Cultura

Tonecas deu brilho ao nome de São Tomé e Príncipe no City Festival of London

O festival que decorreu no parque de Hampsted Heath em Londres, reuniu nomes sonantes da música lusófona. A imprensa internacional considera Tonecas Prazeres como sendo o Trovador da música são-tomense.

Cantor, compositor e guitarrista, Tonecas, é definido pela imprensa internacional, como sendo um músico de voz quente e melodiosa. Influenciado pelo Jazz e Blues, o artista interpreta com qualidade as músicas da sua terra natal, a ilha do Príncipe, e da ilha maior São Tomé. Dexa, Ússua, Rumba, e Socopé são alguns exemplos de músicas genuínas de São Tomé e Príncipe que puseram milhares de pessoas a dançar no  parque de Hampsted Heath em Londres.

A imprensa que deu cobertura ao evento, diz que o ritmo frenético da sua guitarra e a força da sua voz conferem ao seu espectáculo uma empatia contagiante com o público e uma sonoridade convidativa para dançar. Dos seus trabalhos de originais, destaca-se o tema Fia Ibiba, (estilo dexa) que define o seu perfil musical e o projecto que tem desenvolvido de promoção e divulgação da música são-tomense.

Segundo os jornalistas presentes no evento, o festival criou oportunidades para os artistas conviverem, trocarem ideias, combinarem novas formas de fazerem música em conjunto e de encetar formas conjuntas de luta por uma classe mais unida,  por uma política cultural mais aberta e interventiva, por uma lusofonia cada vez maior, mais revelada, mais abrangente.

“Quem quer conhecer boa gente vem apara Sun City”, é a letra de uma dos temas que conquistou o público londrino.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. Chicodesperto

    6 de Julho de 2010 as 15:05

    São Tomé e principe já teve o seu ano 60 70 e 80 epocas em que se fazia boa musica.
    Desde Untes o verdadeiro com Leonel Aguiar Aragao passando pelo Leonense com Pedro Africa Negra com Joao Seria a Sangazuza com o falecido Aide India e Gapa.
    Não podemos esquecer os compositores Manjalegua jeti Rita. E parece-me que unicos musicos da geraçao que sucedeu a de ouros desses anos resta o Tonecas e o o Calu Mendes. O resto é de uma mediocridade sem precedente. Sem falar do cudur claro um atentado a boa musica. Perdoe-me as novas geraçoes mas prefiro ouvir ainda a musica daquele tempo de ouro. Dava gosto entrar para o ensaio de Africa negra e ver Joao Seria testando a sua voz com os varios instrumentos desde a viola baixo passando pelo ritmo solo bateria etc. Hoje a musica é mais comercial mais imagem o que isto colide com a minha perspectiva do que deve ser a musica. Mas o gosto são gostos não é e deve ser respeitado.
    Parabens Tonecas

    • Aoaní d'Alva

      8 de Julho de 2010 as 9:06

      pelo menos este membro da dita nova geração ( não sei se tão nova) concorda consigo no que se refere a grandeza e alta qualidade da música são-tomense em tempos áureos. Ainda fui muitas vezes ao Parque Nacional assistir a shows de Untués, Africa Negra e Sangazuza. Bons tempos mesmo, tempos em que eu achava que falava dialecto só porque conseguia cantarolar uma musica desses conjuntos. Mas mesmo achando que eles eram muito bons acredito que hoje também se faz alguma coisa boa em STP ou por jovens vindos de STP, já que não nos podemos esquecer dos processos migratórios. No meio do palheiro lá vão surgindo uma ou outra agulha de ouro! É questão de se prestar atenção e incentivar, creio eu.

  2. tagarela

    6 de Julho de 2010 as 15:35

    Acrescentaria o “Mino Jalego” ( não sei se é assim que se escreve). Sem dúvida, bons tempos àqueles.
    No entanto, o Tonecas está de parabéns e como Santomense, regojizo-me com o seu êxito, que acaba por ser êxito de todos nós.
    Todos que elevam o nome de STP internacionalmente, por boas razões, merece o meu Muito Obrigado. Viva STP!!!

    • tagarela

      7 de Julho de 2010 as 10:05

      correcção: regozijo-me.

  3. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    6 de Julho de 2010 as 23:29

    …..força “Tonecas”…..muito obrigado pelas musicas que nos tenhens proporcionado………..um grande abraço destas ilhas maravilhosas…….

  4. Moreno

    7 de Julho de 2010 as 8:51

    Parabens Tonecas por levar a cultura de STP a ribalta.Porque as coisas estao um pouco mal em termos de musica do lado de STP.O que vemos hoje e um insulto a musica do nosso pais.ja tivemos grandes executantes anteriores. porque hoje a musica feita por nos e mais musica de momentos. ouve se uma vez e pronto chega, ja nao e aquela musica que mexia com as emocoes que nos dava prazer em dancar.hoje qualquer um(a) canta mesmo sem ter voz decente para isso.mas enfim ha quem gosta e acho muito bem e alegro me bastante por isso.o problema e que muito dos nossos musicos nao tiveram as mesmas tecnologias como as de hoje.mas que que foram melhores foram.se formos a ver musicas feitas e tocadas a 30 anos atras hoje mesmo com a inovacao que ha em termos de equipamento os nossos nao conseguem fazer las. hoje e mais para banar o esqueleto e aproveitar mais para friccao a nivel de corpos e nada mais.mas um bem haja para os musicos do pais.

  5. YOAVI LADY DOS SANTOS

    7 de Julho de 2010 as 14:35

    obrigado.

  6. Izaquente Salgado

    7 de Julho de 2010 as 16:41

    Tonecas!
    Estas a fazer muito mais do que Pinto e Fradique juntos. Olha só, de nada valeu a pena ter um presidente de origem portuguesa. Nem visto os Santolas conseguem com facilidade para o País de Pai do presidente. Maldita hora, que escolhemos esse presidente. Eu votei nele.
    Nós podíamos ser o País lusófono que portugal devia ter orgulho de ajudar a desenvolver. Somos tolerantes mesmo assim. ” KEngue cu na té clessevá , ê po sodô opé”
    Nunca s ouviu que um São tomense esfaquiou um portuguÊs em Lisboa, nunca se ouviu que um saontola baleu um portuguÊs, roubou viatura, …
    Mas mesmo assim portugal não nos reconhece.
    Temos que ter um forro no poder genuino, gikiti. Que anda com cola no bolso e machim, sem camisa.
    Apenas o seu interesse. O que resta fazer agora é pedir a nacionalidade que perdera(portuguesa e Belga). Se é que ainda não a recorreu.

  7. lino

    7 de Julho de 2010 as 21:38

    nunca se ouviu s.tomense esfaquear e roubar em lisboa!?…quem lhe disse isso!?…isso foi num passado ja distante. e olha que digo mesmo sendo tb de stomé. mas muita porcaria tb se tem feito…e nao fazendo juz aquilo que fomos de facto no passado. muita vergonha!é preciso mudar.

  8. Pedro Sousa

    7 de Julho de 2010 as 22:11

    Tonecas, faz uma musiquinha para teu irmão Bano para deixar de distruir STP, para ele deixar de fezadas que tem deixado o povo de STP numa miseria lastimavel.. Por favor Tonecas faz essa musiquinha e lança-a durante a campanha…

    • Aoaní d'Alva

      8 de Julho de 2010 as 8:57

      Acho que esse tipo de intervenção é desnecessária. Porquê não reconhecer somente o grande valor que o Tonecas nos agrega por terras estrangeiras e procurar incentivar, ele e outros, a fazerem o mesmo? Tem que se falar das supostas trafulhadas que nem foi ele a cometer? Há que haver sentido de oportunidade e de respeito, creio eu. Acho de uma falta de respeito enorme para com o artista esse tipo de coisa. Alias, STP não vai para frente não é só por causa da corrupção e outras coisas mais, é por causa de atitudes dessas… Pura falta de civismo e consideração pelo bom trabalho alheio.

    • Moreno

      8 de Julho de 2010 as 10:57

      Caro Pedro Sousa temos que saber separar as coisas.Nao falo em nome do Tonecas que e uma pessoa que conheco e que de certa maneira lhe tenho admiracao e respeito porque em tempos que de hoje nao e muito facil ser musico e neste caso ate felizmente ter uma grande projeccao.Respeito muito o seu comentario que faz em termos de pedido mas devo dizer lhe muito sinceramente que o sitio nao e proprio.Seria um pouco mais sensato uma felicitacao.

  9. cesarjesus

    8 de Julho de 2010 as 10:22

    Toneca muito obrigado pelo teu exito em Londres… so assim conseguimos dar aos Ingleses e em particular aos Londrinos a existencia da nossa ILHA MARAVILHOSA que STP… vivo em Londres, nao fazem ideia de como sinto dificuldade em explicar a minha propria Terra…pois quando surgem inventos destes em que um Santomense se realca e um orgulho muito grande para todos nos residentes em Londres e tambem para Todo STP.
    E triste que meia duzia de pessoas transportam o passado, em vez de vibrar com este exito internacional de um Santomense!!!

    Forca Povo STP…

  10. Eugénio Silva

    14 de Julho de 2010 as 12:24

    Viva, Tunecas!

    Parabéns! Estou muito grato pela tua excelente prestação. Continue a trilhar o caminho da boa música de São Tomé e Príncipe.

  11. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    19 de Julho de 2010 as 9:59

    SABES QUE EU SOU TEU,FORÇA TONECAS ESPERO QUE OS TEUS FANS TEÊM QUE VIBRAR MAIS PORQUE JA MERECES…FORÇA

  12. Minnelle

    22 de Julho de 2010 as 12:12

    Antes de mais quero felicitar todos os santomenses.
    Fico feliz em saber que o nosso país esta a ser bem representado além fronteiras por mais um grande nome da música santomense!

  13. Minnelle

    22 de Julho de 2010 as 12:26

    Caro Pedro Sousa,o momento não é oportuno,é muito raro ouvir que a nossa música e talento é reconhecido quando surgeeste momentos só temos que elogiar.
    O Tonecas não pode pagar pelas coisas que um político faz só por ser da mesma família, eu conheço pessoas como tu, só por um familiar ter o mesmo nome muitas vezes sofre as consiquencias mesmo não tendo nada com os erros que cometem, isto não é justo, mas é a tua opinião!

  14. MARIA

    4 de Agosto de 2010 as 9:16

    Meu caro Tonecas, Antes de mais os meus votos de SUCESSOS nesta arena. Infelizmente, so soube que da tua presenca em Londres para esse show pelo jornal online, Tela Non.Lementavelmente, perdi a oportunidade de te APLAUDIR. Fica aqui a recomendacao para a proxima procure comunicar aos SANTOLAS residentes em UK pois a comunidade e’ consideravel.
    Beijinhos e Abracos
    CANUCOS DA ILHAS VERDES.

  15. Clara Garcia

    25 de Setembro de 2015 as 14:10

    Muito bom ou melhor excelente trabalho. Te desejo saúde, sorte , sucessos e o que maus desejares para teu presente e futuro.
    Mereces tudo isto e muito mais amigão. Beijinhos. Lara Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo