Economia

Finalmente STP vai produzir e exportar “Águas Bom Sucesso”

Tratamento, engarrafamento e comercialização de água é um projecto que começou a ser lançado no país no ano 2009.

Com financiamento do governo da Líbia liderado na altura por Muhamar Kadaffi, entre os anos 2010 e 2011, foi construído um centro de tratamento e processamento de água nos arredores da Roça Monte Café, região centro da ilha de São Tomé.

Os acontecimentos que provocaram a execução do ex-Presidente da Líbia, e a destruição total do próspero país  do norte de África, deixaram a fábrica construída em São Tomé em estado de abandono.

No ano 2014, o Téla Nón publicou um anúncio de leilão da fábrica de água construída pelo Governo líbio em São Tomé, com um valor base de licitação de um milhão e 500 mil dólares.

O então Governo do ex-Primeiro Ministro Gabriel Costa, interveio e proibiu a realização do leilão da fábrica. Leilão que tinha sido solicitado pela empresa líbia, África Investment and Trade Company LDA.

Abandonada pelas autoridades líbias o capim tinha engolido a fábrica de água.

Mas, a história do projecto mudou a partir do ano 2017. Mosab Fauzi Algoil, na qualidade de director de cooperação internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia, visitou São Tomé.

O diplomata líbio garantiu que a empresa que estava a gerir a fábrica paralisada, iria ter todas as condições para pôr a unidade em funcionamento num prazo de 60 à 120 dias.

No entanto só no ano 2020, é que a promessa do funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia, poderá ser cumprida.

E isto, depois de forte pressão exercida pelo novo Governo de Jorge Bom Jesus, sobre a empresa líbia que gere a unidade fabril construída há 9 anos, mas sempre paralisada.

O primeiro-ministro Jorge Bom Jesus que visitou a fábrica na quarta feira, detalhou a pressão que foi exercida sobre o grupo líbio.

«Nós ao entrarmos na governação colocamos muita pressão, ao ponto de termos dado um ultimato a empresa no mês de Fevereiro. Trabalharam e hoje 90% da obra está feita», afirmou o Chefe do Governo.

Os responsáveis pela fábrica de água, explicaram ao Governo que tudo está pronto para o início do engarrafamento e comercialização da “Águas Bom Sucesso”.

Com capacidade de produção máxima de 12 mil litros de água por dia, a unidade de tratamento e processamento recebe o líquido precioso de uma distância de cerca de 5 quilómetros.

A água que é processada vem da nascente localizada na zona de Bom Sucesso, onde também se situa  o jardim botânico de São Tomé. Zona montanhosa próxima da Lagoa Amélia, onde se encontra o maior lençol de água pura e natural da ilha de São Tomé.

A equipa técnica da fábrica garante que a água é de boa qualidade. O Ministro dos Recursos Naturais Osvaldo Abreu, garantiu que em parceria com o ministério da saúde, foram instalados equipamentos e equipas de fiscalização que avaliam a todo o momento a qualidade da água que é processada na fábrica.

A comercialização da “Águas Bom Sucesso”, está segundo os operários da fábrica, dependente da certificação e manutenção de alguns equipamentos. Tarefa que está incumbida a um engenheiro de nacionalidade turca, que deverá chegar a São Tomé nos próximos dias.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Justiceiro

    25 de Junho de 2020 as 0:27

    Obrigado ao Patrice pela visão e determinação. Parabéns JBJ por inaugurar como Agripalma e outras obras de Patrice. Importante é que o país STP que ganha. Mas tenho respeito pelo Patrice.

    • Eu .mesmo

      25 de Junho de 2020 as 12:19

      Sem noção. Obra de PT foi feita em casa dele. Está é do Povo de STP.

  2. Clemilson brasileiro

    25 de Junho de 2020 as 1:27

    Que vergonha um país que não consegui construir e manter uma fábrica em funcionamento volta a ser colônia!

  3. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    25 de Junho de 2020 as 7:32

    Justiceiro há quanto tempo isso existe? O Patrice tinha tudo para inaugurar boas acções,,,andou a inaugurar chafariz e mais

  4. Diáspora

    25 de Junho de 2020 as 8:36

    Jorge se não fizeres mexidas no governo é mesma coisa que nada, é urgente mandar Edgar Neves, Pascoal, graça Lavres, Adlander Matos, Francisco Pardal e Maikel da segurança social todos para casa. Ontem na estação de Amadora um familiar de Graça Lavres disse-me que Graça Lavres disse se tirarem ela, ela não sai. Fartei me de ir só respondi só pode ser brincadeira! Esse gente lá do Príncipe só pode estar a brincar também ouvi que Pascoal disse que não sai. Oh Jorge estica corpo.

  5. Crisotemos Café

    25 de Junho de 2020 as 8:51

    Justiceiro, está totalmente enganado. O Agripalma é obra do Rafael Branco. E a fabrica Libia, é do Fradique de Menezes, e iniciado com o mesmo Rafael Branco

  6. Xe

    25 de Junho de 2020 as 9:17

    Caro Jorge o governo não deve vir vangloriar dizer que colocou pressão nos libios uma vez que não fez mas do que sua obrigação. Aliás acho que este governo está de costas viradas para o sector privado pelo que devia fazer muito mais ao invés de andar por aí a resmungar devido às críticas de Pinto da Costa e outras que sonham viver num país sério e não na governação de tchiloli. Outro conselho demita as direções de segurança social pela falta de zelo do dinheiro público. Um dos problemas deste governo é não responsabilizar seus camaradas prevaricadores perseguir adversários políticos e querer amordaçar a liberdade de expressão.

  7. Victorino Andre

    25 de Junho de 2020 as 9:24

    Todo o governo é eleito pelo povo e é claro que deve trabalhar pra o bem do país
    As nao sao nem do patrico nem dos outros
    As obras sao de todos nós
    O País avança numa secuença continua somando boa governabilidade
    Desde 1975 ate agora deveriamos estarja bem desenvplvido
    Eu corro avante ao desenvolvimento de sao tome e principe nao tenho partido nem partidario meu povo e meu país é o mais importante pra vi
    So assim teremos um pais prospero

  8. Olivio

    25 de Junho de 2020 as 18:00

    O sr .é saudosista, vamos bater a bola para frente bom trabalho do Sr.JBJ estou a ver uma luz no fundo do túnel com o mandato do SrJBJ.

  9. Como será

    25 de Junho de 2020 as 20:47

    Ok.. finalmente stome começar acordar em criar serviços que geram empregos, é dever dos nossos dirigentes pensar na criação de infraestruras que desenvolva o pais, diminui o desemprego.

  10. Como será

    25 de Junho de 2020 as 21:05

    Mas sr PM, para quando stome retomara projectos de cultivo de arroz que ja existiu algumas decadas a trás.

  11. Triste

    25 de Junho de 2020 as 22:51

    Que baixexa do deputado Aerton Rosário k pra disfarça incompetência de deputado k é criou perfil falso Joao Lomba a atacar filhos do príncipe. Você é um triste rapaz. Assim k você quero fazer política?

    • Aerton do Rosário Crisóstomo

      26 de Junho de 2020 as 7:56

      Ainda bem que nunca precisei de perfil falso para dizer aquilo que penso. É segunda vez que faz acusações infundadas sob capa de nome falso, talvez V.excelência deve ser igual ao tal João Lomba. Nunca tive medo de ninguém se me conhece sabe disso, aconselho o Senhor a nao fazer papel do tal João Lomba, seja homem dê cara.

      Cuidado com a justiça de vina!

  12. Frederico Ferreira Major

    26 de Junho de 2020 as 10:07

    Abrem a vossa mente e reflectem têm somente um pensamento positivo para o bem desse paraiso.Depertem seja lá quem for, quando assume um cargo público ele tem comprimisso com o país e com o povo e a sua raiz obrigação é trabalhar para o bem do povo que os colou no lugar e não esperar pelos favores deste mesmo povo.Seja o Patrice, Pinto, Miguel ou
    Bom sucesso eles foram chamados para trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo