Opinião

São Tomé e Príncipe acima de tudo!

Apenas três das muitas razões que me levam a NÃO VOTAR no candidato VILA NOVA:

1ª razão – Foi indigitado por um foragido político, um suposto presidente de um partido político que ocupou o cargo de Presidente de forma irregular a luz a Lei, num regime democrático, para ser candidato a cargo de Presidente da República, quando devia ter iniciativa própria que a Constituição e as Leis lhe conferem e não sujeitar-se a esta condição;

2ª razão -Desde a primeira volta destas eleições, foi sempre apoiado por um batalhão de pessoas que se escondem atras de perfis falsos e de pessoas de reputação duvidosas, que andam a espalhar boatos, mentiras, insultos, ódios nas redes sociais, com o objetivo de destabilizar o Pais. Ainda assim, o candidato VILA NOVA não se demarcou publicamente desses malfeitores, levando a pensar que o mesmo esta alinhado com as suas ideias, contradizendo um discurso oficial de paz e estabilidade que sempre apregoou;

3ª razão -Pelo acima exposto, e considerando um passado recente, o candidato VILA NOVA não me inspira confiança e corre-se o risco de se ter um Presidente da Republica sem iniciativa própria, ofuscado, envolvido em querelas partidárias, proporcionador de conflitos sociais e de instabilidade governativa.

Assim sendo, declaro publicamente que o meu VOTO vai para o candidato POSSER DA COSTA, por ser um homem de família, patriota, uma personalidade com postura de homem de Estado, profundo domínio da Constituição da República, com solida experiência política, governativa e de deputação, conhecedor dos meandros da política externas, requisitos essenciais para um Presidente da República para garantira paz e estabilidade, nesta fase do nosso desenvolvimento.

São Tomé, 29 de Agosto de 2021

Fernando Simão

    23 comentários

23 comentários

  1. Lucas

    30 de Agosto de 2021 as 14:56

    Quer dizer
    Um é o diabo
    O outro um santo
    E agora?
    Venha o diabo e que escolha o melhor
    Tio,foram muitos anos de santos e deu o que deu
    Provemos agora o diabo

  2. Matabala

    30 de Agosto de 2021 as 15:32

    Caro cidadao desta vez e finalmente cai a máscara, ainda lembro de alguns artigos seus que queriam fazer parecer alguma independência de pensamento e opinião..a mim nunca me enganou mas enganou alguns..
    Respondendo por pontos como fez:
    1° ja numa outra ocasião tive oportunidade de escrever para o meu caro não se meter em casa alheia. O presidente do ADI é escolha dos seus militantes (ADI) e não de outros partidos ou de um TC que mostrou muito bem nos últimos tempos o que vale. Se ele – candidato Vila Nova- é militante do partido e foi escolha do partido é natural que seja apoiado pelo seu presidente.Depois o discurso já mudou de “fugitivo das leis” para “fugitivo politico”- uma questão de semantica pois na vossa incapacidade de provar através de processo judicial as ditas ilegalidades cometidas pelo dito cujo que apelidam de pinta cabra no máximo requinte do bom gosto e níveis a que já todos estamos habituados. Agora sim acertou” fugitivo político ” pois caso não fugisse tinha sido preso arbitrariamente como foi Américo.
    2° o caro cidadão já esqueceu do batalhão de perfis falsos por altura das eleições de 2018? Ou convém esquecer? Mais digo que paz e estabilidade foram demonstradas por vós aquando do apuramento de resultados em 2018 com o seu candidato presente e na fila da frente na queima do carro da juiza e no terror que foi instalado a seguir com as perseguições a todos os que mesmo que levemente tiveram alguma ligação com o anterior executivo? Não vi vocês nem vosso candidato a demarcar-se dessas atitudes e vem agora falar de paz e contra desordem? ” Façam o que eu digo e não o que eu faço ” – a vossa hipocrisia do costume
    3° é sua opinião que vale o que vale.
    Conhecemos bem o que vale seu candidato e sua experiência governativa-usando suas palavras- nos casos do mercado, do jardim e até dos Embraer. E na política externa alguma atenção pois se for presidente pode ver-se a braços com um mandato de captura por parte de Moçambique e que bela figura fariamos com um Presidente em São Tomé e Príncipe sem poder viajar e representar o país.

    • Observador Atento

      1 de Setembro de 2021 as 19:35

      O seu comentario eh desonesto e partidario, isto porque em primeiro lugar Fernando Simao nunca escondeu a sua cor politica. Mesmo nas suas analyses da sociedade saotomense sempre transparecia que ele apoiava o MLSTP.
      Em segundo lugar, o Carlos Vila Nova tem apoio de um fugitivo politico SIM. Como descrever o comportamento do Patrice senao de um fugitivo da justica? Ele nunca compareceu a justica de STP e quando perdeu as eleicoes desapareceu da praca nacional.
      Ele tem serias acusacoes de lavagem de dinheiro – consultar base de dados da Tela Non. Concernente o assassinato de Jorge Pereira Dos Santos muitas informacoes foram escamotadas o que leva a pensar que o Patrice nao tem as maos limpas nesse crime barbaro!
      Em terceiro lugar muitos tenhem memoria curta pois o Patrice ja governou este pais mais de 8 anos prometendo Dubai e ademais. O resultado dessa governacao foi um sistema tipo PIDE onde as pessoas nao podiam se exprimir, assassinato ( como o de Jorge Santos), uma cidade de STP em ruinas…uma governacao que culminou com violencia porque o seu presidente (ADI) nao queria admitir derrota nas eleicoes!
      Nao nao o senhor eh que devia ter vergonha de falar do seu presidente em termos que escreveu. Sim Patrice Trovoada eh um fugitivo da justica. Ele deve responder pelas acusacoes que pesam na sua pessoa antes de continuar a sua vida politica.

      • Matabala

        2 de Setembro de 2021 as 9:12

        Meu caro Observador Atento, o Cidadão Simão por várias vezes manifestou aqui mesmo no Tela Non algumas posições como se fosse membro de sociedade civil a parte de posição partidária – conseguiu enganar alguns que alias até o manifestaram em comentarios neste artigo. Sempre soube qual sua cor partidária.
        Sobre o cidadão Patrice Trovoada- quer gostem ou não é cidadão sao tomense- não se conhece nenhuma fuga a justiça. Que processo tem para responder sobre os tais branqueamento/lavagem que fala? NENHUM! Processo instruido pela NM e sem base para seguir por isso caiu por terra.Já enviaram mandato de captura? Cidadão Patrice não está escondido anda de cara destapada em todo o lado e o seu paradeiro é conhecido. Porque insistem nessa desinformação? E vem-me falar de desonestidade intelectual?
        Para seu conhecimento meu Presidente nao e PT , chama-se Evaristo de Carvalho- meu e de todos os sao tomenses até tomada de posse do próximo.

    • Madiba

      7 de Setembro de 2021 as 12:15

      Pois é uma bela lição ao veterano do MLSTP. Só sabem vender peixes podres.

  3. Gregorio+Furtado+Amado

    30 de Agosto de 2021 as 16:01

    Senhor deve perceber que na democracia existe liberdade e todos somos livre para escolher quem seja. Defenda o seu taxo e deixa os outros optarem pela suas escolhas. Se o senhor acha que posser durante esses anos todos prestou bom serviço a Nação santomense, senhor talvez está na Lua a observar o nosso pequeno país.

  4. João+Pedro

    30 de Agosto de 2021 as 16:47

    E eu diria, votar no posser da costa = retrocesso;
    1- é proteger os corruptos no ministério das infraestruturas, inae etc…
    2- é ter um primeiro ministro “panhonho”
    3- o que dizer dos terrenos de Bengui doxi e do clube náutico em que o posser é o advogado dos donos que nada fazem para o desenvolvimento do país…dando inclusive mau aspecto a nossa cidade !

  5. Andorinha

    30 de Agosto de 2021 as 16:50

    Nada isso é conversa para fazer boi dormir isso que o senhor Fernando escreveu aqui são coisas que falam na comissão política do MLSTP e que não refletem a vontade do povo;o povo quer Carlos Vila Nova vocês do MLSTP ja não leva nada.

  6. Basta

    30 de Agosto de 2021 as 18:33

    O sr alguma vez escondeu o se voto sr porta voz do governo?vai ver se está a chover.

  7. Piado zaua fotchi

    30 de Agosto de 2021 as 18:52

    Primeiro o sr não é dono da verdade. Segundo esse candidato que o sr apoia também esteve presente na manifestação em que queimaram a viatura da juíza e outras manifestações de violência em 2018.
    E mais não digo.
    Não venha cá dar lições de moral a ninguém.

  8. António Matias

    30 de Agosto de 2021 as 19:37

    Quarta : Porque é um autêntico DITADOR

  9. Guiducha

    30 de Agosto de 2021 as 22:19

    Concordo com a publicação do senhor Fernando. Se preciso fôr ,vamos BOICOTAR as eleições, NÃO VOTAR em massa,para não ter que votar no Patrice TROVOADA-ADI, que se encontra ausente de STP desde que perdeu o cargo do 1o ministro e que nem respeito teve para aqueles/as que votaram para o ADI, para vir entregar a pasta…que desconsideração tem este marmanjo corrupto do PT para com STP e o seu povo! Como pode ele continuar ainda a se imiscuir e até mesmo a participar ( de longe, lá das colónias), na política do país ao ponto de escolher o candidato para as eleições na pessoa do Vila Nova? Como é possível que certos individuos ( fazendo parte da população), tenham a MEMÓRIA tão CURTA para se esquecer do fez o PT outrora em STP prejudicando o povo e o sistema?
    Em todo o caso, o PT terá que responder à justiça e ao povo pelos seus numerosos atos de CORRUPÇÃO e de CRIME cujo o último foi o do economista Jorge Pereira dos Santos.
    O Patrice TROVOADA tem que responder por este crime atroz.Seja como for terá que haver justiça sobre o assassinato do JPS e o PT tem que ser ouvido e dar conta do recado.

    • Andorinha

      30 de Agosto de 2021 as 23:51

      Nada faz sai, mostra só uma coisa que o governo do MLSTP fez nos últimos 3 anos.
      Fala-me onde esta o dinheiro de Covid-19 que S.tomé andou a receber olha marginal como esta cadê o dinheiro da obra que Patrice conseguiu e deixou para vocês
      Cadê o dinheiro do fundo do Kuwait para construção de um hospital novo.

  10. Dr. Jaquim José da Costa

    31 de Agosto de 2021 as 6:35

    aceito plenamente estas palavras e estou de acordo a 100%. pode ser que como um cidadão o senhor Carlos Vidla Nova n’ão é má pessoa, mas o factos dos erros cometidos quando estava no poder e pelo fato de ser um candidato não independente que será governado por um cidadão facista como pode sublinhar o presidente Fradique de Menezes nãose pode acreditr neste senhor e devemos todos dizer no dia 5 de Outubro não ao fascismo e um Presidente governado do exterior por um mau homem que odeia o povo santomense. Viva a vitória de Posser da Costa que é apoiado com as duas mãos. A esperança que este senhor pode trazer ao nosso país me faz querer voltar ao país depois de 40 anos fora dele.

    • Lucas

      31 de Agosto de 2021 as 17:15

      Doutor
      joaquim José da Costa
      Por acaso sabe o que vai encontrar se decidir voltar?
      Traga pilhas e focos com fartura
      Traga todos os Remédios que consiga
      Venha com saúde pois vai estraga-la
      Traga agua
      Traga leite
      Traga petrolio
      Traga galinha
      Traga carne de boi
      Traga farinha
      Traga azeite doce
      Traga livros escolares
      Traga lapiz
      Traga brinquedos todos os que puder
      Vinho cerveja cacharamba e telemovel não traga há muito por aqui

  11. Lima

    31 de Agosto de 2021 as 8:41

    Sim a morte de George Pereira dos Santos tem que ter justica.Seja quem for que comandou o crime,seja quem for que o cometeu o tribunal de STP,os chamados juizes terao que dar conta do recado.Se os que cometeram esse crime atroz,essa atrocidade forem julgados entao STP pode ser uma terra de direitos,uma terra onde reina uma verdadeira democracia.
    Seja quem for, o presidente da republica, ele tera que ter na sua mesa como prioridade a resolucao desse crime.
    Caro povo de STP a nossa liberdade,a nossa saude,o nosso bem estar,a nossa paz,a nossa alegria vai depender da futura eleicao .Nao so porque o futuro presidente é ou nao de tal ou tal partido mais porque o povo tem que acordar e mostrar-lhe que o facto de ser eleito nao lhe da, o direito de vida ou de morte sobre qualquer um.Ele deve meter na cabeca que se ele nao se comportar como um presidente eleito pelo povo de STP cujo o numero é superior aos membros do seu partido a qualquer momento da vida dele ele tera que prestar as contas.Nao é suficiente fugir-se para o estrangeiro para se safar.No estrangeiro estao tambem filhas e filhos da terra entao ele nao tera sossego mesmo no estrangeiro.Mas vale a pena viver-se livre na sua terra que passar tempo escondido no estrangeiro.Porque num momento ou outro mesmo aqueles que lhe protegem enquanto deixarao de fazer-lo.
    Entao senhor futuro presidente nos o povo de STP contamos consigo nao so para nos proteger de todo mal que possa nos atacar vindo de dentro mas tambem como os vindos de fora.Isso é ser presidente.
    Liberdade de expressao politica,respeito por outro,bem estar economico para com todos os filhos e filhas da terra.
    Educacao para as criancas,para os jovens.Respeitar os bens dos outros,ter um pais onde a JUSTICA possa erguer verdadeiramente esse nome.Os que metem a bata preta nao deve ser so para exibicao nao deve ser so um simbolo de poder mais, porque isso tem um valor etico,um valor profecional,as leis teem que ser aplicadas.Aqueles que metem a bata branca tambem devem usar-la para o seu efeito quer dizer tratar dos que sofrem fisicamente como psicologicamente.
    O senhor presidente tera que com o seu governo utilizar todos os dons,todas essas digamos ofertas vindas do extrangeiro para criar condicoes a esses trabalhadores que choram sempre porque nao teem meiosnao so para eles como para tambem prestar servicos dignos desse nome (medicos,juizes,poolicias,militares etc) evitando roubos descaradamente como acontece em certos servicos.
    Cuidar dos seus militares,dos seus policiais ,da policia judiciaria para que os crimes,os roubos nao fiquem impunes por falta de meios.Educar o seus ministros para que eles tenham consciencia que estao ao servico do povo e nao o contrario.
    Precisamos muito de educacao moral.
    Enfin teremos que avancar por esse caminho.Teremos que reconstruir o sentido de estar com outro,por outro e com outro e nao estar pensando so em si.
    Houve um antigo e primeiro presidente que tinha-nos dito que ele estava contra:primeiro eu ,segundo eu ,terceiro se sobrar.Vamos acabar com isso.

  12. Mepoçon

    31 de Agosto de 2021 as 10:05

    Tive a ocasião de ler algumas reflexões deste senhor dava-me a sensação que fazia parte da sociedade civil e era para alertar a sociedade do mal geral. Finalmente com o historial da eleição fico a saber que ele é partidário, e como tal, também faz parte do grupo da destruição e quer perpetuar. Ou é daquele que não quer tirar o pé na lama, basta descer a escada transpor e saiu a estrada está tudo bem. Sabemos que o estado da nação não será fácil p’ra ninguém e será tarefa de saber e de boa vontade e espírito patriótico. Por isso vamos dar oportunidade a outro e é assim que funciona a democracia. Nessa visão o próximo presidente será Carlos Vila Nova. Povo cansado decide nas urnas.

  13. Manuela Pedroso

    31 de Agosto de 2021 as 10:49

    Este senhor Simão, para além de lamber as botas, lamber toda a sola de sapato dos seus patrões, também lambe o cú dos seus patrões, em troca de alguns biscatos nos serviços de Negócios Estrangeiros, e em troca de tacho do seu filho se manter em Macau numa missão.
    Senhor Simão. O senhor não tem perfil, nem é um verdadeiro técnico. Os técnicos não têm que estar a lamber constantemente as botas e cú dos seus patrões para subir na vida. Um bom técnico não tem este tipo de comentários, pois um bom técnico trabalha com qualquer politico, e se o politico não quiser ele vai-se marimbando, pois ele conhece o seu valor.
    O senhor pode ter mil razões para não votar num determinado candidato. Mas este é o seu problema pessoal. Nem pode ser problema da sua família, pois, muitas vezes o senhor pode ser adepto de um politico e o seu filho ou esposa ser de outro, portanto, o senhor não os pode obrigar a pensar como o senhor.
    Por tudo isto, o senhor pode ir para sete funduras do inferno, com a sua opinião
    BESTA

    • Mepoçom

      1 de Setembro de 2021 as 15:39

      Finalmente eu pensava que este senhor era um cidadão civil que estava ao serviço e defensor da pátria, mas ao contrário; ele defende uma causa e seus interesses. Antes de ingressar nos serviços de estrangeiros como trabalhador ou biscateiro, o que fazia? Volte para o seu habitat e fica bem na fotografia

  14. Sem+assunto

    31 de Agosto de 2021 as 14:02

    Povo retardado.
    Nem Carlos Vila Nova, nem Guilherme Posser da Costa ninguém está dando uma mínima para esta nação, querem é tirar por fora.
    Para mim que seja quem o povo escolher, afinal o santomense gosta de levar palada.
    Dancem lá!

  15. Madame+Jursita+Psicologa+do+Nada

    31 de Agosto de 2021 as 16:07

    Caiu no ridículo de modo desnecessário, Sr. Simão.

    Enquanto costumeiro articulista desta página, deveria ter-se esforçado por manter uma postura mais imparcial.

    O seu contributo, tal como em alguns artigos seus, deve ter um cariz sempre social e generalizado, e não emitindo critérios netamente pessoais para tentar influenciar uma sociedade.

    Se foi com o objetivo de salvaguardar o lugar do seu filho Gika Simão ou qualquer interesse de vantagens pessoais, pois é lamentável o modo como se insurgiu neste supostamente artigo de opinião.

  16. Sereno

    31 de Agosto de 2021 as 16:20

    E dai? Seu voto vale quanto? Mais de 35 000? Não.

    É melhor ir com calma, porque quando tudo virar, nem dinheiro para comprar umas calcinhas para a esposa vai ter.

    No tempo do PT zonas do pais que em mais de 40 anos de independência conheciam o que é luz elétrica tiveram este gosto

    Agua não faltava, via-se que o governo se esforçava para poupar energia. Muita gente critica esta história de trocar horas, que foi uma das melhores medidas que aquele governo tomou.

    Não havia tantos assaltos no pais. O pais era seguro. Os militares ruandeses não custavam um centimo ao estado. Era tudo uma ajuda.

  17. Ralph

    6 de Setembro de 2021 as 2:41

    Lendo estes comentários, parece-me que a escolha não há boa, com ambos os candidatos a terem os seus traços negativos. É nestas situações que as pessoas tomem a razoável decisão de não irem às urnas por não querem ter que votar num candidato que não lhes agrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo