Desporto

“Covid-19” tira STP do CAN-2023

A selecção “AA” de São Tomé e Príncipe está fora da fase de grupos de qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) -2023/Costa do Marfim, anunciou em comunicado, a Confederação Africana de Futebol (CAF).

“O Conselho Disciplinar da CAF acusou a Federação Santomense de Futebol de violar os protocolos médicos da CAF e os Regulamentos da CAF depois que seu jogador não se submeteu ao teste PCR obrigatório de 48 horas pré-jogo nem pôde fornecer aos árbitros um teste PCR que foi feito dentro da janela correta de 72 horas para a partida das eliminatórias da Copa das Nações Africanas de 2023 contra as Ilhas Maurícias.
O Conselho de Disciplina da CAF considerou a Federação Santomense de Futebol culpada por colocar em campo um jogador inelegível para o referido jogo e impôs a perda do jogo disputado contra as Maurícias.
Além disso, o Conselho de Disciplina também impôs uma multa de 10 mil dólares à Federação Santomense de Futebol”.
(Eliminatórias da TotalEnergies AFCON 2023: São Tomé e Principe Football Federation | CAFOnline.com)

Com esta decisão, cai por terra o sonho da selecção santomense participar pela terceira vez na fase de grupos de qualificação para a fase final do maior evento do futebol continental, onde estava à condição, no grupo A, com Nigéria, Serra Leoa e Guiné-Bissau, avançando para o seu lugar as Ilhas Maurícias, com o agregado de 6-3, uma vez que foi atribuído ao conjunto santomense uma derrota, por 3-0, no jogo da primeira mão.

Entretanto, a Federação Santomense de Futebol (FSF), através do seu vice-presidente, Adalberto Catambi, em conferência de imprensa, realizada esta segunda-feira, garantiu que já estão em marcha as diligências necessárias junto à CAF para obter as informações devidas e da fonte credível, alegando que se houve irregularidade, essa responsabilidade deve ser atribuída à CAF, e não à São Tomé e Príncipe, justificando que “ a CAF é quem organiza os seus eventos desportivos e nos jogos detém sempre o comissário do jogo que é autoridade máxima e com poderes de validar ou não a entrada em campo de um determinado jogador”.

Selecção Nacional de Futebol

Por não concordar com a decisão, a FSF vai avançar com um recurso junto à FIFA e CAF, lê-se na página oficial do organismo santomense na rede social facebook “a Federação Santomense de Futebol, informa ter recebido a decisão proferida pela CAF no processo do protesto apresentado pelas Ilhas Maurícias. Por não concordar com a decisão proferida, irá requerer de imediato os fundamentos da mesma com vista a interpor o recurso junto da FIFA e CAF”.

Aguardamos por novos episódios! Do momento São Tomé e Príncipe está fora do CAN-2023.

Martins dos Santos

2 Comments

2 Comments

  1. Os Bandidos de sempre

    17 de Maio de 2022 at 10:43

    Covid-19 tira stp do can? Não, nino Monteiro e a sua incompetência juntamente com os seus discípulos ( Sr todo poderoso Catambi) que têm culpa do sucedido. Num país sério todos para cadeia. Só sabem mamar os milhões de euros que vai dando entrada na federação. Ainda assim Vila Nova nomeou esse bandido para seu companheiro, para acompanhamento de quê? Também não sei, só se for de como continuar na corrupção!

  2. David Monteiro

    19 de Maio de 2022 at 9:50

    No meu ponto de vista, acho que a Confederação Africana de Futebol (CAF), divulgou as regras a serem implementadas na fase de grupos para a qualificação do Campeonato Africano das Nações (CAN), que irá realizar-se em 2023. Provavelmente o Comité Organizador do CAN deu a conhecer aos países participantes nesta prova o Regulamento. É de salientar que o Regulamento não foge às regras que a FIFA implementa em relação a situação da pandemia Covid 19; ele

    inclui regras relacionadas com o jogo. Isto é, regras de condições de realização de jogos, números de substituições, número mínimo de jogadores para iniciar uma partida e as condições de adiamento ou cancelamento da partida (jogo). Sendo assim, cabe à Federação Santomense de Futebol avaliar os procedimentos protocolares médicos e outros do referido jogo e se os mesmos foram cumpridos na realização do jogo. Caso tenham sido cumpridos, a Federação tem toda razão de fazer um recurso; caso contrário, a mesma deverá dirigir-se ao público e reconhecer a falha.

    Está em causa o prestígio de uma Nação e sobretudo a dignidade e o sacrifício dos jogadores nacionais. São investimentos sem resultados, ano pós ano. É desmotivante, quando pensamos na avultosa soma que a Federação Santomense de Futebol recebe da FIFA e CAF, e não há um desenvolvimento do Futebol Nacional. Basta por exemplo ver que já que não existe prova nos escalões de iniciação, infantil, juvenil, pois as equipas não estão organizadas e não existem entidades competentes para assumirem a realização dessas provas. Sem essa organização dificilmente vamos para frente. Atualmente encontramo-nos no ranking da FIFA no lugar 183 tendo em conta o resultado desse jogo com Ilha Maurícias. Vamos todos juntos mudar a maneira de pensar e fazer as coisas para o bem da Nação Santomense.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top