Economia

BAD já investiu 195 milhões de dólares em STP, mas a pobreza persiste

Não há razão nenhuma para a pobreza persistir aqui”. Declaração de Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento.

Uma declaração, justificada pelo Presidente do BAD, com o enorme potencial que São Tomé e Príncipe dispõe para crescer económica e financeiramente.

O potencial das ilhas, deu certeza ao chefe do BAD de que a pobreza não deveria abraçar os cerca de 180 mil habitantes, nem tão poco sufocar a maioria deles, como tem acontecido. «Este país é lindo e abençoado. Não há razão nenhuma para a pobreza persistir aqui», afirmou o Presidente do BAD.

O Presidente do BAD, deixou pistas para o arquipélago encantador, conter a pobreza crescente, «as áreas prioritárias são a criação de emprego, particularmente entre os jovens e as mulheres, a fim de alcançar um crescimento inclusivo», sublinhou.

O BAD que iniciou as suas operações de crédito a favor de São Tomé e Príncipe em 1978 promete apoiar o Governo na criação de uma estratégia para o desenvolvimento da economia azul.

Antes de concluir a visita de 3 dias ao arquipélago, o Presidente do BAD, visitou estruturas de interesse económico e social. O Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT), responsável pela proteção e controlo de produtos alimentares e pela preservação de sementes, e o Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CATAP), são instituições que foram reabilitadas e equipadas com financiamento do banco Pan-Africano.

A empresa Agripalma no sul de São Tomé, por sinal a maior empresa do país, que se estende por 5000 hectares e emprega mais de 1000 pessoas, também recebeu visita de Adesina.

A Ilha do Príncipe, património mundial da biosfera pela UNESCO, foi outro ponto do país, onde Akinwumi Adesina reuniu-se com o Presidente do Governo Regional, José Cassandra.

De 1978 momento em que iniciou as suas operações no arquipélago e até 2018, o BAD já investiu 195,20 milhões de dólares em São Tomé e Príncipe.

Segundo o BAD, a sua assistência contribuiu para a expansão de vários sectores importantes da economia, incluindo a agricultura, programas de ajuste estrutural, energia, transportes, estradas, telecomunicações, água e saneamento, governação, sector financeiro e desenvolvimento do sector privado.

Actualmente o BAD desenvolve 6 operações financeiras em São Tomé e Príncipe, num valor total de 35,38 milhões de dólares. Agricultura absorve 57% do valor, o sector das finanças com 6% e diversos outros sectores económicos e sociais recebem no conjunto 37% do bolo financeiro em execução.

Téla Nón-

(FOTO enviada à redacção do Téla Nón pelo departamento de comunicação do BAD)

14 Comments

14 Comments

  1. DITADURA DA PEDRA

    6 de Junho de 2018 at 14:53

    Estamos Internado neste manicómio a céu Aberto, onde todos bajulam, lambem bota, tocam fanfara, em beneficio de um único ditador (Patrice Emery Trovoada, filho do antigo sínico traidor do regime único (Miguel Trovoada)… peça Representante do BAD para ir ver com seus próprio olhos o nível da pobreza… só com cristo…, não se come estrada e luz, estas duas palavra são a vossa única oração, esqueceram que com o trabalha é que se faz o homem.

    • Seabra

      12 de Junho de 2018 at 17:59

      …família de mafiosa de Pai,Mãe, Filho, estes vagabundos , corruptos, larápios, pretenciosos TROVOADA.
      “Quem com ferro fere com ferro serà ferido”. Esta TROVOADA tem que desaparecer, definitivamente, de STP sem deixar rastos. …que nenhum traço desta maldita família fique nestas ílhas paradisíacas.
      Chegará a vez daqueles puxa -sacos do Gabriel da Costa,do Pascoal Daio e companhia,que obraram para o regresso fataliste destes Trapaçeiros Trovoada.
      Tenho a certeza que eles hão -de pagar por terem contribuído por esta situação actual em STP,pois instalaram um régime TOTALITÁRIO, tornou-se uma sociedade CRIMINOSA de ORMETA , com vadios e lupens na praça de STP…a vida humana custa um celular,uma televisão,um relógio, uns kilos de areia etc. O povo sãotomense tem que ser mais corajoso e determinado para não permitir que o país venha a ser irrecuperável. Tem e deve agir
      …esta ocasião que se apresenta é oportuna para fazer uma guerrilha urbana inteligente contra o governo no poder e dar uma verdadeira INDEPENDÊNCIA à STP…NÃO DEVE ACEITAR NENHUM CORRUPTO, LARÁPIO, OPORTUNISTA ETC DIRIGIR STP…OS TROVOADA NÃO SÃO OS UNICOS,há muita gente pretenciosa e calculista, basofa e tutti cuanti que tendo o PODER também ameaçam STP .
      PRUDÊNCIA.

  2. Metido a Besta

    6 de Junho de 2018 at 18:54

    Ninguem tem duvida que Sao Tome tem recebido varias ajudas e beneficios financeiros e nao so e a questao que se coloca sao a forma como foram gerido ao longo de tempo sem contar que percentagem fora usado e desenvolvimente Nacional?

    Houve uma lista dos casos de bens mal geridocom os nomes das pessoas responsaveis e os casos foram a MP e nao passou dai.

    A culpa sempre morreu solteira

    Quando um Estado nao tem a capacidade para executar e nem ajuda a sociedade civil e empresas a desenvolver um pais estamos com problema muito serios.

    Em Sao Tome esta intalada a politica de viver, reinar e nao deixar respirar ao demais.

    Doentia

    Tao doente que partiram para assassinato de Jorge Dos Santos.

    • António

      7 de Junho de 2018 at 7:34

      Até parece que estão preocupados com a pobreza em São Tomé,nós é que além de estar a suportar esta situação meseria, temos ainda de estar a contar com as geringonça dos falsos

    • Seabra

      12 de Junho de 2018 at 16:13

      ” Metido de Besta “(que no paradoxal em relação à sua lucidez e análise estruturada, que dera que todas as bestas fossem inteligentes como você).
      No meu luto e sofrimento, após à morte do meu mais que amigo Jorge Pereira dos Santos, apraz ler e ver o nome dele citado. Pois , foi um homem , uma vida humana, que foi cruelmente e atrozmente ceifada. O Jorge foi tão espancado , torturado, massacrado, que ficou ireconhecível. Roubaram -lhe,até hoje o celular dele està em funcionamento (o que facilita a localização de um dos motoqueiros assassinos , que premeditaram o crime). Fui a ultima pessoa afalar com o Jorge dos Santos, às 22h 15, não havia electricidade em STP, quando ele ouviu um barulho na porta dele (certamente os motoqueiros criminosos). Disse-me “ligo-te dentro de 10 à 20 minutos porque não hà luz. …”. E nunca mais me ligará, não pôde me ligar como me prometeu porque lhe mataram. O governo DITADOR e CORRUPTO do padrinho PT e da sua MAFIA ADI, instalaram o Estado de CRIME em STP, onde todos vivem numa ORMETA / SILÊNCIO HORRÍVEL, onde todos ouvem, todos sabem,todos vêm,mas ninguém fala. A prova é que espancaram o Jorge até à morte, e nenhum vizinho acudiu, desde sàbado e só se descobre o malogrado victima na terça-feira,dia 5 de junho (graças à empregada dele). Os vizinhos não foram capazes de ir bater à porta dele para saber se estava tudo bem com ele….pelo simples facto de não lhe terem visto mais de 2 dias (isto faz-se entre vizinhos na Africa). Outro grande choque , foi o silêncio das redes de informações, onde nenhuma notícia sobre este crime odioso foi citado, nenhuma homenagem foi feita a este bom quadro economista de formação ( que muito serviu o seu país STP),Jorge Pereira dos Santos, ninguém escreveu um texto de condolências à família enlutada. O assassinato do Jorge Pereira dos Santos, ESPANCADO atrozmente até à morte pelos agressores osur motoqueiros chocou mais de uma pessoa, onde deixou a impressão que foi uma morte banal (não de um ser humano, bom,generoso, tranquilo, discreto. ..). Quem quis o DESAPARECIMENTO físico do JESUS. Quem està por detrás deste HORROR, QUEM? Seja quem forem (começando pelo commanditaire ),todos vão ter que responder ,serem julgados e condenados à altura do crime cometido. Tem que se fazer justiça, seja como fôr terá lugar…De um jeito ou de outro este crime Horrendo terà uma justiça. ….haverà mortes até chegar na pessoa CERTA. É a palavra dos amigos do Jorge Pereira dos Santos( nigerianos, ganenses, caboverdeanos, angolanos…e bissau-guineennes).
      VAI HAVER MASSACRE DERRAME DE SANGUE NUNCA VISTO. Em STP tem que haver justiça e respeitar -se a lei,a vida humana !

    • Seabra

      12 de Junho de 2018 at 18:04

      *correçcão : “Jorge” e não Jesus.

  3. Arroz substância

    6 de Junho de 2018 at 22:19

    Ao longo destes anos todos a BAD FMI e mais outras instituições internacionais sempre meteram dinheiro em S.tome o problema é que os sucessivos governos usaram esses dinheiros em benefício próprio e suas famílias em S.tome está tudo por fazer infraestruturas que partiram continua partido e só agora algumas zonas do interior de S.Tomé está a ter água e luz.

    • Reflexão

      11 de Junho de 2018 at 9:20

      Arroz substância não mente aos 100% quando diz “que os sucessivos governos usaram esses dinheiros em benefício próprio e suas famílias ” claro. Mas entretanto caso seja um indivíduo consciente não importa de que lado estiver, não importa o nível de lambe bota que esteja, deve notar que com o atual sistema de governação este país está mergulhando num foço. Pois o alto nível da pobreza, aumento exorbitante das taxas, ausência de liberdade de expressão, falta de respeito inclusive aos organismos internacionais,e em suma a desenfreada ditadura em curso nesta terra Santa, tem levado a um grande descontentamento no seio da população que só não muge nem tuge porque estas são mesmo as característica deste povo.

  4. Fungi com Moamba

    7 de Junho de 2018 at 9:43

    Arroz substância não fale atoa. Vai investigar e estudar mais

    • Arroz substância

      7 de Junho de 2018 at 18:34

      Meu amigo Fungi com Moamba que parte do meu comentário falei atoa?

      Olha o bom disto é que vocês não enganão mais o povo de S.Tomé o povo já abriu os olhos onde é que se adimite quarenta e tal anos de independência e nunca se fez nada para desenvolver S.Tomé era só mamar deixando povo sempre na miséria.

  5. Cruz Cruz

    9 de Junho de 2018 at 0:31

    A pobreza persiste em STP porque ela anda de mão dada com a corrupção.

  6. Flavio Viegas

    10 de Junho de 2018 at 8:32

    Antigamente eramos mais lutadores e agora parece que de tanta dificuldade ninguem quer mais lutar contra esses ladroes que estao correntemente no poder. Eu tenho muita pena de sao tome, uma ilha tao pequena e bonita, com pessoas tao passivas e trabalhadores, que com tanta ajuda, o povo ainda sofre. Mr Akinwumi Adesina declarou “Não há razão nenhuma para a pobreza persistir em Sao Tome”. Ele diz isso, basiando no apoio ja oferecido para o desenvolvimento e melhoria das condicoes do povo. So pergunto….aonde esta este apoio? Por mais estupido que possa parecer, o nosso governo ( ladroes e malandros), deveriam ser substituido pelos governos estrangeiros. Dessa forma, mesmo sendo explorados, eu tenho a certeza que a condicao do pais, e do povo saotomense melhoraria. Espero que a camada juvenile que estao fora do pais, juntamente com os que estao em Sao Tome enfrentara este governo corrupto o mais breve possivel. Eles roubam, prometem e nao fazem nenhum, porque sabe que ninguem ha-de tomar alguma accao.

    E sao uma cambarda de sem vergonha.

  7. Seabra

    12 de Junho de 2018 at 16:15

    ” Metido de Besta “(que no paradoxal em relação à sua lucidez e análise estruturada, que dera que todas as bestas fossem inteligentes como você).
    No meu luto e sofrimento, após à morte do meu mais que amigo Jorge Pereira dos Santos, apraz ler e ver o nome dele citado. Pois , foi um homem , uma vida humana, que foi cruelmente e atrozmente ceifada. O Jorge foi tão espancado , torturado, massacrado, que ficou ireconhecível. Roubaram -lhe,até hoje o celular dele està em funcionamento (o que facilita a localização de um dos motoqueiros assassinos , que premeditaram o crime). Fui a ultima pessoa afalar com o Jorge dos Santos, às 22h 15, não havia electricidade em STP, quando ele ouviu um barulho na porta dele (certamente os motoqueiros criminosos). Disse-me “ligo-te dentro de 10 à 20 minutos porque não hà luz. …”. E nunca mais me ligará, não pôde me ligar como me prometeu porque lhe mataram. O governo DITADOR e CORRUPTO do padrinho PT e da sua MAFIA ADI, instalaram o Estado de CRIME em STP, onde todos vivem numa ORMETA / SILÊNCIO HORRÍVEL, onde todos ouvem, todos sabem,todos vêm,mas ninguém fala. A prova é que espancaram o Jorge até à morte, e nenhum vizinho acudiu, desde sàbado e só se descobre o malogrado victima na terça-feira,dia 5 de junho (graças à empregada dele). Os vizinhos não foram capazes de ir bater à porta dele para saber se estava tudo bem com ele….pelo simples facto de não lhe terem visto mais de 2 dias (isto faz-se entre vizinhos na Africa). Outro grande choque , foi o silêncio das redes de informações, onde nenhuma notícia sobre este crime odioso foi citado, nenhuma homenagem foi feita a este bom quadro economista de formação ( que muito serviu o seu país STP),Jorge Pereira dos Santos, ninguém escreveu um texto de condolências à família enlutada. O assassinato do Jorge Pereira dos Santos, ESPANCADO atrozmente até à morte pelos agressores osur motoqueiros chocou mais de uma pessoa, onde deixou a impressão que foi uma morte banal (não de um ser humano, bom,generoso, tranquilo, discreto. ..). Quem quis o DESAPARECIMENTO físico do JESUS. Quem està por detrás deste HORROR, QUEM? Seja quem forem (começando pelo commanditaire ),todos vão ter que responder ,serem julgados e condenados à altura do crime cometido. Tem que se fazer justiça, seja como fôr terá lugar…De um jeito ou de outro este crime Horrendo terà uma justiça. ….haverà mortes até chegar na pessoa CERTA. É a palavra dos amigos do Jorge Pereira dos Santos( nigerianos, ganenses, caboverdeanos, angolanos…e bissau-guineennes).
    VAI HAVER MASSACRE DERRAME DE SANGUE NUNCA VISTO. Em STP tem que haver justiça e respeitar -se a lei,a vida humana !

  8. Seabra

    12 de Junho de 2018 at 21:38

    Armando dos Santos, irmãs , sobrinhos, sobrinhas e filhas do Jorge Pereira dos Santos, Syndavi e Josiane, tenham força, coragem, conforto e consolação. O crime do nosso Jorge,será justiciado e os criminosos serão julgados e condenados à altura do crime cometido.
    É o momento de render homenagem ao nosso querido e saudoso Jorge…a justiça segue! Podem tem a certeza.
    Um abração fraterno, aconchegado e carinhoso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top