A UDRA de Angolares lidera o principal campeonato de futebol em São Tomé e Príncipe. Na segunda jornada da prova voltou a vencer, desta vez diante do Vitória do Riboque.
Um jogo que marcou a estreia do novo relvado sintético da equipa da capital são-tomense.
Segunda jornada, segunda vitória para equipa da UDRA de Angolares, que num jogo emotivo e espetacular bateu o Vitória do Riboque por 3-2.
A história do jogo começou a ser contada aos 4 minutos quando Dólar, num forte remate à entrada da área, bateu pela primeira vez o guarda-redes da equipa da casa.
Aos nove minutos a equipa comandada pelo técnico Nhano Semedo aumentou a vantagem para 2-0 por intermédio do atacante João.
Quando tudo apontava para uma tarde tranquila da UDRA, eis que renasce o Vitória do Riboque. Num contra-ataque pela esquerda, Vando responde de cabeça para o fundo da baliza defendida por Zequinha.
O Riboque cresceu no encontro e conseguiu o empate, na segunda metade, por intermédio de Rafa depois de uma incursão pela direita protagonizada por Wilson.
O técnico da UDRA operou várias mexidas que resultaram em pleno. Perto do fim, Iniesta encheu-se de confiança e atirou forte para o fundo da baliza e fixou o resultado em 3-2 a favor de UDRA de Angolares.
O Vitória do Riboque soma a segunda derrota neste arranque do principal campeonato de futebol em S.Tomé e Príncipe.
Foi um espetáculo de futebol cheio de golos, na estreia do tapete sintético do campo do Vitória do Riboque, num dia chuvoso nas ilhas maravilhosas.
ANCA
16 de Abril de 2024 at 11:13
Boa noticia saber que o campo já dispõe de um relvado sintético, moderno para pratica deste desporto, embora ainda falta trabalhar organizar, a segurança, a cobertura, as bancadas, as casas de banho para as equipas, de lembrar a de arbitragem, zona, salas de staffs, dirigentes, para os jornalistas, etc.,…lojas, comercio, ginásio….pensar, organizar, trabalhar evoluir, modernizar,…
Os clubes precisam de receitas, despesas e contabilidade em dia, reorganização dos seus estatutos, reorganização da orgânica, reorganização administrativa, organização desportiva,…formação de escalões jovens, infraestruturas, equipamentos, alimentação.
Necessário um plano estruturado de desenvolvimento do desporto em São Tomé e no Príncipe, em todas as suas modalidades.
Assim como existe uma economia do mar, economia do rio, assim também devia deve existir uma economia do desporto, da cultura, do turismo.
Há que estar organizado e saber tirar partido da economia do desporto.
Primeira questão se deve colocar, prende-se, com o que se pretende com o desporto nacional com as suas varias modalidades, nesta acepção a criação de um plano para o desporto identificando lacunas e essencial para a organização do sector,…
Desde questões de organização administrativas, desporto escolar, associações, clubes, federações,…depois as questões das infraestruturas, formação e qualificação, desempenho e desenvolvimento do desporto nacional.
Desporto aliado a cultura, ao turismo é sempre uma mais valia e benefício ao país, território, população, administração, mar, rio,…
Existe varias modalidades do desporto, desde futebol, andebol, basquetebol, xadrez, judô, natação, caiaque, remos, desporto náuticos, surf, ciclismo,…há que definir um plano bem estruturado, estarmos devidamente para poder angariar investimentos, internos externos.
Vou cingir aqui como exemplo ao desenvolvimento de outras modalidades, ao futebol.
Primeiramente deve haver um quadro jurídico administrativo organizativo, dos clubes, das associações, e da federação, quadro, plano indicador e orientador para o desenvolvimento do desporto e das modalidades subjacente, há que fazer este trabalho,…infraestruturas desportivas, campos de futebol, equipamentos de desportivos, piscinas olímpicas, pistas equipamentos de atletismo, de ciclismo, instituições do desporto fortes e bem preparadas.
Depois a questões de formação, formação dos dirigentes desportivos, dos treinadores, dos atletas, dos árbitros, gestores desportivos, etc…existência do Instituto do Desporto, escola do desporto, faculdades, universidades do desporto,…
Questões de infraestruturas, captação de investimentos
De recordar que no nosso caso como país pequeno e com insularidade interna externa, há necessidade de um plano orientador e estamos cientes desta organização.
Futebol(o campeonato nacional) em São Tomé e no Príncipe, como tem sido organizado, praticado em que condições???
A seleção nacional de futebol que resultados, que projeção o que se pretende?
A federação tem recebido algum apoios, como tem sido geridos?
Porquê de um campo como estádio nacional 12 se julho, que ainda recentemente sofreu investimentos e está no estado em que se encontra, relativamente ao tapete, infraestruturas?
Relativamente aos resultados que tem tido a seleção de futebol,…penso que é chegado altura de inverter este quadro.
As seleção de Marrocos, do Egito, da Argélia, aprenderam rápido esta questão, que é de ter um staff bem preparado, de organização, tanto na federação bem como na preparação desportiva para encontros, ou participação e qualificação desportiva.
Exemplo ter um conjunto de elementos desde gestores desportivos, adjuntos, preparadores físicos e treinadores, formadores, enfermeiros, médicos constituíram o staff para qualificação, hoje e primordial, do que ter somente, uma equipa de futebol, a seleção, com um treinador, que só prepara os jogos quando está perto, do embate, sem formação e preparação interna, chamando jogadores que estão fora, como se isso por se só fosse mais valia,…
A preparação de uma qualificação como com organização, treinos e preparação, formação de atletas, ano antes, por um staff bem organizado do desporto rei, assim também para outras modalidades que pretender almejar a qualificação ou pódio mundiais,…
De relembrar que o desporto é pode ser a lança de projeção para o país, território, população, administração, quando aliado a eventos desportivos, fonte de receitas, do turismo.
Pesca e caça desportiva mediante regulamento, controlo, bem definidos, de modo a proteger a fauna e a flora, ecossistema,…a natação, provas veleiros, surf, provas de remos(no mar e nos rios)caiaques, voleibol de praia, futebol de praia, motos de agua, lazer,… observação dos cetáceos, etc…
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe