São Tome e Príncipe conquistou três medalhas de ouro na primeira copa africana de canoagem que decorreu na Nigéria de 26 a 30 de Julho.
O Jovem Adilson Sousa foi o autor da proeza. Fez com que o hino de S. Tomé e Príncipe fosse ouvido por três vezes e a bandeira hasteada de igual forma na vizinha Nigéria.
As três medalhas de ouro foram conquistadas nas categorias de 500 e 1000 metros C1, respetivamente.
“É a primeira vez a conseguir medalhas assim para S. Tomé e Príncipe. A prova foi competitiva e o país pode esperar ainda melhor de mim nas próximas competições internacionais. Vou me esforçar para que tudo aquilo que aconteceu cá na Nigéria venha a ser conseguido a dobrar no futuro” – desabafou sorridente o jovem campeão.
O treinador Osvaldo Reis não escondeu a sua felicidade pela proeza dos atletas. “O ingrediente é trabalhar juntamente com os atletas para que eles possam aplicar o que aprenderam. Agradeço o senhor João Costa Alegre por todo o apoio que nos tem dado. Sem o apoio do Comité Olímpico Santomense não seria possível o que conquistamos”.

Uma das medalhas de ouro de Admilson Sousa foi conquistada na dupla com o seu colega Kelvy Nazaré. Os dois são bolseiros olímpicos em Sevilha, Espanha onde preparam para os jogos olímpicos de Paris 2024.
A primeira copa africana de canoagem serviu de preparação para o campeonato africano e qualificação olímpica que terá lugar também em Abuja em Novembro próximo.
Além das três medalhas de ouro, S. Tomé e Príncipe conquistou 11 medalhas de prata e 6 de bronze tanto em feminino como em masculino.
Na classificação geral o arquipélago ficou em segundo lugar depois da Nigéria. O senegal ficou na terceira posição.
José Bouças

Homero bandeira
1 de Agosto de 2023 at 16:50
Em stp homenageiam atoa não vi nada de especial que está ministra fez para ser homenageada, estes bravos jovens da canoagem e a equipa técnica estes sim merecem mais a mimistra aquela é uma dos tantos palhaços que dirigem esta pequena ilha que deveriam estar presos numa jaula
Rute Umbelina
3 de Agosto de 2023 at 7:20
Esta é a modalidade desportiva que devemos apostar mais e reforçar os apoios em STP. Parabéns aos jovens e a equipa técnica.