Desporto

Jogos da CPLP 2014: STP fica na 6ªposição

São Tomé e Príncipe (STP) ficou na sexta e penúltima posição nos IX Jogos Juvenis da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreram de 23 de Julho- 02 de Agosto, em Luanda (Angola), ao conquistar uma medalha de prata e duas de bronze, nas modalidades de atletismo e desporto adaptado, respectivamente.

CPLP maiorDurante semana e meia, a cidade de Luanda-Angola, foi o epicentro do desporto ao nível da comunidade, ao acolher com sucesso os IX jogos Juvenis da CPLP, evento que reuniu 590 jovens dos 16 anos de Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique e Timor-Leste, que competiram nas diversas modalidades.

São Tomé e Príncipe, que competiu nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol, atletismo, desporto adaptado, canoagem, voleibol e Xadrez, não foi além da modesta sexta posição, com 1 medalha de (prata) e 2 de (bronze), mas nada que debilitasse o discurso positivo dos dirigentes desportivos, que participaram no certame.

De ressaltar que a competição foi ganha de forma categórica por Brasil com 27 medalhas de (ouro), 10 de (prata) e 12 de (bronze), seguida de Portugal com 12 de (ouro), 20 de (prata) e 12 de (bronze).

Angola país anfitrião ficou no último lugar de pódio, terceiro posto, com 6 de (ouro), 11 de (prata) e 16 de (bronze).

Moçambique, assegurou a quarta posição, com 5 de (ouro), 4 de (prata) e 8 de (bronze)

Cabo Verde, que recebeu testemunho para acolher o evento em 2016,ficou na quinta posição com 3 de (prata) e 5 de (bronze).

A nação mais nova da comunidade, Timor leste, ocupou a sétima e última posição sem nenhuma medalha.

De sublinhar que a indicação da capital cabo-verdiana para a realização dos jogos em 2016 resultou de uma decisão, da reunião em Luanda, dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP.

A excepção da recente admissão da Guiné-Equatorial na CPLP, São Tomé e Príncipe é único país africano membro da comunidade que ainda não abriu as suas portas para os jogos da CPLP.

Gil Vaz

 

 

5 Comments

5 Comments

  1. Coboiada

    6 de Agosto de 2014 at 7:39

    Pelo menos não ficamos no último lugar…..mas é preciso melhorar bastante…neste caso investir mais.

  2. em frente STP

    6 de Agosto de 2014 at 20:00

    poderíamos fazer melhor. temos que investir mais para colher melhores frutos em 2016

  3. Reflexão

    11 de Agosto de 2014 at 22:24

    Fizeram bem em divulgar os resultados dos IX Jogos da CPLP, mas penso que falta um olhar crítico à situação de STP, por ainda nao ter organizado os jogos, mas principalmente, penso que foi uma falha muito grande nao terem enaltecido um feito que, pelos vistos, passou despercebido dos senhores jornalistas, que foi o facto de ser uma são-tomense, Germana Cravid, a melhor marcadora no andebol feminino, com 37 golos, embora STP só tenha ganho um jogo, contra Cabo Verde.
    Por favor,os bons feitos devem estar em destaque, pois, infelizmente, os incentivos são muito poucos.

  4. Simão Amaral Fernandes da Costa Tebús

    23 de Agosto de 2014 at 9:41

    é preciso que se crie condições para esses jovens, porque vontade não lhes falta; investir mais neles e cortar nas viagens dos dirigentes

  5. Nino Makúakúa

    28 de Agosto de 2014 at 17:50

    Os nossos Jornalistas quando vão para estes jogos não fazem cobertura de todas modalidades se fazem uma ficam com a maquina como se fosse que esta agravar durante 4horas mais quando agente pede imagem á não só tenho gravação de 5m,poderam ver o que se passou na TV.

    Falando da atleta de Andebol Germana Carvide a jovem recebeu bem os truques dos treinadores e na verdade foi a melhor marcadora do campeonato, aguarda redes de S.Tomé foi também a melhor.

    O dia que os nossos dirigentes tiver consciência que desporto faz bem para vida e melhora a nossa sociedade divulga o nome da nossa Ilha a qui sim eles terão visão de colocar o Diretor de desporto que percebe de desporto e dai as coisas poderão andar, um Diretor que não tem boas relações com as federações isto não funciona.
    Eu acompanhei os jogos de Voleibol,Andebol e Futebol,gostei muito das meninas de Andebol treinado pelo senhor Heraclito Teixeira elas precisam de fazer mais jogos no sitio próprio (pavilhão)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top