isabel de Santiago

      5 de Janeiro de 2019 as 22:11

      Não fui, não sou e não serei, nunca amiga de alguém. Sou pela justiça. Defesa da democracia e respeito pela constituição. Corruptos e violadores dos direitos humanos serão sempre acusados por mim, em artigos de opinião. Sem do e sem piedade. Ministra eu? Da vontade de rir.

      • Michael Pereira Neves

        6 de Janeiro de 2019 as 16:11

        Pelos vistos tem muito tempo sem ocupação por isso responde a todos os comentários como uma cobra picada.
        Como se diz por cá vagim.
        Quer tacho sim.
        De investigadora tem muito a desejar.
        Porque não te calas.
        De repente és negra, agora te convém.

        • Kobonkoni

          7 de Janeiro de 2019 as 21:56

          Pobre e cego instrumento dessa mulher doente de ambição, papadora de hóstias e debitadora de salmos, que dá pelo nome de Maria das Neves…! Ela prometeu-lhe algum lugar no governo ou foi a Isabel que disso se convenceu por ter imposto a sua presença ao lado de Jorge Bom Jesus durante a campanha? Se foi ela que prometeu, enganou-a porque a sua influência dentro do MLSTP entrou num declínio irreversível. O Bunzu de Mato é bem capaz de estar certo: depois de não ter conseguido nenhum dos lugares que ambicionou, é bem capaz de estar virada para o lugar do Agostinho Fernandes no BISTP. É tão ambiciosa e egocêntrica que vai tentar passar por cima de tudo e todos.Não vai ter em conta que temos que honrar os nossos compromissos com os nossos parceiros no BISTP. Não vai ter em conta que Agostinho Fernandes tem um mandato e que se esse mandato for interrompido, o Estado são-tomense terá que lhe pagar uma indemnização brutal. Nada disso conta para Maria das Neves, como muitas outras coisas não contaram no passado. Só ela conta. Ela e o seu ego maníaco e doentio, que encontrou outro ego doentio, com complexos de identidade, para instrumentalizar e manipular. Sinistra criatura. Vade retro!

          • Zaina

            9 de Janeiro de 2019 as 12:39

            Tia Joana, vem so me ajudar, minha mae està desonrientada…me vai fazer divorciar como fze você com o Jorge (que foi ela que arranjou o vosso casamento). Você é uma verdadeira médica, pode ajudar a minha mae que està a perder juizo…xé, tia ajuda-me, mama é tua amiga, por favor!

        • Zaina

          9 de Janeiro de 2019 as 12:35

          Mama sai deste corpo de Michael, tem paciência…pàpà O.T. ajuda-me so, por favor. Tua mulher està a ficar doida o quê?!

      • Rita Risota

        8 de Janeiro de 2019 as 0:12

        Tem mesmo que rir! Nunca ninguém a convidou nem convidará para ser ministra. Páre de se achar.

      • bety santos

        11 de Janeiro de 2019 as 15:47

        Sim! Querias! Até escrevestes! Tens falta de memória? Isso é grave. Ainda és muito nova. Ainda reconheces os teus filhos, namorado, enteados?
        MENSAGENS ESCRITAS!!!!

        • Seabra

          15 de Janeiro de 2019 as 0:58

          Que Bety Santos é esta? Será a Bety das Neves ? Que tem ela à dizer neste debate ? Qual é o objectivo dela ? É de vir jogar o papel de victima (que não foi). Que papel quer ela recuperar? Pelo que sabemos, ela deve se esmagar e desaparecer da circulação…que ela se faça esquecer de tanto mal que fez ao falecido (isto é, se trata-se da mesma Bety ). Que tenha respeito pelo falecido, que viveu sempre sózinho e autónomo, maltratado pela anteada. …seja como fôr, a separação do casal já estava consumada à espera apenas do divórcio, pois que já datava de muitos e longos anos (desde Abuja ).
          É lamentável que as mulheres que fizeram mais mal ao meu amigo falecido , foram as primeiras a se manifestarem descaradamente, com um só e único objectivo, o de recuperar tudinho que dê kumbu, que o pobre falecido obteve pelo seu trabalho.
          Chamo a este tipo de criaturas “maléficas “, porque o meu falecido amigo assassinado, nunca foi feliz com elas, foi víctimas de ambas tendo vivido sempre no conflito, violências com escândalos em pagaille, insultos….e por cima , fazendo feitiçaria para lhe empatar de ser feliz nos bons encontros dele com as outras mulheres com quem se entendia bem e sentia -se feliz….tudo fizeram para que ela não tenha uma vida de paz, de serenidade e de verdadeiro amor…
          Mas cá se faz, cá se paga. Aquela enteada que correu com o nosso amigo na sua própria casa, hàverá justiça…não é ele o culpado de ter podido reconhecer uma filha que não dele…não merecia ser detestado por isso.
          Reflitam, gente!

    • Zaina

      9 de Janeiro de 2019 as 12:32

      Kidalêêê ôôôô…

  5. Chintila Graciete

    5 de Janeiro de 2019 as 22:41

    A verdade doi. A dor da verdade nua e crua passa, mas as suas cicatrizes quanto mais tempo passa mais elas se evidenciam.
    Os Guadalupenses que marcharam a pe de Gauadalupe ate a sede da CNE e la pernoitaram para defenderem a integridade dos votos, ja estao a ver fumo. E o caso nao esta para menos porque a Nova Maioria foi inventada com base na mentira e na desonestidade eleitoral. Uma Maioria composta por todos perdedores eleitorais so poderia dar nisto. Cocondxa cu nance toto eh ca mole de toto. Jamais teremos jacares vegetarianos. Jamais. E contra natura. Eu vos avisei mas nao quiseram acreditar. O JBJ esta sequestrado por vontade propria pelos jacares politicos nacionais e internacionais. O Presidente da Republica esta sequestrado pela Constituicao armadilhada/envenenada contra Fradique que se alastrou para o Pinto e para o Evaristo. Esse veneno Constitucional vai alastrar-se para os futuros Presidentes da Republica se nenhuma medida correctiva nao for tomada a tempo. Os Presidentes da Republica foram e estao sequestrados pela Constituicao/Parlamento ha ja algum tempo. Muito recentemente os Tribunais foram sequestrados pelo Governo. Agora os Tribunais estao sequestrados pela Assembleia Nacional pois devem favores a esta por ter sido reposta a legalidade nos Tribunais pelas maos da Assembleia e nao pelos pes dos proprios Tribunais. Neste momento os Tribunais nao tem capacidade moral de caminhar pelos seus proprios pes sem a muleta do Parlamento. Uma mao lavou outra para as duas ficarem limpas no futuro. Se no passado recente o Governo sequestrou os tribunais bem como a Assembleia por ter alcansado uma maioria absoluta sem muletas de nenhuma outra forca politica, ou seja tinha ganho de verdade, agora, o figurino inverteu-se: o Governo e os Tribunais estao sequestrados pela Assembleia pois tendo sido o JBJ apossado pela vontade desmedida de Governar, juntou-se aos jacares para alcancar uma Nova Maioria dos perdedores, uma maioria dependente e inconfortavel. Agora toma. Esta sequetrado pelos jacares no meio da lama expessa. O JBJ nao vai sair desta caso nao ocorra um milagre e ele se transforme em vegetal. Enquanto o JBJ for carne, os jacares jamais lhe darao a chance de se escapar. JBJ esta sequestrado pelos jacares. Ja nao ha voltas a dar. So vos restam lamentos.

  6. Madredeus.igreja

    5 de Janeiro de 2019 as 22:48

    Cá pia cua. éeeeee tugudo eeeeeeeeeee

    Tanto a PJ como Tribunais, tenhem muita responsabilidade neste momento em São Tomé e Príncipe. Muito corruptos, muitos ladrões. Se não porém cobro a está situação, não haverá desenvolvimento nesta terra.
    Santomense, tornaram mentirosos, aldrabons, só querem coisas que nunca trabalhou.

    Ex, uma amigo despachou uma viatura de Portugal, para S.Tome. Na alfândega em s.tome, roubaram todos alimentos que se encontra na dita viatura. Ex, numa caixa continha 15 garrafas de vinho, o dono só recebeu 3 garrafas, uma vergonha.

    O roubo nesta terra, está de alto a baixo. Miséria, miséria, miséria, do ninguém sabe de nada.
    Tenson alta cú pegado cê, dolo bega

  7. Nanana

    6 de Janeiro de 2019 as 1:10

    Não sei qual é a picardia contra a Isabel de Santiago, se tudo o que ela disse foi só verdades…

    Mas qual é o critério Major para atribuição de cargos, afinak?:

    1) competência técnica?
    2) ou fazer campanha?

    Como é que vamos sair do fundo do poço em que nos encontramos, se continuarmos na mesma senda, onde o mérito e a competência demonstradas não são sequer mencionados?

    E não é com palmadinhas nas costas, fingir que está tudo bem, clubes de amigos nos lugares de decisões é que vamos evoluir. Assim não vamos a lado nenhum.

    Tristeza! Assim estaremos a trabalhar para que o “messias” tenha argumentos para regressar.

    Acho que a chamada de atenção do Adelino Cassandra e da Isabel de Santiago são de agradecer e reflectir.
    Chega e basta de enganar o povo!

    Curriculum vitae dos políticos e dirigentes publicados já!.

    Grelha de avaliação e concursos abertos para cargos públicos já!

    Seriedade na selecção dos candidatos, já!

    Juris de avaliação com gente seria e competente. Se não têm pessoal competente pra constituir júris, peçam ajuda técnica de cooperação para o efeito.

    Uma vez na vida, sejamos sérios, competentes e orientados.
    Ou é agora, ou nunca!

    É uma tristeza ouvir os debates no plenário da assembleia! É gritante o nível de preparação de conteúdo e de forma de exprimir da grande parte dos nossos deputados!

    Nós temos melhor!
    Nós somos capazes de fazer melhor!
    Viva São Tomé e Príncipe!
    Viva a Democracia!

    • Isabel de Santiago

      7 de Janeiro de 2019 as 7:47

      Nao há picardia.
      Ha desonestidade e verdade informará.

  8. Metido a Besta

    6 de Janeiro de 2019 as 9:45

    Eu fui um crítico de Sr T Blair durante a guerra no Iraque e este senhor aproximou colégio e Igrejas
    que eu frequentava para dizer seja que tem para dizer para aproximar o governo e apresentar seus ponto de vistas antes de manifestar aos jornais , e teste msg e foi nesta altura que terminei de o criticar porque manifestou que estava disposto a ouvir.

    Nunca mais critiquei o Sr Tony Blair.

    Acho estranho que a Sa I Santiago tenho que dar início a suas critica publicamente sem antes tentar chamar atenção do visado.

    Quanto as critica que continua a fazer contra o atual Presidente de Assembleia carece de um pressuposto legal porque na verdade houve muitos indícios de crime e corrupção na importação de arroz de Brasil mas como sabemos não houve julgamento e com isto uma condenação por qualquer tribunal logo legalmente nao vejo como poderia Sr J B Jesus opor a sua nomeação com base em suspeita.

    Nao vai me dizer que passado 8 anos os tribunais São Tomense não tiveram tempo nem meio para por tudo isto em prato limpo.

    AS pessoas são todas inocente ate prova em contrário e apartir de momento que o partido de Sr D Neves aceitou a sua filiação e tendo apontado o seu nome para o presidente de Assembleia que prerrogativa teria o Sr J B Jesus para contradizer ou ate opor se com a base em que.

    Sr J B Jesus nao sendo o justiceiro nem presidente de outro partido so lhe resta aceitar o nome proposto ainda com reserva e nada mais do que isso.

    Cabe o povo fazer um abaixo assinado contra o que entender não ser boa conduta e prestígio para Assembleia da República.

    Diz tambem que não lhe interessa quem comprou ou vendeu ,,,, pois bem não deveria ser assim porque perante a lei existem legalidade e ilegalidade e ninguém investe num país onde os direito das propriedade nao sao respeitada. Registo da Propriedade são uma garantia dos bens e protegido na lei.

    Lamentou que não obstante ser a portadora de uma procuração não foi ouvida nem achada contradizendo a sua expressão de não querer saber quem vendeu e quem comprou pois lamento a sua versão de conveniência e conivência esta sua dualidade de critério nao sao passiveis com a CR e a lei.

  9. Michael Pereira Neves

    6 de Janeiro de 2019 as 9:47

    Isabel,
    Para uma investigadora estás a pecar nalgumas afirmações que fazes. Apresente provas. Para a tua credibilidade não escrevas baseando-te em rumores. Isso é conversa de fofoca e não para uma investigadora e Regente. Cuidado, a esse nível não podes estar cá escrever o que o João, o Pedro e a Joana te disseram, ou ouviste quando andavas a tomar uns copos com os mesmos ou a comer bacalhau com natas. Seja seria e conserva-te.

  10. Pinta Cabra

    6 de Janeiro de 2019 as 10:59

    Portugá armada em mais santomense que todos… com as finanças apertadas, com desejos de tachos não satisfeitos, agora está em serviço de sei lá quem. Vergonha para os dois povos, português e santomense.

    • Isabel

      6 de Janeiro de 2019 as 15:36

      Ah ah ao serviço de mim, da verdade.

      • Lucila Justino

        11 de Janeiro de 2019 as 15:36

        Isabel!!!
        Sabes aquela mensagem? Não foi apagada hipocrita. Poderá a qualquer momento ser publicada! Não me provoque!
        Mentirosa, hipocrita, falsa, nojenta. Cuida-te ou terás uma grande surpresa. Todos saberão o que realmente queres e querias. Isso não é uma ameaça. Apenas uma promessa. Pare, reflita e não caia no descrédito para ti junto de todos quantos te rodeiam a nível familiar e profissional.

    • Zaina

      9 de Janeiro de 2019 as 12:49

      …o meu homem portuga, nao falem mal dos brancosporque eu lhe admiro. Na Asia onde vivo com o meu rei e marido branco, muitas pessoas me tratam como empregada dele, porque dizem que sou preta, feia e nao sabem como é que eu consegui casar com um homem braco, eu respondi, quando fui oferecer para dormir com ele fiz muita coisa que nunca nenhuma mulher fez para ele, so lhe fizeram quando ele ia nos cabarés. POR ISSO NAO GOSTO QUE FALEM DE VERGONHA, DE TACHOS, porque eu fiz muito para ter este homem branco. Comecei a trabalhar em casa dele como empregada e depois fiz todos os tachos que ele gostava e queria.

  11. Kwatela

    6 de Janeiro de 2019 as 11:54

    Bom dia
    Tenho três amores na vida
    São Tomé e principe
    Mlstp
    Benfica
    Por estes não me vendo nem sou comprado.
    Vivo na diáspora mas com os meus parcos recursos e influência ajudei a reerguer o meu MLSTP
    vendo por comunicação social às nomeações feitas até agora deixa muito a desejar.
    Vamos fazer diferente JBJ.
    São Tomé é de todos nós. Sejamos conclusivos.
    No DAÍ existem quadros capazes que devem ser aproveitados.
    Por favor não vamos fazer como eles fizeram.
    Abraços

    • Isabel de Santiago

      7 de Janeiro de 2019 as 7:52

      Jorge Bom Jesus está refem dos 3 Maus Reis Magoa:
      S. Delfim, S. Guilherme e S. Osvaldo.
      Assessorados por S. Rafael. Alvo do meu próximo artigo.
      Não trazem salva, mirra e ouro.
      Apenas desonestidade, desvios, esquemas e atrás destes, favorecimento e corrupção.

