Opinião

Desabafo : Assembleia Nacional de STP

Por causa de inúmeras situações anómalas que têm acontecido no Parlamento em São Tomé e Príncipe, coloco as seguintes questões:

Afinal de contas, qual é o sistema do parlamento são-tomense? Multi-partidário, de partido único ou de pequenos grupos de interesse? Para que servem os Deputados da nação? Foram eleitos para defender que interesses? Será que os demais Deputados do Parlamento são-tomense estão preocupados com o País ou com os interesses meramente pessoais, familiares e de grupos?

Os deputados que supostamente deveriam ser da bancada da oposição no Parlamento de São Tomé e Príncipe não falam, não questionam quando o interesse é do povo alegadamente porque “têm filhos para criar”.

Quando o assunto é do interesse pessoal ou familiar a coisa muda de figura! Tenho informações que um grupo de 4 deputados da bancada da oposição discutiram na 1.ª Secção do Parlamento são-tomense uma proposta totalmente fútil e “cozinhada” por um familiar de um dos referidos deputados “fantoches” e enviaram-na para o Tribunal Constitucional com a intenção de pedir a fiscalização da constitucionalidade e legalidade de um mero despacho que altera a designação de um cargo de chefia de uma instituição pública com o único objetivo de salvaguardar “tacho” do seu parente no cargo de chefia naquela instituição, como se o lugar de chefia fosse um cargo vitalício, insubstituível e de carreira. Sinceramente diante de tanto empenho dos referidos deputados, para reivindicar uma alegada e improvável inconstitucionalidade e ilegalidade de um simples despacho, cujo alcance não representa qualquer alteração significativa na vida política, económica, social e organizacional do País, fico profundamente preocupado com o futuro de São Tomé e Príncipe e dos seus filhos.

Diante de tantas barbaridades, violações da Constituição da República, usurpação de poderes do Presidente da República, prisões arbitrárias de cidadãos e muitos outros disparates jurídico-legais, com graves consequências políticas, sociais, económicas e para a imagem do País, alguns deputados concentram seus esforços apenas na defesa de futilidades e meros interesses familiares. Francamente… na minha opinião os 4 Deputados que fizeram isso, envergonharam o povo que os elegeu e o partido que representam. Neste momento, não existe bancada de oposição no Parlamento são-tomense!

Tirando almas que não merecem, muito boa gente que foi eleita deputado não sabe o que é, nem como se faz oposição, muito menos qual é o verdadeiro papel do Parlamento. Esses Deputados estão apenas no Parlamento para defenderem os seus interesses pessoais, dos seus familiares e do seu grupo, em detrimento dos reais interesses do País e do povo que os elegeram.

Confesso que tenho saudades do parlamento do tempo dos deputados, Manuel Vaz Fernandes e Sebastião Santos. Naquele tempo fazia-se e discutia-se política no verdadeiro sentido da palavra. Por tudo isso, aconselho vivamente, todas as forças políticas do País a terem muito cuidado na escolha de militantes ou de cidadãos para representarem e defenderem os interesses do povo no Parlamento.

Com todo e merecido respeito que tenho pelos atuais Deputados, acho que o povo e o Parlamento esperavam um maior desempenho da vossa parte.

Um bem-haja.

Nilton Medeiros

Nilton Medeiros
5 Comments

5 Comments

  1. Santana

    17 de Maio de 2022 at 16:14

    Seria mais fácil indicar o nome dos respetivos deputados.
    Interessa a quem os elegeu saber quem são.
    Faslante tanto e não disseste o essencial, vamos chamar boi pelo seu nome, com informações claras que vá de encontro aos mais desatentos.

  2. Carlos Alberto do Espirito Santo

    17 de Maio de 2022 at 19:58

    Sao Tome e Principe, precisa de um maluco para governar este Paìs.

    Maluco, que implanta a lei com Singapura
    Quem roubar, seja là o que for, pagarà com os braços ou a perna.

    Maluco: Que acabe ou suspenda trabalho da assembleia da Republica.
    -isto torno casa de preguiçosos.
    – casa de aldrabons, mentirosos bandidos. Aonde existe pouca vergonha
    Sò sabem criar barriga grande, ganhando dinheiro em cima da desgraça do povo

    DEVE SER FECHADA ESTA CASA. O orcamento para esta casa seria canalizado para construçāo civil, hospitais, estrada e Sacramento

    Maluco: Que acabasse com o tribunal constitutional, ñ fazem falta neste momento ao Paìs. Seu orçamento canalizado TRANSPORTE PUBLICO

    Maluco: para fazer uma revisāo nas reformas dos politicos que ganham um absulto e reforma nos senhores gestores nos cargo publico, que ganham acima do aquilo que trabalham onde ñ tenhem resultados positivo, sempre com perdas

    Maluco, para repõr ordem e DISCIPLINA o povo.

    Muita coisa para ser mudado

  3. boca-pito

    18 de Maio de 2022 at 8:48

    Bom dia a os que lêem este comentário.

    Sobre o assunto em questão, devo fazer uma ressalva. Para dizer que esses Deputados, todos, representam o povo, mas não é o povo que lhes escolheu. O povo nem os conhence. Desde logo, isto “fica sem jeito”. Acho que com o tempo, teremos que passar para um outro tipo de Democracia. Uma Democracia em que os políticos (Ministros e Deputados, assim como o Presidente da República e o PGR) seja escolhidos pelo povo e prestem contas ao povo e às instâncias judiciais. Estes titulares deverão assinar um contrato ao assumirem estes cargos, pelo que os seus níveis de desempenho serão avaliados ao meio percurso e no fim da legislatura.

  4. Fernando sousa rio

    18 de Maio de 2022 at 11:18

    Sim senhor. Estamos fartos de terem esta corja de incompetentes ou seja analfabetos.

  5. Humbah Aguiar

    19 de Maio de 2022 at 6:14

    Estou à fingir que falo mal do meu partido na oposição assim qdo criticar os outros, tenho esse texto pra mostrar. Mas n vou falar nomes, dum coro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top