00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Pinto da Costa escreveu ao Juiz Bandeira para confirmar que não é candidato

Numa missiva de 4 páginas Manuel Pinto da Costa, cidadão são-tomense, que concorre às eleições presidenciais de 17 de Julho último, anunciou de forma oficial a José Bandeira Presidente do Supremo Tribunal de Justiça enquanto Tribunal Constitucional, que não é candidato à II volta das eleições presidenciais, que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada anunciou para 7 de Agosto, data que foi posteriormente confirmada pelo Juiz Presidente José Bandeira numa declaração pública.

No dia 25 de Julho Pinto da Costa anunciou que «continuar a participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo. Não o faço como candidato e muito menos como Presidente da República». 

No arranque da campanha eleitoral para II volta das eleições presidenciais, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, veio ao público dizer que sem uma renúncia oficial, Pinto da Costa continuava a ser candidato às eleições presidenciais.

No dia 1 de Agosto, o cidadão Manuel Pinto da Costa, assinou uma carta endereçada ao Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional, onde declara oficialmente não ser candidato a segunda volta das eleições presidenciais, e revela na carta uma série de incongruências jurídicas, que marcaram a actuação do Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, em declarações proferidas no dia em que este, anunciou os resultados definitivos da primeira volta das eleições. 

CLIQUE para ler na íntegra a carta que Pinto da Costa escreveu ao Juiz Presidente José Bandeira - STJ-TC-PINTO-DA-COSTA

 Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Já fostes Responder

    E agora? Gostaria saber como vai ficar essa história?isto sim chama explicar sem complicar .O bandeira já deu bandeira agora terá que ser mais homem e assumir as suas responsabilidades.Pinto terá que fazer valer a voz da maioria, afinal de contas não somos 34.500 e picos atraz vem gente que nem voz passa pela cabeça.viva democracia

    • img
      MIGBAI Responder

      Minha gente.
      Todos conhecem as minhas posições em relação aos nossos politicos.
      Sou contra todos os politicos que se aproveitam destas minusculas ilhas para viverem de barriga cheia e contas bancárias sempre bem recheadas de dinheiro que é desviado dos investimentos.
      Tanbém é do conhecimento geral, que sempre fui contra a independência das ilhas de STP nos moldes em que ela foi feita, porque visava unicamente interesses particulares de elites e ignorava por completo o interesse do povo.
      Contudo estava longe de imaginar que o principal homem responsavel pela situação de mendicidade em que nos encontramos, que nos colocou de mãos estendidas para a comunidade internacional, que destruiu o aparelho produtivo existente, enfim que nos afundou como povo, vem agora armado em salvador dizer que não alinha na segunda volta de eleições por as mesmas estarem viciadas.
      Santa paciência a nossa para aturar esta gente que destruiu-nos como povo e querem agora fugir de responsabilidades.
      pinto da costa é um cobarde que tem medo da luta partidaria.
      pinto da costa sempre gostou das coisas de mão beijada, e foi assim com a independência que lhe foi oferecida pelos portugueses, foi assim com a ditadura, foi assim com os imoveis que possui, foi assim com as presidências. Porém quando a luta aquece ele foge ou mandava prender os opositores.
      Volta para a luta pinto da costa, não deixes todos os que acreditam em ti sem hipoteses de mostrarem a diferença nas urnas de voto.

      • img
        Zagaia Responder

        MIGBAI,Os meus parabéns,pelo bom artigo,muito bem exposta e escrita a sua ideia que é a realidade,como tal, você dava um bom escritor,eu seria primeiro a comprar as suas potenciais obras,já pensou nisso???

      • img
        Boca da Urna Responder

        Não passas de um velho frustrado, com apenas um neurónio e que ainda por cima funciona mal.

        • img
          MIGBAI Responder

          Boca da urna no seu melhor. Depois disto só consegue grunhir.
          Coitado.

  2. img
    Boca da Urna Responder

    Nao vejo a diferença entre este “Bobo” de eleição e um golpe de estado.
    Espero que o Pau Mandado nao seja reconhecido internacionalmente

  3. img
    Ok Responder

    Mt bem… Pai grande… Explicar sem complicar… O sr. É um verdadeiro líder. Sempre calmo e sereno… Mambo rijo… Mão rija com os aldrabões… Não tenhas medo… Protege a democracia que tu tanto deste a povo… O povo te ama. Não liga o que sai na tvs PT… Essa TV não tem valor

    • img
      r Responder

      gostava de saber porque muitos idiotas chamam de pai grande a este senhor, Pai grande só a um mas infelizmente muita gentinha vive de ilusão

      • img
        Martelo da Justiça Responder

        Esqueceu-se também de perguntar porque é que se chama o outro “MESSIAS”!!!Temos que ser imparciais nas nossas apreciações. Cá por mim, é devido a ignorância e miséria que o senhor e esses políticos submeteram a esse humilde povo.

  4. img
    Donald Trump Trovoada Responder

    Uma excelente e sabia decisão. Isso mesmo senhor Presidente. Já que o Donald Trump
    (Patrice trovoada) quer poder custe que custar ou seja a todo o custo, então entrega e rejeita o poder e o país a ele. Assim ele parara de falar de 41 anos como quem caiu de madeira, odiar e crucificar o Pinto da Costa, MLSTP, PCD e outros. Assim vamos conhecer quem eh
    eh Donald Trump = Patrice Trovoada. Vamos assistindo o nosso DUBAI com ditadura a chegar ai…

  5. img
    Felixbeto Responder

    Totalmente exclarecedor o comunicado do atual Presidente da República y ex candidato a sua reelecção. “Limpinho, limpinho”…

  6. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Parabéns Doutor Manuel Pinto da Costa.
    Deixa-lhes sozinhos. O Patrice não quer obstáculos. Abra-lhe o caminho.
    Vamos ver omo o Dr. José Bandeira, homem que achava digno da família, do nome e da classe que pertence, reage a esse facto.
    Domingo abstenção total.Povo de São Tomé e Príncipe, abstenção total.
    Agora inventaram praia. Puseram praia e feriado na boca de povo. Francamente! Acho que estão perdidos, estão sem norte. Inventam tudo. O inimigo é assim.
    Vamos esperar para ver. Mas digo se fosse aí no continente, veriam o que estava na rua. O país estaria em guerra é isto que Patrice quer. Dividir para reinar. Então reine sozinho.
    Espero que São Tome Poderosos não durma.Que seja intercessor junto do Senhor, para que o Senhor entre no coração de cada Sãotomense, verdadeiro Sãotomense para que haja paz no nosso pequeno país. Queremos paz.

  7. img
    Afinal???? Responder

    Afinal tem ou não razão o Pinto da Costa???
    Eu estive bem aborrecido com o Pinto, mas afinal ele estava dentro da norma e da razão.

    • img
      me pó feladu Responder

      adeus arroz doce deixa isto na mao de nova geração o sr cavou a propria sua sepultura em condições normal neste seu primeiro mandato o sr devia preparar alguem para substitui lo por uma razao muito simples ninguem vive perpetuamente mais o egoismo ambição interesse pessoal falou mais alto se o sr ouvisse do presidente do mlstp para nao candidatar pk o partido ja tem um candidato para dar nos uma mao sr pura e simplesmente ignorou agora toma

      • img
        Sou Do ADI Responder

        O teu conceito de nova geração é muito redutora. Evaristo de Carvalho é nova geração?! O dinheiro cega vos … Ao ponto de chamar uma de 70 e tal anos, de nova geração!!!

        • img
          me po feladu Responder

          redutora é o sr diz ser sou do adi.De facto Evaristo é nova geração pk ele nunca ocupou este cargo o pinto ocupou durante 15 anos só pancada na bicha indica um projeto ao menos k seja fabrica de oxigeno k se morria no hospital demos mais 5 ele explicou pk razão quer mais 5 responda falo como cidadão atento mais nada

        • img
          VM Responder

          O lunático disse bem. Não estava inocente ao referir-se à nova geração. Evaristo Carvalho, sendo um reconhecido e verdadeiro pau mandado, não conta. Está aqui apenas e só ao serviço da tal nova geração.

  8. img
    tardedemais Responder

    Pinto da Costa acordou muito tarde ou ele tem muita má fé. Ele tirou a possibilidade da 3ª candidata mais votada Maria das Neves concorrer na 2ª volta no dia 7 de Agosto. Pinto da Costa é mau. O Tribunal deve julgar imprucedente este pedido tardio deste senhor.

  9. img
    Já fostes Responder

    sr ou sra tardemais será que é preciso que se faça um desenho para compreendres ? será que isso é uma tarefa tão difícil assim ?ou também fazes parte do grupo dos desordeiros do Patrice que tenta criar confusão na cabeça do povo pequeno para alcançar os vossos objetivos ; de certeza que o justifivo está mais que simplificado e com provas sem margens pra dúvida e não adianta estar aí a tapar o sol com a peneira .fui!!!!!!!!

  10. img
    Sou Do ADI Responder

    Bandeira, recebeu do PT 100 mil euros, para executar essa tarefa!

  11. img
    Descamizado Responder

    ABSTENÇÃO TOTAL PARA O BEM DA DEMOCRACIA.
    Se o Povo não abrir os olhos estamos à beira de uma Ditadura. Não se ganhe eleições sobretudo as Presidencias com tanta anomalia reconhecida pelo Presidente da Comissão Eleitoral que por sua vez tratou alguns Delegados de Burro que nem sequer sabem escrever, uma das razões em que não se detetaram as anomalias após o fecho das urnas. Se o povo quer borracha, cassetete da polícia então que se durma a sombra da bananeira para depois dizer que, se eu soubesse e já é tarde Uma simples vigília popular junto aos Tribunais, a polícia foi lá correndo com as pessoas, chutando as velas.Imagine com todo o poder nas mãos, onde a justiça não funciona?

  12. img
    Guadalupe Responder

    O sem nome ou seja conhecido por (Tarde de mais) é muito mau leitor, não entende se quer o que lê. Quando assim é, não deve se quer opinar.

    • img
      tardedemais Responder

      Sr(a) Guadalupe. Voce é burro(a) Desculpe lá. És um(a) lambebota frustrado(a) com a derrota do Pinto da Costa. Tenha paciencia. Não entendeu ? Quer que eu escreva em françês , inglês ou chinês ?

  13. img
    EX Responder

    è isso ai, mostra a esse Bandeira que a Lei tem diversas componentes, e que não foi revista todos elas pelo Presidente do Tribunal Constitucional, simples mente se concentro em alguns factos fazendo vista grossa a outros.

  14. img
    STP REAL DA TVS Responder

    CHEGA HOJE À S.TOMÉ o representante para África Central, do Sr BAN KI MON Secretário Garal das Nações Unidas devido aos “gravíssimos” erros cometidos durante o acto eleitoral, como afirmou publicamente o Presidente da CEN Sr Alberto Pereira.
    A TVS E RADIO NAVIONAL Nada se pruninciou sobre o assunto. PORQUÊ?
    Ninguém sabe. Mais pode-se PRESUMIR.
    Apenas a RDPAfrica está noticiando Dede manhã.

    Há ver vamos.

  15. img
    me po feladu Responder

    todo estes comentários pk houve um candidato no poder k nao conseguiu ganhar eleições pk se tivesse ganho tava td bem mesmo se satanás votasse a favor do outro candidato a musica seria outra viva stp viva povo a luta continua a vitória é certa

  16. img
    Poder Responder

    ennnnnnnnnnnnnfim, as pessoas são tão obcecada ao Messias e o Poder, que nem a carta que Pinto da Costa remeteu ao Supremo tribunal eles Enxergaram para tirar as duvidas, veja as coisa no seu componente Literal, ou por outro lado o que o legislador quis dizer com tal interpretação. credo gente burrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrra,

    • img
      me po feladu Responder

      gente burra somos todos envolvidos nos comentários pk o k esta em jogo aqui cada um neste fórum esta defendendo seu candidato ou cor política portanto os políticos todos tem a mesma face cada um aqui ta puxando sardinha para sua brasa ninguém aqui é dono da verdade portanto em qualquer processo há falha temos memória curta mas penso k toda aqui se lembra do famoso duque de pau entao td isso só pk o pinto perdeu convenhamos a vida continua vamos lutar povo poe povo tira o povo é quem mais ordena tempo passa rápido 2021 o povo volta a ser chamado viva POVO DE STP VIVA DEMOCRACIA fuiiiiiiii

  17. img
    Dlima Responder

    Devo dar os parabéns ao Pinto, pois soube retirar-se enquanto é tempo perante a certeza de uma DERROTA com ESTRONDO nesta segunda volta… Ao menos conseguiu sair de cara levantada. Realmente é um enorme estratega.
    BAZA PINTO

  18. img
    SAMPONHA Responder

    HOUVE OU NÃO FRAUDE NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
    DE 17 DE JULHO!?
    Prometido é devido. Aqui estamos.
    Houve ou não houve trapaça, burla ou engano se quiserem, nas eleições presidenciais de 17 de Julho? O que é considerado, afinal, de uma fraude eleitoral? Como se prática a fraude eleitoral? Quando se deve julgar ou condenar uma fraude eleitoral e como combate-la.
    Presentemente são essas as grandes inquietações e sobressaltos que apoquentam os são-tomenses. Outra coisa não se fala nas redes sociais, internet, jornais digitais e outros meios de comunicação maciça.
    Tornou-se num autêntico diálogo nacional. Lutas de palavras nos cafés, nos restaurantes, nos serviços, nas praças, nos mercados, nos ministérios, nas localidades, nos táxis, enfim… em todas quinas, esquinas, nos cantos, nos recantos e recônditos de São Tomé e Príncipe. Desde que estejam dois são-tomenses o tema ou assunto é: “houve batota nas eleições” e/ou… “houve, mas foi corrigido”.
    O tema também dividiu o País em três grandes grupos. Por um lado estão os partidários e adeptos do ADI, por outro lado os partidários e adeptos do MLSTP, PCD, MDFM, e outros.
    Há ainda um terceiro grupo que não decidiu claramente a sua posição. Roda, roda, roda e dá um giro e diz sempre coisas diferentes. Por esquisito que seja, ora dizem que houve “batota”, para no dia seguinte dizerem… “não houve nada disso”.
    Enfim. É uma autêntica baralhada. Uma confusão.
    Mas o melhor disso tudo é que ninguém ainda se machucou, continuamos a erguer a bandeira de que “somos todos primos”, mesmo dissimulando e por isso e só por isso: Viva São Tomé e Príncipe.

    Houve ou Não Fraude nas eleições Presidências no passado dia 17 de Julho?
    1. Acha que foi uma vergonha nacional?
    2. Acha que tudo não passou de um falso alarido?
    3. Acha que sentimo-nos todos humilhados?

    O que significa afinal a palavra FRAUDE!
    Significa; burla; engano; dolo; logração; má-fé; candonga; contrabando; astúcia dolosa, golpe, defraudação, falcatrua, embrulho, batota, tapeação, trapalhada, fraudação, tramoia, defraudamento, trama, tratantice, tratantada, farsa, embuste, ardil, intrujice, logro, ludibrio, trampolinice, trapaça, falsificação de produtos e documentos, falseamento, falsificação, contrafação e adulteração.
    Em direito penal, fraude é o crime ou ofensa de deliberadamente enganar outros com o propósito de prejudicá-los, usualmente para obter propriedade ou serviços dele ou dela injustamente. Fraude pode ser efetuada através de auxílio de objetos falsificados.
    Assim sendo concluímos que os sentidos da palavra fraude é: “Ato desonesto para enganar alguém”.

    Houve ou não houve fraude?
    ANALISANDO OS FACTOS. APENAS FACTOS OCORRIDOS

    Ao longo da noite de 17/18 de Julho (inicio da data do cio dos gatos), a nossa querida TVS anunciava-nos em direto os dados colhidos, pelos seus jornalistas, nos ciclos eleitorais. Uma das notícias enviadas pelos repórteres no terreno era que havia pouca afluência dos eleitores nalguns ciclos eleitorais devido a falta do tal “banho” e isso, quando faltavam apenas dez minutos para os encerramentos das urnas.
    SEGUNDO CENÁRIO
    Os repórteres e a imagem introduzidas no ecrã da TVS (nestes ciclos eleitorais), as urnas estavam quase que vazias. Dez minutos depois… aumentaram significativamente de volume.
    Tudo isso no espaço de dez minutos do fecho das urnas. No momento em mostravam as imagens nos ecrãs da TVS havia ali um pouco mais de meia dúzia de eleitores.

    Felisberto Branco técnico informático, com grande experiência e batida nessas andanças e coisas de eleições, introduzia os resultados que lhe chegavam através dos repórteres no terreno.
    O Informático garantiu ao diretor da TVS que comandava as operações no pequeno estúdio da TVS que era “impossível” qualquer candidato transpor a primeira volta.
    Garantiu ao diretor e aos telespectadores, que teria uma segunda volta entre Evaristo de Carvalho e Pinto da Costa.

    Estávamos todos muito atentos ao ecrã da TVS, quando de repente, inesperada e bruscamente aconteceu algo de muito esquisito: houve um apagão e os ecrãs coloridos da nossa TVS ficaram as escuras. Mudou de colorido para preto e branco.
    Coisa parecida aconteceu (+ ou -) nas eleições Legislativas de 2010 e de 2014.

    Quarenta minutos depois, ressuscitou de novo a energia e ficamos sem ver e sem saber o que se passou. Horas depois, a TVS veio anunciar-nos que já não havia segunda volta, que afinal… Pinto da Costa foi eliminado e que Evaristo de Carvalho foi o grande vencedor a primeira volta.
    “Que foi que aconteceu?!” Perguntavam centenas de pessoas e ninguém tinha uma resposta plausível.
    O certo é que muita gente chorou. Houve metade do País, que engoliu as suas próprias lágrimas.
    A outra parte conhecida por “povo pequeno”, encharcou-se de cerveja e um pequeno grupo de chefões com champanhe francês.

    • img
      observadornacional Responder

      Samponha você não sabe nada. Você não vale nada. Você não é nada. É melhor ficar calado. Estamos de acordo ? Obrigado.

  19. img
    Incorigivel Responder

    Sinceramente nao vi nada de Pai Grande no Pinto da Costa, todos sabemos que Evaristo teve maior numero de voto e isso é uma realidade, Pinto é Pai de Arogancia e Ditadura nao aceita os Principios Democraticos,Pra ele sair e dar o outro logar é uma humilhacao por isso é que ele nao aceita demogracia
    Eu pessoalmente acredito que todo esse jogo de Pinto da Costa é o MEDO DA VERDADE(O Nao do Povo)

  20. img
    Fôdé Sancó M'BA Responder

    Carissimo Samponha

    Estamos habituados com a transparências a vários anos. A contagem dos votos têm sido feitas e transmitidas através da rádio e da TVS( hoje TVG) e acompanhadas por Felisberto Branco que faz este trabalho com muito profissionalismo e isenção.

    Mas hoje trouxeram-nos outros hábitos e costumes( falta de transparência, roubo e compra de consciência), hábitos estes que não eram nossos, mas hoje quase que se instalou na nossa sociedade.
    Por isso meus caros. Cada um vigia o seu corpo.Porque a coisa não está bem e tende a piorar.
    Já estamos divididos, o ódia se instala. Há grandes diferença entre hoje e nos tempos do Governador Gorgulho?
    A chacina ainda não chegou, mas pode acontecer? Tudo é possível. Por este andar, e com a fome de poder que se têm?
    Só Santo Tomé e Santo António nos pode livrar de uma convulsão social.

  21. img
    duvida Responder

    Leitores tenho uma dúvida:

    1- Com a desistência definitiva do Pinto da Costa nesta 2ª volta das eleições presidenciais, o único candidato Evaristo Carvalho necessita de quantos votos para ser eleito definitivamente o PR de STP ? Aguardo o esclarecimento. Obrigado.

    • img
      MIGBAI Responder

      Para seu esclarecimento só necessita do proprio voto do candidato, ou seja, 1 (um) voto válido.

    • img
      Boca da Urna Responder

      Nao precisa de voto de ninguém.

  22. img
    explicar sem complicar Responder

    Estou decepcionadíssimo com declarações do representante do SG das Nações Unidas após o encontro com o Ministro Salvador Ramos e Presidente da Comissão Eleitoral Alberto Pereira e Patrice Trovoada.
    Lembrei um RECADO que o primeiro ministro da guiné bissau deixou ontem a comunidade internacional.
    Ele disse e bem NAO QUEREMOS INGERENCIA DA COMUNIDADE INTERNACIONAL NO ASSUNTOS DA GUINÉ BISSAU.Os apoios são bem vindos. Deixem os guinenses resolverem os seus problemas.
    acho bem dito

Deixe um comentario

*