Economia

BC perspectiva crescimento de 5 % em 2018

Hélio Almeida, governador do Banco Central fez o balanço das actividades económicas e financeiras de São Tomé e Príncipe em 2017. Um ano em que a inflação continuou a crescer. O Governador do Banco Central anunciou que a inflação subiu para 6,5%.  Já em 2016 tinha subido para 5,4%.

Subida da inflação, que contrasta com a redução das exportações. O Governador do Banco Central, explicou que o preço do cacau conheceu uma baixa de 33% no mercado internacional durante o ano 2017. Por isso o impacto sobre o nível de exportação do país foi negativo. Cacau é o principal produto de exportação do arquipélago.

Em sentido contrário a importação explodiu em 2017. A taxa cresceu em 26,3%. O Governador do Banco Central,  defendeu que o país tem que agir para deiaxr de viver acima das suas capacidades.

O país conseguiu em 2017, manter a reserva internacional líquida com um pacote de 47 milhões de dólares, valor que corresponde a 3 meses de importação.

A reforma monetária empreendida pelo Banco Central é a grande novidade de 2018. Um rpocessio que pretende dar confiança a moeda nacional.

Hélio Almeida, lançou boas perspectivas económicas para 2018. «Perspectiva-se para o ano de 2018, num contexto de estabilidade de preços um crecimento na ordem dos 5% sustentado em grande medida por investimentos públicos», concluiu.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. Joao Carlos

    3 de Janeiro de 2018 at 18:49

    Há muito que tenho observado que o País cresce entre 4%-4,5% ao ano, tem sido esta a marca dos sucessivos Governadores do BCSTP, entretanto, pouco ou nada se vê em termos do impacto destes crescimentos. A verdade é que estamos cada vez mais pobres, o desemprego não para de aumentar, as exportações não crescem… Caso para questionar a fiabilidade destes dados ????

  2. Nom Molê

    4 de Janeiro de 2018 at 19:25

    Hihihihihi…
    Nós a vivermos de ajuda externa conseguimos crescer!! E todos os anos 5%!!

  3. Quilixe Furtado

    7 de Janeiro de 2018 at 20:48

    Aonde foram parar as n …caixas da Nova dobra chegadas por via aérea? Dizem por aí que em casa do PT.
    Investigue isso senhor Governador! Senão…
    O Ministério Público tb é chamado a esta averiguação nos termos da lei.

  4. Ednelsio

    10 de Abril de 2018 at 13:32

    A ser verdade tamos em bom porto…mas o povo precisa de ver algo concreto a ser feito. Isto digo eu que nao estou no Pais mas acompanho de perto a situacao economica de Sao Tome. Esperamos todos por dias melhores

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top