Destaques

IMVF promoveu quarta Jornada Luso-Santomense de Otorrinolaringologia

O Instituto Marquês Vale Flôr promoveu esta sexta-feira no Centro Cultural Português a quarta Jornada Luso-Santomense de Otorrinolaringologia. Uma iniciativa que pretende promover a defesa da patologia urgente do ouvido externo, médio e interno. A jornada foi orientada por uma brigada do Hospital da CUF em Lisboa, liderada pelo Professor, João Paço.

Traumatismo, corpos estranhos, lesões, otite média, crónica e agudizada, vertigem, dispneia alta, ligeira, moderna e severa, tumores benignos e malignos, patologia cervical, inflamação, ecografia, laboratório, entre outros, foram os temas que estiveram em análise na quarta jornada.

A jornada teve o objectivo de incentivar uma maior atenção dos profissionais para darem respostas as patologias urgentes, que chegam ao Banco de Urgências.

Os pais e encarregados de educação foram alertados sobre a necessidade de terem especial cuidado, principalmente com as crianças que brincam com as moedas e as pilhas. Primeiro para não engolirem, visto que a pilha é muito perigosa, devido a carga eléctrica que possui e imediatamente complica o funcionamento do esófago das crianças.

A referida brigada de Otorrinolaringologia veio à capital do país para realizar consultas e cirurgias aos pacientes. Isto no quadro do Projecto Saúde para Todos, Especialidades e Telemedicina. A equipa médica  efectuou 260 consultas e 25 operações no Hospital Central Ayres de Menezes.

Para o chefe da missão médica, Professor João Paço, o facto de realizarem com alguma frequência estas actividades no arquipélago, vem tornando mais fácil o trabalho da brigada.

“Missão cumprida e estamos satisfeitos, uma vez que no espaço de uma semana conseguimos fazer um atendimento fantástico e demos respostas ao que nos esperava no Bloco Operatório. Conseguimos passar mensagem clara e precisa das patologias urgentes. E continuamos abertos a toda solicitação que nos forem feitas pelas autoridades santomenses,” afirmou João Paços.

Vitorino Vicente

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top