Economia

Porto pesqueiro de 10 milhões de dólares na forja 

O Ministério da Agricultura e Pescas, solicitou ao Japão ajuda para construir u porto pesqueiro, incluindo embarcações que possam garantir o aumento da captura do pescado. O executivo nipónico já reagiu, tendo enviado uma equipa de peritos que está neste momento a trabalhar com os técnicos são-tomenses na elaboração do projecto para construção do porto pesqueiro.

O Ministro da Agricultura e Pescas, António Dias, que recebeu os técnicos japoneses, anunciou que o projecto está avaliado em 10 milhões de dólares. «Manifesto a parte japonesa algum apoio financeiro no sentido de conceber um projecto que achamos estratégico para o sector das pescas que consiste na construção de um porto pesqueiros», acrescentou o ministro.

Segundo António Dias, a par da construção do porto pesqueiro, o Governo do Japão deverá fornecer a São Tomé e Príncipe três embarcações de pesca semi-industrial. «Isto no sentido de aumentar a captura do pescado e abastecer o mercado», precisou.

A equipa japonesa, anunciou que o objectivo da sua missão é exactamente a elaboração do projecto para a construção do porto pesqueiro.

Após o trabalho técnico em curso entre peritos japoneses e são-tomenses, o Governo são-tomense vai apresentar o projecto e o respectivo orçamento as autoridades nipónicas. «Brevemente vamos poder enviar uma solicitação oficial ao governo japonês no sentido de poder financiar um projecto na ordem de 10 milhões de dólares para o nosso sector pesqueiro», concluiu, o ministro.

Apesar do mar de São Tomé e Príncipe, ser rico em pescado, o arquipélago não tem meios técnicos nem infraestruturas que permitam a comercialização ou exportação do pescado.

Abel Veiga

    10 comentários

10 comentários

  1. Eterno Madiba

    23 de Junho de 2014 as 8:01

    E qual o destino a dar ao complexo pesqueiro já construído em Neves com financiamento espanhol? Mesmo sendo obra do outro governo, não é o Estado santomense a pagar a factura?

  2. Felisberto Bandeira

    23 de Junho de 2014 as 9:34

    SO o facto haver planos do projeto pesqueiro e de louvar e agradecer a Deus por este Bem ,nunca e tarde,antes tarde do que nunca pelo despertar das Autoridades STP pelo empreendimento que trara melhoria na mudança de qualidade de vida das populações ,apesar de STP ser um Arquipélago STP não usufrui das merendas que o Mar nos oferece .,APOS a conclusão deste projeto ai sim o Governo estará em condições de apostar noutros projetos ,como das palaiês Peixarias em devesas localidades e etc.

  3. luisó

    23 de Junho de 2014 as 12:01

    No porto pesqueiro das neves já outros comeram, agora está na hora de fazer outro para estes comerem.
    Quem não percebeu?

  4. helio matos

    23 de Junho de 2014 as 12:21

    Outra vez? PCD vai gostar.

  5. Madalena

    23 de Junho de 2014 as 13:59

    Fico muito confuso sobre as esferas de governação de cada ministério.
    Penso e apenas isso que a construção de portos pesqueiro, uma infraestrutura desta envergadura é da tutela de outro ministro? Convenhamos, com populismo barato. Conclua infraestruturas das roças, caminhos vacinais, hospitais, cantina, creche, fontes de água, placa desportiva, energia, saneamento, tratamento de resíduos, compostagem, etc. Muita calma.

  6. Madalena

    23 de Junho de 2014 as 14:01

    Deve se ler vicinais

  7. Madalena

    23 de Junho de 2014 as 14:03

    Isto não passa de pedradas no charco,

  8. Luis

    24 de Junho de 2014 as 15:03

    é o financiamento do tal centro nacional de pescas para a Ilha do Principe?

  9. Independência diz

    3 de Julho de 2014 as 20:51

    É vergonhoso como estes gajos de S.Tomé tratam a Ilha do Príncipe. Ora vejamos:Será que que os mesmo ainda não deram conta que 80% do pescado do País se encontra na Ilha do Príncipe. É de barco, avião só se vê malas térmicas por todo lado, até parece que os mesmo estão a fazer candonga de peixe de Príncipe para S.Tomé porque em S.Tomé não passam de voador e aquele peixe de bico fino. Doca de peixe e o projeto das Neves para que serve? Dê Cesar o que é de Cesar e ponto final. ESTE PORTO PESQUEIRO DEVERIA SER CONSTRUÍDO NA ILHA DO PRÍNCIPE.

  10. Principense

    4 de Julho de 2014 as 14:04

    onde ficará este porto pesqueiro ?
    e que é feito da linha de crédito de Taiwan para a Ilha do Principe, que consistia num projecto parecido?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo