Política

Lançando mais pedras

Dentro de 6 meses as vendedoras de peixe dos distritos de Lobata e de Mé-Zochi, vão beneficiar de um mercado remodelado, e apetrechado com equipamentos para tratamento e conservação do pescado.

Um projecto financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento(BAD). O primeiro-ministro Patrice Trovoada foi o principal actor dos lançamentos de pedras na Trindade e em Guadalupe. Mas não só, depois do mercado de Guadalupe, Patrice Trovoada, seguiu viagem por mato dentro rumo a roça Água Coimbra, antiga dependência da empresa agrícola Agostinho Neto(Rio do Ouro), para lançar mais pedras, desta vez para reabilitação da pista rural que liga Água Coimbra à comunidade agrícola de Caldeiras.

Um troço de 4 quilómetros que vai permitir melhor escoamento da produção agrícola. A obra de reabilitação da pista rural é financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento em mais de 611.481,63 euros. Parte da estrada será em calçada e a outra parte em terra batida. A duração da obra é de 9 meses.

O Chefe do Governo, realçou o facto de que com a reabilitação dos 4 quilómetros de estrada para a Roça Água Coimbra,fica concluído o processo de infra-estruturação daquela região rural do distrito de Lobata. Pois o troço a ser reabilitado, vai ligar-se a pista principal, que liga várias comunidades, à estrada nacional número 1.

Por outro lado, o financiamento do BAD, em 438.495,31 euros permitiu ao Primeiro-ministro, lançar pedras para a reabilitação do mercado de peixe na cidade da Trindade no distrito de Mé-Zochi.

Logo de seguida Patrice Trovoada deu salto até a cidade de Guadalupe no Distrito de Lobata, para mais um lançamento de pedras com vista à reabilitação do mercado local. Projecto financiado pelo BAD, através do projecto PRIASA em 455.252,16 euros.

Tanto na Trindade como em Guadalupe os mercados de peixe a serem reabilitados nos próximos 6 meses, vão ser apetrechados com câmaras frigoríficas e outros equipamentos para conservação e tratamento do pescado.

Abel Veiga

    31 comentários

31 comentários

  1. Seabra

    25 de Agosto de 2018 as 13:41

    PT-ADI, vá CATAR e Baaaazzaa !
    Não vos queremos mais em STP e muito menos na direcção do país.
    BASTA BASTA BASTA!

  2. Zani

    25 de Agosto de 2018 as 13:53

    Boa.
    É isto que o povo quer ver e realizar!
    Obras de infraestruturas básicas para livre circulação de bens e pessoas!
    Não importa se estão sendo lançadas na vésperas das eleições! O importante é o povo recebê-las prontas e cuidar na sua manutenção!

    O mais importante de tudo isto é São Tomé e Príncipe! O povo!

  3. Madredeus.igreja

    25 de Agosto de 2018 as 15:45

    Vai VC tomar banho, Zani

    O PT- ADI, estão a vender banha de cobra, tentando enganar o povo. Há 4anos atrás foi assim, agora, outra vez?

    Quêm não se lembra de arroz por 13 contos, quêm não se lembra internet para todos jovens, quêm não se lembra de Dubai, quêm não se lembra de energia, porque são Tomé, não pode ficar as escuras em mts, mts, mts mais. É uma escada sem fim a vista

    Vão para trindade ver cabra, tomando banho na lama.

    • WXYZ

      27 de Agosto de 2018 as 22:26

      “Quêm não se lembra de arroz por 13 contos”. Ee essa a sua pergunta. Pois vos digo que para todos os efeitos o arroz continua mesmo a 13 dobras ou ate mais barato. Deveis por na mente que uma coisa compensa a outra. Este governo tem vindo a envidar esforcos de forma a que os produtos nacionais estejam mais espostos a venda nos nossos mercados de tal forma que o valor desses mesmos produtos tem vindo a diminuir cada vez mais. Se reparais, hoje esta se a consumir muito mais banana, muito mais fruta pao, matabala, mandioca, e de outros mais. Santomenses nao podem estar sempre cada vez mais dependente do arroz, que, hoje em nao se tem muita confianca da sua origem. Esse governo desde inicio dessa legislatura tem vindo a incentivar para consumo de mais coisas da terra. Estais lembrado das feiras agricolas realizadas mensalmente no mercado de Penha? Das caminhadas desportivas em que se combinava o util ao agradavel, distribuindo ao longo da caminhada banana madura, mamao e abacate? Vejais so pela dinamica do ministro de agricultura o Sr. Teodorico Campos! “quêm não se lembra internet para todos jovens” Ee outra pergunta sua. Acreditastes mesmo que o PT-ADI tivesse usado a palavra “todos”? Mas se reparais ha mesmo mais jovens, adolescentes e nao so com muito mais acesso a internete do que ha 5 anos atras. Quanto ao Dubai, nao tenhais muita pressa que estamos caminhando nesse nosso leve leve pra la. So que nos Santomenses somos manhosos (tirando alma que nao merece). Nao reconheceis com sinceridade que o governo nao tivesse feito nada com respeito a energia? Se realmente sois o lugar onde se congregam pessoas de fee entao Sejais honesto! E que as criticas devam ser feitas com factos.

  4. Zani

    25 de Agosto de 2018 as 23:11

    Madredeus e sr. Seabrinha falem o que quiserem mas saibam duma coisa, o povo não são vcs! Então porque falam em nome do povo? São vcs mandatarios do povo? Como se atrevem a chorar vossas mágoas em nome do povo?
    Frustrados vcs estão porque se calhar os vossos parentes e familiares partidários duma oposição falida em são tomé, não estão a usufruir da boa vida de outrora qdo não havia autoridade de estado!
    Ainda bem que PT fechou as torneiras da boa vida sem trabalhar que vcs estão acostumados!

    • STP Alerta

      26 de Agosto de 2018 as 8:24

      Porra! 400 paus para reabilitar o mercado de Guadalupe, que não tem nem 10 feirantes, a mesas ficam todas vazias. Este dinheiro deveria ser investido noutra coisa, como melhorar o piso do pólio desportivo, que é uma desgraça para os jovens praticantes. É preciso definir prioridades das prioridades, para mim o mercado de Guadalupe não é prioridade.

    • Madredeus.igreja

      26 de Agosto de 2018 as 17:05

      Ninguém deve ser excluído, se calhar você bem é santomenses de gema. Talvez, é outro gabonaises Sá cá lentra non quinte

      • Zani

        27 de Agosto de 2018 as 1:08

        Sou gabonês sim de pai santomense e mae caboverdiana. Qual é o problema nisso?
        Achas melhor que aqueles que nao nasceram em São Tomé?
        Fiques a saber que não existe indigena de São Tomé pois a formação de nosso povo é de origem da africa continental que aventurando-se ao mar deram as ilhas!
        É muita ignorãncia de vossa parte explorarem as origens do PT! É ridículo! Africanos descriminarem africanos! É de uma baixeza torpe e vil! Pessoas como vós não deveriam ser chamados de são tomenses!
        O mundo seria bem melhor sem pessoas como vocês (Madredeus e Seabrinha)!

        • Seabra

          29 de Agosto de 2018 as 1:09

          Vá mas é catar. Não faço parte da sua ESCÔRIA. Não frequento gente como você Zani de m…a! Baixaria é de você pra você.
          Onde ponho eu o rabiosque você nem a cara põe. Sonho comigo o quê? Sem mais n’empêche menos cita o meu nome como um tarado transloucado que parece ser…vire à sua boca pra lá, vagabundo !

      • Rapaz de reboque

        27 de Agosto de 2018 as 9:30

        Deixa de ser burro escrevi melhor e coisas de interesse essas babuzeiras não é nada o povo ja esta farto de babuzeiras seja um homem com H grande

        • WXYZ

          27 de Agosto de 2018 as 22:43

          Mas ficaste a perceber muito bem. O importante ee que a mensagem seja passada. Agora; o que se nota ee que as pessoas estao fazendo por capricho. Melhor ee canalizar esse capricho pra dia 7 de Outubro. Vai e vota! Nao fica em casa ou com cara na estrada a espera de banho nesse dia.

      • WXYZ

        27 de Agosto de 2018 as 22:36

        Veja so! Estais trazendo xenofobia ao baile. Porquee? Prefererias vos que Santomenses nascidos no estrangeiro jamais regressassem as suas raizes? E que aqui dessem do melhor que teem para o desenvolvimento da terra? Prefererias vos que nao se atribuisse nacionalidade santomense a estrangeiros que ca connosco residem?

    • Madredeus.igreja

      26 de Agosto de 2018 as 21:58

      Você é um autêntico pateta. Uma grande lambe botas, se calhar nem santomenses és. Vai tomar banho

  5. Fernado Ferreira Martins

    27 de Agosto de 2018 as 10:52

    Mas, ele é que lança Pedras? Mas isto é uma programação pré-existente no projecto PRIASA. No minimo deveria ser o Presidente da Câmara Distrital.Gente misquinha e pobre de mente.

  6. OMOCHÊ CAPOCHÉ

    27 de Agosto de 2018 as 15:38

    Não esquece da estra principal de Ribeira Peixe a porto Alegre principalmente na ( deicida de praia Grande e de Muande em Monte Mario) do que fazer Mercado de Peixe em Malanza e Monte Mario pork Porto alegre já tem um espaça de conservação de pescado.deicha de bobo homem….

  7. Zani

    27 de Agosto de 2018 as 18:29

    E tu seu bosta, rapazinho de riboque! Não te metas nessa conversa pois não foste nem chamado e nem citado! Pegaste o bonde andando e entraste sem ser convidado!

    Vou estar aqui e seguindo este canal online pra combater bostas militantes partidários opositores que nada faz e que nada fizeram e que criticam por criticar porque hoje não estão no poder a mamar nas tetas do governo, que recebe ajudas internacionais pra se desenvolver e vêm aqui vcs como uns vermes mandar boca a toa!

    • Rapaz de reboque

      28 de Agosto de 2018 as 9:04

      Nem te respondo é perder o meu precioso tempo com um gajo que eu não sei quem é e que deve ser de nivel zero,

      • Zani

        28 de Agosto de 2018 as 12:33

        Nivel zero és tu seu “bosta” militante da oposiçao falida e oportunista!
        Deves gostar de viver no teu “lucumi cheio de lama” que acostumaste a viver com as migalhas desta oposiçao falida e sem futuro!

        • Rapaz de reboque

          28 de Agosto de 2018 as 20:46

          Ah ah ah ah ah até me da vontade de rir de certeza absoluta estas bem enganado em relação a minha pessoa olha que ultimo a rir por vezes ri melhor calma rapaz nao te zangues, ainda podes ter um AVC depois como vais resolver tem calma o papa esta calmo filhote, portate bem senão pelo natal nao tens uma prenda do paizinho

  8. madredeus.depósito velho

    28 de Agosto de 2018 as 10:41

    WXYZ, deixa esse bôbo de madredeus.igreja e esse tal de rapaz de riboque falar deles. Os gajos ou familias deles devem fazer parte destes partidos de oposição que estão sem norte, falidos e perderam toda credibilidade do povo de S.T.P. Esses partidos e os tipos que os compõem por falta de humildade (uma qualidade que deve acompanhar os homens em toda sua vida) em reconhecer que quando o governo neste caso o ADI faz algo de bem devem elogiar e incentiva-los a fazer melhor, quando faz mal criticar e chamar atenção. Pra esses gajos tudo está mal. Como é possível!? Gente até fica confuso. Adotaram uma política de Terra queimada, esquecendo eles que o povo de hoje não é do tempo de mlstp e seu pinto da costa esse carrasco que enquanto estiver vivo deveria vir pedir desculpas ao povo de s.Tomé pelas atrocidades que cometeu. Tomara vocês que o que foi feito nestes 4 anos tivessem sido feitas nestas décadas que estiveram no poder! Os gajos querem confundir o povo de toda maneira. Vêm FMI, BAD e outras entidades internacionais nossas credoras inspecionar as contas de STP e do governo dizem que está tudo bem, que o governo conteu despesas e aumentou receitas com a cobrança de impostos, sobretudo das Empresas que deviam o Estado bué de dinheiro e com isso abrem novas de crédito para o país, os gajos de oposição diz que está tudo mal, outro diz que não está a ver nada que o governo está a fazer. Os tipos estão tão frustrados/desorientados que chegam ao cúmulo de dizer que PT trouxe espanhóis pra matar Evaristo Carvalho. Credo oposição, baixar até este nivel, só porque não estão no poder. Como acreditar mais neste mlstp, pcd,mdfm,udd etc, como partido de alternativa pra governação. Não tem como, é impossível. Podem inventar tudo que quiserem, dizerem tudo que quiserem, nós o povo só ficaremos aborrecidos com o PT se informações postas a circular derem conta que ele comeu mulher de algum dirigente de oposição. O que vocês não estão a ver, nós o povo estamos a ver e tomar boa nota e vamos dar resultados no dia de fixação das pautas 07/10. O POVO VAI XUMBAR TODOS OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO ATUAL E OUTROS AVENTUREIROS QUE APARECEREM.

    • Zani

      28 de Agosto de 2018 as 21:51

      Muito bem falado pá! Com essas palavras já deste um bofetão nesses gajos!

      São Tomé e Príncipe deveria ter apenas dois partidos (ADI e UMPP) e restantes independentes pois com essa oposição de gente gananciosa apenas pelo poder e das vantagens que dela vier sem se importar com o povo, São Tomé e Príncipe não merece!
      São ardilosos, traidores, gananciosos, maliciosos, maldosos, fúteis, sem amor a terra!

    • Rapaz de reboque

      29 de Agosto de 2018 as 17:13

      Estas muito enganado estou marimbando para esses partidos e esses politicos ai estou bem longe e graças a Deus talvez melhor que tu eos que sao como tu e como alguns politicos de meia tijela que estao por ai um dia se precisares alguma consulta ou algo de Portugal é só deixares ca uma mensagem um abraço

  9. madredeus.depósito velho

    29 de Agosto de 2018 as 8:26

    Oh Abel, diz um gajo o quê que você é. Você é Jornalista ou você é político?! Porque de maneira como meu irmão tem dado as notícias, até parece que mano é um desses político de oposição aí da nossa praça. Conheço-te muito bem e lembro-me nitidamente quando começastes a escrever as tuas primeiras notícias, elas eram com isenção, imparciais cuja finalidade era mesmo levar informações aos internautas. Agora desde que a tua Troika foi chutada para oposição e ficou muito mal tratada, tu transformastes, deixastes de ser jornalista esquecendo da de ontologia que deve acompanhar a tua profissão para ser jornalista-opositor ao governo, sobretudo à pessoa de Drº Patrice Trovoada. Todos nós temos, independentemente do que somos ou fazemos, alguma filiação partidária, isso é normal em democracia, agora como jornalista temos que despir a nossa pele partidária e fornecer noticias com isenção e transparência não tendenciosa. Peço-te meu caro irmão não entras neste jogo, porque as vezes pode ser que estás a ser usado sem dar por conta. Conheces o silvério amorim um grande profissional de comunicação? Tomou peto-bala pra mdfm de fradique menezes, quando mdfm caiu saltou pra mlstp que agora está ai a tagarelar pra ver se cai alguns trocos, porquê? Esqueceu que era jornalista e começou a fazer papel de político. Não caia nessa meu irmão Abel, até porque não te fica bem. Conselho de amigo.

    • Zani

      29 de Agosto de 2018 as 11:08

      Eu tb já tinha percebido essa tendência do A. Veiga não é de hoje !
      Alguns aqui neste espaço de discussão e debate defende-lo com unhas e dentes o que levantou mais as minhas suspeitas! É lamentável termos um jornalista assim!

  10. madredeus.depósito velho

    29 de Agosto de 2018 as 15:12

    Se vocês de Tela Non já começaram a fazer campanha pra partidos de oposição com essas notícias de cariz partidário, faz favor de avisar gente, pra nós também começar a fazer nossa campanha, porque o que a gente está a ver é que vocês estão a falar no lugar de partidos de oposição e isto não é bom. Aqui “um bombom”, gente é povo mas gente não é burro não éé! Nós também tem muita informação pra por a circular éé. Deixam de bôbo. Se ao invés de darem notícias de forma a serenarem os ânimos, vocês noticiam de uma maneira que fomenta ódio e vingança, então vamos também partir pra ódio e vingança. É melhor ir leve leve à nossa maneira, porque se não, bôbo muito éé.

    • Rapaz de reboque

      31 de Agosto de 2018 as 10:13

      Tens falta de mais uns anos de escolaridade escreves tão mal , nao me digas que queres um tacho também ah ah ah

  11. Ex Militante do ADI Aborrecido

    30 de Agosto de 2018 as 17:12

    Vocês, madredeus depósito velho e o Zani estão mesmo frustrados e sem rumo ate da para rir kkkkkk. Quanto ao Sr. jornalista Abel Veiga, lavem a vossa boca para falar deste profissional sério, honesto e justo e que assim tem sido com todos os governos sem distinção. Ele apenas tem estado a divulgar as anomalias e desgorvenação desse governo desde o inicio desta legislatura. Queriam mazé você que estivesse a receber cache de P.T e ficar em silêncio assistindo o país ser destruído em benefício do seu próprio bolso, tal como vocês. seus F. da P…. Compreende-se que vocês não compreendem o verdadeiro papel do jornalista, merecem desconto.

    • Zani

      3 de Setembro de 2018 as 10:54

      Se calhas tás aborrecido porque andavas metendo a mão na massa e foste descoberto e por isso foste varrido da militância do ADI!
      Não nos venhas chorar as tuas mágoas Sr. Militante disfarçado de Adi que nunca foste! Aldrabão isso sim!

      • Zani

        4 de Setembro de 2018 as 16:52

        Diz -nos qual era seu número de militante?
        Qual zona partidária estavas inscrito?

        Diz então essas informações!
        Seu aborrecido mentiroso!

  12. Rapaz de reboque

    30 de Agosto de 2018 as 20:19

    A pegar em tanto peso cuidado com o ovo senhor primeiro-ministro olha o muclucu

  13. Zani

    5 de Setembro de 2018 as 10:56

    Oh Rapaz de Riboque não podes julgar aqui a falta de escolaridade de alguns aqui pois nós sabemos que isso não tem nada haver! Quantas vezes vc, eu e alguns aqui já escreveram corretamente mas no entanto o corretor ortográfico dos nossos teclados virtuais trocaram a palavra certa pela errada? Várias vezes isso já me aconteceu! E nem por isso eu deixei de ter minha graduação e nem a pós- graduação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo