Sociedade

“Querem é a cabeça de Delfim Neves”

Assim reagiu Delfim Neves, em relação a polémica judicial em torno da detenção na segunda – feira de Justino Veiga, por alegado crime de tentativa de corrupção no âmbito do processo da cervejeira Rosema.

Delfim Neves, foi também alvo de uma queixa crime movida por Nino Monteiro, que o acusou de estar envolvido na alegada rede de corruptos, que pretendem corromper juízes do Supremo Tribunal de Justiça para reabrir o caso da cervejeira rosema. Uma unidade fabril que desde 2009 tem sido administrada por Nino Monteiro.

Delfim Neves comparou as declarações de Nino Monteiro, como uma arranha e a sua enorme teia. Uma arranha que para dominar todo o tecto da fábrica, pintou uma enorme teia (corrupção). Agora preocupada destila a teia em direcção oposta.

Delfim Neves considera que tudo não passa de uma cabala, que tem um alvo bem definido. «Estou à espera que me chamem para prestar declarações. Não sou sócio da Rosema, nunca participei em nenhuma actividade de compra ou cedência da Rosema. É uma cabala política. As pessoas que estão a montar a cabala são do Poder», afirmou.

A detenção de Justino Veiga, é para Delfim Neves, uma estratégia para chegar a ele. «Prenderam um cidadão a minha espera. Ele é que está a pagar por tudo isso. Porque não querem nada com Justino Veiga querem é a cabeça de Delfim Neves que fique bem claro», frisou.

As gravações que Nino Monteiro disse ter como provas do envolvimento de Justino Veiga. Delfim Neves e Osvaldo Vaz no esquema de corrupção de juízes do Supremo Tribunal de Justiça, são desmentidas por Delfim Neves. « Prende-se pessoas com base em rumores?  A leitura que os advogados fizeram da queixa crime apresentada pelo Nino Monteiro, só tem rumores e uma mensagem que o Bano(Arzemiro dos Prazeres), enviou para ele. Se ele tem gravações porque não deixou no ministério público?», interrogou.

Delfim Neves, avisou que o facto de ser amigo de Justino Veiga, não pode de maniera nenhuma implicar que estejam envolvidos em esquemas de corrupção no tribunal. «Eu sou sim amigo do Justino Veiga. A mesma idade que tenho, é a idade da nossa amizade. Somos da roça viemos juntos para cidade, estudamos juntos, fomos para tropa juntos Ele teve a oportunidade de ir estudar lá fora, fiquei cá tratando da minha vida e no seu regresso colamos novamente», precisou.

Amizade à moda são-tomense, que vem de infância, que cresce na caça de passarinhos no mato, na busca da jaca, nas traquinices no caminho da escola. Amizade que cresce e constrói laços de identidade e até forja familiaridade. Só quem cá nasceu, cresceu e viveu noutros tempos, pode perceber. Amizade que nem dinheiro, nem política podem comprar ou destruir.

Confira  mais relatos sobre o caso ROSEMA versus Supremo Tribunal de Justiça em registo audio.

 

Abel Veiga

.

 

9 Comments

9 Comments

  1. alberto cosmo

    6 de Dezembro de 2017 at 18:33

    Nino Monteiro está totalmente descontrolado. Que passa?
    Já está a ver o perigo ou quê?
    Não é necessario ninguem corromper ninguém. A fabrica vai voltar para maos do verdadeiro dono que é Melo Xavier. Está mais do que claro. É onde está o lado da razão.E sabe que Silva Cravid deixou claro que vai agir por lei.E se a razão está do lado de Melo Xavier, prepara que voces nao só vao perder a fabrica, como vao ter que pagar uma indeminização pelos danos causados ao homem. Viste como o Augerio Amado Vaz está reagindo nas redes sociais ha 3 dias? Inclusive está falando voisas que nem devia sobre processo e casi ROSEMA. E abertamente está reconhecendo que errou.
    Acorda rapaz. Voce está a dormir muito e nem está a perceber o jogo que Varela e Patrice Trovoada estão a fazer contigo. Aí está : andou a preocupar só com dinheiro e não quis estudar e aprender alguma coisa. Viste o que a Bia Deputada do MLSTP de Caué fez. Não tinha nada. Resolveu estudar e está fazendo gestão e contabilidade.E voce está a dormir. Nem conseguiste perceber o jogo de Patrice Trovoada quando ele mandou impostos aplicar multa por fuga de ROSEMA ao fisco de 60 Bilhoes de Dobras.
    Agora ja entendes?

  2. Maria Silva

    6 de Dezembro de 2017 at 21:51

    “ Só quem cá nasceu, cresceu e viveu sabe oque é mato jaca, caça de passarinhos “
    Faltava o Senhor Delfim Neves dizer, que são coisas que patrice trovoada não sabe oque é .
    Hhhhhhhhhhhhhhhghhhhh
    Mas temos que admitir, que tudo oque patrice trovoada tem feito hoje em STP ( má gestão da coisa pública, malandragem etc etc ) tudo isto deve-se/ reflexo da má governação de vocês FOROS , por isso não adianta dizer que o tipo não sabe oque é andar de trote, mato jaca , mato manga, etc etc .
    Agora é reestruturar e fazer um oposição forte e coerente !!!

  3. Muandi

    7 de Dezembro de 2017 at 10:14

    Passa-se alguma coisa nesse país. Todo mundo acusa todo mundo. Todo mundo é acusado por todo mundo e ninguem é culpado de nada. Porem, todo mundo reclama a discredibilidade da justiça. Porque será?

  4. olivio cardoso

    7 de Dezembro de 2017 at 13:56

    A Nossa politica esta cada vez mais para vingança nao para realidade. porque tantas ocusaçoes sobre a pessoa do senhor
    Delfim Neves, temos que melhor a nossa politica

  5. Descamisado

    7 de Dezembro de 2017 at 14:00

    A questão de ser ou não dono da cervejaria Rozema, só as Finanças e os Tribunais sabem de concreto, caso os documentos não sejam adulterados. Esta fábrica pertence ao senhor Melo Xavier. Recordam que no passado bem recente o senhor representante do senhor Melo Xavier havia dito em forma de alerta” Para que os investidores não investissem em S. Tomé e Príncipe”. Muitos o crucificaram com a dita frase. Trata-se do conhecido Manuel São Zinha. O S. Tomé Poderoso e o Santo António são testemunha de tudo isto.

  6. Martelo da Justiça

    7 de Dezembro de 2017 at 14:16

    Então, Osvaldo Vaz, vice Presidente do maior Partido da oposição MLSTP não diz nada? Os Partidos da oposição ficaram mudos? E o Presidente do MLSTP, Aurélio Martins? Quanto muito em resposta a entrevista do Patrice Trovoada que se apressou em fazer uma declaração patética sobre o caso. Quer queiramos quer não, nesse especto, o Patrice é um politico ágil e já descobriu a fraqueza da oposição que tal como ele, andam todos envolvidos na corrupção. Apesar disso o Patrice esta a fazer o seu jogo. Abram os olhos!! Quando se faz politica a pensar em nós e nos nossos amigos, dá o que esta a acontecer.

  7. Fugi Fala

    7 de Dezembro de 2017 at 18:37

    O senhor Delfim Neves é muito mafioso.Ele serve da imunidade parlamentar que possui, para usufruir de tudo do melhor que lhe convêm, em prejuízo do País e do povo santomense .Assim vejamos:-Caso da Doca de pesca,o incumprimento do arranjo dos passeios da Cidade,a compra de arroz podre para o povo, divida com o banco Equador…etc etc…

  8. Crer para ver!..

    9 de Dezembro de 2017 at 14:31

    Este novo caso tendo sempre em um elemento em comum, o Delfim Neves, só revela para quem ainda tinha dúvidas, que o mesmo de facto vem sendo vítima de uma estratégia maquiavelica de extinção por causa do seu grande POTENCIAL politico que revela k é um líder em ascenção. E isso assusta sobretudo o ADI que não tem poupado esforços e meios, usando tudo e todos para conseguir neste momento manter-se no poder, isto é fazendo o povo ver ou crer que todas outras opções alternativas, como são o Delfim ou Osvaldo, são curruptos, estão colados, ou etc, logo ñ serveria. Felá de bé, ça tlexi vê. Tudu tlexi vê povo bé zá!
    Agora percebo e reconheço em Delfim Neves um homem de grande coragem e preparado para desafios de grande torbulência, basta ver como se comportou e saiu de todos os casos: passeios e lota/doca de pesca; STP traiding; arroz podre e de facto todos casos nas vesperas das eleições, ele sempre permanence aqui enfrenta e depois que as eleições terminam todo o processo desaparecem e surgem outro novo, muita coincidência não é?!
    As diversas histórias de monarquias e poder no mundo revelam essas situações de aniquilação de certas figuras de modo a deixar o caminho livre a continuidade da força do mal.
    Que Deus do universo proteja e dê forças o grande líder do PCD, Delfim Neves!

  9. F.N.Morais

    21 de Novembro de 2018 at 10:56

    Que lindo País que temos!
    Delfim Neves a concorrer para Presidente de Assembleia, não é maravilhoso?Quanto mais corruptos subirem ao poder, mais desgraçado estará a classe baixa do País (povo)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top