Destaques

PR quer conhecer “PLANTA” da Reforma Monetária para depois decidir

A Governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe, Maria do Carmo Trovoada, fez na passada semana uma comunicação a TVS, onde anunciou que o processo de reforma monetária empreendida pela instituição que dirige, tem duas fases e que só na segunda fase a Assembleia Nacional será chamada a se pronunciar.

Importante foram as declarações da Governadora do Banco Central, dando conta da necessidade de sigilo na preparação do processo.

Um sigilo que se manteve inviolável, até a publicação pelo Téla Nón de três artigos que deram ao público a conhecer alguns aspectos da Reforma Monetária.

Ao explicar para a TVS, a razão de ser do pagamento de mais de 1 milhão e 300 mil euros a duas empresas britânicas para produzir a nova família da moeda nacional, a dobra, antes mesmo da promulgação do decreto – lei, a Governadora do Banco Central, esclareceu que o pagamento feito tem a ver apenas com o desenho das notas elaborado pelas duas empresas.

Talvez para que o “Povo Pequeno”, entende-se a sua explicação, Maria do Carmo Trovoada, deu o exemplo de um cidadão que pretende construir uma residência. «Imagine que o senhor quer construir uma casa. Tem que pedir autorização a Direcção das Obras Públicas. Mas essa autorização para que a obtenha, deve apresentar um projecto arquitectónico, com a planta dos esgotos. E nesse processo alguém tem que fazer e o senhor tem que pagar. É o que fizemos. Assinamos um acordo com a empresa para fazer o desenho das notas, mas neste momento o que foi pago são os desenhos», declarou a Governadora do Banco Central.

As fases da Reforma Monetária, foram assim equiparadas a construção de uma casa, para facilitar a compreensão do público.

O Téla Nòn aproveita a deixa da Governadora do Banco Central, para elucidar o público, sobre mais um aspecto do caso, tomando o exemplo de uma família que está a construir uma moradia.

Chama-se “Família Tomé”.

O Téla Nón apurou que o processo de construção da moradia da “Família Tomé” (Reforma Monetária), terá sido realizado com tanto sigilo, que o mais alto magistrado da família (Presidente da República) não conhece os meandros da “Planta”do novo edifício monetário.

Uma fonte garantiu ao Téla Nón, que ainda no início de Abril,  o mais “Alto Magistrado” a quem um dos membros da “Família Tomé”(Governo), enviou o decreto – lei para promulgação, decidiu solicitar ao tal membro da família, informações relativas ao contrato assinado com as duas empresas britânicas citadas na notícia do Téla Nón, bem como outros contornos do processo de construção da nova casa (Reforma Monetária), por ele desconhecidos.

O Téla Nón apurou que a solicitação do mais alto magistrado da “Família Tomé” tem data de 12 de Abril. No entanto, até hoje o membro da família (Governo) que enviou o decreto-lei para ser promulgado, e assim avançar com o lançamento da “planta”, não respondeu as solicitações do mais alto magistrado da casa.

A “Família Tomé”, parece estar metida num imbróglio por causa da iniciativa sigilosa de construção do seu novo edifício monetário (Reforma Monetária). Os Pedreiros e Carpinteiros (empresas britânicas), que receberam a primeira tranche correspondente ao custo da “Planta” da casa, já terão se apercebido que a alma do negócio, que é o sigilo, pode ter sido exagerada. Só alguns membros da “Família Tomé”, conhecem os termos do negócio para construção da casa comum. Os outros, por sinal a maioria da família, não sabe de nada.

E os operários contratados para a empreitada, podem  também estar preocupados com a demora na assinatura da factura final(Promulgação do Decreto-Lei).

Abel Veiga

 

 

25 Comments

25 Comments

  1. Triste

    11 de Maio de 2016 at 19:09

    Gostei do humor.

    A governadora mentiu aos demais membros da “família Tomé”, com todos os seus dentes. Ela disse que só pagou aos “arquitectos”. Mas na verdade, o contrato é para desenho e construção. Essa é que é verdade. É como dizes Abel- como pode um dos filhos mandar construir casa, tirar um milhão e trezentos milhões que pertence a família toda, sem sequer consultar o chefe da família? E ainda por cima, se nega a mostrar o contrato. Isso é sinal de há muita coisa a esconder.

    • FiaGlesa

      12 de Maio de 2016 at 10:38

      TRISTE
      Nao vou a missa, não sou padre ou pastor (a). Neste papel o palácio ja tem um pastor e mil advogados bem conceituados. O Abel teceu considera;oes sobre o que fora a explica;ao da Sra Governadora do Banco Central. Ela repetiu para que se compreendesse que a fase em que chegou na elaboração das notas foram pagas e o montante ja havia sido certamente negociado. O valor em questao corresponde ao negociado. A FAmilia Tome, nao sentiu sair este valor porque a familia Tome tem sua conta a parte. TRISTE, fico triste consigo porque se falamos de qualidade vemos que as cal;as que põe custam caras e as notas para terem seguranças e garantias exigem o valor que se pagou, enfim. Tudo para dizer que o Arquitecto por ser bom fixou um valor que corresponde a qualidade do seu trabalho, por isso não ha fissuras nas paredes das casas que ele faz, mas sua casa já esta fissurada.
      um abraço quente TRISTE, mas que os trapalhões do palácio não tenham medo do desemprego.

    • Sensa

      13 de Maio de 2016 at 14:53

      “…pagamento de mais de 1 milhão e 300 mil euros a duas empresas britânicas para produzir a nova família da moeda nacional,…”
      Só para fazer desenho para o Dobra!!!??? Credoooooooooo
      Pobre São Tomé e Príncipe…
      Deus tem que olhar este país…Credo bandidagem e coisaaaaasssssss

    • MIGBAI

      23 de Agosto de 2017 at 15:09

      Minha gente.
      Temos tantas coisas lindas no nosso país que deviam constar nas notas, e tínhamos logo e mais uma vez de estragar as notas colocando nelas uma preta linda que os comunistas intitularam de poetisa e que mal sabia escrever, e muito menos fazer poemas.
      Estou desejoso que as notas sejam de muito mau papel para se desfazerem rapidamente e saírem novas notas somente com animais, aves, locais da nossa terra, sem caras de figuras de treta.
      Bem haja a todos.
      MIGBAI está de volta depois de ter vencido uma quase pneumonia.

  2. explicar sem complicar

    11 de Maio de 2016 at 20:42

    Eu sou jovem estou a iniciar a vida agora.
    Também necessito de um bom técnico de construção civil para me construir uma PLANTA, mais deste tipo que foi feito para estas notas.
    Preciso também começar a construir a minha casa.
    Pago bem pela PLANTA.

    Êh bôbô

  3. José das Botas

    11 de Maio de 2016 at 20:44

    E agora como?
    MARIA DO CARMO tá bazá dela para CPLP esconder cara.
    Quem vai autorizar o resto de pagamento da PLANTA?
    BÔCA Balança ?

  4. Maria Silva

    11 de Maio de 2016 at 23:55

    A corrupção a mais alto nível ……
    Eu continuo a questionar, o porquê que Patrice trovoada põe em causa a nossa inteligência ( sempre a nos subestimar ) ?
    Tanta aldrabice , tanto malabarismo , pior que este TIPO são os santomenses que estão feito com ele!!
    Abel , agradou me imenso o seu exemplo ” família Tomé ” baseado no da governadora do banco central , foste nota 10 !
    Sumú ê livlà ancá n’boca di cassô ê

  5. CUNDÚ MUALA VÊ

    12 de Maio de 2016 at 7:30

    É pra isso que o PT quer que o povo eleja um presidente da cor da sua camisola partidária isto, do (ADI)? Espero bem, que com esse acontecimento do Banco central referente a fabrico de novas notas e de mais acontecimentos, o povo não se distrai…Pois que tudo está claro…

  6. Viva dubai

    12 de Maio de 2016 at 9:29

    Estou ansioso para ver nova família da moeda nacional, uma vez que só desenho custa 1 milhão e 300 mil euros, acredito que teremos umas das melhores notas ao nível mundial.

  7. malebobo

    12 de Maio de 2016 at 10:02

    é assim que PT quer transformar stp, em dubai, com essas malandrices, que raio de gente é pt

  8. STP

    12 de Maio de 2016 at 12:00

    Sapo e rato na nova nota, lindo demais…..kkkkk

    • ediley Souza

      12 de Maio de 2016 at 19:33

      Gostaria de dar o meu contributo, o animao parecido com o rato chama-se Musaranho

    • Santola

      13 de Maio de 2016 at 2:11

      Kkkkk essa foi boa, levando a sério este animal na nota não é rato mas sim musaranho é uma das espécies em extinção em STP pelo menos 5 no máximo ainda estão vivos.

  9. Eugenio Costa

    12 de Maio de 2016 at 14:01

    Meu povo Despertais
    Quanto antes
    Muita dinheiro e o pais a transbordar de fome e miseria
    So espero que na proxima Eleiçao
    Nao haja revoltosos
    Nem com cristo

  10. jc

    12 de Maio de 2016 at 16:29

    Essa turma do PT acha que o povo de STP é tão burro assim ao ponto de achar que só para o desenho das novas notas custa tão dinheiro assim? Manobras em curso …
    Cuidado povo com quem vocês colocam á frente do destino do País. O PT e sua corja já deverem razões de sobra para verem que eles não merecem a maioria que o povo lhes deu nas urnas. Se com isso ele faz o que bem entende, imagina se tiver a Presidência? Cuidado …

  11. Vila Nova

    12 de Maio de 2016 at 19:42

    Por pouco que sei da economia, sei que quando há inflação, ocorre uma desvalorização da moeda, acontece quando a economia é fraca ou tende a decrescer, é por essa razão que a nossa nota subiu até 100.000,00 o que equivale mais ou menos a 4€. Agora, ter nota de 5 à vinte dobras, pode significar que a economia disparou, exigindo uma super-valorização da nota. porque se não fora assim, são muitos papeis no mercado para transportar, só pode ser brincadeira, o que revela uma completa letargia, ou seja, vamos fazer assim para vermos se fica bonito. espero que haja uma boa razão económica para acontecer uma coisa dessa.

  12. Virgilio Lopes

    12 de Maio de 2016 at 19:55

    Kê, só croqui da casa, ficou um milhão de euros? Ainda se pedir pelo menos 2ou 3 propostas para analisar?
    Isto não é máfia?Porquê mudar as notas quando precisamos deste dinheiro para investir na saúde, educação, agricultura entre outros?

    Enquanto cidadão preciso esclarecimento?

  13. Tá ligado

    13 de Maio de 2016 at 7:40

    Agora quero ver, como que vão apresentar a planta para o PR.Depois não vêm aqui culpar o PR pela a incompetência de ninguém. Cada um assuma as consequências dos seus atos. Porque quem não pode com o tempo, não inventa moda.

  14. solfingue

    13 de Maio de 2016 at 11:09

    Abel veiga, com todo respeito, digo que a sua pedagogia faz sentido. Há um proverbio que diz : ca em casa manda ela e nela mando eu. A mulher se prepara o calulú o marido vai lhe perguntar quais os ingredientes que ela colocou na panela? Ele deve esperar que i calulu saia bem e mandar comprar um bom vinho de palma fresco de tres dias e sentar na esteira como reza a tradição e comer com os filhos e netos. Hoje em dia os homens já nao fazem compras. Aqueles que ainda fazem, fazem-na mal. A constituiçao foi mudada pelos republicanos quando o nulato era presidente e entregaram o poder ao PM. E agora estão a chorar. Os republicanos estão sem ideias

  15. O EX.

    13 de Maio de 2016 at 12:11

    ahhh muito bom, pelo visto tudo foi feito pelo Ajuste Directo.
    Quem elabora a Planta, ainda irá construi-la?
    è isso ai que bom. é muito amiguismo.

    Vamos imaginar quanto isso irá nos custar.

    Se a Planta custo tudo isso, vamos imaginar a Construção?
    Ou o exemplo foi só lambidela de chupeta na boca do povo de forma a se entreter com o assunto.

    Eis a razão que não se investe a serio na Educação nessa Terra, de forma a ter pessoa mal formadas e uma maioria mal informada e quando chega a hora das eleições todos os lobos vestem a pele de Ovelhas vão pedir votos dos mal informados.

    Credo maldade gozam até com inteligência do Sr. Presidente da Republica.

  16. san conobia

    14 de Maio de 2016 at 14:51

    Meus caros, este episódio no desastroso Governo do ADI protagonizado pelo PT, é mais uma prova da forma obscura e corrupta como estamos a ser governados, ora vejamos:
    1. Ninguém tira esse valor sem concurso público e não tira dividendos financeiros;
    2. O país é suas instituições podem não concordar com o desenho, e depois quem assume?
    3. Não é o primeiro caso, lembram se das cinco embarcações?
    4. Onde está o chefe do estado, para comunicar com a nação sobre estas questões?
    5. Tanto o Governo como chefe de Estado o senhor presidente da república têm estado a servir muito mal este povo.

    Da a sensação que um age como bem entende e o outro tem medo de sequer abrir a boca. A nação reclama por mudança de postura, na defesa dos interesses do povo. O Governo está a roubar o povo e o presidente da republica deixa roubar porque tem medo de algo que o povo desconhece.

  17. san conobia

    14 de Maio de 2016 at 15:09

    Meus caros, este episódio no desastroso Governo do ADI protagonizado pelo PT, é mais uma prova da forma obscura e corrupta como estamos a ser governados, ora vejamos:
    1. Ninguém tira esse valor sem concurso público e não tira dividendos financeiros;
    2. O país e suas instituições podem não concordar com o desenho, e depois quem assume?
    3. Não é o primeiro caso, lembram se das cinco embarcações que chegaram ao país, sem se saber se foram compradas, porque nem sequer está inscrito no OGE?
    4. Onde está o chefe do estado, para comunicar com a nação sobre estas questões?
    5. Tanto o Governo como chefe de Estado o senhor presidente da república têm estado a servir muito mal este povo.

    Da a sensação que um age como bem entende e o outro tem medo de sequer abrir a boca. A nação reclama por mudança de postura, na defesa dos interesses do povo. O Governo está a roubar o povo e o presidente da republica deixa roubar porque tem medo de algo que o povo desconhece.

  18. Edmilson Santos

    16 de Maio de 2016 at 1:15

    “… pagamento de mais de 1 milhão e 300 mil euros a duas empresas britânicas para produzir a nova família da moeda nacional…”
    Este valor não é absurdo para, apenas, projecção do desenho do resultado concreto da reforma monetária?! Eu não sei se há uma tabela padrão de preços para concessões desse tipo, pelo menos não conheço. Porém, acho que não é preciso ser um expert para questionar a exorbitância desse valor.
    Caso a promulgação do decreto-lei não ocorra, será devolvida a quantia (duvido), ou será dinheiro público desperdiçado, enquanto há problemas sociais e económicos, gritantes, no país?
    Por último, no que toca a estética das supostas notas, sinceramente e com todo o respeito, parece-me mais cartões postais que representações monetárias, afirmo novamente, é a minha opinião nada mais.

  19. Dr.Lanterna

    16 de Maio de 2016 at 9:09

    O País ta de Tanga!
    O PM convida todos ao Pinnick, Ai de quem não Ir, e quem vai Tem que tomar Banho, O PR nunca foi Convidado porque esta sempre com Moléstia de não Fazer Nada!!
    Pais está de Trusse Furtado
    O PM manda e desmanda, o povo sem entender Aplaude e PR admirando o Chalé cor de ROSA.

  20. senàrio triste

    24 de Maio de 2016 at 11:53

    em stp o q constacto é o seguinte: nguê cu scà flà vedé nà te banco taçon fa………de acorto estou com Abel Veigas e reagindo me com umas simples quest2oes:::: porquê pagar 1milhão & 300 euros so pro desenho??? e se for realizado o desenho, terà q ainda pagar mais quanto? e se n for realizado , esses valores ficam em vão??????? RESUMO: ali tem mafia!!!!! paiz ja està no fundo e hà alguem querendo afundar ainda mais…….. pobre somos nos os filhos da terra!!!!!!! ainda iremos ficar sem um pingo de oxigénio neste nosso stp!!!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top