O Director dos Desportos (DD), Angélico Santos, entregou este domingo (29) a comunidade de Plancas I, em Lobata, um lote de materiais desportivos, para alegria da colectividade.
A comunidade de Plancas teve este domingo, um dia diferente dos outros, com à visita do Director dos Desportos, Angélico Santos e o deputado da Assembleia Nacional, Nenésio Afonso, que levaram um lote de materiais desportivos, alguns cabazes e mensagem de esperança e elogio pela forma como os jovens têm trabalhado em prol da causa local.
Com ligeiro atraso devido a estrada, lá chegou a caravana com muita boa disposição para interagir com a juventude local e fazer deste domingo, um dia muito especial.
O encantamento da delegação com a localidade começou na simples recepção, onde os jovens que já estavam à espera da visita, brindou-os com abraços, apertos de mão e beijinhos.
Em seguida, com o relógio a assinalar 11h00, a comitiva foi submetida a uma visita guiada pela asseada povoação, que está localizada a 18km da capital do país, e seis da capital do distrito, Guadalupe.
Neste percurso de descoberta da comunidade que começou e terminou no centro da localidade, os “forasteiros” tiveram o privilégio de conhecer os diversos pontos atractivos locais, com maior enfâse para o campo de futebol 7 (que está na zona traseira da localidade) e que clama por uma intervenção mais profunda.

“Como é possível um director a descascar banana, pisar malagueta e pegar o fogo de lenha sem preconceito. Pensávamos que o senhor só entendia de computador e de papelada” – salientou um dos jovens.
Em sequência veio o almoço, com mais de três dezenas de jovens e crianças, a agruparem-se em torno da mesa, para degustar o saboroso prato, onde descontraidamente cada um foi contando a sua história, expondo a sua preocupação e felicitando pela iniciativa.
Mas isso não era o fim, mas sim, o pronuncio do clímax da actividade, com a entrega dos matérias desportivos (camisolas, calções, coletes, bolas, apitos, cronometro e bomba de bola) e algumas cestas básicas aos idosos da comunidade, que não tiveram palavras para expressar o nobre gesto inesperado, nos que próximos dias fará muita diferença nos respectivos cardápios.

Quanto ao destino dos materiais, Santos chamou atenção para um bom uso dos mesmos.
“Espero que vocês possam saber utilizar estes materiais com muita sabedoria e que possam dar muitas alegrias a esta comunidade, vencendo jogos, mas sempre com espírito de fair play”.
Em representação da comunidade, Nelito, vulgo “Plancas” teceu rasgados elogios por todo este gesto, e pediu a Deus que iluminasse a vida dos mesmos.
“É um prazer enorme para nós receber-vos aqui na nossa humilde localidade. Em nome da comunidade queremos agradecer aos senhores por estes materiais e os cabazes, bem como a forma que interagiram connosco. Esperamos que esta vossa dinâmica não pare por aqui. Como vocês chegaram aqui e nos encheram com esta alegria, pedimos a Deus, para vos dar muita saúde, paz, e força para continuarem a trabalhar em prol deste país, com mais atenção para as pequenas comunidades”.
Cumprindo o roteiro, a delegação regressou aos transportes, onde foram despedidos com o mesmo espírito da recepção, com alguns a se emocionarem, a abraçarem fortemente os visitantes e outros a brotarem algumas gotas de lágrimas, com o arrancar dos carros.
O dia passado fora do gabinete pelo Director dos Desportos, Angélico Santos, com a comunidade de Plancas I, leva-nos a reflectir sobre quanto a gente pode fazer os outros felizes, tirando um pouco do nosso tempo para os próximos.
Direcção dos Desportos
Alegre
30 de Outubro de 2017 at 14:24
Oh senhor deputado Nenésio, nem um par de chuteira consegues adquirir? kkkkkkk