Política

 Ordem Superior remete Presidente do STJ para VIP2

Manuel Silva Gomes Cravid, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que não reconheceu o Tribunal Constitucional de 15 de Janeiro, já não tem lugar na sala VIP1 do aeroporto Internacional de São Tomé. O Juiz que também preside o Conselho Superior da Magistratura Judicial tinha viagem marcada para a última sexta – feira.

O Téla Nón sabe e com toda certeza, que na tarde da passada sexta feira quando Manuel Silva Cravid se dirigia ao aeroporto internacional, foi informado pelos seus colaboradores de que doravante só viaja da sala VIP2 e não VIP1 como vinha acontecendo como representante de órgão de soberania.

Segundo soube o Téla Nòn, o Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, telefonou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, e Urbino Botelho disse que não sabia de nada. 10 minustos depois, o próprio Ministro telefona ao Presidente do Supremo Tribunal de Justiça para anunciar que « era ordem superior».

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, indicado pela Constituição Política como quarta figura do Estado, não foi atempadamente informado ou notificado sobre a “ordem superior”.

Manuel Silva Cravid rejeitou a “Ordem Superior” que o Ministro dos Negócios Estrangeiros Urbino Botelho, recebeu e o comunicou sobre a a mesma, no final da tarde da última sexta – feira «Em Jeito de repúdio neguei viajar no VIP2 e passei a viajar na secção do povo e com o povo», terá desabafado em privado, o Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Téla Nón

41 Comments

41 Comments

  1. Pedro Costa

    19 de Fevereiro de 2018 at 19:32

    Mais que falta de respeito!
    Mais a ordem superior vem de onde? Que poder tem o governo ou sei lá quem de decidir desta maneira!? Este país move-se pelo ódio, pela vingança e pelo atropelo a tudo.

    • Angel Alison

      20 de Fevereiro de 2018 at 7:53

      De onde? Não sabes?
      Do todo poderoso, o único, o poderoso Patricio Trovoada.

      Isso só demostra que esse homem é doente. Ele tem algum problema psicológico,. O Homem é doente. Só pode ser. Estamos tramados. Se alguém ainda tem duvidas que esse homem vai nos conduzir para a ditadura, esse facto deve elucidar todos nós.

      Mas S. Tomé é poderoso.

    • Como doi

      20 de Fevereiro de 2018 at 14:05

      CONNCORDO CONSIGO senhor Angel… Só que temos que unir o povo… Algumas dessas juízas é que estão a querer tramar o senhor Silva. Nem todas claro. Força Silva. Abre olho.

    • MIGBAI

      20 de Fevereiro de 2018 at 10:36

      Não meu caro Pedro Costa,
      Este país move-se sim pela cagança, pelo “Eu sou isto e aquilo”, “eu tenho poder”, “eu tenho dinheiro”, “eu posso”, “eu quero”.
      Como o senhor Cravid não foi autorizado a usar a sala VIP1, fez birrinha e foi para o pé do povo.
      Vejam só, ele cagava bem na sala do povo, caso pudesse ir para a sala dos VIP1!
      Ele vem enganar quem afinal, todos sabem que a presença deste senhor na sala de embarque geral se deve unicamente por o não deixarem ir para a sala que ele queria ir.
      VIVA UM REFERENDO AO POVO, PARA SE SABER SE QUEREM SER UMA REGIÃO AUTONOMA DE ANGOLA OU DE PORTUGAL!!!!

    • Ana

      20 de Fevereiro de 2018 at 13:57

      O senhora MIGBAI, os funcionários judiciais já nos identificou vocês, a senhora é umas das juízas k querem derrubar o senhor Silva. ESPEREMOS QUE O SILVA TOMA MEDIDAS COM ESSAS JUÍZAS DE ADI,

    • MIGBAI

      20 de Fevereiro de 2018 at 15:48

      ANA.
      Eu afirmei que o Silva só foi para a sala geral de embarque, porque não o deixaram ir para a sala que ele queria ir e que era a sala VIP1. Ele queria era a sala VIP1 e mais nada.
      Não façam deste homem um herói nacional como se ele preferisse ficar junto do povo em vez de ir para a sala VIP1.
      Povo burro mesmo.
      Santa paciência com as asneiras que aqui se escrevem.
      Ainda bem que não o deixaram ir para aquela sala, que por sinal já devia ter desaparecido.
      Aquela sala foi criada no tempo da ditadura pelo grande herói pinto da costa, para estar sempre afastado do povo que lhe metia vergonha.
      Ficamos por aqui.

    • Púmbu

      21 de Fevereiro de 2018 at 20:09

      Você é nojento!!! Odeias o Pinto? Porquê??? Tens muito MAU HÁLITO!!!

    • C Pereira

      28 de Fevereiro de 2018 at 11:49

      Nao existe sociaciedade sem classes e ate os passaportes sao diferentes, ordinario, de servicos e deplomaticos,

      Imunidade

      Desde uma sala de aula que prefessor como aluno tem seu lugar.

      Passar certedao de burreza ao povo neste caso so pode ser ignorancia da sua parte

      Vai pregar aos bois talvez dormem

    • Metido a Besta

      14 de Maio de 2018 at 16:17

      O povo ate pode ser burro agora uma juiza vagabunda que carece de imparcialidade .

      Nao ha paciencia para tal,

  2. Paula

    19 de Fevereiro de 2018 at 20:26

    Grande abraço dr Silva, manda patrice ir para Gabão, aqui não é são tomé… É mesmo assim Silva não reconhece nada, nem tem medo desse gajo, nem esses fracos deputados do ADI… Obrigado tribunal, deve tds defenderem tribunal

  3. Ana

    19 de Fevereiro de 2018 at 20:32

    Estou a espera dos deputados do ADI, para explicarem ao povo se tb concordam com esse comportamento… Vocês não acham que estão a ir longe de mais… O homem tb tem família e tb é santomense, e que esse homem fez de tão errado k esta a ser perseguido pelo primeiro ministro

  4. Bom

    19 de Fevereiro de 2018 at 20:39

    Estou satisfeito com o DR SILVA, obrigada… Não tenhas medo do homem… Na Internet, num grupo chamado voz de são tomé. O grande juiz branco, diz que o comportamento do governo constitui crime… Espero que o senhor presidente do supremo,mete uma queixa crime contra esse governo… V

  5. Nacional

    19 de Fevereiro de 2018 at 20:42

    Espero que os deputados que representam o povo, metem uma queixa crime contra o primeiro ministro, por usurpação de poder e por desrespeito a um órgão de soberania

  6. Sa cada kua

    19 de Fevereiro de 2018 at 20:50

    Diabo há de levar Patrice Trovoada para inferno, lugar de onde ele nunca devia ter saido. Força Silva Cravid.

  7. Tela

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:07

    O senhor Silva fez o que eu fazia, ir junto do povo pequeno, é para eles do ADI, verem k o DR SILVA, não liga para mordomias, é é uma pessoa simples e fina… E também é uma mensagem importante para os outros juízes e juízas, k todos devem ser simples, não ligar ao bem material… Os juízes até deveriam devolver esse governo td carro, e não dar confiança…obrigada senhor Silva, finalmente a justiça a mudar para tds até para primeiro ministro, o gajo está com medo

  8. Grande Silva

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:12

    Esse gajo Silva e fogo… Mão rija com os gajos Silva… Kkk grande juiz pá, verdade mesmo o homem viajou com o povo

  9. Revoltado

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:15

    Mesmo assim, ainda há pessoas que acreditam que esse senhor Patrice não seja o maior ditador de sempre.
    Ele deve ter um cérebro igual ao do Hitler!
    Deus, livre nos desse demônio. Leve o para o fundo dos infernos.

  10. Maias Silva

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:23

    E vocês estam a brincar com o patrice trovoada……
    Eu quero muito ver como vão descalçar esta ?( patrice trovoada ) daqui a mais alguns anos, o tipo vai começar a dar bofetadas ao pessoal!
    OBS: comece por esbofetear o senhor evaristo de carvalho e ao senhor afonso varela eles bem merecem !

    • Seabra

      16 de Maio de 2018 at 21:04

      ….concordo plenamente com a Maria Silva. O Senhor bushman do Varela merece umas bofetadas e mais humilhações. Ele foi muito longe, este mini Afonso da Graça, na colaboração dele junto do PT,traindo à pàtria que lhe permitiu ter uma formação superior (DEA )em direito,em compromisso com o partido ML STP quando foi um dos influentes militantes da JOTA, ele e o outro oportunista do Gabriel da Costa.

  11. Obrigada

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:25

    Quero ver o que levy vai falar sobre isso, quero ver o que abinilde de Oliveira vai falar sobre isso. Quero ver o que idalecio quaresma vai falar sobre isso, quero ver o que José Diogo vai falar sobre isso, se fosse com vocês, se fizessem isso ao presidente da assembleia, vocês ficariam a gostar? Meus senhores estamos a falar em falta respeito ao estado, já não tem nada haver com Silva, estamos aqui a falar de figuras de soberania, espero que se restabelece essa inconstitucionalidades e imoralidade, no nosso país

  12. Martelo da Justiça

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:27

    Estão mesmo a humilhar o homem!! O são-tomense é rancoroso e mau e esquece-se como vai ser quando a moeda virar para outra face. Vai aparecer alguns meninos a dizer que estão a ser perseguidos. a ver vamos!!!

  13. Martelo da Justiça

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:30

    Quem se atreve a meter-se com Patrice Trovoada, já sabe, apanha na medida grossa!!

  14. Voz

    19 de Fevereiro de 2018 at 21:38

    Eu acho que o patrice esta a fazer confusão sem lógica. Primeiro quero pedir desculpa a tds k gostam do ADI. Segundo patrice esta a raciocinar mal, porque tribunal não é Pinto da Costa, não é um órgão político, é um órgão de soberania e ainda por cima k põe pessoas na cadeia. Ele não pode querer fazer política com Silva porque ele próprio disse que tribunal não faz política. Não se trata assim um ser humano. Para mim entendo que a ministra dos direitos humanos tem uma palavra a dizer sobre isso tudo. Força querido Silva, povo não pode fazer nada, mas estamos contigo… O povo só vai mandar na urna…

  15. Cláudia

    19 de Fevereiro de 2018 at 23:46

    Senhor ou senhora voz concordo consigo, isto é um órgão mt importante para ser banalizado deste jeito

  16. Martelo

    19 de Fevereiro de 2018 at 23:48

    Para mim anda tudo metido nisso, tds deputados quer da oposição como do partido do governo, para derrubar o Silva… Abre olho Silva, começa a bater martelo

  17. Matrusso

    20 de Fevereiro de 2018 at 4:05

    STP ganhou contornos que só pode ser resolvido com sangue para pagar. Lamento, mas essa é uma verdade nua, crua e dura. Enquanto não houver sangue esses vão somar e seguir, nada mais os para, rumo ao poder perpétuo.

  18. Agnaldo Rocha Branco

    20 de Fevereiro de 2018 at 5:48

    Silva teve tudo que mereceu
    Ajudou em tudo
    Corrupção nos tribunais
    Fuga do juiz sem diploma
    Jubilacao do juiz pidofilo enfim

    Merece trabalho forçado a pao e água.

    • Não

      20 de Fevereiro de 2018 at 14:31

      O senhora juíza a senhora sabe que o senhor Silva não facilitou em nada na fuga do tal seu amigo. Como a senhora sabe k criminoso não tem cara. Deixa de fazer política com tudo. Nem tão pouco ajudou na jubilação do tal juiz. Simplesmente o homem não foi condenado e foi jubilado por invalidez como manda a regra do direito. Até a decisão judicial, k lhe condene. A senhora tem prova k o senhor é pedófilo, tem calma o julgamento é público

  19. Sum Tame

    20 de Fevereiro de 2018 at 6:56

    Bonito…Vocês tem mesmo memória curta. Recentemente quando o Pinto da Costa esteve no poder, perguntem quem passava na sala VIP1 para além dele e os seus amigos. Mais nenhum outro órgão de soberania passava naquela sala. Perguntem Assembleia Nacional, Tribunais e Negócios Estrangeiros.

    • Como doi

      20 de Fevereiro de 2018 at 14:02

      E o que Silva ou tribunal tem haver com isso. O que Silva tem haver com políticas, deixem de misturar as coisas. Isto não faz sentido. Tribunal não é um partido político… Cresce senhora sum tome, juíza que queria ir para tribunal inconstitucional de ADI, só que a outra é amiga preferida do Messias ficaste para trás

  20. Cansada de tanta instabilidade

    20 de Fevereiro de 2018 at 8:45

    É o caso para dizer que neste momento existe inversão de papéis… Presidente do supremo passou a ser primeiro ministro e primeiro ministro passou a ser presidente do supremo. Afinal quem fiscaliza quem? Estou curioso para ver até onde isso vai dar. Ou vai ser mas um crime que vai ficar impune, dizendo que o povo lhe deu poder para perseguir juízes? Vamos fazer referendo para ver se o povo concorda com isso

  21. Jose Carlos

    20 de Fevereiro de 2018 at 9:04

    Atitude digna do Presidente do Tribunal Supremo, demonstrou que não está agarrado as benesses, o que contrária com a atitude do Primeiro Ministro que claramente demonstra que quer servir-se do País para atingir os seus objetivos pessoais. Muito bem Dr. Silva Gomes, continua mantendo a sua postura, não verga perante esses lacaios do ADI, S. Tomé e Principe agradece!!!!

  22. Democrático

    20 de Fevereiro de 2018 at 9:38

    O Patrice Trovoada está a ferir o órgão de Soberania, eleito.
    O Patrice Trovoada está a faltar com verdade ao povo;
    Porque razão Patrice Trovoada impede que TVS ( televisão de todos os são-tomenses) informe com verdade
    Muita falta de respeito, Patrice Trovoada.
    Abuso…

    • ONDE MESMO?

      21 de Fevereiro de 2018 at 8:16

      Sr ou Sra Democrático. No caso da TVS e RNSTP cujos funcionários são pagos a custas dos nossos impostos não informar com a verdade, a culpa não é só deste governo ditatorial, mas também dos ditos jornalistas e técnicos que temos nas mesmas instituições. Estes nunca deveriam submeter-se a censura, porque conforme aprendi c/o falecido presidente Samora Machel, a caneta de um jornalista derruba ou mantém um governante. E creio meus caros jornalistas da TVS e RNSTP estar na hora de vocês exercerem o vosso poder que vocês muito bem sabem a comunicação social em qualquer país do mundo é o quinto órgão de soberania. Força jornalistas REBELEM-SE.

  23. ANCA

    20 de Fevereiro de 2018 at 17:07

    A montanha pariu continua a parir demasiados ratos nestas Ilhas.

    Se se viaja-se pelo vip 1 até dava entrevistas como Sr sumo todo poderoso, como jamais aconteceu já fez birra, já é notícia.

    A nossa pequenez mental é mesmo a condição do nosso atraso social Cultural, caí o Carmo e a Trindade por ter viajado ao pé do povo, ontem quando criança jovem não cresceu no meio do povo?

    Se isto é noticias andamos a brincar com o País(Território População Administração) que depende económica e financeiramente do ajudas e caridades dos outros povos.

    Se se viajou foi para onde? Foi fazer o quê?

    Está viagem é para melhoria do sistema da justiça, aplicação efectiva da justiça prática no País, quanto ao procedimentos, regras e rigor na administração da justiça?

    Então não é dinheiro público gasto nas viagens?

    Que benefícios vai trazer para justiça?

    Foi em missão trabalho ou viagem privada?

    Tenhamos juízo, simplicidade, humildade,olha os irmãos de Cabo Verde.

    O País e pequeno insular, está condenado ao isolamento e periferia, ao invés de andarmos a perder tempo com estes pormenores, concentremos as nossas energias, nas questões essenciais, para o desenclave do País(Território População Administração), pesquizemos investiguemos questões a problemáticas de pequenos países insulares e percebamos em que patamar nos encontramos.

  24. Antunes Azanco

    20 de Fevereiro de 2018 at 18:36

    Olha, como disse alguem, e face ao que esta a ser preparado para tramar ainda mais os tribunais, os magistrados e os funcionarios judiciais, na verdade todos os juizes e magistrados deveriam ir depositar suas viaturas em frente em gabinete do Primeiro Ministro para ele saber que a coisa não está seria e que não é com viaturas novas que se compra dignidade dos homens e muito menos a dignidade dos magistrados.

  25. luisó

    20 de Fevereiro de 2018 at 20:00

    País sem futuro……..

    • MIGBAI

      21 de Fevereiro de 2018 at 15:28

      Como país nunca teve ou terá futuro.
      Como região Autónoma de São Tomé e Príncipe, isso sim, vai crescer e tornar-se grande a todos os níveis.
      Agora, é preciso é tirar a maminha, a quantos andam a mamar, e não querem deixar de mamar à conta de uma independência falhada.

  26. Ricardo Cruz

    21 de Fevereiro de 2018 at 7:36

    Tanto a rádio como a TVS, são infelizmente, órgãos públicos de desinformação. E os jornalistas fazem um esforço enorme particularmente na rádio para passar a mensagem de que estão ao serviço da sociedade e que só dizem a verdade

  27. mezedo

    26 de Fevereiro de 2018 at 16:37

    Sinceramente, esse povo é mesmo atrasado.
    Alguns criticam, ou elogiam mas na verdade o povo de STP não sabe nem nuca soube o que quer.
    Acho que muitos neste país por pura inveja e ignorança, não sabem o que é Orgãos de Soberania,
    Por isso o País esta como esta com pessoas analfabetas como Deputados, pessoas analfabetas com Lideres políticos, pessoas analfabetas com defensores dos ladrões que nem quando roubam deixa cair palha para esses bufos pequenos.

    É uma tristeza ver certos comentários que pessoas fazem.

    Então um Presidente de Supremo Tribunal de Justiça de uma País serio teria que passar por centelhante coisa.
    E ainda vem pessoas criticar ele porque acha que o dono disto tudo fez bem em dar ordem para não passar da Sala VIP1.
    Meus senhor o problema não esta em passar ou não na sala VIP que é tudo igual, o problema esta em respeito por outro Orgãos de soberania. Se isso não acontece quem é esse povo pequeno para ser respeitado.

    Voçes vêm futuro brilhante com esse tipo de Governo que não respeita e nem valoriza ninguém.
    Se com presidente de Supremo é assim, não falta muito para que comece a dar borracha na rua a qualquer um que não levantar quando esse estiver a passar.
    Esse tipo de país que queremos?

  28. Nelson Bicaeell Celestino Andrade

    1 de Março de 2018 at 14:43

    Quem é portador do poder absoluto?
    Será q o presidente do supremo tribunal de justiça não chegou ao destino preconizado?
    Onde é q acaba toda prepotência do homem?

    Vcs devem bem se lembrar q o falecido cornélio tem uma musica na qual relata essas situações

    Não se esqueçam q homem manda com tempo e o disto poder é limitado
    Fitchin de flogô só ê.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top