Sociedade

Brevemente“ROSEMA – O maior Escândalo da Justiça são-tomense”

Documentário de investigação sobre o enigmático processo judicial da cervejeira ROSEMA em São Tomé e Príncipe. Não visa atacar, nem tomar parte para ninguém em particular, tem apenas o objetivo de contribuir para o esclarecimento de um assunto que há mais de dez anos tem permitido inúmeras especulações e provocando divisões na sociedade são-tomense.

SINOPSE

À volta dos anos 2000, na sequência de um contencioso movido em Luanda, o Tribunal Marítimo desta cidade solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, através de uma Carta Rogatória, a penhora das ações da fábrica de cervejas ROSEMA, situada na cidade de Neves, distrito de Lembá na ilha de São Tomé.

O documentário, dividido em duas partes, aborda as decisões e as peripécias em torno da disputa judicial para a penhora, adjudicação, aquisição e controle da fábrica, que teve o seu início no Supremo Tribunal de Justiça, passando pelo Tribunal da Primeira Instância até ao Tribunal Constitucional em São Tomé e Príncipe, através de uma polifonia de vozes.

FICHA TÉCNICA

REALIZAÇÃO Nilton Medeiros

PRODUÇÃO Jerónimo Moniz

NARRAÇÃO Nuno Tavares

EFEITOS SONOROS Simão Luz

APOIO À PRODUÇÃO

STP Airways – Transportes Aéreos de São Tomé e Príncipe

Hotel Avenida

Explore STP

3 Comments

3 Comments

  1. Henrique pinto

    26 de Junho de 2023 at 7:57

    Infelizmente problemas desse natureza afeta todo o planeta,e uma pena que um país tão lindo igual a São Tomé e príncipe seja palco de escândalos igual a esse por causa de pessoas sem escrúpulos e ambiciosas, vocês que são daí tinham de preservar a justiça e a honra para que coisas assim não acontecessem, vivem em um paraíso, por favor, não estraguem isso.

  2. Henrique pinto

    26 de Junho de 2023 at 7:59

    Sou do Brasil, tenho vontade de conhecer as ilhas, um dia ainda farei isso.

  3. João de Neves

    26 de Junho de 2023 at 11:44

    Foi de facto um grande escandâlo.

    Porém não esquecer o caso NIB pelo qual o Sr. Adelino Isidro e outros, com o poio de alguns juízes, ficaram com bens de um investidor internacional.

    Outro caso que deveria ser lembrado e investigado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top