  12. Francisco Goncalves

    6 de Janeiro de 2019 as 12:49

    Confesso. Qualificava-a de “mais-uma-oportunista”, nao devido as criticas ao PT (que merecia e tido como vendedor-de-fantasia), e sim, devida a suposta aproximaccao ao MLSTP. Feliz fico em perceber que esta Sra apoia o Sr. JBJ, e nao ao MAFIA MLSTP, ADI, PCD, UDD. Sim, Jorge Bom Jesus e bom homem e boa pessoa. Nota-se pelo menos o interesse do mesmo e ou a preocupacao deste para com os seus, o povo. Mas e preciso dizer, primeiramente, que a Sua Exa nao possui “poder”, que independemente do individuo que chefiar este Governo (considerando a maturidade dos nossos deputados e muitissimo homens da nacao) nao fara nada de importante se aqueles nao permitirem.

    Assim, somos todos convidados a prestar atencao as muitissimas accoes da Sua Exa PM JBJ, e, SOBRETUDO, os demais membros e individualidades que dao suporte a este governo, nomeadamente os deputados. Durante muito concentrou-se muito, erroneamente, nas manipulacoes APENAS E UNICAMENTE dos chefes de estados.

    • Isabel de Santiago

      6 de Janeiro de 2019 as 15:42

      Valente. Grande saotomense

      • Miguel

        7 de Janeiro de 2019 as 10:05

        very careful … they are dangerous

      • Maribela lopes

        7 de Janeiro de 2019 as 13:11

        A Sra Isabel está pior que uma cobra. Acha que porque trabalhou na campanha tem direito mais que os outros que cá viveram nestes últimos 4,anos. Tanto ódio porque? O que lhe fez o JBJ? Tenho pena de si. Preocupa-se com a sua careira que diz ser do outro mundo. A Sra e uma víbora!
        Já que está a fazer denúncias não se esqueça do Carlos Quaresma e o escândalo do banco central nos anos 80-90. Pergunte-lhe a razão porque não pode viajar para Europa. Com certeza que não vai fazer, ele e marido da sua amiga. Onde está isenção da sua parte? Coitada. Engane os ADIsta,talvez no mais além eles lhe darão um cargo de Ministra de comunicação social, propaganda e fake news.
        Fique por Portugal, não a queremos cá.

        • SEABRA

          9 de Janeiro de 2019 as 12:58

          Serà que todos os sao-tomenses vao sair de Portugal? Vao ser rapatriados?
          A Europa vai expulsar os sao-tomenses,que sao mais numerosos no estrangeiro do que os portugueses em STP?
          Por esmola, deixem a Isabel de Santiago em paz…ela so incomoda aqueles/aquelas que têm o rabo de palha.
          Confesso que a maioria dos perfis que escrevem contra a Isabel de Santiago, sao as mesmas pessoas…por esta razao, dà a impressao que sao muitos que estao contra ela (sabemos quem é esta pessoa).

        • Zani

          9 de Janeiro de 2019 as 15:50

          Sra. Marible Lopes pare de falar besteiras! Seja autocritica com sensatez!

          • Seabra

            10 de Janeiro de 2019 as 17:22

            Chulos da Alemanha em força. ….

  13. Mateus

    6 de Janeiro de 2019 as 23:29

    Eu sou negro e vivo na diáspora.

    Não gosto nada quando me tratam mal e tenho conhecido “gente” de todo o tipo – boas e menos boas, a vida é assim mesmo. Acho no entanto, que podíamos ser mais elegantes e não entrarmos nas classificações do tipo “branco e preto ou coisa parecida.
    Nesse espaço, procura-se discutir argumentos, comportamentos, moralidade e valores e não coisas menores como o racismo. Homens inteligentes e sensatos já não falam ou atribuem pouco interesse à tais coisas, por sua vez, pouco edificantes. Por isso, sejamos sérios.

    Por acaso, trata-se de uma Santomense, pelo que, tem o mesmo direito de opinar e ajudar na construção de um país melhor. Desde o mais claro ao mais escuro, ninguém gosta de ver o país andar para trás.
    Se é assim, como é que vamos incentivar os jovens a estudar, se basta fazer campanha e esperar um cargo de chefia….
    Grande falha JBJ …

    Bem haja à todos.

  14. Metido a Besta

    7 de Janeiro de 2019 as 18:07

    São de conhecimento público que os partidos políticos, grupos e cidadão comum que tenciona concorrer uma eleição são obrigadas por lei a apresentarem suas candidatura a T Constitucional e comissão eleitoral ao fim de serem escrutinado e validada.

    Uma vez validada estará apto a concorrer eleicao para qual se candidatou.

    Por isso importa indagar aquelas pessoas que questionam Sr J B Jesus sobre a nomeacao de Sr D Neves quanto ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional.

    Ninguém condenado e transitado em julgado estará apto a concorrer uma eleição para cargos público pese embora deve realsa que depende na natureza dos crimes.

    As pessoas devem ter cuidado com que escrevem expressando quer opinião ou factos e terem acima de tudo a capacidade de ser imparcial na jurisprudencia.

    Infelizmente estamos na era de devassa da vida pública , populismo e demagogia juntamente com a sede de serem As da net.

    Eu aprendi com os Tribunais que antes de condenar alguém ouvem com atenção todas as partes envolvida e ao condenar se for o caso para tal produzem o chamado acordão onde assenta a base da condenação.

  15. Tony

    7 de Janeiro de 2019 as 19:13

    Cara Dra Isabel Santiago,

    Gostei do seu trabalho, e como já escrevi neste fórum, Stp não tem condições para ser um estado independente, abaixo dou alguns tópicos:
    – tem cerca de 200 mil habitantes, financeiramente não interessa a investimento
    – o Povo tem um salário miserável, condisente com falta de formação, por culpa de toda a política desde a Independência. Também não atrai investimento.
    – as cidades, as praias estão cheias de lixo, o que é contra o possível desenvolvimento de políticas de turismo. O que poderia ser uma fonte de renda para Stp.
    – educação não existe, veja se o estado do liceu nacional.
    – o património está destruído, nem manter durante 40 anos souberam, mas os políticos guardaram esse património para proveito próprio, do qual só souberam destruir, enfim grande classe política, sejam hoje doutores ou qualquer coisa, sempre levaram este “País “ para a miséria.

    Dependentes de ajuda externa, vendem votos na ONU, prostituem o povo. Qual Independência??

    Não é “País “

  16. Mateus

    7 de Janeiro de 2019 as 23:41

    O primeiro passo já foi dado – mudança de governo.

    O governo atual está a fazer o seu papel, está a arrumar a casa

    Digam-nos quando estiver tudo arrumado para começarmos a pedir responsabilidades. Imagino que esteja a rodear-se de melhores colaboradores, os mais competentes deste país. E caso, tal não se esteja a verificar …atenção

    Caso tudo se mantenha na mesma, vão todos para rua. Não participei dessa mudança para alimentar o ego e criar riqueza na esfera alguns.

    JBJ, preste atenção que o tempo ou “estado de graça” passa depressa. Sê forte meu amigo, reduza salários, faça cortes nas regalias – faça como os países ricos – ensina o pessoal a viver com pouco.
    Não se deixe orientar por terceiros, que só pensam na vaidade.

  17. apavorado

    8 de Janeiro de 2019 as 10:57

    Caro leitor Mateus,

    os meus sinceros agradecimentos pelo seu sucinto comentário no aconselhamento ao nosso 1. ministro. A “safa” do JBJ, é cingir apenas no seu comentário e tudo dará de certo para o mesmo.De contrario, terá uma governação com problemas , problemas e problemas e que dirá a oposição!!!!!.Ele está rodeado de oportunistas com fome apenas do poder para resolução dos seus interesses.

  18. EU ESTOU

    8 de Janeiro de 2019 as 11:55

    Depois de ter lido todos os comentários e acima de tudo do próprio poste, só tenho a dizer que a senhora Isabel Santiago está com raiva por não conseguir nada que almejou.
    Ela tem razão, também quando diz em uns dos comentário que Jorge Bom Jesus está refém dos 3 Maus Reis Magoa:
    S. Delfim, S. Guilherme e S. Osvaldo.
    Assessorados por S. Rafael.
    Ainda hoje vi Rafael entrando Gabinete de prematura.

    Esses tipos vão levar STP para um buraco que só vamos ter que intervir tomar país na mãos deles e levantar nova constituição se as coisas continuarem de jeito das manobras deles.
    Póvó é bili uwé pondá qua ná bém fá éééé.
    Cudado pá na pé nóm nu ubuame.

  19. Agulha sombra

    8 de Janeiro de 2019 as 16:40

    Tem toda a razão! Estive há pouco em São Tomé e que desilusão! Vivem de mão estendida mas transformaram o país numa verdadeira possilga, uma porcaria única no centro da cidade, o povo constrói e vende onda quer, acabaram com as praias mais lindas do país com a conivência de todos que se dizem intelectuais.
    Querem desenvolver o turismo mas transformaram-se em grandes racistas basta ter a pele clara em São Tomé que se é maltratado pelas chamadas autoridades e na rua gritam blanco ê! E se quando passasse um santomense na Europa os europeus gritassem olha o preto? E a mafia dos medicamentos supostamente vendidos pelo estado que deixou as farmácias as moscas excepto aquelas pertences aos directores de turno… não consegui encontrar um adesivo nas farmácias do centro todos me diziam vai a farmácia da trindade que pertence ao director do instituto de medicamentos… uma vergonha com a conivência de todos os partidos, dos ladroes unidos… que pena São Tomé…

  20. Zani

    9 de Janeiro de 2019 as 12:57

    Esta senhora Isabel Santiago tem razão em muitas das coisas que diz aqui no espaço do Telanon. Temps que parar com guerelas politico-partidárias e pensar mais em São Tomé e Príncipe!

    • SEABRA

      14 de Janeiro de 2019 as 12:22

      Zani, você é um chulo sem vergonha; que é sustentado por uma victima direta do regime totalitàrio do seu primo Patrice Trovoada, que você defende com unhas e dentes, com a sua cara de lata. Regresse à STP e và trabalhar como qualquer HOMEM responsàvel, em vez de ficar na terra do Hitler a viver de ajudas e do trabalho de outros.
      Sempre que referi ao assassinato do meu amigo Jorge Pereira dos Santos, você veio meter a sua mà fé, insultar-me e minimizar o sucedido…hoje , tenho a certeza de quem você é. O seu caso é triste, lamentàvel…tenho vontade é mesmo de citar o seu nome, para desmascarà-lo, VAGABUNDO.

  21. Alice Viegas

    10 de Janeiro de 2019 as 7:03

    Tiram o meu comentário quando mencionei o nome dos familiares da Isabel! Dois pesos duas medidas . Ela anda nas redes sociais a mencionar nomes de filhos dos políticos e vocês publicam. Onde está isenção da vossa parte? Há outros mecanismos de mencionar os nomes dois familiares da Isabel, (Facebook, Twitter etc) . Também sei investigar e vou descobrir tudo de podre incluindo amigos, contractos de trabalho do namorado, ex marido, ex namorado etc.
    Tudo da vida da Isabel será publicado noutras redes sociais quanto menos ela espera.

  22. Seabra

    11 de Janeiro de 2019 as 0:14

    Cadê o comentário em resposta ao Zani?

  23. Gelson Baía

    13 de Janeiro de 2019 as 13:18

    Parabéns pela Coragem e frontalidade Sra Isabel de Santiago.
    Faz-nos falta pessoas com coragem para criticar,questionar e dizer o que está mal.
    Faz falta uma cultura de solidariedade,transparência e meritocracia.
    Faz falta o cumprir dos verdadeiros desígnios da Democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo