00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Processo de reconhecimento do Kosovo “é uma situação anómala”

Para o Primeiro-ministro Gabriel Costa, o reconhecimento do Kosovo pelo anterior Governo de Patrice Trovoada, é uma situação anómala que deverá ser corrigida ao seu tempo. Com base numa resolução de 13 de Março de 2012, o anterior governo reconheceu o Kosovo, sem que tal decisão fosse ratificada pela Assembleia Nacional e promulgada pelo Presidente da República.

Jurista de profissão o Primeiro-ministro Gabriel Costa, não tem dúvidas de que o processo que levou o anterior Governo a anunciar o reconhecimento do Kosovo, como estado independente, é uma situação anómala.

Gabriel Costa, denuncia tal anomalia, quando foi interpelado pelos deputados a Assembleia Nacional, na sessão plenária de quinta – feira. Aliás a falta de esclarecimento sobre o processo de reconhecimento do Kosovo, foi uma das questões que suscitou a moção de censura, que provocou a queda do executivo de Patrice Trovoada. «Não deve haver pelo menos com este Governo, qualquer equívoco, e nós não figuraremos na lista de países que adoptam expedientes para resolver outros problemas, que depois a gente não sabe o que é que é», declarou o Primeiro-ministro Gabriel Costa.

O Chefe do Governo adiantou que se São Tomé e Príncipe, deve relacionar com um Estado, «este relacionamento deve obedecer a critérios bem definidos, e sobretudo que o Estado são-tomense fique dignificado», frisou.

No caso do reconhecimento do Kosovo pelo anterior Governo liderado por Patrice Trovoada, a situação é considerada de anómala. Gabriel Costa, promete dar passos para corrigir tais situações anómalas. «É um passo para a normalização desses aspectos todos que eu chamaria de situação anómala, da política externa de um país e vamos fazer todos os esforços, com vista ao respeito dos nobres interesses do Estado são-tomense. E esta questão será clarificada no seu devido tempo como outras questões, que são do interesse do Estado», assegurou, o primeiro-ministro são-tomense.

O anterior Governo reconheceu o Kosovo, com base numa resolução do Conselho de Ministros datada de 13 de Março de 2012. O documento diz que reunido sob a presidência do DR. Patrice Emery Trovoada, o Venerando Conselho de Ministros, «decidiu por unanimidade reconhecer a República do Kosovo, como Estado soberano e membro de pleno direito da comunidade internacional, e submeter a posterior ratificação e promulgação pelos órgãos competentes». A Resolução do Conselho de Ministro do anterior Governo, foi assinada pelo ex-Ministro da Justiça e Reforma do Estado, Elísio Osvaldo do Espírito Santo d´Alva Teixeira.

A resolução em causa nunca foi ratificada pela Assembleia Nacional, como determinam as leis de São Tomé e Príncipe, e nem tão pouco foi promulgado pelo Presidente da República. Cópia da resolução – scaner

Abel Veiga

  1. img
    UE Bétu Responder

    Na verdade ja se deram conta das asneiras que foi todo o processo de derrube do governo, então buscam descaradamente justificar o injustificavel, mas o povo de stp é soberano, e saberá em 2014 dar a devida resposta a tudo isso. è a primeira vez que se vê alguma coisa plausivel sendo efetuada nesse pais, msm em nome de uma ” arrogancia” pepetraram o derrube do governo, mas logo o vosso derrube será soberano, sobetudo o PCD, esses sim cavaram a sepultura. Partido sem ideal nenhum, custa-me crer que o prof COTÚ que em tempos foi me professor e por sinal era uma pessoa bastante sensata se enveredou nessa fileira. Só tenho a lamentar

    • img
      kuátelanon Responder

      Não deve haver pelo menos com este Governo, qualquer equívoco, e nós não figuraremos na lista de países que adoptam expedientes para resolver outros problemas, que depois a gente não sabe o que é que é», declarou o Primeiro-ministro Gabriel Costa.

      PS.ESTA Á A EXPRESSÃO UTILIZADA POR UM JURISTA???!!! ALÉM DE MAIS …UM PRIMEIRO MINISTRO.O QUE SIGNIFICANTE A EXPRESSÃO “a gente”. O QUE SIGNIFICANTE “O que é que é”?
      eSTAS Não são expressões para um chefe de governo. tem aparência das expressões utilizadas pelo antigo P.R-FBMM.!!!!!!!!!!!!!!!!

      • img
        kuátelanon Responder

        correção : esta é a ……e não esta à a…..

  2. img
    UE Bétu Responder

    leia-se foi meu professor de historia, professor me desculpe, nos privamos por diversas vezes, e a ideiaa que teve é de em tempos ter sido uma pessoa bastante sensata, diferentemente desses prof do liceu casmurros, e que acham terem Deus na barriga, lamentavel.

  3. img
    ANCA Responder

    Não obstante a boa iniciativa, Municipal, a notícia;

    “Vista alegre está mais alegre.”

    São Tomé e Príncipe continua na escuridão e obscuridão.

    Caros cidadãos SãoTomenses

    Atentem

    Quanto se fala no confortos sociais de uma população, neste caso, o crescimento e desenvolvimento e expansão ou se quiserem, a temática do desenvolvimento da electrificação do País, no que a ulitização de energia pela população como fonte de iluminação e itilização energética, é bom olharem, sobre o que diz os dados do Instituto Nacional de Estatística, e confrotarem coma realidade do País.

    Os números valem o que valem, e falam por si.Embora desfasados no tempo;

    “O inquérito sobre “Questionário de Indicadores Básicos do Bem-Estar – QUIBB-
    2005”, de São Tomé e Príncipe, realizado durante os meses de Novembro e
    Dezembro de 2005″, realizado pelo INE-STP;

    Informa o seguinte;

    “1.CONFORTO E SERVIÇOS SOCIAIS”

    “Relativamente aos indicadores sobre as características da habitação, onde se deu
    ênfase aos indicadores de conforto e serviços sociais, chega-se as seguintes
    conclusões:”

     “Quanto a utilização de electricidade como fonte de iluminação, 48,5% das
    famílias São-tomenses beneficiam deste bem social.” “Neste caso, regista-se
    grande desequilíbrio entre os meios de residência, ou seja, cerca de 62%
    vivem no meio Urbano, enquanto que apenas 33,7% no meio Rural.” “O
    distrito de Água Grande encontra-se numa posição que se pode considerar
    razoável (65,8%);”

     “Que cerca de 30% de famílias beneficiam do sistema de saneamento de
    meio adequado, o que se pode considerar de um nível muito baixo, com
    grandes diferenças entre o meio Urbano (39,1%) e Rural (19,2%) e o
    distrito de Água Grande com um nível superior (44,8%); 78,2% das famílias
    usam carvão e lenha para preparar alimentos e 6,6% utilizam meios
    adequados de evacuação de lixo produzido.”

    Fonte QUIBB-2005 INE-STP

    A notícia de que o Governo Santomense privatiza, ou pretende privatizar a empresa de água e electricidade.

    É de questionar, mediante os dados que foram expostos atrás, quais as garantias de crescimento e desenvolvimento sustentável da electrificação para o País(Território/População), sem ter em conta a Organização, o Planeamento, ou seja de um Plano Estratégico de Electrificação, que responda as necessidades futuras do País(Território/População), no seu todo, como São Tomé e Príncipe, á nível económico, social e ambiental, com a pretensão de privatizar, somente pelo ajuste finaceiro da EMAE.

    Antes de Privatizar a pressa, para o encaixe financeiro, e ajuste das contas da empresa EMAE, é necessário responder as seguintes questões e ter em conta e salvarguaradar o interesses das populações, de crescimento e desenvolvimento económico social sustentável, do País(Território/População);

    Porquê?

    Como?

    Onde?

    Quando?

    Quem?

    O quê?

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • img
      ir.jordao Responder

      Sr. ANCA ou caranguejo , não estamos a referir energia estamos a falar sobre falcatrua k PATRÍCIO andava a fazer deixa a tua paixão pela essa gente entendo k a paixão é cega, mas abra os OLHOS.

      • img
        UE Bétu Responder

        Seu besta, antes paixão do que essa cegueira mental. APAGADO isso que tu és. sem opinião propria e falta de capacidade de analise

      • img
        ANCA Responder

        Quanto a si, caro Cidadão, a si e a outros, fique e já agora fiquem sabendo que á minha paixão reside, no crescimento e desenvolvimento sustentável, modernização á nivel Social, Cultural, Desportivo, Político, Ambiental, Económico e Financeiro, do País(Território, Mar, população), que me viu nascer.

        No caminho de desenvolvimento sustentavel do País, todos somos necessários, e ninguém deve ser insubstituível, todos dever ter direitos á informação e opinião.

        A tarefa que temos, enquanto SãoTomenses, deve-nos fazer transcender a visão, o pensamento e comportamento, supra-partidário, e concentramos, com sentido de responsabilidade, sentido de Estado, Humildade, Disciplina, Trabalho Árduo, nos verdaeiros problemas do País-situação de Pobreza Extrema, Fome e Miséria, tanto mental quanto material.

        Pratiquemos o bem

        Pois o bem

        Fica-nos bem

        Deus abençõe São Tomé e Príncipe

        • img
          ANCA Responder

          Nas minhas intervênções, neste espaço, a minha visão, pensamento e comportamento, é Supra-Partidário, encaro o País como um todo, e jamais interesses e paixões Partidárias como tem sido, feito por alguns intervenientes neste espaço.

      • img
        ANCA Responder

        Jamais pretendo agradar o Forro, o Tonga, Angular, ou Moncó, Pois existe somente um País dos SãoTomenses- de nome São Tomé e Príncipe.

    • img
      ANCA Responder

      Telá Nón, venho por este meio denunciar, o que considero violação, da minha opinião, e que o jornais tenha mecanismo de controlo de emails para uma determinada opinião, e permitir deste modo maior rigor, no contributos que os cidadãos possam dar para o bem do País.

      Eu, ANCA, postei o comentário em epígrafe, relativo a notícia, a chegada de energia á Roça Vista Alegre, do qual alguém, copiou e colou o meu comentário, utilizando o nome do qual, tenho utilizado, para dar o meu contributo e opinião.

      Uma vez que isto já vem acontecendo com os meus comentários, peço mecanismos de controlo de opinião, através de certificação dos emails, de modo a pertimir maior rigor e não violação das opiniões dos cidadãos.

      Bem haja

    • img
      ANCA Responder

      Téla Nón, verificar a situação, para maior rigor e transparência.

      Com os melhores cumprimentos

  4. img
    DC Responder

    Sem prejuízo das questões a jusante,que se prendem com a (ausência de) promulgação e de ratificação, há desde logo uma questão a montante qual seja a da duvidosa validade da resolução do conselho de ministros: tem um ministro, seja ele qual for, competência para assinar, isoladamente, uma resolução do conselho de ministros adoptada/aprovada numa reunião presidida pelo primeiro – ministro? A resposta parece-me óbvia…a não ser que se trate mero comunicado, hipótese que não encontra suporte na notícia.

  5. img
    DC Responder

    Leia-se “de mero comunicado”

  6. img
    Binibone Responder

    Esse patrício queria fazer de S.Tomé e Príncipe e de todos nós a sua propriedade, queria por-nos na asta pública mas S.Tomé Podereso não dorme, S.Tomé é Deus vivo.

    • img
      Quem é a verdade? Responder

      Peço que me corrijam se o meu entendimento estiver erado.

      Mas S. Tomé não era um dos discípulos de Jesus que não acreditava na ressurreição de Jesus até que Jesus lhe mostrou as chagas e que foi morto nos tempos dos apóstolos? Sendo assim como podia ser ele mesmo um “Deus vivo”? Por acaso Jesus tinha algum Deus como discípulo? Quando foi que João ressuscitou para que esteja vivo?
      Claro, ele pode ser “deus vivo” para alguns que o queira adorar como tal mas isso na bíblia se chama idolatria.
      Um dos 10 mandamentos da lei de Deus diz: “Não terás outros deuses diante de mim. “ (ÊXODO 20:3)

      Vejamos o que se passou entre Jesus e S. Tomé (depois da ressurreição de Jesus).
      Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
      E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
      Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
      (JOÃO 20:27-29)

      Por isso se diz até hoje: “Eu sou como S. Tomé, ver para crer!”
      Se for este o Tomé que é chamado de “Deus vivo” fica no diálogo acima que ele era uma criatura e não Deus. Vejamos o que S. Paulo, um dos apóstolos nos tempos de S. Tomé, disse a respeito destas coisas.

      “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
      Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
      Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”
      (ROMANOS 1:23-26)

      S. João, outro dos apóstolos, escreve uma das mensagens dos 3 anjos dizendo o seguinte

      “dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse 14:7)

  7. img
    Cassuma - .Sofredor......F-G Responder

    O ADI é igual ao tubarão que come seu filho, e outros peixes; é igual ao crocodilo que mata e come tudo que aparecer à sua frente mas neste momento está com lágrimas de tubarão ou de crocodilo meu povo ñ cai nessa do ADI diga sim para esclarecer o presente governo questões coerentes sobre caso dos Barcos,Super Mercado,Kzovu e mais negócios de carácter pessoais em nome do Estado e deixar de usar Carro de Estado e pedir passaporte Diplomático e ainda dizendo que ñ conhece este Governo? É claro que ADI ñ conhece este governo pork tem este governo ñ é governo de abrir dentes quando vem de algum país com investimento pessoais mas sim é um Governo que com 18 meses pensa já em breve naquilo que é garantir em pleno séc XXI as necessidades básicas do povo como Energia, Água-Potável, Alimentação, Estradas foram palavra do 1º ministro e Chefe do Governo”Gabriel Costa” Neste preâmbulo quero me desejar ao Presidente da Republica e votos de um seguimento coerente diante da constituição para um futuro brilhante para S.T.P e dar uma atenção ao Governo e Director da EMAE sobre a zona de Cassuma que carece de Energia como prioridade sendo que nunca vimos um Deputado ao defender a zona de Cassuma e eu quer dizer que a mãe de um dia é menos classificativo do que quem cria durante bébé até 18 anos ou mais. Embora que os Deputados são defensores do povo mas são eleitos por Distritos onde a população ñ conhece a lógica de quem o representa eu quer lançar um apelo ao Pires Neto-deputado- MDFM gostei da sua intervenção mas existe um proverbio lindo que diz assim “vijam bô sá lumón bô punda xi subá esca qui ê cá fixa zanélá da bô” Cassuma é visinho de Otótó es do MDFM o deputado pesso que tb digas algumas necessidades que carece a população de Cassuma prioritariamente ENERGIA que é uma necessidade básica que em pleno séc XXI ñ deve ser novidade mas sim o exemplo de que o país desde a sua Independência houve transformação. Pensávamos que os membros de conselhos nacionais e coordenadores tivessem feitos pressões aos deputados do anterior governo que garantiu a Energia à população de Cassuma diante do Patrice Trovoada apenas foi conversas bonitas e dentes abertos. Sendo eu militante do desenvolvimento de Cassuma quer por direito que me dá a constituição no contexto deste governo levar luz verde energia para minha localidade “Cassuma” perto de Otótó, Antonio Soares que dista 300 metros com cerca de 200 eleitores cerca de 40 casas onde na cidade tem consequências de êxodo rural devido como prioridade energia que ñ existe em Cassuma embora outras necessidades como ter informações sobre Televisão, porque mesmo custo com pilhas para rádio é trabalho de água com cesto em pleno séc XXI. Obrigado aos meus leitores e enquanto a minha zona ñ tiver prova que a energia faz o presente 2013. Este comentário será actualizado em todas noticias do telanon.

  8. img
    Cassuma - .Sofredor......F-G Responder

    Bem como disse o Delfim a coisa está preta o Ministério Público e Polícia tem que funcionar sendo que o Sr.Afonso Varela tem cara de quem come e ñ gosta mas se calhar ele come muito mais do que outros vale os deputados entenderem que o Gabriel ñ faz milagre sendo que a coisa já está podre como aquecer e dar os deputados do MLSTP/PSD, MDFM, e do PCD Gabriel melhor deitar fora esta comida para o Governo do ADI caso eles ñ justifiquem com clareza chama polícia e Tribunal para os que compõem o ADI na gestão do Estado.

  9. img
    Fala pouco Responder

    Sobre o reconhecimento de Kosovo a pessoa que assinou este documento sem conhecimento da assembléia e do Presidente daRepublica mais uma vez traíram o pouvo Santomense .O ex primeiro ministro tem que ser chamado para explicar o pouvo o que ele recebeu em troca desse reconhecimento porque nao foi em vão Senhor primeiro ministro Gabriel Costa queremos ver quais sao as medidas que o senhor vai tomar a cadeia nao foi feito só para que rouba galinha nem banana caso do Kosovo também e roubo .

    • img
      UE Bétu Responder

      Deveria ser proibido alguns analfabetos se expressarem aqui nesse espaço . Faz-se ditado desde segunda classe, para fixação das palavras e uma das palavras mais simples de se escrever desde aquela epoca é POVO E NÃO POUVO, e pior que isso, é vir aqui como alguém que sabe ao menos ler e falar besteiras

      • img
        Os Leonenses Responder

        Ve-se logo que o grande analfabeto e o senhor Ue Beto. Quando se degita ha sempre uma ou outra letra que e tocada. Sao erros ao dactilografar. Nao e porque o senhor e analfabeto. Agora se o senhor e o funcionario do Patrice ou de Varela e que agora esta com medo, isso e outra coisa. Ha muitos comentadores que dao erroa ao digitar. Nao e porque sao burros ou analfabetos. A vossa canja esta no fogo. Voces tinham a intencao de matar esse povo e depois fugirem. Mas o Santo Tome e Poderoso. Mais podres vosso esta a caminho.

  10. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Muito bem. So criticando e não fazem nada. Ora vejamos, quando foi de Taiwan, oi tantas criticas. Mas vejamos quem cozou com Taiwan? Pelmo que sei, casas foiram ampliadas com dinheiro de Taiwan, assim como muitas outras coisas.
    Tudo isso é politiquice como sempre. qual é o problema? Porquê não Kossovo?

    • img
      Os Leonenses Responder

      Caro Argenezio Antonio Vaz!
      Nao esta em causa o Pais Kosovo. Quem reconheceu Taiwan foi o Estado Santomense atravez do seu chefe. O Patrice Trovoada nao e nem foi chefe de Estado. O senhor sabe e nao quer aveitar porque tem algo contra Presidente da Republica. Primeiro Ministro nunca e chefe de Estado.Que reconheca Palestina, Gaza e por ai fora. Mas quem tem o direito de o fazer e o CHEFE DE ESTADO depois de ser discutido e aprovado na ASssembleia.

  11. img
    Fala pouco Responder

    O povo quer ver ete documento de Kosovo que fio assinado por Ilisio Paquetinho mandado por Patrice Trovoada para ele ganharem dinheiro para bolço deles de só vos falta assinar a venda de S Tomé e Príncipe todo Santomense deve ter uma copia deste documento .o povo tem que saber quanto receberam e onde esta o dinheiro e quanto recebeu cada um deles

    • img
      Os Leonenses Responder

      Estou plenamente de acordo consigo senhor Fala Pouco. Depois de conhecer a verdade sobre todo esse processo, deverao todos irem a cadeia. E la o lugar deles. Vendedores da Patria, inimigos do povo

  12. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Esse PM Gabriel Costa, é um fofoqueiro. Em vez de ir a busca de responsabilidades, vem aqui fazer mexerico e não menciona quem cometeu as infracções. Se foi PT mais o Varela, que diga. Não vem com silogismos para enganar o povo ou tirar vantagens. Seja homem, aja firme com ideias próprias.

  13. img
    Setilio Vaz Responder

    O dinheiro para o PT era sempre capim. Com estes expedientes obscuros só era para dinheiro sujo. Entrada de forma invisivel de somas no mercado nacinal. Barcos com fins opostos do que vinha no contrato com logistica quase insuportável, talvez com meios de falsificar notas etc.Por esta razão o rapaz não quiz deixar o poder para que a careca não fosse descoberta.Agora vamos ter de tirar a sua mascara e os teus seguidores e o PGR saberão que mal estavam a fazer este humilde povo.Esqueça de nós porque em20 dias do actual Governo vive-se numa calma sem grandes tensões entre as pessoas. O ADI só faz a politica de Exclusão como se fosse o unico detentor da verdade.Os seus directores tinham que funcionar de acordo com a vontade do chefe. Ele conhece mal este povo que nunca se envergou diante do colono. No seu pais Gabão os donos são chamados de patron em STP trata-se por Sr,sra etc.Somos diferentes.Fica aonde estais e só vem para sentar nos bancos do réu que te espreita.Andavas a pregar a bandeira contra corrupção afinal quem é você……………..

Deixe um comentario

*