Destaques

Ex-presidente de Portugal é um dos vencedores do 1º Prêmio Nelson Mandela

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Jorge Sampaio e Helena Ndume, médica da Namíbia, são os premiados; anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.

 

Jorge Sampaio. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, é um dos vencedores do 1º Prêmio Nelson Rolihlahla Mandela.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.

Serviço à Humanidade

A outra vencedora é Helena Ndume, uma oftalmologista da Namíbia. O prêmio foi criado por uma resolução da Assembleia Geral em junho de 2014 e seu estatuto aprovado pelo mesmo órgão em abril de 2015.

O objetivo é reconhecer as realizações daqueles que dedicam suas vidas a serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios das Nações Unidas.

Ao mesmo tempo, os premiados honram e prestam homenagem ao “legado extraordinário de Nelson Mandela de reconciliação, transição política e transformação social”.

Comitê

Jorge Sampaio e Helena Ndume foram selecionados por um comitê das Nações Unidas liderado pelo presidente da Assembleia Geral.

Segundo nota emitida pelo porta-voz de Sam Kutesa, Jorge Sampaio, que também serviu como prefeito de Lisboa, “tornou-se um líder na luta pela restauração da democracia em Portugal”.

Ainda segundo o comunicado, “Helena Ndume é uma oftalmologista que tem trabalhado no tratamento da cegueira e doenças relacionadas à visão”, tanto na Namíbia como em outros países em desenvolvimento.

Dia Internacional

A comissão também foi composta pelos representantes permanentes da Arábia Saudita, Argélia, Letônia, México e Suécia, representando cada um dos cinco grupos regionais da ONU.

O embaixador da África do Sul junto à Organização também integrou o comitê.

A cerimônia de premiação será no dia 24 de julho, na sede das Nações Unidas, em Nova York. O evento será parte da comemoração anual da Assembleia Geral do Dia Internacional Nelson Mandela.

Leia Mais:

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela 2015

No Dia de Mandela, ONU sugere a todos que façam um gesto de solidariedade

 

1 Comment

1 Comment

  1. Maria

    23 de Junho de 2015 at 12:08

    Parabéns ao Dr. Jorge Sampaio e à Dra. Helena Ndume. Merecem. Bem hajam!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top