Desporto

CCB-STP acolhe palestra sobre Educação Física

“Importância da Educação Física e Desporto nas Escolas” foi o tema de uma palestra promovida no Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe (CCB-STP) pelo Ministério da Educação Cultura Ciência e Comunicação (MECCC).

É na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O docente representa um papel importante para promover uma vida saudável e activa aos seus discentes, através da disciplina de Educação Física e do Desporto nas Escolas.

Face a pouca relevância que a mesma vem tendo nos demais estabelecimentos de ensino, com destaque para o 1º ciclo do ensino básico, eis que o MECCC, através do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direcção do Ensino Básico e o Centro de Medicina Desportiva, arquitectaram e realizaram no princípio da semana no auditório do CCB-STP, uma palestra sobre o tema “ Importância da Educação Física e Desporto nas Escolas”, com o propósito de apresentar a família educativa uma série de benefícios que a disciplina brinda o aluno.

Esta iniciativa que veio mostra a grande preocupação do Ministério com à execução da disciplina, foi acarinhada pela Embaixada do Brasil, que na pessoa da Directora do Centro Cultural, Leila Quaresma, mostrou-se aberta a contribuir para a valorização da disciplina nas escolas, abrindo sempre que for preciso o seu espaço para acolher eventos do género.

A preocupação do Ministério com a causa foi expressa pelo Director do Ensino Básico, Esmael Fernandes, que no discurso de abertura, frisou que ao longo dos últimos anos lectivos, a instituição tem vindo a desenvolver iniciativas ligadas a esta temática, com o propósito de dá a maior relevância a mesma disciplina, que auxiliada a qualidade, ajuda a enriquecer o plano físico, mental e social do educando.

Durante 150 minutos, os participantes na sua maioria, directores dos diferentes níveis do ensino, gestores das escolas, orientadores pedagógicos, delegados de disciplina e os professores, foram elucidados por três oradores (Técnica Fisioterapeuta, Maria Tomé, Coordenador do Desporto Escolar, Jaylson Carvalho, e Supervisor de Expressão Motora, Carlos Mesquita), sobre os cinco pontos de actuação da disciplina: físico, psicológico, pedagógico, social e desportivo.

No final, todos estavam satisfeitos com o desenrolar do evento, na expectativa que a iniciativa não pare por aí, deslocando-se agora aos distritos.

A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas, instruindo e instigando o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.

Gabinete Coordenador do Desporto Escolar

    1 comentário

1 comentário

  1. Lupuyé

    12 de Novembro de 2017 as 10:20

    Fazer palestra sobre o desporto escolar já é reconhecer a necessidade deste nas escolas o que é muito bom. Agora falta saber o que vão fazer com as decisões saídas desta mesma palestra. Está mais que demonstrado que a atividade física ajuda deveras a atividade mental e contribui sobremaneira ao desenvolvimento completo das crianças. Portanto FORÇA. Tomara que algo de concreto saia daí.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo