Destaques

“Presidente da Assembleia Nacional age sob as ordens do seu chefe”

Assim reagem os líderes das bancadas parlamentares do MLSTP e do PCD, a decisão do Presidente do Parlamento José Diogo, em avançar com o processo de cassação do mandato dos 21 deputados que representam a oposição na Assembleia Nacional.

Numa nota de protesto público que deu entrada na redacção do Téla Nón, os grupos parlamentares do MLSTP, PCD e um deputado da UDD, dizem que ao invés de aprofundar transparência, o pluralismo e o debate político, o Presidente da Assembleia Nacional, «quer prestar serviço ao seu chefe, exacerbando a ditadura da maioria que o seu partido detém no parlamento, não respeitando no mínimo os partidos da oposição», lê-se na nota de protesto.

As bancadas parlamentares, acrescentam que José Diogo Presidente do Parlamento, está perdido «porque tem sobre as costas as ordens do seu chefe e pela frente as leis».

Dizem ainda que antes do Presidente mandar a primeira comissão especializada abrir processo de cassação dos mandatos dos deputados, José Diogo, deveria recordar que em « caso de violação do processo de votação deve o Presidente da Assembleia Nacional nos termos do regimento expulsar imediatamente o deputado faltoso da sala do plenário, o que não aconteceu».

Segundo os grupos parlamentares, «a acção de não votação de um acto ilegal foi dos grupos parlamentares e não de deputados isoladamente. A lei não confere ao Presidente da Assembleia Nacional poderes para expulsar grupos parlamentares. O estatuído sobre a perda do mandato não especifica que a não votação de um acto ilegal tenha como consequência a perda de mandato».

Abel Veiga».

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

    22 comentários

22 comentários

  1. Rambo

    8 de Fevereiro de 2016 as 14:33

    Esses deputados deviam ser chicoteados dessa vez pra aprenderem a nao brincar com o povo. Sao pagos pra votar e devem faze-lo. Andam a ficar gordo, a custa do povo agora estao com medo de perder o taxo….

  2. O povo quer saber quem é o Pai desta Facção ADI. Mas é quem afinal? Zé Maria? Guibson? Romero? Raposo? Vendo da trovoada? O povo vai saber nas urnas!!!

    8 de Fevereiro de 2016 as 15:01

    Atrás disso tudo, existe uma facção bem montada a partir de DUBAI que querem destruir STP todo com a nossa giboia palaiê Presidente da Câmara de Mé-Zochi coitadinha que nada sabe que parte do corpo doí ela, falando besteira como quem caiu no pau ou sentou no pau.

    Onde já se viu políticos e políticas de meia tigela a enganar o povo desta forma. Só mesmo em no DUBAI de STP é que povo pode ser tão humilhado desta forma com aquilo que sai de boca dos militantes pré-pagos da Facção ADI.

    O povo está tomando nota disto tudo. O povo não está a dormir. Cuidado vocês Facção ADI porque o povo já tem pista de tudo. Quando for não chorarão.

    Prometeram arroz 13 contos = zero, internet praça digital= zero, DUBAI = zero, cadeia de alta segurança = zero, cemitério de alta segurança = zero, água = zero (os populares lutam com outros para catar água, alguns de santana, bombom, etc…, têm que deslocar até cidade capital para comprar água), energia = zero (só apagões), educação = zero, cumprimento das leis = zero, democracia = zero, pagamento de salário tardio = 100%, comer mulher dos outros = 100%, violação dos direitos dos cidadão = 100%, promoção dos incompetentes e sem escrúpulos (cauíque) = 100%

    Comparam barcos e como não gostam da democracia e de transparência e cumprimento da lei, ninguém sabe quanto custou cada barco, se foi 1.000.000 de euros ou dólares, etc…Tudo a escondida. Mas povo vai saber nas urnas.

    • Maguitta

      9 de Fevereiro de 2016 as 9:51

      Dia 9 de Fevereiro o funcionário público não recebeu salário ainda: É DUBAI DE LÁ. O último salário saiu em 22 de Dezembro de 2015.

  3. Maria Rosa

    8 de Fevereiro de 2016 as 15:18

    O acto é ilegal porque? Qual é a lei e o artigo violado? Era bom os caríssimos deputados explicarem isso. Não basta dizer que é ilegal.

  4. Rambo

    8 de Fevereiro de 2016 as 15:33

    Voces do MLSTP e o pai da corrupcao na terra…estou cada vez mas farto disso…deixem os outros trabalharem, que pior que voces nenhum partido em STP fara!!!!! Tamos com falta de monangamba ali no porto, voces com tanta forca que tenhem poderiam ir la ajudar, que pretariam melhor servico a nacao e tb faziam exercicio pra queimar essas banhas….

    • SEABRA

      10 de Fevereiro de 2016 as 10:43

      ….Rambo da ignorância, nunca se disse que uma sociedade podia ser desenvolvida com puxa sacos analfa-brutos como você.
      Por outro lado, acho que seria-lhe bem mais ùtil, de ir tomar uma formaçaozinha e aprender a se exprimir de modo compreensivel e correcto, em vez de vir agravar o caso dos seus “lideres”ADI,muitos aliàs, tao ingnorates que você RAMBO da imbecilidade(de facto, você acumula muita estupidez junta, que revela bem a sua ingênua opçao pelo nome RAMBO). Nisto, você merece ser aplaudido, RAMBO.

  5. FCL

    8 de Fevereiro de 2016 as 15:52

    …pois ..ordem do empresário, dono da empresa, ordem de quem lhe da emprego, nao tem como nao obedecer..

  6. ARROZ SUJO DE ADI

    8 de Fevereiro de 2016 as 16:24

    Pelos vistos, o Presidente de Assembleia não passa dum marioneta ao serviço P.Trovoada! Presidente da Assembleia esqueceu-se q devia ter CUIDADO com o DIABETE CRONICO d que padece! Acho q ele quer fazer historia antes de morrer para ser considerado de HEROI de ADI depois da morte, pensando q no CAIXÃO DE OURO q lhe será ofertado depois da sua morte pelo seu líder P.Trovoada com dinheiro de proveniência DUVIDOSA,ele irá RESSUSCITAR! Engana-se redondamente!

  7. João Rodrigues Serôdio

    8 de Fevereiro de 2016 as 18:08

    Vigora uma noção muito peculiar de democracia em S.Tomé e Príncipe.Por muito que se tente demonstrar e provar,que S.Tomé e Príncipe da pré-Independência,foi vencido e ultrapassado,a verdade é que a nossa democracia,ainda é uma brincadeira de crianças ou é tratada como tal.Por muito que custe,não é uma democracia plena,há limitações terceiro-mundistas.Sem medos,o que se passa actualmente,é o de uma democracia proto-fascista,que exprime bem as suas contradições,os antagonismos entre o ideal democrático plasmado na Constituição e a prática política Santomense.Este caso da cassação de mandatos,é só mais um exemplo de entre muitos,e que ainda não foi tratado na sua verdadeira dimensão.

  8. Vexado

    8 de Fevereiro de 2016 as 20:16

    Como disse a Sra Presidente distrital Isabel Domingo: é Dubai de lá! Infringir leis, abuso de poder é Dubai de lá. Apregoar mentiras contra pessoas de bem para fundamentar as acções do actual primeiro ministro é Dubai de lá.
    Esse Dubai está desvirtuado já que não conseguem implementar uma falsa copia do dubai. Dubai virou bubai.
    Bubai porque água se foi, tranquilidade e paz social se foram, informação e transparência se foram. Estabeleceram e regularizaram a energia para passar futebol na TVs. Para não dizer que é botar abaixo, sugiro ao Mario bandeira e Varela, que carecem de boas ideias, criar TVs 2. Já é na altura.

    Autorizo que digam pela primeira vez e em 40 anos de independência…

  9. Descamisado

    9 de Fevereiro de 2016 as 9:05

    A senhora Presidente da Câmara Distrital de Mè-Zòchi, Isabel Domingos tem comportamento igualzinho ao de antiga Ministra da Saúde, Senhora Ângela Pinheiro.
    A senhora Isabel Domingo não tem moral para dar pessoa,levou o pai dela para asílio, devido muita DESPESA.Ela tem condições com relação a muita gente para cuidar do velhinho. Mesmo assim, anda a enganar os coitados com prato quente uma vez por ano.

    • Vexado

      9 de Fevereiro de 2016 as 11:25

      Deixe Isabel domingos com pai dela no seu lugar porque é Dubai de lá em casa dela e quintal dela.
      Quando se aborda questões pessoais desses ilustres figuras publicas eles ficam ofendidos e bravos, porque misturam tudo. Ignorância no seu esplendor mais alto.
      Falemos das suas acções publicas.

      Nova moda, os cibernautas do adi andam a invadir contas do facebook alheio para saberem quem tem o referido perfil. Caso disso, gika Simão, wando castro.

      Seguem pessoas na rua, vigilância apertada, pois como andaram fazendo batota no anterior governo têm um do que lhes aconteça o mesmo.

  10. chorasó

    9 de Fevereiro de 2016 as 9:10

    muito bem, aqui que se faz aqui se paga, lembrem se qdo ouve queda do governo do ADI, os deputados do ADI estavam na mesma posição, o MLSTP e os PCD criaram a lei para obrigar os deputados do ADI a Votarem ou abster. Hoje esta lei esta servir para os seus criadores, muitos qdo estão no poder fazem tudo para os beneficiar, esquecendo q AS COISAS NÃO VÃO SÓ hoje estão no poder amanha estão fora do poder. Agora aguenta. MLSTP e PCD estão a colher o que plantaram .
    CHUPETA SAIU DA BOCA AGORA É CHORRAR SÓ . AGUENTA!!!!!1. Abel seja Jornalista fala sobre esta lei criada nesta altura esclarece as coisas devidamente. quem sabe da prx conseguiras o premio de Jornalista isento?.

  11. Corda banba

    9 de Fevereiro de 2016 as 10:08

    Alguma vez alguem pensou que o Diogo Baluba pensaria com a sua prop[ria cabeca? Nunca e nunca, mesmo na altura que ele teve aquele problema com caixa de dinheiro desviado, era sob ordem de alguem. Como se disse aqui, Diogo Babuba e apenas um marionete do patrice. Disse-se e bem aqui tambem que ..ordem do empresário, dono da empresa, ordem de quem lhe da emprego, nao tem como nao obedecer..
    Alias existem outros marionetes que nao pensam pela sua propria cabeça no ADI como e o caso de Baluba, Arlindo Bala, Kauwiki e outras corjas dessa turma vedada a pensamento proprio.

  12. Ospibinho

    9 de Fevereiro de 2016 as 11:13

    Boa tarde meus carissimos leitores.
    A oposicao tem abusado com o comportamento de nao participacao na vida politica active do nosso Pais por isso tem que ser respondabilizado pelo esse mau comportamento.
    Nao basta dizer que eh iligal. Prove. A Troika esteve sempre desde que perderam a eleicao ou seja o povo decidiu os ver for a da jogada que ateh hoje estao desnorteados, nao fazendo o seu real papel.
    Nos “povo” queremos para a governacao do nosso Pais o partido que se preocupe com o povo. Desde a independencia muitas comunidades de Sao Tome e Principe nao tiveram acesso as necessidades basicas atendidas, mas com um ano de mandato hoje eles podem sorrir. Hoje eles vivem uma nova era. Quanto tempo esteve o MLSTP no poder que nao o fizeram? Mas porquee que nao o fizeram? O PCD esteve no poder e durante esse tempinho viajaram mais do que 15 anos da governacao do MLSTP.
    Nao eh o ADI que nao vos quer no poder, EH O POVO por isso estao na bancada. Sejam proactive em ideias e accoes para contrariar o pensamento do povo e nao continuarem com a macaquice de sempre. Chegou a hora de vcs terem mais responsabilidades.

    • SEABRA

      10 de Fevereiro de 2016 as 10:49

      …conta pra gente, moleque safado”, quanto lhe foi pago, quantas “dobrinhas”?
      Quantas garrafinhas foram-lhe pagas, para você ficar assim “ZONZO” e dizer tantas BESTEIRAS, cara!?
      Olhe ai, nao bole com isso nao, você nao domina o assunto, deixa pra là, rapaz…cai fora!

  13. FÉDE KÁ DÓXI

    9 de Fevereiro de 2016 as 11:52

    Sr/a Maria Rosa, Chorasó e Rambo, Os vossos comentários demonstram a vossa cegueira quanto ao assunto em causa. Acha que Kauike tem qualidade para ser membro do Conselho Superior de Imprensa? para isso deveriam eleger Juvem que tem melhores qualidades. Um homem que não trabalha e só vai ao Ministério de Agricultura receber dinheiro e anda a roubar aos funcionários públicos e aos desempregado. Convenhamos. Prestem bem atenção às questões e depois fazem comentários. Acha correto que por ser filho de um dos militantes do Partido de oposição, não tem emprego nem direito à bolsa de estudo? O País não éde nenhum de nós é dos Sãotomenses. Ninguém tem o direito de dizer ao outro

  14. FÉDE KÁ DÓXI

    9 de Fevereiro de 2016 as 11:56

    Sr/a Maria Rosa, Chorasó e Rambo, Os vossos comentários demonstram a vossa cegueira quanto ao assunto em causa. Acha que Kauike tem qualidade para ser membro do Conselho Superior de Imprensa? para isso deveriam eleger Juvem que tem melhores qualidades. Um homem que não trabalha e só vai ao Ministério de Agricultura receber dinheiro e anda a roubar aos funcionários públicos e aos desempregado. Convenhamos. Prestem bem atenção às questões e depois fazem comentários. Acha correto que por ser filho de um dos militantes do Partido de oposição, não tem emprego nem direito à bolsa de estudo? O País não éde nenhum de nós é dos Sãotomenses. Ninguém tem o direito de dizer ao outro que só lhe dá emprego se for militante do ADI. Veja aonde chegamos. SAOTOMÉ PODEROSO há-de fazer justiça.Ao PT e os seus comparsas, especialmente Isabel e Abenilde Deus há-de lhe dar SOL de meio dia em ponto, mosca de afronta e vassoura curta. Hão-de morder os seus dedos e não verem sangue. Deus proverá.

  15. casca banana

    9 de Fevereiro de 2016 as 19:57

    Isso e pá sabe. E para mlstp, pcd, mdfm, codo,ppp, udd, plataforma e todos outros partidos saberes que Patrice não esta para brincadeira. E se brincarem, basta o Patrice ganhat as presidenciais para ele dar as cartas de verdade e o povo vai a porra. Nem maria das neves nem pinto vão travar a vitória do Patrice nas presidenciais. Única solução e aceitarem o desafio de convidarem fradique menezes como candidato e se produzir um movimento em torno dele, senão, muito choro.

  16. Rambo

    9 de Fevereiro de 2016 as 20:00

    Delfim Neves e mil vezes pior que cauiki

  17. mé pó feladu

    10 de Fevereiro de 2016 as 11:57

    caríssimos vamos deixar de falar coisas que não interessa de problema de saúde de cada um pk enquanto estivermos vivos estamos sujeitos a qualquer patologia portanto apresentem soluções ideias em vez de gastar energias com coisas fúteis bom carnaval a todos bom calulu com angu para termos forças para construirmos nosso stp

    • Vexado

      13 de Fevereiro de 2016 as 20:58

      Meu caro, ADI tem muitos quadros e inclusive Abílio neto que veio ao país, especialmente, para resolver este caso com o seu parecer e comentários.
      Vamos aguardar o que o presidente tem para nos oferecer, mas na tranquilidade e serenidade.

      Por outro lado, se a oposição ou alguém der seu contributo, o Patrice vai pegar nisso e dirá: oposição está a boicotar, está a botar a baixo, deixem o governo ou partido do adi governar ou trabalhar. Então trabalhem.

      Se quiserem parecer e ideias gratuitas peça ao sr. Augerio amado Vaz.

      Deixe o partido adi cumprir a sua legislatura em paz e nada de interferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo