Economia

CNN coloca São Tomé e Príncipe como principal destino de turismo em 2014

O canal de viagens da estação de televisão norte-americana CNN escolheu São Tomé e Príncipe como um dos destinos de sonho para 2014. “O local ideal para aperfeiçoar a arte da calma”, sugere o canal de viagens da CNN.

São Tomé e Príncipe é descrito como praticamente desconhecido dos turistas.

As ilhas que compõem o país da costa africana são, como refere o artigo, “um bom candidato para o cliché de ilha exótico-paradisíaca”, salientando ainda que esta categoria se deve também aos “poucos turistas”.

Como atracções salientam a possibilidade de se “pernoitar em casas coloniais”, “observar os pássaros na densa floresta” ou beber um “óptimo café”.

Recordando que o mote nacional é o “leve-leve”, contrastam a calma deste estado de espírito nacional com a animação da dança nos espaços nocturnos da capital.

A CNN deixa, no entanto, um aviso: “foi descoberto petróleo ao largo de São Tomé, por isso o melhor é ir lá o mais cedo possível.”

Fonte CNN

    26 comentários

26 comentários

  1. Cidadão de Segunda

    6 de Janeiro de 2014 as 10:34

    Boas Notícias

  2. sum pochi

    6 de Janeiro de 2014 as 11:16

    Moro no etrangeiro a muito tempo. E pela primeira vez vejo uma noticia que presta. Deixemos de politicas e vamos ao que realmente pode fazer o nosso pais ser conhecido. Os jovens Sao Tomenses tem que comecar a ter visao para alem da politica, os jovens tem que comecar a ser mais pensadores e criativos. Forca STP

  3. Combocone

    6 de Janeiro de 2014 as 11:18

    Viva STome e Príncipe a nossa maravilha

  4. Reflexão

    6 de Janeiro de 2014 as 11:24

    Sim, Senhor Presidente a República, Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro do Comercio Industria e Turismo, Senhor Director do Turismo, Senhores Deputados da Assembleia Nacional, Senhores Presirentes Distritais e Regional…, É hora de dispertamos de verdade e orçamentarmos para que o turismo tome o seu verdadeiro lugar na economia nacional; é hora de resolvermos os problemas básicos que enfermam o desenvolvimento do turismo no nosso País.

    Senhores prestadores de Serviços turísticos,… é hora de optarmos pela excelencia e pela legalidade e não so ganhar dinheiro a curto prazo.

    Toda a População de STP, vamos preparar o nosso País para que o mesmo seja receptivél aos que nos visitam.

    Vamos todos lutar para o desenvolvimento do turismo nacional

  5. Psico

    6 de Janeiro de 2014 as 14:27

    De malas feitas à São Tomé.
    Precisava mesmo de um destino assim. Mercy CNN, mercy único e indiviso São Tomé e Príncipe.

  6. alain corbel

    6 de Janeiro de 2014 as 14:52

    Olá viva, caros amigos de STP,
    Aqui esta a ligação para o artigo na CNN: http://edition.cnn.com/2013/12/25/travel/cnn-travel-2014-wish-list/index.html?iref=allsearch
    Junto aqui também um blogue sobre a viagem que fazem desde 2011, jovens estudantes americanos do Maryland Institute College of Art de Baltimore, http://unspoiled-africa.blogspot.fr ; colaboram com artesões, visitam as roças, metem-se com as pessoas para conhecer melhor a cultura santomense (Tchiloli, Dança Congo, Puíta, Batuque, etc.). A seguir, partilham essa experiencia com os seus colegas, familiares, etc. Quem sabe que o estudante Minjae Park publicou um livro de 200 páginas sobre STP na Correa do Sul? https://www.facebook.com/kmbooknews
    Gostamos de STP e vamos promover as Ilhas. O nosso gosto vai para a natureza, viver perto e com os habitantes, partilhar experiencia e ajudar sem destruir nem transformar a beleza santomense.
    Abraço e bom ano novo!
    Alain Corbel
    http://alaincorbel-cos.blogspot.fr

  7. Colomba

    6 de Janeiro de 2014 as 16:28

    Um Bom Ano para todos os Santomenses. Que todos os vossos sonhos e desejos se tornem realidade em 2014.

    Quanto à notícia: faço votos, para que não estraguem mais do que já estragaram o vosso “PETRÓLEO VERDE” que esse sim, esse, é uma realidade e uma fonte de riqueza desde sempre!

  8. anonimo

    6 de Janeiro de 2014 as 17:50

    O Governo deve olhar para esta boa noticia e que por sinal vem numa boa altura (a existência da linha de crédito) para capitalizar definitivamente o desenvolvimento do turismo. S. Tomé e Príncipe pode e muito bem ser melhor do que aquilo que é hoje…..

    • Eterno Madiba

      8 de Janeiro de 2014 as 8:54

      O senhor observou bem. Mas com os actuais dirigentes o nosso S.T.P não vai ao lugar nenhum. Veja o caso de um simples controlo do mercado do arroz ofertado por Japão. Até pedem ajuda à população! Mas que incopetência.

      • Eterno Madiba

        8 de Janeiro de 2014 as 8:56

        Mas que incompetência! Queria escrever.

  9. Vaima Shamar

    7 de Janeiro de 2014 as 7:17

    Lendo bem, o artigo aconselha São Tomé por ser pouco desenvolvido. É duvidoso até que ponto isso deve ser motivo de orgulho nacional.

    • sum pochi

      7 de Janeiro de 2014 as 20:08

      deves ser bem brutinho

    • Ralph

      8 de Janeiro de 2014 as 4:39

      Consigo entender o que está a dizer. Mas, por muitas pessoas em países desenvolvidos, querem escapar para um país onde a velocidade de vida é mais devagar e podem recarregar as baterias. Além disso, muitas delas querem ir para um país onde ainda não há multidões de outros turistas para lhes perturbar. São Tomé e Príncipe apela bem a pessoas como isto. Usando o dinheiro ganhado dos turistas, o país vai ficar mais desenvolvido.

  10. santola01

    7 de Janeiro de 2014 as 9:43

    Estas notícias são boas aos meus ouvidos, mas tenhamos em atenção o aviso:“foi descoberto petróleo ao largo de São Tomé, por isso o melhor é ir lá o mais cedo possível.”
    2014 poderá ser o “DESPERTAR” para o desenvolvimento turístico ao nível mundial

    • Toni

      10 de Janeiro de 2014 as 19:57

      Correcto, tudo é bom mesmo muito BOM, falta fazer a promoção internacional junto dos operadores turísticos para saberem vender e oferecer o produto STP , mas o ultimo aviso deixa preocupação , não deixa uma marcar de sustentabilidade da sociedade de STP . Ok vamos celebrar o que é BOM

  11. azimut

    7 de Janeiro de 2014 as 13:51

    O petroleo já foi descoberto há tanto tempo em stome,será que o povo acredita mesmo que alguma vez irá haver o “DESPERTAR” ?????

  12. Ralph

    8 de Janeiro de 2014 as 4:29

    Parabéns, Santomenses! É otimo saber que o vosso país está a receber alguma atenção do mundo fora. Desejo-vos bem em realizarem o potencial que o país tem. Pessoalmente, só espero que vocês não recebam demasiados turistas antes de eu chegar lá. Gostaria de pensar que o país não fique mimado antes de eu chegar.
    Porém, é como uma faca que tem dois lados. São Tomé e Príncipe parece ser atrativo devido à falta de turistas. Isso, por definição, sugere que se chegarem muitos turistas, o país poderá perder alguma dessa atração. De forma semelhante, os turistas vão esperar um certo nível de facilidades e infraestrutura quando chegarem, mesmo se a razão que escolhem a visitar o vosso país seja porque o é menos desenvolvimento e sem turistas. Na minha opinião, esta vai ser o maior desafio que vai enfrentar o país. Contudo, boa sorte e espero que vocês tenham muito sucesso!

  13. António Menezes

    8 de Janeiro de 2014 as 6:35

    Pois é, quando se publica STP em jornais que pedem mais de 100 000 USD, todos gritam e fazem politiquice. Que políticos temos? Agora vêm todos de bocas abertas.
    Essa situação deve-se ao facto de termos petróleo e nada mais.
    O que mudou?Mais instabilidade?
    Sejamos realistas e vamos trabalhar?

  14. Eterno Madiba

    8 de Janeiro de 2014 as 8:47

    Este nosso país recebe 20 turistas por semana. Estámos em Janeiro. Esperem para ver quantos turistas por semana vamos receber ao longo deste ano com esta feliz campanha para estas ilhas que os seus politicos eternizam como ilhas miseráveis!

  15. Nacional

    8 de Janeiro de 2014 as 12:52

    Parabéns STP
    Parabéns Governo e parabéns especial ao Ministro de Comércio Indústria e Turismo que tem empenhado muito ao setor do turismo.

  16. Joao

    10 de Janeiro de 2014 as 5:33

    ninguem reparou no aviso q eles fizeram! eles tem razao porque sabem q quando o oleo comecar a correr o “leve leve” vai acabar pra sempre! preperem-se …adeus tranquilidade!

  17. tela mu

    10 de Janeiro de 2014 as 22:24

    Boa noticia sim;mas se esqueçam q para o turismo ainda falta muito trabalho ,(agua potavel,energia estavel, segurança y um bom aeroporto nao esquecendo de um hospital pensam bem nisto estou despost a ajudar na formaçao do pessoal para limpeza bem haja meu S.tomé y Principe.

  18. Poto Zamblala

    13 de Janeiro de 2014 as 8:53

    Procurem o Fradique de Menezes e solicitam-Lhe ajuda.
    Ele, mesmo sem poder executivo conseguiu fazer com que o país tivesse hoje um hotel de 5 estrelas e dispuzesse também de um complexo de casas de altu luxo – o Vila Maria Resorts.
    Quando criaram falcatruas com um tal de senhor Antonio Santos para extorquir dinheiro ao Frsdique, muita gente ficou satisfeita esquecendo-se que quem ficou a ganhar é o país, que fez valer o incremento do sector privado.
    Sejam humuldes e peçam ajuda do Fradique para ajudar a recuperar ao menos uma das ex-empressas agricolas do país e transforma-la em modelo em vez de voltarem a entregar Rafael Branco e ele usurpar tudo como fez com a Roça Vale dos Prazeres em Changra ou com as casas grandes de Paria das Conchas-Roça.

  19. Madalena

    13 de Janeiro de 2014 as 19:54

    Quem não sabe é como quem não vê, Ficamos impávidos e serenos , como se nada tivesse acontecido,
    Precisamos de uma espécie de choque,

  20. Madalena

    13 de Janeiro de 2014 as 19:56

    Se fosse antigamente, a CNN seria acusada de ingerência nos assuntos internos de STP.

  21. Santomense

    15 de Janeiro de 2014 as 9:05

    Boa notícia sim. mas que políticos não se convençam que tenha sido por mérito deles! Pois até agora nada ou quase nada fizeram por bem do turismo e do povo deste país. Esta continua ser a ajuda da própria natureza que muito generosa tem sido connosco! Mesmo assim ela ( natureza) é muito fustigada( praias lindíssima destruídas, florestas a serem destruídas, enfim…). Mas temos que acreditar que o amanhã será melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo