Opinião

Um futuro compartilhado para toda vida na Terra

Artigo de autoria de Xu Yingzhen – Embaixadora da República Popular da China em São Tomé e Príncipe 

Recentemente, o presidente Xi Jinping apresentou propostas chinesas para melhorar a governança global da biodiversidade em discurso proferido virtualmente na Cúpula de Líderes da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15), que teve lugar em Kunming, capital da província chinesa de Yunnan.

Em primeiro lugar, detalhou o significado de construir juntos um futuro compartilhado para toda vida na Terra. O presidente Xi Jinping salientou que a biodiversidade constitui a base para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade.

Portanto, devemos venerar, respeitar, nos adaptar e proteger a natureza, de modo a construir um lugar de convivência harmoniosa entre o homem e ela. Perante a dupla tarefa de recuperação econômica e proteção ambiental, a comunidade internacional precisa fortalecer a solidariedade para superar as dificuldades, formar um modelo de desenvolvimento verde e buscar resultados positivos tanto no crescimento econômico quanto na proteção ambiental, viabilizando o avanço coordenado de ambos os aspectos.

Além disso, todos os povos devem se beneficiar de forma mais ampla e equitativa do próprio desenvolvimento e de um ambiente melhor, construindo assim um lugar de desenvolvimento comum de todos os países.

Em segundo lugar, conclamou o início de uma nova jornada de desenvolvimento humano de alta qualidade. O presidente chinês salientou a necessidade de harmonizar a relação entre homem e natureza, guiada pela construção da civilização ecológica.

Precisamos enfrentar bem as contradições trazidas pela civilização industrial, manter as atividades humanas dentro dos limites da sustentabilidade ecológica; devemos fazer da transição verde a força propulsora, construir um sistema econômico verde, circular e de baixo carbono, intensificar a cooperação verde internacional e compartilhar os frutos do desenvolvimento verde; devemos também promover a equidade e a justiça social para alcançar os múltiplos ganhos na proteção ambiental, no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e na erradicação da pobreza.

Em terceiro lugar, apresentou ações da China para construir a civilização ecológica. O presidente chinês anunciou que a China vai investir 1,5 bilhão de yuans para criar o Fundo de Biodiversidade de Kunming, a fim de apoiar a proteção da biodiversidade nos países em desenvolvimento. Para cumprir as metas do pico de emissão de CO2 e de neutralidade de carbono, o governo chinês lançará planos de ação voltados às principais áreas e setores-chave, assim como uma série de medidas de apoio e garantia.

O país também continuará a reajustar sua estrutura industrial e a matriz energética, com foco no desenvolvimento de energias renováveis. Para reforçar a proteção da biodiversidade, a China tem estabelecido parques nacionais que abrangem uma área de 230 mil quilômetros quadrados, cobrindo 30% das espécies terrestres da flora e da fauna silvestres de proteção prioritária no país.

Em quarto lugar, reafirmou a necessidade de preservar um sistema internacional justo e equitativo. O presidente Xi enfatizou a importância de defender um sistema de governança global assim, baseado no direito internacional. É necessário praticar o verdadeiro multilateralismo e efetivamente observar e implementar as regras internacionais, ao invés de adotá-las ou descartá-las conforme a conveniência.

As novas metas ambientais devem ser definidas sem perder de vista o equilíbrio entre a ambição e o pragmatismo, tornando assim o sistema global de governança ambiental mais equitativo e justo. Essas soluções estão em total sintonia com a Iniciativa de Desenvolvimento Global apresentada pelo presidente Xi na recente Assembleia Geral da ONU, e todas as propostas destacam a necessidade de definir uma agenda comum, focar em questões mais relevantes, priorizar ações concretas e promover a democratização e o Estado de Direito nas relações internacionais.

A China tem grande biodiversidade, enquanto o São Tomé e Príncipe possui a sua localização geográfica e biodiversidade específica. Ambos os países sempre buscam a coexistência harmoniosa entre o homem e a natureza.

A China está disposta a intensificar o intercâmbio e o aprendizado com o São Tomé e Príncipe sobre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento do sistema econômico verde, circular e de baixo carbono, contribuindo juntos para o desenvolvimento sustentável de todo o planeta.

1 Comment

1 Comment

  1. wilson Bonaparte

    21 de Outubro de 2021 at 21:46

    Muito bonita a nossa embaixadora

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top