Nasceu em Guadalupe, capital do distrito de Lobata. Mas quando vem a São Tomé reside na vila histórica de Batepá, de onde é natural a sua família materna. Reside na Suíça, mas é em São Tomé, que encontra inspiração para escrever poesias, romances e contos.
“Olinda Beja nasceu em Guadalupe mas toda a sua família materna reside em Batepá, onde a escritora também reside quando está entre nós. É professora de Língua e Cultura Portuguesa na Suíça onde, através da Universidade de Friburgo, tem divulgado, para alunos e professores as ilhas do chocolate.
Tem 14 obras publicadas no domínio do romance, poesia, conto e nelas a autora expressa a beleza, as gentes, a História e o amor que a liga à terra onde nasceu e que tem”cantado” pelos quatro cantos do mundo. Tem poemas traduzidos em várias línguas e o seu livro “O Cruzeiro do Sul” (poemas) foi editado em Português e Espanhol.
Em breve, Olinda Beja vai publicar mais uma obra, desta vez, um livro de contos para as crianças de S. Tomé e Príncipe. Algumas das suas obras foram adotadas para leitura em escolas do Luxemburgo, Alemanha, Suiça.
Neste momento, e entre 502 candidatos, a escritora foi nomeada, no Brasil, para o grande prémio P.T. Literatura 2012 com a sua obra “Histórias da Gravana”
Anjo do Céu
4 de Junho de 2012 at 11:32
Força pelo trabalho que tem desenvolvido na area da escrita e espero que consigas um projeto na Suiça ou onde tem maior conhecimento para o povo onde te fez nascer que é GUADALUPE que precisa de apoio da sua parte e que o povo desta Cidade muito lhe agradece.Espero em breve uma resposta concreta da nossa escritora.Um bem haja
matutui
4 de Junho de 2012 at 13:25
Porquê dois artigos a retratar uma mesma pessoa?
Juca Valentim
6 de Junho de 2012 at 12:15
Essa senhora quando convem ela é portuguesa, quando convem ela é luso-santomense, quando convem ela é santomense. Santa paciencia!!
Zunu Grilo
8 de Junho de 2012 at 8:17
keria k ela voltasse da suíça pra viver aqui entre nós.
N.C
4 de Junho de 2012 at 21:29
Enquanto os politicos sujam e afundam o bom nome do pais,as personalidades do desporto,da cultura e da musica vao tentando promover o bom nome e a imagem das terras verdes e maravilhosa
Zunu Grilo
8 de Junho de 2012 at 8:18
mas a senhora nem vive aki. e si convida pra voltar, eu duvido.
Venâncio Pires
5 de Junho de 2012 at 7:48
Venâncio Pires,natural de Guadalupe,trabalha nas telecomunicações deste país quero saudar e dar-lhe muita coragem e força nas tuas obras em que leva o bom nome desta maravilhosa ilha a todo mundo.
Sucessos.
DEUSA
5 de Junho de 2012 at 16:27
Meus parabéns Olinda Beja!
Madalena
5 de Junho de 2012 at 16:49
Se calhar com estas gentes com pamarés se pode almejar um futuro melhor, daí o meu apelo, mal compreendido. Sou mesmo assim, confusa.
Viva Olinda!
Ajuda teu povo!
Madalena
6 de Junho de 2012 at 13:11
palmares
Alexandra Carolino
26 de Dezembro de 2013 at 17:33
Olá, Olinda!
Boas Festas para cá ou para onde quer que seja no mundo….
São os nossos votos sinceros
Abraço grande
Branca e Alexandra Carolino