ADI iniciou corrida para o poder com mensagens de solidariedade e luta contra a pobreza

Com a avenida Giovani repleta de gente vestida com as cores do partido, o Presidente da ADI, prometeu criar condições para melhoria das condições de vida dos jovens e idosos do distrito de Água Grande. Para isso pediu voto em massa no candidato da ADI a presidência da autarquia que envolve a capital são-tomense.

Patrice Trovoada, prometeu aos militantes e simpatizantes do ADI que se concentraram este sábado na Avenida Giovani, construir postos de saúde em diversas localidades do distrito de Água Grande.

O saneamento do meio, é outra prioridade do partido que tem como candidato a presidência da câmara distrital de Água Grande, o Jovem Kiney, conhecido na cidade como DJ. Pelas suas qualidades como DJ.

O discurso político do ADI não ficou pela autarquia de Água Grande. Afinal de contas a campanha eleitoral em curso tem meta no dia 1 de Agosto com a realização das eleições legislativas. A situação dos idosos a nível nacional é preocupação do partido que deseja ter maioria dos votos para ser poder. «Não é possível num país como o nosso, ter velhos que recebem 70 mil dobras de reforma. E o estado espera 6 meses para pagar os 70 mil dobras. Querem matar os velhos? Vamos dar respeito aos nossos velhos», afirmou o Presidente da ADI tendo por isso recebido forte aplauso da assistência.

Os jovens são outra franja da população, que mereceu atenção especial de Patrice Trovoada. Para além da promessa de construir infra-estruturas desportivas para dar ocupação e lazer, aos jovens, Patrice Trovoada propôs, formação e emprego. «Jovens precisam de emprego, trabalho e formação. Temos que dar futuro a juventude. Vamos ajudar os jovens na formação profissional. Por isso vocês têm que ter confiança no ADI. Agora é a vez de o ADI mostrar como é que se deve trabalhar para desenvolver São Tomé e Príncipe», frisou.

O combate a pobreza extrema que grassa o país inteiro, é também prioridade da Acção Democrática Independente.

A campanha eleitoral está aberta, no dia 25 o povo vai decidir nas eleições autárquicas em São Tomé e regionais na ilha do Príncipe. No dia 1 de Agosto são as legislativas.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    DJêLO Tê FôçA Responder

    Caso queiras ver STP dar saltos qualitativos no seu processo de desenvolvimento procure esforçar-se bem para empurrar o MLSTP ao lado de oposição. “Tanganatan.”

  2. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Quantas promessas…De onde vira toda essa verba? ou o Patrice ira tirar do seu próprio bolso para as realizar??
    Depois há muita confusão quanto a competência da autarquia. Autarquia não atribui reforma(pensão), isso é da competência do governo. Há 2 em 1 nesta campanha eleitoral.

  3. img
    Leve-leve Responder

    Os teus argumentos nao convence tendo em conta que fizeste ma gestao dos consbustiveis da EMAE enquanto foste PM e ter tido uma atitude autocrata(ditador) o que nao coabita com a socieda livre e democratica de STP. Ademais essas cenas de formacao profissional sao fantuchadas. Quero saber se de facto tiver que dar formacao quem serao os benefiaciarios? So pessoal de Campo de Milho? Pessoal de Av. 12 de Julho? Ah, sim, so serao pessoal puxado a teu partido. Entao logo nao tas a falar de desenvolvimento do pais mas sim de um grupinho de gentes seleccionadas. Esta escrito, teu plano eh vender STP a Gaboneses, Libios, e aos Arabes Sauditas, Nigerianos…. Estaremos tramados! Ques Deus nos livre desta tua tentacao!

  4. img
    CT Responder

    Não sou simpatizante da ADI, mas o candidato da ADI para a autarquia de Água Grande o DJ Kiney, é o ideal do meu ponto de vista.
    Por Kiney vou votar no ADI apenas nas autarquicas…………Viva Kiney.

  5. img
    Marques Responder

    agora sim vejo um jovem licenciado a cadidatar-se a um bom cargo em s.tomé espero k isso seja como uma revoluçao na politica santomense e k possa aparecer mais jovens recem licenciados a participarem mais na estrutura do poder politico de stomé,vejo isso como uma mudança ja cansa ver sempre as msm pessoas…é jovem e tem outras ideias…

    • img
      Mé-Chinhô Costa Alegre Responder

      Caro Marques,

      Nenhuma empresa contrata alguém sem experiência para por num cargo de chefia. Será que você considera correcto que um responsável do poder máximo da capital do teu país nunca tenha trabalhado e venha assumir o cargo de representante da cidade, autoridade máxima de polícia e de protecção civil.

      Pode-se gostar do ADI mas o partido não fez uma boa escolha porque estamos a falar de pessoas que não começaram de baixo, não têm carreira em nada. Portanto, era justo ele começar como vereador mas não pode almejar a liderança.
      Dito de outro modo, se o partido considera o poder local um verdadeiro poder devia apresentar alguém com experiência, no sector público ou privado.

      Obrigado.

      • img
        Fé zâua lêgado.. Responder

        Agradecia, que podesses informar mais sobre o que é vereador. Mesmo o presidente de Camara é um vereador e hoje vemos muitos vereadores que nada fizeram para seus bairros eleitos. Mas o nosso mal é julgar as pessoas se nos conhecer. Esse jovem tem expereencia sim e é a pessoa ideal e granda aposta, se não o povo não estaria do seu lado. O povo sabe muito bem quem ele quer. Antes mais um jovem Administrador, do que uma “Didinha ou vendedor de OVOS!!! Se tiveres outro candidato melhor que apresentes…Não sejamos egoista…

      • img
        Oldayr salgueiro Responder

        olha quem que vc viu nesse pais a começar de baixo responde.polica começa aonde dá + sorte isso tudo é um jogo de sentura
        e chega tenta é nova geração , ate pra concorrer concurso publico pedem 3 á 5 ano de expriência mas se alguem nao te empregar como vc ganha expriência , deixa pra ver é sangue novo vamos tentar

      • img
        Moisés Lima Responder

        Sr Costa não devemos ser pessimista devemos sim ajuda-lo de forma positiva o nosso país por longos anos foi governado por dito gente qualificado e o resultado é o que vemos a olho nu.É bom que todos nós ganhassemos esperito pessimista.
        Cump.
        ML

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Para se ser licenciado é necessário frequentar completamente, o 10 e 11ª classe. Quem compra certificado, nunca é licenciado.

      • img
        Fé zâua lêgado.. Responder

        O que um dia nos vai matar nessa terra, é inveja. Nada mais vcs têm em relação a esse jovem….Deveriam é seguir seu exemplo e ponto final.

      • img
        Fé zâua lêgado.. Responder

        Concordamos contigo, mas isso serva para Dinha e seus companheiros, se não conheces bem a pessoa, fui colega de escola até o final do liceu…orgulhosos e defamadores, se fosse riqueza…estarias rico…

  6. img
    cesarjesus Responder

    Nao sou candidato de nenhum partido, espero que nesta eleicoes ganhe o partido com ideias inovadoras e com novas caras Politicas principalmentes aos jovens recem formados ou nao, mas com visao de actualidade Santomense…precisamos de mudar as figuras Politicas de STP, acredito que o ADI do Patrice Trovoada esta melhor posicionado neste sentido de mudanca Politica…mas em STP principe tudo e possivel, nao existe vencedores antecipados, por uma simples razao do chamado BOCA DE URNA…ai as possoas sao precionadas e ate mesmo ameacadas, e o BANHO ganha forca, pois mudando as intensoes de voto de cada eleitor…eu gostaria de presenciar este cenario triste “BANHO” para confirmar este facto com premenores evidentes, mas ele EXISTE e um facto consumado!!!
    Com ou sem Banho, que ganhe o melhor e que o Povo saiba eleger aquele que lhes oferecerao mudanca!!!

    Forca Povo STP…

  7. img
    Jose Luiz Responder

    Caro leitores
    Quero aproveitar essa oportunidade k Tela Non nos deu pra deixar aqui tb meu ponto de vista sobre esse Partido(ADI)… Um partido k comecou a trabalhar e a lavar a casa e comecou tb a desvendar as sugeiras dos nosso corruptos e assim eles logo k notaram ajuntaram e deram cabo do Senhor Patrice…Espero e acredito k desta vez o ADI vai subir ao poder com uma boa percentagem… mais quero aqui avisar já o Senhor presidente do partido para não ajuntar nenhum elementos de outros partidos pork eles são todos corrupto por amor de Deus …..Existem muitos Jovens ca em saotome e estrangeiros com capacidade de mostrar esse povo k realmente não são só eles k podem governar…. alias já demos eles todas tempos suficiente parar mostrar a capacidade deles e o que eles nos mostraram todos nos estamos a ver… O Pais esta ficar cada dia k passa pior…
    Por isso pensa bem nessa eleição meus irmãos
    Obrigado.. Viva ADI

  8. img
    oldayr salgueiro Responder

    olha falta mais quadro e estrutura a esse partido já que foi criado pra defender enteresses de uma familia, mas quem sabe as coisas podem muder com tempo levaram pra candidato um jovem que provem de uma familia do MLSTP, mas fala pra vocês esse jovem conhece bem a nossa cidade te capacidade não seria mal apostar nele mas votem sempre por prodencia e analize a melhor possivel .OS

  9. img
    gilker Nascimento Responder

    Realmente os jovens é a força do futuro!Nao conheço este Kiney,mas o meu desejo é que a nova geraçao juntamente com cada um de nós,mude Sao Tome e Principe!Que Deus abençoe Sao Tome e Principe!

  10. img
    Assunção Responder

    Que seja. O que nós queremos é competências, rigor, imparcialidade e inovação. Criem bases sólidas para o desenvolviomento do país. Isto começa com os recursos humanos, apostem sim na juventude, pois há muito sangue novo na praça preparados e em preparação que com apoio dos mais experientes, sem má fé, sem a ganância de tudo querer e rápido, por isso depressa caem nas malhas da corrupção, pois com vontade que todos deveremos ter em ver o nosso país crescer, vamos dar inicio a uma nova era nas nossas ilhas.
    Com cumprimentos.

  11. img
    h da silva Responder

    Nao sou muito de ir nessas conversas,mas sinceramente axo k dar um jovem oportunidades como esta a ser feito no ADI e de reconhecer.pk em stp os politicos so querem usar os jovens,mas nunca aproveitam o que de bom neles existem.nao sei si o ekineyde tera la capacidades mas com ajudas de tds axo k sera uma das mais valia pra o meu lindo distrito.conheco-o bem e um jovem ambicioso e com vontade de fazer coisas boas,so resta me desejar sorte e que nao te deixes ir nessa corrupcao k e sao tome e principe no seu todo.conta comigo jovem.

  12. img
    DEMOCRATICO Responder

    Primeiramente quero agradecer ao Téla Nóm por ter atendido o meu pedido , de postar em detalhes o desenrolar das campanhas e o segundo quero dizer que não sou partido ADI mas sim do MLSTP mas como jÁ estou cansado de figuras velhas cansada como a srª DIDINHA e os outros, eu vou dar o meu voto ao nosso novo Licenciado Kinei mais conhecido como “DJ KINEI “. Esse sim no meio de todos ele safa , é jovem com novas idéias, já pode demonstrar em pouco tempo que esteve a trabalhar na camara distrital de Água Grande aonde ocupou a pasta do Administrador, que tem competência, conseguiu desenrolar varios projetos com destaque a escola profissional e também dinamizou a gestão da camara com os seus novos conhecimentos. Vou apostar nele e pesso aqui que todos jovem aposte nele vamos testar a capacidade de um jovem na fileira politica de São Tomé e Príncipe , e hoje a nossa cidade precisa de uma presidente dinâmico , forte de idéias novas, coisa que eu creio que este jovem tem e sobra , ele estudou no brasil que pela minha visão poderia servir de exemplo para um STP melhor. La tem qualidade de vida para os funcionário, tem praça de laser, tem quadras desportivas paras os jovens praticarem desporto, tem comunidades organizadas com apoio de ONGs e não só, tem uma boa política de recolha de lixo e muito mais. são projetos e programas que podemos adotar na cidade de são tomé e arredores. Brasil é um pais de corrupção como a mídia faz transparecer mas , o povo ali trabalha, os jovens têm oportunidades, são empreendedores. Obrigado Patrice Trovoada por ter uma boa visão de dar oportunidade a este jovem. Vamos la Juventude apoiar a nossa praça, somos esperança somos o futuro de STP .

    VIVA DJ KINEI ( Recém formado em Administração de Empresas)

    VIVA ADI ( Patrice Trovoada)

    VIVA JUVENTUDE;

    VIVA STP .

  13. img
    Jovem STP Responder

    So pode ser um partido com muito pouco quadros que tenta por alguem como Kiney para Presidente autarca…um rapazinho acabado de chegar e que ate hoje nao demonstrou serviço nenhum, a nao ser meter som….KINEY….nunca imaginei que tivesses olho cheio assim…VIVA MLSTP

    • img
      Fé zâua lêgado.. Responder

      Se não estas informado, procura informar e deixa de falar a toa “o mau habito dos santolas”, a quanto tempo ouviste que KINEY passa som? e mesmo se o fizesse, é uma profissão, melhor do que a profissão “criticar” Olho cheio tem vc, gostarias é estar no lugar dele. Pelo menos o conheço bem e já gerou empregos em S.tomé e continua a gerar e sempre trabalhou,
      VIVA SIM A CORRUPÇÃO, ISSO SIM…

  14. img
    Abel Martins Responder

    Haver vamos

  15. img
    QUINTINO Responder

    EU LI ATENTAMENTE OS COMENTARIO É PARA DIZER AOS SEU ORGULHOSOS CEREBRO DE ELVILHA QUE:

    O KINEY SANTOS PODE MUITO BEM GERIR A CAMARA MUNICIPAL DA NOSSA CIDADE, FALA -SE SEMPRE DE OS EXPERIENTE POR ISSO MESMO QUE RAFAEL BRANCO COM SUA EXPERIENCIA ESTA A ARRANJAR 10 MIL EMPREGO,
    QUÊ QUE TEM NA CAMARA ESPECIAL QUE JOVEM NÃO PODE GERIR, SEJAMOS SERIOS, POR EXEMPLO A NOSSA VIZINHA CABO VERDE TEM MUITOS JOVENS DIRECTORES RESPONSAVEIS, ENTÃO PORQUE QUE EXISTE ASSESSORIA, ACHO QUE VOCES TODOS SÃO INVEJOSO……………VIVA KINEI SANTOS(CHIPA)VIVA TODOS JOVENS FORMADO COM MESMA INICIATIVA, STP PRECISA REFORMA
    porque somos todos santomenses ………..

  16. img
    Jovem de verdade Responder

    Jovem stp eu acho que você n sabe de nada que si passa em STP, SI CALHAR ÉS UNS DOS TIAS MENINO DE RECADO DOS CAMARADAS DO MLSTP. Olhos cheio deve ser você que n tem coragem para enfrentar esse políticos corruptos ou queres estar no lugar dele ? Porque em stp é assim falar é fácil fazer é difícil. Temos que parar com isso meu caro jovem vamos pesar e desenvolver o país dar oportunidades aos novos talentos, pessoas com vontade de trabalhar e de fazer algo de bom para nossa cidade e arredores . você com este nome de ” jovem stp ” é para apoiar os jovem não para querer cobiçar os outros. portanto eu aconselho em unir forças e apoiar a nossa praça jovem . O rapazinho que acabou de chegar é corajoso em aceitar esse desafio de concorrer com pessoas que todos nós sabemos as suas lambanças, só querem chupar o pouco que stp tem, então jovem tenta informar – se melhor e pensar de outro jeito para ver si nós conseguimos mudar esta capital.

    JUVENTUDE É PROGRESSO – Unidos Nada Nos Pode Parar nem Vencer. EL FUTURO ESTA EN NUESTRAS MANOS

    VIVA STP;
    VIVA KINEI;
    VIVA ADI:
    ABAIXO DIDINHA e os seus compassas .

  17. img
    Salvador da Pátria Responder

    O Senhor Dr. Mê Chinhô Costa Alegra teve uma atitude incoerente, porque critica a candidatura do jovem Kiney e esquecendo também que és o assessor jurídico jovem e sem grandes experiências da Camâra de Água Grande.
    Pelo visto, Senhor Dr. está com receio de perder o tacho.
    Seja coerente, meu caro compatriota.

    • img
      Mé-Chinhô Costa Alegre Responder

      Caro Salvador,

      Tenho nome e dou. Apresento-me com esse nome. Se tivesse que esconder o facto de ter trabalhado com as autarquias eu faria como vc que está a esconder o seu.

      Não há falta de coerência nenhuma mas sim humildade para reconhecer que eu aprendo todos os dias. trabalhei em instituições diferente em STP e estou cá há mais de três anos mas em caso algum ousaria assumir posições de liderança. Não por cobardia mas por mas sim por ter vergonha na cara.

      Quem valoriza os recursos humanos sabe que a chave é a experiência, ou seja, quem não a tem não pode mandar. Por isso, se você acha que é meu problema tudo bem mas eu vejo o quadro de outra maneira.

      O ADI não o escolheu o seu candidato ser muito bom porque ele nunca teve oportunidade para provar que o é em posições de subordinação, recebendo ordem e executando, apredendo como se fazem as coisas…

      Daí que deve-se considerar um acto de coragem mas admitir ao mesmo tempo que se fosse um país respeitável isso jamais aconteceria.

      Quanto à minha colaboração profissional, deve saber que também trabalhei pro bono (de graça) para a Associação das autarquias e também é assim que passei a colaborar recentemente com a CDAG.

      Sempre fui um entusiasta do poder local. Por isso garanto-lhe que os são-tomenses são centralizadores e políticos não valorizam esta dimensão do poder. A Câmara de Agua Grande institucionalizou-se, organizou-se internamente e esta instituição agora anda lutar no meio do aperto de meios para financiar as suas actividades. O Estado não se importa. O ADI não vai ser diferente porque também já demonstrou o seu estilo.

      Analise a questão de outra maneira. Ponha-se na posição de gestor e vera que os partidos que valorizam o poder local do Distrito Capital do país apresentam alguém que já deu provas. é assim que fariam as boas empresas. Depois compare os melhores exemplos. Veja a Câmara Municipal da Praia em Cabo Verde, de onde partiu o actual Primeiro Ministro desse país e a Câmara de Lisboa.

      Tacho…talvez quando a qualidade não for mais procurada no sector privado.

      Grande Abraço

      Muita Luz

      Chinhô

      • img
        Fé zâua lêgado.. Responder

        O que é que KINEY te deveu assim? Ou não será por seres ou foste aacessor do Presidente de Câmara João Viegas que nada fez para essa cidade, que estás a criticar o Jovem “Kiney”….
        Tb és jovem e vais ficar parado, por não teres experiencia.
        PALHAÇo “Olho cheio”

  18. img
    jaka doxi Responder

    A Didinha,uma autentica analfabeta foi Presidente da camara de agua grande pelo mlstp/psd.
    No parlamento temos deputados vinhateiros,Bôbô Danço,autenticos figurantes de taatro.
    Poerque não um jovem e ainda mais licenciado ser presidente da camara municipal?
    Se ele sabe gerir a sua familia não será tão dificil gerir uma autarquia.
    abraços.

  19. img
    João Vaz Responder

    Vamos dar oportunidades aos jovens.
    A Camara de Água Grande, hoje já têm quadros licenciados. É necessário ter um presidente a altura. Os 12 anos anteriores do mandato da DIDINHA, eram diferentes de hoje. O ADI teve boa aposta.

  20. img
    Mé Súbà Responder

    Vou falar!!!!

    … obrigado.

    Sinceramente, depois de ler o artigo e os comentários reais, sim porque alguns não passam de brincadeiras com palavras, pergunto-me em alta voz:

    1- qual a razão de haver tanta preocupação com a população apenas nestas alturas e, depois dos resultados lá vai o presidente do ADI para o exterior?

    2 – um partido com dono claramente assumido, jovem ilucidado e, aparentemente, com muitos recursos, porque razão ao longo destes anos não foi criando posto de emprego, dando aqui e acolá algum apoio à população?
    3 – apostar na juventude é de capital importância mas, não seria bom o Sr. Dr. começar por dinamizar o sector privado, mediante investimentos que possam fazer diminuir a dependência externa do país em matéria de importações?

    Resumo:
    quando o Sr. Patrice Trovoada começar a investir no país, criando emprego e efectivamente começar a fomentar a nossa economia, nessa altura acredita todas as dúvidas que habitam as mentes das pessoas que realmente gostam do país, serão dessipadas.
    Caros amigos, também sou um quadro jovem, tenho ambição obviamente mas, a subida não pode ser a qualquer custo.
    O Kiney é um jovem dinâmico, tem visão para negócio mas, precisava de mais algum tempo como funcionário da Camâra para só depois assumir as funções.

    Que pena ter puxado tão cedo o tapete ao actual presidente que muito fez por ele.

    Sobre a formação, nada quero dizer, apenas torço para que um dia no meu querido país, as pessoas sejam forçadas a mostrar que de facto merecem os selos académicos que carregam.

    Grande Levy Nazaré!!!
    jovem quadro, figura conhecida de todos nós mas, só quer ter o seu tranpolin para ir subindo.
    Exemplo:
    1 – o famoso programa da rádio nacional;
    2 – partido Geração Esperança
    De facto o amigo é muito esperto, sinceramente só espero que não mudes de estratégia pois, os quadros recém chegados, maioritariamente de Cuba, com o tempo vão também aperceber-se da situação.
    Claro, enquanto isso, “vive tua vida”

    … VIVA STP, VIVA O POVO …enfim, fico por cá, prometo voltar.

    • img
      Fé zâua lêgado.. Responder

      Todo o mundo não veio para ser lider neste mundo, és quadro, mas não destacas, por isso não critica os outros, cria a sua amizade, deixa de se orgulhar dos outros “OLHO CHEIO MATA FORRO”

  21. img
    Adriano da Silveira Danquá Responder

    Falando do candidato Jovem Kiney, até certo ponto foi uma escolha ideal, porque ninguem nasce com saber,a senhora Fernanda Margato, tem alguma formação de Autarquia, mas como é que senhora dirige a camara por muito tempo, sem fazer algo,andando a enganar as palaiê no mercado

  22. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    Qualquer individuo que seja Santomense tem uma cota parte neste territorio, portanto ele tem o direito de emitir a sua opinião desde que seja para o desenvolvimento do pais,algumas pessoas são pessimista quanto ao desenvolvimento, mas ainda acredito, desde que mude as caras vejas que estão a frente do destino do pais

Deixe um comentario

*