Destaques

Contra-ataque do MLSTP para Ministro Varela atinge Patrice

O maior partido da oposição reagiu na quinta – feira, às declarações do Ministro da Presidência Afonso Varela, que condenou a visita dos deputados da oposição ao Hospital Ayres de Menezes.

Afonso Varela considerou a visita dos deputados aos pacientes da doença desconhecida, como sendo selvagem, forçada e indisciplinada. Mais ainda, o Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, garantiu que a visita dos deputados é contrária as leis da república, e que por causa de tal acto a seu tempo seriam responsabilizados.

O grupo parlamentar do MLSTP, através do seu líder Jorge Amado, chamou a imprensa e reagiu. «A nossa visita ao hospital não carecia de nenhuma solicitação, nem sequer de informação a ministra da saúde, nem a qualquer outro membro do governo», afirmou.

O líder da bancada parlamentar do MLSTP, recorreu a Constituição Política, para sustentar a sua afirmação. «Diz a Constituição Política no seu artigo décimo quinto, referente as Regalias e Direitos dos Deputados. Na sua alínea B , define a livre circulação dos deputados em lugares públicos de acesso condicionado, mostrando apenas a sua identificação», precisou Jorge Amado.

A bancada parlamentar do MLSTP, considera estranhas as declarações de Afonso Varela, que por sinal é jurista de formação e ministro dos assuntos parlamentares.

Jorge Amado, anunciou que para além do hospital Ayres de Menezes, os deputados vão continuar a visitar outros estabelecimentos públicos.

Porque o Ministro Afonso Varela, questionou o facto de que durante a visita os deputados poderiam ser contaminados com a doença e depois culpabilizariam o governo, a bancada parlamentar do MLSTP, tranquilizou Afonso Varela. «Não temos medo desta doença. Fomos lá porque somos representantes do povo, e como tal, não podemos ter medo do que ataca o povo», frisou Jorge Amado.

Prosseguiu com a sua oração, com o nome do ministro Afonso Varela. «Mas o governo tem medo. O Ministro Varela não vai lá, tem medo. E certamente se tiver algum sintoma desta enfermidade no primeiro avião saíra de São Tomé», acrescentou.

A bancada do MLSTP, recordou do Primeiro-ministro Patrice Trovoada. «O senhor Primeiro Ministro não tem cá no país ninguém da família. A mulher e os filhos estão exilados em Portugal. Não correm risco de padecer desta doença. Os seus filhos não vão a escola em São Tomé, portanto não poderão ser afectados por esta doença. E o próprio Primeiro-ministro só faz turismo em São Tomé e Príncipe, porque nem sequer a sua roupa lava aqui. Traz um conjunto de fatos e semana depois vai a Portugal para trocar. Somos nós que estamos expostos a esta contaminação. Somos nós que temos que exigir que o governo tome medidas para por cobro a esta doença», pontuou.

A declaração do ministro Afonso Varela, em relação aos deputados demonstrou segundo o MLSTP que o governo está desnorteado. «Ameaçar os deputados? O senhor ministro deveria saber que os deputados estão acima dos ministros. São os deputados que pedem contas aos ministros», sublinhou.

Na sua declaração a imprensa, o ministro da presidência e dos assuntos parlamentares, Afonso Varela, disse que o MLSTP tinha convocado a manifestação de quinta –feira, e lançou outros ataques ao partido da oposição. «Devo dizer ao senhor ministro que antes de falar do MLSTP tem que ter muito cuidado. Porque foi o MLSTP que o tirou da sarjeta. Enviou-lhe a França e lhe deu formação em Direito e lhe colocou como ministro no governo do MLSTP, e por causa da sua incompetência foi aconselhado a pedir a sua demissão antes de ser demitido», reagiu a bancada do MLSTP.

No que concerne a manifestação, Jorge Amado, fez saber que o MLSTP não organiza nenhuma manifestação clandestina, nem está atrás de qualquer manifestante. «Vamos levar esta acusação até as últimas instâncias para que o governo prove que é o MLSTP quem organizou tal manifestação», concluiu.

. Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. pedroantonio

    11 de Fevereiro de 2017 at 9:36

    Varela falar mal do MLSTP e PCD! Brincadeira. Este gajo é mesmo cara de Pau. Homem foi membro fundador da JMLSTP, foi a França estudar isto porque era dirigente do MLSTP, enquanto os filhos dos pequenos que o Varela diz defender ião para URSS, Cuba, RDA. Manda Varela dormir. Varela foi Director da Agencia de Petroleo, Assessor principal do gabinete do ex-Primeiro Ministro Rafael Branco, etc. Hoje Afonso Varela fala dos 40 anos! Varela vai pagar pela ingratidão. S. Tomé vai ser pequeno para Varela. Este gajo é CHULO.

  2. Teresa francisco de Jesus

    11 de Fevereiro de 2017 at 9:45

    Afonso Varela está frustrado. O Chefe dele Patrice Trovoada anda a engana-lo. O Patrice Trovoada leva milhões e ele recebe do Chefe(PT) dele tostões. O homem está perdido. O Varela já está a pensar no manhã. Problema do Varela é de que caso o ADI perca as próximas eleições o que será dele? Ele criou muito anticorpos, ele virou as costas aos seus antigos amigos. Como agora. Ele e o Bandeira do Tribunal têm o mesmo problema.

  3. lede di alami

    11 de Fevereiro de 2017 at 11:24

    Viu…bo me ki range..voce cuspiu no prato que comeu…afonso era zero e ainda o e mentalmente, destruidor da sociedade sontomense

  4. Original

    11 de Fevereiro de 2017 at 12:10

    Procurou,tomou.O pior está para vir e acha que PT vai defendê-lo desta?

  5. Consternaçao

    11 de Fevereiro de 2017 at 20:49

    De facto admira-me atitude do Varela.Ele devia comer isso leve leve sem meter-se nisto. Ele nao deve cuspir no prato que comeu.Se eu fosse Varela pedia a minha demissao. Se ele nao tivesse actitude que teve Patrice ia zangar-se com ele e puchar-lhe o tapete como fez aos ex-ministros que ele demitiu. Varela mostra a sua dignidade. Faça o mesmo que fizeste quando eras ministro das finanças do MLSTP qd deu-se o caso de Carlos Quaresma.Seja corajoso que fica-te bem. Sais com cara levantada.

  6. conobia

    12 de Fevereiro de 2017 at 15:11

    Meus senhores estão admirados com a atitude do Varela em relação ao MLSTP? Então não sabem o que ele anda a fazer? Varela é o maior carrasco desse Governo, a seguir ao PT claro!!! Quem silencia a voz da oposição na comunicação social? Quem engendra todas as demissões no Governo e nas Direcções do Estado? Quem tramou Stock, Salvador, Agostinho e o Padre? Só quem não o conhece. O tipo é o maior cínico que existe a face da terra!!! Mas ele vai pagar!!!

    Fuiii

  7. FCL

    13 de Fevereiro de 2017 at 7:36

    Kua dana….tudo isto por causa da doença misteriosa…ela já nas e assim tão misteriosa porque já se descobriu o nome “político ” da doença, chama-se EVC………..Evaristo de Carvalho para os mais distraídos….

  8. varela antonio

    13 de Fevereiro de 2017 at 9:24

    São Tomé poderoso e S. António vão resolver o problema do Afonso Varela. Ninguém fica no poder toda a vida. A ingratidão do Varela vai custar-lhe caro. O Varela abusou e viveu nos governos do MLSTP e hoje fala mal do MLSTP. O Afonso Varela é um porco, chulo, corrupto, bajulador, submisso, etc

  9. Costa Pedro

    13 de Fevereiro de 2017 at 9:30

    Afonso varela é um ingrato. Este homem não vale nada. Afonso Varela viveu em casa do Manuel Saozinha não pagava renda, não pagava água e energia. Comia sem autorização do Manuel toda a comida que estava na despensa e nos frigoríficos e arcas. Varela é um chulo. Perguntem ao Lopes do HB. Este gajo é um CHULO por excelência. Algumas senhoras( Antónia Mulata de papa figo, Maria Livraria, etc) aqui da nossa praça conhecem bem este meia cuca. Só passava a vida nas horas de refeições em casa das senhoras para comer sem contribuir com nada exigindo ainda um bom vinho. Este gajo não vale nada. O Varela mais tarde ou mais cedo vai pagar pela ingratidão. São Tomé Poderoso vai tomar conta dele

  10. EX

    13 de Fevereiro de 2017 at 10:09

    Viva a oposição, agora sim está fazendo frente a esse governo de mediocris.

  11. Wander Afonso

    13 de Fevereiro de 2017 at 23:39

    Varela vai pagar toda a factura da maldade que o governo de ADI e Patrice Trovoada têm feito ao povo santomense. O Varela tem cumprido somente as instruções do chefe dele. Varela é burro.

  12. Até Quando?

    14 de Fevereiro de 2017 at 11:07

    Até quando este pais vai ficar assim?
    É verdade que este pais esta de perna para o ar, o PT prometeu muito a este pais e não fez nada, ele é do tipo de “Omem” que S. Tomé diz “Homé gabá ku mulá quelé” ele só sabe contar mentiras para este povo e Varela esta a ser manipulado pelo PM como os restante dos Ministros e os juízes palerma que não conhecem seus direitos..

  13. Observador Atento

    15 de Fevereiro de 2017 at 15:23

    Venho pelo presente informar os menos esclarecidos que o art.º 15.º da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe, sob epígrafe “Princípios de Igualdade” dispõe o seguinte:
    1- “Todos os cidadãos são iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres, sem distinção de origem social, raça, sexo, tendência política, crença religiosa ou convicção religiosa”.
    2. “A mulher é igual ao homem em direito e deveres, sendo-lhe assegurada plena participação na vida política, económica, social e cultural”.
    Sendo assim, a letra do artigo 15.º CRDSTP, que se encontra no 4.º parágrafo da notícia, intitulada “O contra-ataque do MLSTP para o Varela atinge Patrice Trovoada”.
    Bem haja a todos.

    • Observador Atento

      16 de Fevereiro de 2017 at 9:02

      PS. Sendo assim, a letra do artigo 15.º CRDSTP, que se encontra no 4.º parágrafo da notícia, intitulada “O contra-ataque do MLSTP para o Varela atinge Patrice Trovoada” não corresponde a verdade.
      Bem haja a todos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top