Cultura

Olinda Beja é uma escritora com coração repartido entre Guadalupe e Batepá e que reside na Suíça

Nasceu em Guadalupe, capital do distrito de Lobata. Mas quando vem a São Tomé reside na vila histórica de Batepá, de onde é natural a sua família materna. Reside na Suíça, mas é em São Tomé, que encontra inspiração para escrever poesias, romances e contos.
“Olinda Beja nasceu em Guadalupe mas toda a sua família materna reside em Batepá, onde a escritora também reside quando está entre nós. É professora de Língua e Cultura Portuguesa na Suíça onde, através da Universidade de Friburgo, tem divulgado, para alunos e professores as ilhas do chocolate.

Tem 14 obras publicadas no domínio do romance, poesia, conto e nelas a autora expressa a beleza, as gentes, a História e o amor que a liga à terra onde nasceu e que tem”cantado” pelos quatro cantos do mundo. Tem poemas traduzidos em várias línguas e o seu livro “O Cruzeiro do Sul” (poemas) foi editado em Português e Espanhol.

Em breve, Olinda Beja vai publicar mais uma obra, desta vez, um livro de contos para as crianças de S. Tomé e Príncipe. Algumas das suas obras foram adotadas para leitura em escolas do Luxemburgo, Alemanha, Suiça.
Neste momento, e entre 502 candidatos, a escritora foi nomeada, no Brasil, para o grande prémio P.T. Literatura 2012 com a sua obra “Histórias da Gravana”

    11 comentários

11 comentários

  1. Anjo do Céu

    4 de Junho de 2012 as 11:32

    Força pelo trabalho que tem desenvolvido na area da escrita e espero que consigas um projeto na Suiça ou onde tem maior conhecimento para o povo onde te fez nascer que é GUADALUPE que precisa de apoio da sua parte e que o povo desta Cidade muito lhe agradece.Espero em breve uma resposta concreta da nossa escritora.Um bem haja

  2. matutui

    4 de Junho de 2012 as 13:25

    Porquê dois artigos a retratar uma mesma pessoa?

    • Juca Valentim

      6 de Junho de 2012 as 12:15

      Essa senhora quando convem ela é portuguesa, quando convem ela é luso-santomense, quando convem ela é santomense. Santa paciencia!!

      • Zunu Grilo

        8 de Junho de 2012 as 8:17

        keria k ela voltasse da suíça pra viver aqui entre nós.

  3. N.C

    4 de Junho de 2012 as 21:29

    Enquanto os politicos sujam e afundam o bom nome do pais,as personalidades do desporto,da cultura e da musica vao tentando promover o bom nome e a imagem das terras verdes e maravilhosa

    • Zunu Grilo

      8 de Junho de 2012 as 8:18

      mas a senhora nem vive aki. e si convida pra voltar, eu duvido.

  4. Venâncio Pires

    5 de Junho de 2012 as 7:48

    Venâncio Pires,natural de Guadalupe,trabalha nas telecomunicações deste país quero saudar e dar-lhe muita coragem e força nas tuas obras em que leva o bom nome desta maravilhosa ilha a todo mundo.
    Sucessos.

  5. DEUSA

    5 de Junho de 2012 as 16:27

    Meus parabéns Olinda Beja!

  6. Madalena

    5 de Junho de 2012 as 16:49

    Se calhar com estas gentes com pamarés se pode almejar um futuro melhor, daí o meu apelo, mal compreendido. Sou mesmo assim, confusa.
    Viva Olinda!
    Ajuda teu povo!

  7. Madalena

    6 de Junho de 2012 as 13:11

    palmares

  8. Alexandra Carolino

    26 de Dezembro de 2013 as 17:33

    Olá, Olinda!
    Boas Festas para cá ou para onde quer que seja no mundo….
    São os nossos votos sinceros
    Abraço grande
    Branca e Alexandra Carolino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo