Sociedade

Assalto ao Supremo Tribunal para roubar cocaína

O edifício do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe foi assaltado na madrugada da última segunda – feira. Diversas fontes na capital São Tomé confirmaram que o cofre do Supremo Tribunal de Justiça, foi o principal alvo dos assaltantes.

O cofre de segurança, guardava 58 capsulas de cocaína que foram apreendidas há cerca de uma semana pela polícia de investigação criminal. Um cidadão da Guiné Bissau oriundo do Brasil, fez escala em São Tomé e  transportava capsulas de cocaína. Acabou por ser detido pela polícia de investigação criminal no aeroporto internacional de São Tomé.

A Polícia de Investigação Criminal encaminhou o processo e as  capsulas de cocaína para os Tribunais. A droga foi guardada no cofre do Supremo Tribunal de Justiça,

Na madrugada da última segunda feira, o edifício que alberga o órgão de soberania Tribunais, foi assaltado. Quase tudo ficou intacto, menos o cofre de segurança.  58 capsulas de cocaína foram retiradas do cofre. 58 capsulas de farinha de trigo, foram colocadas no cofre em substituição da droga, relatam fontes em São Tomé.

Segundo relatos, a Polícia de Investigação Criminal está no encalce dos assaltantes.

Note-se que em Janeiro último o Director Geral da Polícia de Investigação Criminal Suleyman Tenjua, anunciou ao país e ao mundo que a «Cocaína é uma realidade em São Tomé e Príncipe».

Na altura o chefe da PIC, apresentou a imprensa dezenas de capsulas de cocaína apreendidas após intercepção de duas mulas(pessoas que transportam droga nos intestinos), no aeroporto internacional de São Tomé. As capsulas apreendidas na altura equivaliam a 2 quilos de cocaína. O produto apreendido em Janeiro foi também encaminhado pela PIC para os Tribunais.

Em Janeiro a Direcão da PIC garantiu que desde 2015, que a intercepção pela polícia de traficantes de cocaína e de outras drogas tornou-se mais constante no país.

Segundo a Direcção da Polícia de Investigação Criminal, trafico de droga pesada já é realidade em São Tomé e Príncipe.

Outro facto insólito, na história do país, ou seja, pela primeira vez nos últimos 40 anos, é o assalto a casa da justiça para se roubar a droga apreendida pela polícia.

No país onde o governo formou e aumentou o número de forças de segurança, para segundo os seus argumentos, garantir a proteção das Instituições do Estado, o órgão de soberania os Tribunais, é assaltado, e a droga ali guardada é roubada sem que os assaltantes, tivessem qualquer oposição.

Pelo que o Téla Nón apurou, nem um polícia sequer vigiava o Palácio da Justiça na madrugada da última segunda – feira.

O assalto acontece numa altura em que o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Manuel Silva Cravid, encontra-se ausente do país.

Téla Nón

29 Comments

29 Comments

  1. Sofia

    27 de Março de 2018 at 19:16

    Preocupante… Aonde é que andam os polícias…. Senhor presidente da República, é este governo que tem que responder pela segurança do Estado. Para além de assaltar tribunal constitucional, agora tb assaltam supremo tribunal, isto é muito grave. Os juízes estão seguro? Porque condenar criminosos de droga e não ter segurança é muito, Mas mt, mt perigoso. Senhor primeiro-ministro, põe as câmaras de vigilância nos tribunais, coloca segurança para juízes, assim a comunidade internacional, vai achar que os juízes estão abandonados a sua sorte.

    • Toni a

      27 de Março de 2018 at 19:27

      Os polícias não têm dinheiro para comprar combustível para os carros da polícia, mais ganham o que ganham, onde quer que estejam!!!

    • explicar sem complicar

      27 de Março de 2018 at 21:58

      Tá pedindo Patrice Trovoada para pôr câmera de vigilância no tribunal?
      Vc é inimigo declarado de Patrice Trovoada.
      Devia pensar numa outra pessoa.
      Porque é mesmo que vc quer vigiar primeiro ministro.

  2. Medo

    27 de Março de 2018 at 19:19

    País está sem ordem pública, o que espera o cidadão comum. Se as decisões dos tribunais não são acatadas. Esse governo matou a nossa democracia

  3. Preciso

    27 de Março de 2018 at 19:25

    Dubai de pt… Sempre a atacar Silva em vez de proteger o homem. Os juízes estão abandonados a sua sorte. Os funcionários abandonados a sua sorte. Preocupada com a segurança do estado. Será que é desta que esse governo vai proteger os tribunais? Os homens estão a espera de morrer juízes para depois dar condições

  4. Claudia

    27 de Março de 2018 at 19:29

    Nunca aconteceu no nosso país, assaltar um tribunal… Esse governo tornou o país uma anarquia

  5. Faz sai

    27 de Março de 2018 at 19:37

    Enquanto estão preocupados com diarei de leis para matar Silva. Tds os dias os apoiantes de adi na Internet só atacam tribunais. Tds dias os juízes têm e fizeram aquilo. O ADI meteu bufos nos tribunais. Se um cidadão quer saber o que se passa nos tribunais vai a Internet. Os ex juízes e incompetênte que foram excluídos de Portugal, Gabão, Angola, Brasil, é k ficam a falar mal dos Silva. Silva e tds juízes força. O povo está convosco. O povo só está a espera de urna, para correr com essas coisas de adi. Faz sai

    • Realista

      28 de Março de 2018 at 9:58

      Meu mano acorda bro democracia acabou em São Tomé essa história d voto actual è só pra enganar comunidades internacional k país está na democracia tudo aí já está montado ADI vai ficar no poder pra vida toda k nem MPLA

  6. Dubai

    27 de Março de 2018 at 19:41

    Neste momento existe grande aliciamento para corromper td o sistema. Concursos nas finanças, TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, TRIBUNAL de contas, alguns estão a vender até família e amigos para ter cargo nessas instituições.

  7. luisó

    27 de Março de 2018 at 19:43

    O que acho estranho nisto tudo é o “pormenor” de lá colocar outras tantas cápsulas de farinha em lugar das verdadeiras. E para quê ? Se queriam roubar a droga era só levar e mais nada…..
    Agora, pensando bem nisto….será que o roubo não foi há mais tempo e daí lá colocar outra cápsulas de farinha parecidas para ninguém dar por conta do furto e escolher a melhor oportunidade para gritar “kidaleooooo …….”

    • MIGBAI

      28 de Março de 2018 at 15:48

      Meu caro, quem fez a troca, sabia a quantidade de cápsulas, o seu formato e o tamanho das mesmas, como sabia também o código do cofre.
      Claro que quem retirou as cápsulas contendo a droga, sabia muito bem o que estava a fazer e já tinha tido contacto com o produto.
      Não é difícil chegar ao autor do furto.
      Mas nós passámos desde a independência, a viver num pais de brincadeira, por esse motivo, tudo isto é perfeitamente normal.
      Nem sei onde está a admiração das pessoas para estes casos.
      Outros bem piores existem e ninguém diz nada.

  8. Vlegonha

    27 de Março de 2018 at 20:41

    Aonde estão os ninjas? A procura dos deputados da oposição

  9. Pois

    27 de Março de 2018 at 21:24

    E todas essas drogas k estão na pic, foram para aonde? Nos tribunais já se sabe que foi roubado. E na pic o que fazem com esses materiais?

    • Ana

      29 de Março de 2018 at 14:31

      ???? Aua uê só ê

  10. Kkkk k

    27 de Março de 2018 at 21:27

    Kkkk o PT já pagou algum funcionário para roubar e entregar aos seus clientes e parceiros de negócios.

  11. Ra re ri ro rua

    27 de Março de 2018 at 21:30

    O homem tirou Silva segurança, zona vip do aeroporto, TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, tirou segurança nos tribunais, tirou credibilidade aos funcionários públicos, tirou paz, tirou…..

  12. Mina di Célivi

    27 de Março de 2018 at 22:43

    apetece-me dizer… inha….!

  13. Cuidado

    28 de Março de 2018 at 1:52

    Abra os olhos Silva, tudo isso é plano para te derrubar

  14. Oi tudo bem contigo

    28 de Março de 2018 at 2:24

    Td o país está um caos ministério de agricultura, não tem produto para agricultores, banco central a governadora compra casa de triliões de dobras, primeiro ministro e companhia k viaja só, militares estão revoltados, eu já não sei o que falta acontecer para povo abrir os olhos, no ano de eleições legislativas, o governo está preocupado em derrubar o Silva e ganhar eleições a td custo.

  15. Paulo

    28 de Março de 2018 at 2:27

    Estão a espera de quê para demitir essa ministra da justiça, desde que essa mulher entrou nesse ministério… Tudo ficou mistério e um caos total. Chamem Raposo ou Gabriel

  16. MATRUSSO

    28 de Março de 2018 at 7:57

    Manos, é só aguentar. Não foi falta de aviso, a teimosia e a ganância vai acabar convosco.

    Porquê que os foram a buca desse patife ao aeroporto não o levam de volta?

    Esse gajo está deteriorar RDSTP como nunca alguém o fez. Mas vocês só querem dencthi beto, então aguentem as consequências.
    Estão a espera de o quê para arrastar esse indivíduo na praça pública até aeoroporto? Hajam enquanto tempo. Expulsem esse itrano da vossa terra.

  17. Original

    28 de Março de 2018 at 8:02

    O PT deve estar a esfregar as mãos porque interessa-lhe desacreditar este Tribunal.O mesmo só está interessado fornecer seguranças aos sectores onde tem controle.Não há segurança para Tribunal mas existe quase meia centena de agentes à sua disposição para salvar a sua pele.Ainda bem que existe Deus para salvar a pele daqueles que não têm jagunças e quem aposta muito em ferro e fogo,morrerá através dele;foi sempre assim e sempre será. O inimigo nasce sempre no nosso seio o que torna mais fácil trair-nos.

  18. Manuel Torres

    28 de Março de 2018 at 10:19

    Isto não paece ser um caso isolado. Isto deve ter ligaçoes com peixe gordo assim sendo não creio que o governo de Patrice Trovoada consiga meter mão nisto para se encontrar uma solução. Por isso, se é verdade o que já se diz la na grota de que carlos Neves é um potencial candidato a função de primeiro ministro, apoiarei em todos os sentidos porque isto sim será uma verdadeira alternativa ao Patrice Trovoada e ao ADI e não esse tal de Aurelio martins que nem falar sabe. Dr. carlos Neves tem sabedoria, tem conhecimentos internacionais e tem carisma capaz de contribuir para estancar essa onde de coisas horriveis que acontecem em STP. Caberá no entanto a tal União MDFM-UDD, caso venham a ganar as eleições, brindar o povo santomense com um elenco de competencia e programas pragmaticos e realizaveis, senão estaremos outra vez na onde de promete não cumpre fazando o povo viver de sonhos.
    Fica o meu apelo ao Povo santomense, se de facto for Carlos neves o candidato à futura primatura do país, por favor, apoiem-no para melhorar o nosso país e dar credibilidade aos santomenses.

    • Sun Vage

      28 de Março de 2018 at 11:33

      MDFM? Partido falido!? MDFM é tudo sangue suga. Carlos Neves já foi tudo em STP. Dá outra pessoa que nunca foi nada. O que ele tem na vida é tdo só com salário? Não tem nem loló dédu? Queremos sim uma figura limpa limpa limpa que nunca foi nada de política. Isto sim. Já não queremos esses indivíduos que foram Ministros não sei quantas vezes, Embaixadores a viver a grande e a francesa….

  19. EX

    28 de Março de 2018 at 12:52

    Esse é o Caos prometido anos atrás.

  20. Ralph

    29 de Março de 2018 at 3:48

    Parece ser um plano bem eleborado e efetuado na parte dos criminosos. Em relação às implicações, apenas mostra o que é que os criminosos vão fazer para realizar os seus crimes, significando que a polícia tem que trabalhar cada vez mais para se manter ao par dos criminosos. Os perpetradores de crime organizado são perítos na sua área de especialização e estão constantemente a tentar manter-se um passo à frente da polícia para que possam continuar a cometer os crimes das quais levantam tantos lucros (e miséria na parte do povo). É uma guerra pela supremacia.

  21. Muandi

    29 de Março de 2018 at 15:39

    Algumas pessoas são pateticas. Basta um assalto ou um crime pra dizerem que a culpa é deste ou aqueles. Meus senhores, ou roubo e assalto são crimes que acontecem em todo mundo. A criminalidade vai crescendo na medida em que o mundo vai avançando. O que causa-me estranhesa, e concordo com alguns leitores/comentadores é o facto de os assaltantes saberem o codigo do cofre. Porque reparem que o cofre foi o unico objectivo do assalto. Agora, resumindo, ninguem deve ir preso por ter transportado capsulas de farinha de trigo no estomago. Isto quer dizer que o assalto tinha o propósito de fazer desaparecer provas contra o individuo que foi pego no aeroporto internacional Háider Índia. Então pode-se concluir que ha funcionarios desse Tribunal ligado a trafico ou indirectamente ao traficante e deve haver mais gente na rede. Porque para que os assaltantes chegassem ao cofre alguem deu as coordenadas. Eu não preciso ser especialista em criminologia pra chegar aos tais assaltantes. A primeira pessoa a abrir o cofre é a suspeita número 1

  22. Nuno Miguel De Menezes

    30 de Março de 2018 at 15:23

    Assalto ao Supremo Tribunal para roubar cocaína.

    Meu ponto de vista perante essa situacao o desenho esta mal feito na seguranca nos materiais apreendidos em Sao Tome and Principe.

    Necessario infraestreturar rapidamente essa situacao e nao vai custar nada ao governo,aqui fica a minha openiao.

    Dentro da esquadra da Policia um espaco uma sala,e as portas dessa mesma sala igual a porta da prisao,e a seguir outra porta, e dentro dessa sala,o cofre igual a do Supremo Tribunal de Justiça.

    E a seguir vai passar o seguinte:

    Dia 09/04/2018 o detido o preso com o Numero 666 trafico de droga vai a tribunal para ser ouvido,e as provas vao no outro carro com a policia para o tribunal, e o policia nunca podera abandonar as provas que ‘e a cocaina que ‘e transferido para o cofre do Supremo Tribunal de Justiça ate o arguido o preso ser ouvido, a policia pega na droga a cocaina mostra o juiz dentro do tribunal e depois automaticamente leva para o cofre do Supremo Tribunal de Justiça e ele o Policia nao sai perto do cofre ate a audiencia terminar, ao terminar a audiencia com o juiz, o policia com arma de fogo pronto para responder levar as evidencias para o departamento Policial para a sala em questao que assim escrevi anteriormente.

    Mais no entanto,existe maquina de fotografias tira as fotos desse mesmo material que se chama droga cocaina,leva para o Juiz o Policia e a informacao fica escrita que a droga se encontra dentro da estacao Policial aonde existe Policias de servico.
    E se por acaso, o Ministerio Publico informar que as Fotografias nao Sao Suficientes, e querem ver as evidencias dentro do Tribunal, a Policia deve aplicar o que escrevi anteriormente, um carro leva as evidencia os policias bem armados prontos a responder leva a mercadoria para o Tribunal e os mesmos nunca vao abandonar a meradoria o seu trabalho neste dia ‘e fazer seguranca e se algo falhar os mesmos sao responsabelizados presos e condenados. e outro groupo de Policia bem armados em diferente carros de Prisao leva o preso para o Tribunal. e dentro do tribunal espero eu que tenha uma sala de prisao para o preso, e nesta sala de prisao nao pode ter janelas para o mesmo saltar e um policia sempre a porta da prisao dentro do tribunal a controlar ate levar ao juiz o preso.

    Essa ‘e minha psicologia. Muito facil de fazer, apenas ter ideias,sem custos gastos,Tudo feito em segredo de justica nao informar como funciona a ninguem a branco ou preto ou mesmo familia de Policias.Apenas os Professionais da Policia brancos ou pretos que assim sabem como funciona para mais tarde na investigacao perceber o erro o que falhou o desenho desenhamos assim ‘e assim que deve obdecer e o culpado se encontra sempre.
    Quem estava de servico na altura.E isso leva sempre a pessoa fora da Lei que pode ser policia um funcionario ou mesmo um informante, um informante exemplo: eu Nuno Menezes sou Traficante de Droga em Sao tome and Principe e tudo que seja trafico movimenta milhares de dinheiro, pago alguem para pedir informacao como funciona e desenho o ASALTO,e O Policia fraco passando dificuldade o mesmo pago bem em dinheiro e a informacao que quero fico a saber e desenho o asalto e Tudo isso existe.

    O Facto de eu explicar essa situacao nao quer dizer que vou ter problemas com traficantes de Droga ou de Arma, porque os mesmos sabem que essa informacao ate um filme da para pessoas perceberem, fazendo investigacao no Youtube a youtube encina e explica e ate explica como se faz uma BOMBA e outras coisas mais como por exemplo usar uma arma de FOGO e outras coisas mais graves se encontra no Youtube, agora vem a pergunta ‘e Permitido??? sim ‘e permitido, e na europa temos de tudo e vemos tudo.

    E ate explica a YouTube.com com se esconde a Droga, de uma forma experta para os Policia nao Saberem.

    Agora a ignorancia,sem meio de ajuda,faz com que ficamos sem saber que isso existe, e as pessoas pensam que apenas acontece na europa.
    Nunca podemos desenhar um Sao Tome and Principe Perfeito, ‘e perca de TEMPO temos que desenhar insfraestreturar Sao tome and Principe para responder esse tipo de situacao e outras coisas mais que possa surgir dentro de Sao Tome and Principe.

    Sao Tome and Principe ao desenvolver e DEUS QUEIRA QUE SIM O TERRENO DESENVOLVIDO, ate caixa de Multibanco vai explodir,igual a Europa,pessoas a meter dinamites na caixa de Multibanco,pessoas a entrar no banco a noite para roubar o cofre forte e outras coisas mais… E nao ‘e necessario estar muito desenvolvidos,os Bancos necessario sim fazerem a sua seguranca, se tem alarme,se tem guarda NORTUNO aquilo tudo que os Portugueses de Portugal responsaveis dentro do Banco em Sao Tome and Principe conhece que existe na europa incluindo Portugal.

    Sao Tome and Principe Perfeito,janelas abertas anoite,porta de carro aberta,bancos anoite janelas aberta,Sao Tome and Principe um Pais Perfeito em desenho esse sonho nao existe e Nunca pode existir.

    Pode haver alguem que queira desenhar Sao Tome e Principe um Pais calmo,janelas abertas, e outras coisas mais… Esse desenho ‘e Falso.
    O Desenho ‘e Insfraestreturar e pagar dividas interna Divida Externa, Jogar com aquilo que tem, exemplo petroleo,turismo,e outras coisas mais e acompanhar sempre a psicologia de criminalidade.

    Em casa sem fazer nada, ver youtube.com os Policias as pessoas conhecer coisas novas terem ideias e levarem para o trabalho a escola e aplicar. e isso nao ‘e emitar.

    Fica a dica…

    Nuno Menezes

    Lincoln,Reino Unido

    • WXYZ

      31 de Março de 2018 at 12:55

      Acrescento ainda que seja necessario treinar, ensaiar e simular situacoes reais para que nao tenhamos surpresas desagradaveis ca nas ilhas. Corrijam me se estiver errado: Penso que nunca passou pela cabeca dOs deputados da nacao (mais os da oposicao) que um dia eles pudessem vir a ser encurralados feitos refens por grupo ou mesmo pessoa hostil e depois serem chantageados e metidos no jogo de pedido de resgate. Os nossos recentemente construidos depositos de agua, aeroporto, estacoes de fornecimento de energia etc… podem tambem facilmente ser tomados de assalto como meio de fazer jogada de pedido de resgate.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top