Resultado provisório das Eleições Autárquicas baralha todas as sondagens

As sondagens que apontavam para uma vitória eleitoral da ADI nas eleições autárquicas, resultaram em fracasso. O eleitorado são-tomense voltou a confirmar a sua imprevisibilidade. Traduzindo os resultados provisórios das eleições autárquicas, para um cenário de sufrágio legislativo, o MLSTP/PSD seria governo com uma maioria simples de 25 deputados na Assembleia Nacional, contra cerca de 16 da ADI na qualidade de segunda força política.

No mapa de apuramento provisório das eleições autárquicas que o Téla Nón teve acesso, mesmo nos distritos onde a ADI conquistou as câmaras, nomeadamente MÉ – Zochi e Água Grande, onde vivem cerca de 80% da população são-tomense, a diferença de votos com o MLSTP/PSD não é abismal.

Em Mé – Zochi dos 20 mil 344 eleitores inscritos, 15 mil 744 exerceram o direito de voto. A ADI que conquistou a câmara distrital, arrecadou 5462 votos e o MLSTP, 4524. A diferença de votos entre os dois partidos também não foi muito grande em Água Grande. Neste distrito dos 30’ mil 668 eleitores pelo menos, 23 mil 989 votaram. ADI conseguiu 8981 votos e o MLSTP 7799.

Os números destes dois distritos onde a ADI conseguiu vitória autárquica provam que não há grande fosso a separar o primeiro e o segundo.

Contrariando todas as sondagens que foram feitas, aludindo vitória imediata da ADI nas eleições autárquicas, a expressão popular recomenda os dois partidos mais votados a trabalharem muito mais para efectivamente ser poder no dia 1 de Agosto.

Aliás traduzindo o resultado provisório das eleições autárquicas do último domingo para um cenário de sufrágio legislativo, e com um elemento de peso que é a fraca abstenção verificada, o MLSTP/PSD seria simplesmente o vencedor das eleições.

São várias as projecções que são feitas com base nos resultados provisórios. Certo é que todas elas dizem que o MLSTP/PSD estaria a frente, ou seja, seria o vencedor num cenário de eleições legislativas.

Rafael Branco Presidente do MLSTP/PSD, diz que tem todas as contas feitas, e avança com números que sustentam a vitória do seu partido se as eleições do último domingo fossem legislativas. «Se quiserem pegar nos resultados do último domingo e numa projecção real, o MLSTP tem 23 deputados, ADI pode ter um máximo de 16, dependendo do resultado que terá no Príncipe e o PCD um máximo de 12, dependendo do resultado do Príncipe., Qualquer critério que queiram utilizar o MLSTP ganhou as autarquias. É o partido mais votado em São Tomé e Príncipe, e se quiser aproveitar os dados dessas eleições para projectar as legislativas o MLSTP é o partido que neste momento tem garantido o maior número de deputados», assegurou o Presidente do MLSTP/PSD.

O resultado provisório das eleições autárquicas, veio mais uma vez provar que a sondagem eleitoral em São Tomé e Príncipe, é um grande risco. A decisão de voto chega a ser condicionada por vários factores, para além da instabilidade própria que caracteriza o eleitor são-tomense. A posição que se assume numa manhã pode alterar-se a tarde.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    João Ceita Responder

    O ambrosio da revista o parvo vai ter que rever o seu critério de sondagem.Até parece que ele esta a serviço do patrice trovoada.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Ele está a serviço da inovação.

  2. img
    Filho de Deus Responder

    VIVA MAIS UMA VEZ VEIGA SEMPRE A INOVAR, É ISTO MESMO MESMO OLHA NUNCA TE DEIXA LEVARA POR GENTINHAS.
    QUANTO A NOTÍCIA.
    AXO QUE ESTE DADOS SÃO MESMO REAIS, E COMO MUITA ADMIRAÇÃO É COMO QUE NÃO SE FALA NADA DO MDFM- PL ( má fé cú inem tê , icê sá plaga ) POIS ESTE VAI ARRUMARA AS BOTAS ASSIM COMO O TAL WÊ-KÉDADJI

  3. img
    Principe Tom'e Responder

    Isto parece um negocio.
    Vamos dar tudo agora, trabalhar o maximo durante as eleicoes e depois dormir nos proximos 4 anos.
    Gozando boa vida, corrupcao, traicao, preguica e ma f’e.
    Esses politicos apenas se emprenham nas eleicoes.
    Muita promessa do tipo “vamos dar um hospital privado a cada cidadao” e coisas de genero.
    filhos da mae dos gajos.

  4. img
    Anacleto Responder

    culpa do mlstp ter ganho e o Pcd. Esse sim são os verdadeiros derrotados.

  5. img
    charlles ceita Responder

    noutros pontos do globo os deputadso lutam para algo de bom para nacao… em quanto em sao tome simplismente dormen no parlamento,esmiuca vida pessol de cada.. e ha nacao vai tendo vida de 4 em 4 anos ai sim tomam banho porque o corpo ja muito sojo k ate cidadao cumum tambem tem seu bainho zinho pais de lastima……

    • img
      Pleto Responder

      Concordo plenamente com o teu comentário, realmente só mesmo no nosso querido STP.Para complementar a ideia, a assembleia da república deveria ser um orgao fiscalizador das accoes do governo, mas isso nao acontece porque os deputados vao la dormir, e a maioria nao abre a boca porque nao domina assunto nenhum.

  6. img
    Assunção Responder

    Povo de São Tomé e Príncipe! Conforme o k leio,fico muito contente k ao contrário doutros cenários noutras paragens, o nosso povo saiu para urna e foi exercer o seu direito de voto, contribuindo desta forma para o exercício da democracia e da cidadania. Por isso deixo aqui o meu apelo para que em massa,(os indecisos, os k juraram ñ + votarem, os chateados, etc…)novamente façam o mesmo,dirigindo-se aos sítios de voto para marcarem as vossas posições e dizerem da vossa justiça, é a nossa oportunidade de dizer o que nos vai na alma através deste precioso direito.Força patriotas, boa continuação. Pessoalmente sou apologista de maiorias absolutas possibilitando maior estabilidade governativa e evitar as atrocidades simplesmente pela pura má- fé e falta de cultura do interesse superior do país,cometidas várias vezes pelos nossos deputados, origem de instabilidades sucessivas. Que seja maioria simples, mas que volte a esperança k ainda temos no futuro melhor para todos os sãotomenses.
    Com cumprimentos.

  7. img
    Bobo Grande Responder

    Os resultados destas eleições – quer provisórios quer definitivos – evidenciam três coisas:
    1- as pessoas em STP tornaram-se Objectos, ou melhor, Meios, para Fins Materiais. Temos cerca de 180 mil objectos e não pessoas.Claro, há muitas excepções, e devem ser ressalvadas.

    2- esses mesmos Objectos (são-tomenses) tornaram-se em mercadorias mais baratas que já se pode comprar no mundo. É,seguramente,o único povo que vende a liberdade e a consciência à troco de uma supor bock ( esta cerveja custa 0.75 cent.)

    3- Os políticos são-tomenses são, seguramente, os maiores e melhores empresários do mundo. Abrem empresas ou entram numa já existente (partidos políticos são-tomenses), compram os Objectos (eleitores são-tomenses)e, disso, fazem fortunas e mais fortunas.
    Por cada superbock e pão com chouriço (total deve rondar os 2 euros) obtêm lucros de milhões. Nem os gestores norte-americanos conseguem tal proeza!

    Resta agora saber quem é o melhor empresário da Nação: Qualquer coisa Branco ou Tal fulano Trovoada?

    • img
      Ginga po Responder

      subscrevo-me, até já estam na altura de abrir uma faculdade para esses fins…….
      já são mesmos Catedráticos…

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Em meu entender, até o presente momento os maiores empresário da nação são Delfim Neves, Rafael Branco, Carlos Tiny, Fradique Menezes, e os Irmãos Monteiro (que ninguém fala neles: os “come-quietos”).
      Compará-los com Patrice Trovoada só farei depois de 4 anos de governação desse último

  8. img
    Ana P. Responder

    É essa a noticia que todos os orgãos de comunicação social deviam avançar logo em primeira mão, inclusive o presidente do CEN. O jornalismo sério basea-se em factos e não em conjecturas. E os factos são esses: O MLSTP ganhou mais camaras,teve maior numero de votantes em geral e teve mais vereadores eleitos em todo o territorio nacional. Ainda quero que me expliquem a razão de ttodos, incluindo a pseudo-séria e isenta Rdpáfrica terem embracado nos delirios do senhor Oscar Medeiros e do Presidente do CEN. Só faltou confirmarem que o maior dador de banho do Pais é o ADI que anda pra ai a fazer-se de vitima, só porque perdeu. O povo já não é burro e podem continuar a dar todo o banho do mundo.

  9. img
    Ginga po Responder

    Mas esses politicos são mesmos de s.tomé e príncipe? acho quen não…. só pensam no poder mais poder….. vocês não são humanos pá, crian vergonha na carra, …. credo pa….

  10. img
    CT Responder

    Boa-Tarde.
    É com imensa tristeza que acompanhei o reporter África, noticiando k o ADI ganhou as eleições autarquicas em S.Tomé e Príncipe.
    Devemos ser justo e dar cesar o que ele merece. Quem ganhou as autarquias é o MLSTP, e mesmo se fosse legislativas seria o MLSTP o victorioso.

  11. img
    luisó Responder

    Estou muito feliz por STP e pelos Santomenses!
    Porque :
    - vamos ter 10.000 novos empregos;
    - vamos ter um porto de águas profundas;
    - vamos ter um novo aeroporto;
    - vamos ter uma zona franca;
    - vamos ter uma estrada nova da capital a
    porto alegre e outra para neves;
    - o governo vai submeter-se ao tribunal
    de contas e apresentar contas;
    - alguém vai pagar os 5 milhões dólares ao
    brasil;
    - vai-se saber quem ficou com os 900 mil
    dólares da ENCO;
    - quem deixou afundar os barcos de pesca
    que estavam na fernão dias?
    - como foi comprado o “principe” e quem
    ofereceu os iates e porquê;
    - porque é que não estão acabados os
    passeios na cidade capital;
    - porque não há água no hospital há 20
    anos;
    - quem desviou essa água e se pagou por
    ela;
    - e mais…

    agora vai saber-se tudo porque este governo, porque em 35 anos ainda não teve tempo, agora sim vai ser possivel.

    Como é possivel que as gentes tão pobres de STP, caué, lembá, cantagalo, que em 35 anos de liberdade não viram nada nem lhes deram nada, continuem a trilhar o mesmo caminho sem fim e sem futuro ?
    Será que não vem que é mais do mesmo ?
    Pobres dos ignorantes pois eles sempre serão enganados pelos falso profetas que lhes dizem: agora é que é…
    onde está a água?
    as estradas?
    os empregos?
    a escola com condições?
    a energia em casa sem cortes?
    o suficiente na mesa para todos em casa?
    mudar algo que está mal é sempre bom, porque o que está, e se é mau, já nós sabemos e não é novidade.
    Que sejamos todos felizes um dia…

  12. img
    BOMBASTICO Responder

    obgd pela informação k nos fazia falta tanto os vencedores como os vencidos isso é um jornalismo ñ comercial. hahahahahhha ADI esta a reclamar? granda lata, o patrice eskeceu k nos ultimos 20 anos a familia dele é culpada das desgraças de santomense o pai dele governou 10 anos nada fez a ñ ser meter o pé pelas mão tbm veio com a conversa de mudança, se a memoria ñ me falta foi na boca do pai dele, k pela primeira vez o povo santomense ouvio essa palavra mudança,tambem com um discurso de meia tigela ñ venho disenterrar o passado, estragar o presente e criar contradição para o futuro, fez tudo ao contrario, patrice o povo de s.tomé e principe ñ é burro ou o k o teu pai chamou a população de princepe (carneiro). o teu pai eskeceu-se k tinha um filho k abiciava o poder, dai governou mal 10 anos, enduzio o povo ao erro a e para votar num grande sucessor Fradique, k nos primeiro 5 anos o fradique ñ fez a sua vontade lançou o filho ambicioso no mau sentido, e o filhinho do papa ñ passo no texte do povo santomense, o pessoal de agua grande ñ voutou no ADI votaram sim na imagem do jovem inocente de nome Kiney pk se fosse pra o teu ADI nada virias? terras k rezar mais o alcorão fazer jejum e deixar o alduterio. keres pra eu refrescar a cabeça do povo de Santomé vou fazr isso

  13. img
    BOMBASTICO Responder

    Oioi jovem Patrice pra refrescar a memoria, o teu papai como ti ouvi muito, porke voce ñ o aconselhou e mudar o paiz em 10 anos de mandato, ammm eskece-me ele mudou sim é pra o pior, ele estragou nossas relações deplomaticas com os nossos principais aliados vou sitar apenas algumas coisa k perdemos depois da tomada de posse do seu paizinho: China, Cuba, Angola, e Russia . China: o teu pai cometeu o erro de assinar acordo de reconhecer Taiwan k é um fiasco até agora pra S.tomé com a China tinhamos escolas construidas pelo chineses, hospitais remodelados e ekipados, barcos k vinham com arroz bicicletas outros e outros artigos no preço de banana,medicos e outros tecnicos sem eskecer a promoção da cultura nacional. Cuba: medicos professores e outros tecnicos para formar local e bolsas para formar em cuba. Angola: relação desportivas cultural petroleo a baixo custo e outro factores, Russia relações militares pesqueiras e mais tbmfomação de tecnicos e mais . o teu pai falou tanto mal de angola na altura do seu mandato k eu até pensava k Angola nunca haveria de lhe conseder um visto de entrada hoje é em angola k ele ganha pra o seu sustento melhor do k kando estava no seu pleno mandato k falta de vergonha ja tem a reforma garantida (voltarei com mais)

    • img
      moreno Responder

      amigo bombastico com muito respeito pelo que escreveu, permita me dizer lhe o seguinte: se existe algum contencioso entre o meu caro e o Patrice porque nao aborda lo em sitio proprio.

Deixe um comentario

*