Cultura


Mostra Itinerante de Cinema e Direitos Humanos

SÃO TOMÉ, 05 de Janeiro de 2023 – A primeira Mostra Itinerante de Cinema e Direitos Humanos (MICDH) vai chegar às escolas secundárias de São Tomé e Príncipe, de 09 a 18 de Janeiro 2023.

Esta mostra pretende levar filmes de teor educativo às escolas e comunidades e promover o debate sobre os direitos humanos. Os estudantes, entre os 12 e 17 anos, são convidados a envolverem-se na própria organização do festival. Deste modo, aprendem que podem ter um papel importante e impacto na nossa sociedade.

O programa de atividades da Mostra inclui a exibição de 3 filmes de curtametragem em cada escola, seguida de um debate sobre os Direitos Humanos. A atividade procura envolver os diretores, professores e a associação dos estudantes de cada escola, para que haja uma vívida troca de impressões sobre
os filmes e as temáticas abordadas sobre os direitos humanos.

A MICDH vai percorrer 6 escolas da Ilha de São Tomé: Liceu Nacional (distrito de Água-Grande), Liceu Maria Manuela Margarido (distrito de Mé-Zóchi), Liceu Sum Mé-Chinhô (distrito de Lobata), Escola Secundária de Neves (distrito de Lembá), Escola Secundária da Ribeira Afonso (distrito do Cantagalo), Escola Secundária de Angolares (distrito do Caué); e 1 escola da Região Autónoma do Príncipe – Escola
Secundária do Padrão.

O programa será baseado em filmes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) que abordam questões como abuso sexual, direitos migratórios e direitos LGBT. Em cartaz estão os seguintes: “Chama-me Maria” de Jéssica Lima” (São Tomé e Príncipe), “Mudança” de Welket Bungué GuinéBissau/Portugal), “Rã” de Ana Flávia Cavalcanti (Brasil), “Mina Kiá” de Katya Aragão (São Tomé e Príncipe), e “Dona Mónica” de Carlos Yuri (Cabo Verde).

Todas as sessões serão gratuitas. A Mostra Itinerante de Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa da Tela Digital Media Group, financiada pela Movies That Matter, organização holandesa com sede em Haia, que quer alargar os pontos de vista sobre os direitos humanos.

Calendário da Mostra Itinerante de Cinema e Direitos Humanos
09 de Janeiro – Escola Secundária de Angolares
10 de Janeiro – Liceu Nacional
12 de Janeiro – Liceu Maria Manuela Margarido
13 de Janeiro – Escola Secundária de Neves
16 de Janeiro – Liceu Sum Mê-Chinhô
17 de Janeiro – Escola Secundária de Ribeira Afonso
18 de Janeiro – Escola Secundária do Padrão

Fonte – Téla Digital

1 Comment

1 Comment

  1. Vanplega

    10 de Janeiro de 2023 at 19:09

    Entāo qual è espanto?

    Outros 4 anos do ADI, no poder ñ foi o mesmo!
    E is burracos na cidade capital, o 1 Ministro, ñ andava andava em cima dela, is lixos na capital, ñ està perto do cabinete dele.

    Fez ele alguma coisa para atenuar està pouca vergonha!

    Venha a dar o mesmo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top