Economia

1 milhão de euros para jovens empreendedores

A linha de crédito de 1 milhão de euros pretende incentivar a iniciativa empreendedora dos jovens são-tomenses.

BISTP, banco de capital social público-privado (Estado são-tomense, Caixa Geral de Depósitos de Portugal e o BAI de Angola), é o gestor da linha de crédito de 1 milhão de euros.

Segundo a Incubadora de Negócios de São Tomé, o crédito foi criado para dar sucesso às iniciativas empreendedoras da juventude são-tomense.

Josina Umbelina, representante da Incubadora Central, disse aos jovens empresários que o é depois do financiamento que começa o verdadeiro desafio, para o jovem empreendedor. «É a altura para fazer o negócio gerar dinheiro, para pagar o crédito, e para o negócio se desenvolver», referiu, a representante da incubadora central.

Os projectos a serem submetidos ao crédito, serão analisados em primeiro lugar pela Incubadora Central, que tem a missão de apoiar e orientar a juventude na preparação dos projectos. No entanto a linha de crédito só será atribuído, após análise técnica e económica feita pela administração do banco.

Ministro da Juventude a esquerda – Administrador do BISTP a direita

Juros bonificados vão ser aplicados para os projectos que criam maior número de postos de trabalho. «O projecto que dá emprego a partir de 5 à 21 colaboradores merecerá sempre bonificações. A bonificação em termos de taxa de juro pode atingir 2 pontos percentuais», explicou Ezequiel Costa, coordenador do departamento comercial do Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.

O Banco financia 80% do valor total do projecto de empreendedorismo. O empreendedor nacional é sensibilizado a co-financiar o projecto. Financia os outros 20%.

Vinícius Pina, ministro da Juventude e Desportos, representou o governo na cerimónia de lançamento da linha de crédito. «Vamos continuar a fazer de tudo para que os empreendedores, possam ter todas as condições de empreender, com sucesso em São Tomé e Príncipe», pontuou o ministro.

O crédito foi lançado nas instalações da Incubadora Central na cidade de São Tomé. O montante a ser concedido, por cada projecto de empreendedorismo, varia entre 1000 e 10.000 euros.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Andorinha

    19 de Agosto de 2022 at 9:47

    Qual 1 milhão de dólares para qual jovem? Faz sai pa governar não é 3 meses e sambacar desviar três anos e meio,governar é 4 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top