Opinião

A (minha) angústia da impunidade

Há uma convivência cultural de impunidade porque quase todos estão sujos que até os bandidos ostentam os bens e as mordomias que adquiriram com todo o tipo de falcatrua que fazem e fizeram. E demais a ostentação de uma espécie de “fortunas” coberto por impunidade.É mesmo necessário averiguar-se as origens dos bens e luxúria que são ostentados, uma espécie de ENRIQURCIMENTO ILICITO” sobre o qual já escrevi e que consta no nosso Código Penal mas que padece inconstitucionalidade como foi discutido em Portugal.

Há que (se fosse possível) encontrar formas de atacar enriquecimento ilícito e luxúrias que são ostentadas. P país será e é muito mal visto com essa impunidade. Parece ser difícil (ou falta de vontade por cumplicidade) de fazer as pessoas responder pelos crimes que cometeu. Muita indignidade fere altas figuras responsáveis do país.

E não há pudor nenhum. É caso para dizer que os crimes compensam.

Hilário Garrido – Juiz Conselheiro 

5 Comments

5 Comments

  1. Célio+Afonso

    12 de Dezembro de 2021 at 10:07

    Mas se o Dr. Hilario Garrido é magistrado judicial em funções e se o pais tem leis, por que esperar para perseguir e caçar os bandidos, corruptos que andam a delapidar o erário público e ostentar na vista impávida e serena das autoridades???

  2. Lupuyé

    12 de Dezembro de 2021 at 11:23

    Bem dito! Mas se a memória não me falha, trabalhas na justiça. A minha pergunta é: o que é que tens feito para mudar isso?

  3. SEMPRE AMIGO

    12 de Dezembro de 2021 at 18:25

    Li com a devida atenção e com muita preocupação o desabafo do Juiz Conselheiro Hilário Garrido.O conhecido casuístico alertou:”Há uma convivência cultural de impunidade porque quase todos estão sujos que até os bandidos ostentam os bens e as mordomias que adquiriram com todo tipo de falcatrua que fazem e fizeram”.Isso tudo dito pelo conhecido casuística.E acertou em cheio.Resta saber até quando vamos continuar com as já conhecidas lamentações sem encontrar um ouvido receptor das autoridades competentes?Há já décadas que vamos estando ouvindo lamentações dos efeitos sem nunca indicar as causas,os responsáveis.Pudera!Uma boa parte da estrutura do Estado está corrompida.

  4. Andorinha

    12 de Dezembro de 2021 at 21:27

    O que esse juiz anda a fazer com essas suas escritas é gozo é gozar com povo Santomense.

  5. Edson Neves

    15 de Dezembro de 2021 at 14:22

    Pois é, Sr.Dr.Juíz.
    Se o Sr. que faz parte da classe intocável de São Tomé e Príncipe está indignado, o que dizer do pobre cidadão? Porquê seus colegas de toga lá do Ministério Público arquivam todos os processos que se instaura contra os agentes políticos e públicos de alto escalão desse país?
    Tenho uma proposta, não sei se resolve, mas quem sabe! Que tal mudarmos as regras do jogo da seguinte forma:
    Altera-se as leis da república de forma que os Magistrados (juízes, promotores, procuradores, etc) passem a perceber vantagens e subsídios (salário, verbas indenizatorias) conforme o desempenho. Quanto mais ações promovem (magistrados do Ministério Público) + ganham. Quanto menos ações=processos julgam menos dinheiro entra na conta.
    Ou seja, os magistrados seriam pagos conforme desempenho! Essa mesma regra seria aplicada para toda a Administração Pública (Executivo e Legislativo)!
    Que tal Sr.Juíz?
    Concorda?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top