Economia

Governo anuncia medidas de austeridade e de contenção do custo de vida

O governo começou a implementar as medidas de austeridade, para recuperar a situação económica e financeira.

Gareth Guadalupe(na fotoi), Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, anunciou também um conjunto de medidas para conter o aumento do custo de vida das famílias.

Dentre as medidas de contenção do custo de vida, o ministro da presidência do conselho de ministros, anunciou a isenção total dos direitos aduaneiros, incluindo os emolumentos e as taxas portuárias na importação dos produtos alimentares.

Leite, feijão, arroz, farinha de trigo, óleo alimentar, açúcar, esparguete, sal, sabão e produtos de higiene feminina, estão na lista das medidas de isenção. O objectivo segundo o ministro é permitir que os referidos produtos sofram uma redução dos preços no mercado.

«Fixar em 10% o lucro dos produtos identificados, de forma a garantir que o preço ao consumidor reflicta essas isenções», precisou Gareth Guadalupe.

Arroz ofertado pelo Japão, é uma das prioridades do executivo para conter a subida do custo de vida. O governo baixou de 17 para 15 dobras a venda do arroz para os comerciantes grossistas.

O Ministro da Presidência avisou que é uma forma de alargar a margem de lucro dos comerciantes, e evitar que o cereal seja vendido a preço superior a 20 dobras, o quilo, cerca de 82 cêntimos do euro.

Ao mesmo tempo o governo avançou com as medidas de austeridade. Um novo escalão do IRS vai ser criado, para incidir sobre o rendimento mensal dos são-tomenses.

Para o cidadão que tem um rendimento mensal que varia entre 20 mil e 35 mil dobras (cerca de 1.400 euros), o governo vai reter 25% do valor. O rendimento superior a 35 mil dobras, sofre uma retenção de 30%. Segundo o ministro da presidência, o executivo vai propor a Assembleia Nacional a criação do novo escalão do IRS.

Quem tem rendimento superior a 50 mil dobras, cerca de 2 mil euros, também é alvo de impostos.

«Todo mundo que tem um rendimento bruto acima de 50 mil dobras, nós vamos propor a Assembleia Nacional a retenção de 20% deste rendimento», explicou Garrett Guadalupe.

 As taxas aduaneiras para os produtos considerados prejudiciais a saúde vão ser agravadas, assim como a taxa de importação de viaturas novas.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. Sem assunto

    9 de Fevereiro de 2023 at 16:31

    Acaba por ser nada! Até neste quesito percebe-se de que este desgoverno age com má fé e protecionismo aos seus.
    Então quem ganha 20 à 30 mil sofrerá um desconto de 25%, o superior à 35 mil pretende se reter 30%, por outro lado os que auferem acima de 50 só será descontado 20%?
    Mais alto menos perigo? Por quem nos toma?
    Não se fala de medidas para proteger idosos, crianças, doentes, desempregados etc?
    Continuem a emigrar em massa, pois este país decidiu ser uma eterna icógnita.

    • Filho da terra

      9 de Fevereiro de 2023 at 21:20

      Caro senhor Sem assunto,
      Não é assim que se processa o imposto: O valor da diferença entre 30 mil a 35 mil é que será aplicado o imposto de 30 por certo, ou seja, é o valor de 5 mil dobras a mais que será aplicado a taxa de 30 por cento.

    • Célio Afonso

      10 de Fevereiro de 2023 at 9:25

      A emigração em massa é muito bem vinda pq o pais não tem soluções e, outrossim permite aos abrir olhos ao povo!

  2. Gentino Plama

    9 de Fevereiro de 2023 at 17:34

    “As taxas aduaneiras para os produtos considerados prejudiciais a saúde vão ser agravadas, assim como a taxa de importação de viaturas novas”… disse o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros.
    Não me parece que seja este, o propósito do governo, importar produtos nocivo a saúde, somente por importar, visto que, nocivo será também para os elementos do próprio partido e o Governo.
    É de certa modo admissível, que o Governo importa insumos agrícola e, fertilizante para combater as pragas que eventualmente poderá afetar a produção agrícola, e, consequentemente, rentabilizar a produção. Por outro lado, ao proceder à aplicação; …(As taxas aduaneiras para os produtos considerados prejudiciais a saúde), deixa a entender, que, a instância aduaneira promove a importação de medicamentos, seja ele, de que qualidade for, para o mercado local, contrastando os princípios da saúde, visado pelo Ministério de tutela. Estou certo que, antes porém, aventuraria a este mar para o explorar, pelo que, ainda não é de compreender a natureza de produto considerado prejudicial a saúde, terá a taxa de importação agravada.
    Todavia, ao considerar o lapso na transcrição da informação, seria conveniente dar um relance prévio de olhos no texto, antes de o publicar.

  3. Antonio Nilson

    9 de Fevereiro de 2023 at 18:47

    É preciso haver uma frequência de reuniões de Caue a Pague para ouvir o povo e propor melhores iniciativas para salvar a nação.

    O governo começou a implementar as medidas de austeridade, para recuperar a situação económica e financeira.” Este é um modelo europeu incompatível com as realidades economicas locais. “As taxas aduaneiras para os produtos considerados prejudiciais à saúde…” Certamente 100%
    Gostei!
    Espero que tenha sido devidamente debatido na Assembleia Nacional, sobre o, “anunciou a isenção total dos direitos aduaneiros, incluindo os emolumentos e as taxas portuárias na importação dos produtos alimentares.”

    STP poderia debater um modelo econômico característico das nossas realidades correntes, e se preparar para o futuro.

    Importar o modelo econômico europeu e criar um orcamento geral de estado baseado muito ou dependente de doações, ajuda externa, e divisões externas sem formalizar iniciativas de produção interna para sair de dependência e criar riqueza, parece-me um grande risco.

    Temos que começar a adotar novos comportamentos. Normalmente, “Austeridade” feri o povo pequeno, e os ricos privilegiados não apertam o cinto.

    Não existe uma boa transparência e auditoria de recursos que se entrelaçam no Pais.

    Concordo com as pessoas que argumentam comecar com pequenas ideias e depois expandir com grandes ideias.

    A nossa nação ainda não está preparada para se adotar ou implementar o modelo Europeu no seu sistema econômico de grandes ambicoes enquanto os pobres padecem, e a elite e partido e governo no poder (classe governante) continuam ficando cada vez mais ricos e a grande maioria da população continua na pobreza. Este ciclo vicioso não conduz à paz, estabilidade e prosperidade para São Tomé e Príncipe porque a pobreza é um dos indicadores mais poderosos de um estado-nação falido.

    Devemos nos unir para o bem do povo e o desenvolvimento de STP.

    O governo de STP deve ouvir o povo, os eleitores, os cidadãos, a sociedade civil, os santomenses que residem dentro e fora do país para traçar uma estratégia económica mais adequada e sustentável a longo prazo. Tem muita gente se comportando mal. Não estou convencido de que este governo seja sério e honesto em relação à corrupção e à prosperidade de nossa nação.

    Depois de começarmos a adotar um comportamento bom e saudável, incluindo, entre outros, respeito mútuo e autoestima,
    É extremamente importante discutir e dialogar sobre:
    Unidade, Disciplina, Emprego, Honestidade, Responsabilidade, Seriedade, Justiça, Felicidade, Bem, Paz, Harmonia entre as pessoas, Cultura, História, Tradição, Religião, Alimentação, Vestuário, Água, Electricidade, Escolas e educação, Bens e serviços, Infraestruturas, Pontes, estradas, habitação, Prosperidade, Responsabilidade, Finanças, Banco, Negócios, economia de livre mercado, sistemas de governos, sistemas econômicos, Tribunais, Militar, Polícia, comunidade empresarial, Agricultura, Indústria pesqueira, Indústria do turismo, petróleo, gás e outros recursos naturais, Leis, regulamentos e políticas, Religião, Filosofia, Psicologia, Educação, escolas, Esportes, Clima, poluição ambiental, Direito reprodutivo, cuidado infantil, cuidado de idosos, Violência doméstica, traição, infidelidade, brigas e amor, Tratamento pessoas de forma humana e legal, Entretenimento, Indústrias de máquinas tecnológicas, Governo, instituições públicas e privadas, Corrupção, Crime, fraude, lavagem de dinheiro, pecado, São Tomé Cristo Poderoso, Justiça social tice, Moralidade, Democracia, eleição, votação, partidos políticos, Direitos humanos, Liberdade, Liberdade de expressão, Custo de vida, Constituição, Lei e Ordem, Saúde, Segurança, Wafare, Comércio, Investimento, Macro e micro economias, orçamento, abrir contratos públicos, projetos, produto interno bruto, Políticas fiscais e monetárias, Receitas, despesas, Professores, Médicos, Enfermeiros, Técnicos, Mão de obra pública e privada, Engenheiros, Papel dos advogados na sociedade, Diplomacia, Prosperidade, etc.

    Uma nação é próspera quando tem instituições eficazes, uma economia aberta e pessoas capacitadas que são saudáveis, instruídas e seguras. Moderação e abordagem equilibrada com compromisso respeitoso com comunicação eficaz e eficiente na resolução de conflitos são a chave porque as pessoas são complicadas e seus interesses e valores ou ideologias geralmente diferem. Normalmente, a maioria das pessoas ou todos querem ter sucesso.

    Dois componentes vitais de qualquer país bem-sucedido são a saúde, a riqueza e a felicidade de seus cidadãos. Um país pode ser rico e poderoso, mas se seus cidadãos vivem vidas curtas ou infelizes, ele é realmente bem-sucedido? A riqueza é importante apenas na medida em que encoraja maior bem-estar.

    Além disso, à medida que nos tornamos mais conscientes das questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, é claramente importante viver de forma sustentável, autossuficiente e não depender de ajuda externa, empréstimos do Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e assim por diante.

    Uma receita para uma nação de sucesso:
    Quando você pensa na versão ideal de sua nação, provavelmente reflete os valores que podem ser individuais ou coletivos. Votamos de acordo com nossos valores e também vivemos nossas próprias vidas de acordo com eles.

    Críticos para o sucesso de ambas as pessoas e suas nações são os valores que adotam. Os valores pessoais são centrais para onde as pessoas terminam na vida. Os valores influenciam as ações e essas ações subsequentes ajudam a determinar os resultados da vida, tanto em termos de felicidade quanto de sucesso financeiro.

    Aqueles que valorizam a amizade acima do trabalho, por exemplo, experimentam um mundo diferente de seus colegas mais diligentes. E assim como é verdade para você, também é verdade para o seu país.
    No nível nacional, os valores culturais influenciam quais instituições são formadas e como elas funcionam. É difícil manter uma democracia se os valores subjacentes necessários para sustentá-la não forem respeitados em primeiro lugar.

    No entanto, e aqui está a reviravolta, os valores que moldam o sucesso pessoal nem sempre são os mesmos que governam o sucesso nacional. Às vezes chamado de “o dilema social”, o que é melhor associado ao sucesso para nós mesmos pode ser desastroso para a nação. Então, qual é a receita de valor para o sucesso?

    África, São Tomé e Príncipe, por muito tempo envolvida em altos níveis disfuncionais de desigualdade. Nossos valores estão mal colocados ou as pessoas estão confusas e assustadas procurando um homem ou uma mulher para salvar uma nação? Uma pessoa ou uma elite selecionada sozinha não pode produzir uma nação próspera.

    Essa constelação de valores e interesses geralmente se manifesta quando as pessoas procuram uma autoridade ou “homem forte” para resolver problemas nacionais, temem o estrangeiro (especialmente os imigrantes) e confiam excessivamente na prisão e na punição, bem como na disposição de trocar a liberdade por segurança. Uma ou duas nações que estão seguindo nessa direção podem aparecer em sua mente agora. Nesse caso, espere que o pior ainda esteja por vir.

    O sucesso de qualquer país geralmente depende dos esforços do governo. Para garantir o sucesso de qualquer país e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, os governos devem investir em educação, prover saúde, garantir condições de segurança e formular estratégias para produzir investimentos nacionais e internacionais.

    Em primeiro lugar, os governos devem investir em educação que seja igual à redução da superpopulação, da taxa de analfabetismo, da criminalidade e de outros problemas criados pela falta de educação. Isso implica ter um sistema educacional eficaz que envolve muitos fatores. Para os países em desenvolvimento e desenvolvidos, um sistema educacional eficaz seria baseado em bons salários para os professores, na construção de escolas públicas com todos os recursos necessários e no apoio financeiro para as necessidades educacionais básicas. Além disso, e sem hesitação, os governos devem conscientizar as pessoas sobre questões como mudança climática, alimentação saudável, superpopulação e qualquer outro problema que o mundo ou a nação possa estar enfrentando.

    Em segundo lugar, os governos devem fornecer cuidados de saúde. Oferecer condições saudáveis ​​é igual a um bem-estar feliz e massas trabalhando para progredir. Da mesma forma, os governos devem garantir a segurança entre os cidadãos. O crime é um problema que pode afetar diretamente a paz e o conforto de qualquer indivíduo, bem como a opinião perante o governo, que é escolhido para proteger a nação.

    Em terceiro lugar, o governo deve formular estratégias para atrair investimentos nacionais e internacionais. Normalmente, isso significa a criação de políticas e leis comerciais para viabilizar investimentos, investindo dinheiro em sistemas e infraestrutura de transporte e promovendo as facilidades e benefícios oferecidos pelo governo em diferentes áreas.
    Além disso, outro fator essencial para garantir o sucesso de uma nação é garantir que todos tenham direitos iguais. Isso é muito importante para ter acesso à experiência de trabalho. Sem políticas regulamentadas, às vezes os países não conseguem garantir que homens, mulheres, comunidades mais jovens e cidadãos idosos tenham oportunidades iguais de emprego.

    É fácil escrever e gritar: “Queremos trabalho, dinheiro, casa, comida, roupas, recursos para nossos filhos e famílias. agua, eletricidade, boas ruas, transporte, negócios, acabar com a corrupção, combater a injustiça, ilegalidade, pecado, remover políticos diabólicos do poder através de eleições democráticas, livres e justas, chorar e reclamar de doenças, falta de medicamentos, prédios quebrados, infraestrutura precária , trapaça, imoralidade, mau comportamento, conflitos, guerra, paz, instabilidade, caos, etc.”

    Não é impossível reconstruir uma nação em um Estado-nação, mas não é uma tarefa fácil.

    Apenas insistir em política, política, política, insultar e desrespeitar as pessoas que pensam de forma diferente ou têm pontos de vista diferentes não é a resposta.

    As pessoas podem ser intencionalmente ou não complexas e difíceis de trabalhar juntas, entender e respeitar umas às outras e se dar bem para entregar o bem para si, para a população e para o Pais como um todo.

    Em conclusão, um país pode realmente prosperar e ter sucesso quando governos e cidadãos decentes e bem-intencionados levam a sério o bem-estar de seus cidadãos. Isso geralmente é feito por meio da formulação de políticas que promovam a igualdade entre os cidadãos, tendo acesso a bons treinamentos e habilidades para produzir crescimento e gerar renda habitável, educação, saúde, segurança e outras estratégias que garantam uma sociedade próspera.

  4. Reid Amador

    9 de Fevereiro de 2023 at 22:40

    Com o_PT nao_vai dar
    Eles todos vao continuar a tirar
    Quem tira, ajunta com quem tira
    Bobo bobo
    Povo acorda!
    Nao vai dar
    Vai ficar pior
    Tribunal de conta, Ministerio Publico
    Tudo fuba com bixo
    Nao vai dar

    https://m.youtube.com/watch?v=gtW3T89dkPo

    • Vanplega

      10 de Fevereiro de 2023 at 22:39

      Corta no gabinete do Presidente da Republica

      Corta no gabinete do 1Ministro, nas suas interminavel viagens

      Corta na Assembleia da Rupublica, dos valores que recebem is Deputados que ñ trabalham

      Cortam nas reformas milionaria que alguns senhores recebem

      Combatem a corrupçāo, levem os crimes de colarinho branco a barra do tribunal

      Cortem nos vencimentos desorbitantes que senhores directores recebem, ENAPOR, EMAE, ENASA e outros

      A senhora Presidente da Assembleia da Republica, ten casa e porquê o ESTADO, ten que alugar moradia para està senhora. Quando ela recebe todas as regalias?

      Porquê? Parem de roubar està NAÇĀO

  5. Fuba cu bixo

    9 de Fevereiro de 2023 at 23:01

    Pelo estado que a velha maioria deixou o pais não restam outra alternativa,estas medidas são dolorosas mas precisas.
    Força governo vamos avançar.

  6. Mepoçom

    10 de Fevereiro de 2023 at 8:52

    É erro da imprensa ou lacuna na decisão? Quem tem 50 mil vai reter 20% e inferior a este 25% e 30%, respectivamente?

  7. Amado Vaz que Nao Faz Parte Disto

    10 de Fevereiro de 2023 at 9:02

    Ganhei mais de X amount por mês. Minha dedução do imposto é boa. Por lei, o estado ou governo não pode deduzir impostos federais, estaduais ou locais do meu contracheque. No entanto, há uma pequena dedução mensal do meu salário para cobrir FICA, Medicate, SDI/DiEC, Saúde que vai principalmente para ajudar no pagamento de uma eventual invalidez ou incapacidade para o trabalho, e para ajudar os mais vulneráveis ​​na comunidade.

    Estou falando por experiência própria. Não sou economista nem contador. Não pago imposto excessivo devido à natureza do meu trabalho/emprego. Como afirmei acima, há deduções marginais da minha que o governo tira do meu contracheque que cobre os custos para ajudar aqueles que têm mais necessidades. Mensalmente, pago apenas cerca de 0,06% do meu imposto salarial.

    A maioria dos estados nos Estados Unidos e várias autoridades municipais cobram imposto de renda de indivíduos que trabalham ou residem em suas jurisdições. A maioria dos 50 estados impõe algum imposto de renda pessoal, com exceção do Alasca, Flórida, Nevada, Dakota do Sul, Texas, Washington e Wyoming, que não têm imposto de renda estadual. New Hampshire e Tennessee (até 1º de janeiro de 2021) tributam apenas dividendos e juros. Poucos estados impõem um imposto com alíquotas superiores a 10%.

    Eu sou um conservativo quando se trata de impostos, economia, etc. Mais corte de impostos, menos impostos e deixe as pessoas manterem seu dinheiro ganho com dificuldade. O modelo do Sistema Econômico Europeu? Nós não precisamos disso. A maioria dos países Europeus são “socialistas” que a maioria dos Americanos não gostam do sistema tributário Europeu. A Europa taxa seus cidadãos até a morte. Nós não precisamos disso.

    Muitas vezes, o governo não sabe como investir dinheiro para gerar crescimento econômico. Empresas privadas, economia de mercado livre, competição com alguma regulamentação. Sim. Normalmente, os governos têm uma propensão a se envolver em prioridades equivocadas com o dinheiro dos contribuintes.

    Taxar produtos nocivos é bom, dependendo de qual produto estamos falando. Pesticidas para a agricultura? Repare bem: Taxas aduaneiras! Os deputados devem sair a rua e explicar isso ao povo. Vai ser fertilizantes? Vai ser a importação de medicamentos? O attigo não clarifica.

    Eu não confio no governo. Eu confio em Deus. Mas, posso acreditar que as pessoas podem ter boas e mas intenções.

    Não tenho a certeza de que é a isso que o artigo se refere e a razão pela qual o governo de STP está a aventurar-se em “medidas de austeridade e de contenção do custo de vida.”
    Devemos ser específicos ao detalhar e fazer comentários.

    Eu gosto de respeitar a posição ou pontos de vista de todos! Rejeito os sistemas econômicos Socialismo e Comunismo, e a ditadura doentia.

    Gosto disso, “… Leite, feijão, arroz, farinha de trigo, óleo alimentar, açúcar, esparguete, sal, sabão e produtos de higiene feminina, estão na lista das medidas de isenção. O objectivo segundo o ministro é permitir que os produtos referidos sofram uma redução dos preços no mercado…”

  8. Nelson do Liceu

    10 de Fevereiro de 2023 at 20:03

    Uma dica!

    Por que não ensinam isso no Liceu Nacional?

    O governo de São Tomé e Príncipe, em vez de começar a implementar “medidas de austeridade”. Em primeiro lugar, através do Ministério da Educação, usar um mecanismo eficaz para ensinar habilidades de comunicação interpessoal aos alunos do Liceu Nacional primeiro, porque muitos deles ficarão chateados com esta medida econômica e terão mais problemas relacionados a como as pessoas devem se comportar entre eles, e entre pares. Civilidade, calma, e o respeito.

    Temos muitos alunos que não vão entender o conteúdo referente a implementação de “medidas de austeridade, para recuperar a situação económica e financeira.” Bruno (Margarida Lopes) É um deles.

    É bom entre nós informar uns aos outros que existem recursos disponíveis para buscar ou procurar apoio de saúde mental e aprender habilidades sobre como trabalhar bem e se relacionar com outras pessoas de maneira saudável. Ouça os conselhos de Dona Teresa:

    “Dona Teresa
    8 de Fevereiro de 2023 at 11:54
    É importante que todos expressem suas opiniões. Palavras importam. Devemos ser responsáveis pelo que dizemos.”

    Habilidades interpessoais são comportamentos que ajudam você a interagir com outras pessoas de forma eficaz, no local de trabalho, na escola ou no mundo mais amplo. Alguns exemplos de habilidades de comunicação interpessoal incluem escuta ativa, abertura e empatia. O que torna as habilidades de comunicação interpessoal um grande trunfo é que elas são transferíveis.

    “Abaixo estão os passos básicos necessários para se comunicar de forma eficaz:

    1. Reconheça que existe um problema. Isso parece simples, mas às vezes pode ser difícil entender o que realmente está deixando você chateado. É apenas o seu parceiro que não lava a roupa ou é algo mais profundo?

    2. Processe seus sentimentos. Reserve um tempo para entender todas as emoções que está sentindo, para que, ao se comunicar, seja capaz de compartilhar tudo e não apenas a primeira emoção instintiva.

    3. Agende um horário com seu parceiro para discutir o problema. Tente não emboscar seu parceiro. Em vez disso, dê-lhes tempo para processar seus sentimentos antes de se sentar para discutir.

    4. Esteja disposto a ouvir. Você quer ter certeza de criar um ambiente onde ambos se sintam seguros e confortáveis ​​para falar livremente. Uma ótima maneira de garantir que ambos sejam ouvidos é usar um cronômetro para que cada um de vocês seja ouvido de maneira igual.

    5. Esteja aberto à perspectiva deles. Antes de ter a conversa, você deve entrar com a mente aberta de que os sentimentos e as respostas deles são tão válidos e importantes quanto os seus.

    6. Discuta seus sentimentos. Use declarações “eu” e “eu” para garantir que seus sentimentos sejam ouvidos e não deixe o outro na defensiva. Isso permite que todos resolvam o problema e não coloquem a culpa uns nos outros. Esteja atento para não confundir sentimentos com pensamentos.

    7. Ouça seus sentimentos e feedback. Permita que seu parceiro seja aberto e honesto sobre como se sente sobre a situação. É imperativo que você ouça ativamente o que eles têm a dizer e não simplesmente espere para responder ou se defender.

    8. Compromisso. Muitas vezes, os relacionamentos exigem que alguém, se não os dois, se comprometa com a solução. É importante que você esteja disposto a encontrar uma solução com a qual ambos estejam satisfeitos.
    Lembre-se, nunca é tarde para aprender a praticar uma comunicação saudável. No entanto, se você e seu parceiro tentarem as etapas acima e ainda sentirem que estão falando idiomas diferentes, talvez seja hora de procurar a ajuda de profissionais. No Centro de Aconselhamento e Apoio Inspire, nossos conselheiros experientes estão empenhados em ajudar casais e famílias a criar um futuro melhor juntos. Dê o primeiro passo em sua jornada rumo ao bem-estar emocional agendando uma sessão conosco hoje!”

    Novamente: Aqui estão alguns exemplos de por que a comunicação interpessoal é uma parte importante da sua vida:

    * Trabalho em equipe. O velho ditado “o trabalho em equipe faz o sonho funcionar” ainda é válido hoje em dia. Uma habilidade crucial em qualquer trabalho, a capacidade de ser um jogador de equipe exige que você tenha excelentes habilidades de comunicação e pessoas. Não importa o ambiente que exija que você seja um verdadeiro jogador de equipe, dominar as habilidades de comunicação interpessoal o beneficiará muito.

    * Resolução de conflitos. Se você precisa parar uma briga entre irmãos ou um conflito silencioso entre colegas de trabalho, situações difíceis precisam de estratégias de resolução de conflitos. A comunicação interpessoal pode ajudá-lo a descobrir como seguir em frente, porque você pode ouvir os dois lados e trabalhar com eles, não contra eles.

    * Solução de problemas. A resolução de problemas é uma habilidade importante que pode ajudá-lo a identificar e explorar oportunidades essenciais para sua vida diária, em casa, na escola ou no trabalho. A comunicação interpessoal pode ajudá-lo a identificar o problema e descobrir uma solução que funcione para você ou seu objetivo.

    * Escuta activa. Quando você está ouvindo ativamente alguém, você dá a eles toda a sua atenção. Você presta atenção ao que eles dizem, sua linguagem corporal ou outras dicas e, em geral, está envolvido na conversa. A escuta ativa é essencial para se comunicar de forma eficaz e evitar mal-entendidos no trabalho, em seus relacionamentos pessoais, na escola e até mesmo com as crianças.

    * Conexão. A conexão social é uma parte importante do ser humano. Quando você não está conectado com outras pessoas, isso pode afetar negativamente sua saúde mental e física: pode aumentar as chances de morte em pelo menos 50% (Yang et al., 2016), bem como obesidade, doenças cardíacas e tabagismo (Alcaraz et al., 2018), depressão, insônia e declínio cognitivo (Alcaraz et al., 2018). Conectar-se com outras pessoas pode melhorar sua saúde e bem-estar, e construir um sistema de apoio pode ajudá-lo a se sentir melhor em momentos de estresse.

    Resumindo;

    Aqui estão alguns exemplos de habilidades de comunicação interpessoal:

    * Escuta activa
    * Linguagem corporal
    * Abertura
    * Habilidades de negociação
    * Atitude positiva
    * Trabalho em equipe
    * Empatia
    * Pensamento crítico
    * Inteligencia emocional
    * Assertividade
    * Responsabilidade
    * Comunicação efetiva
    * Resolução de conflitos
    * Solução de problemas

  9. Antonio Nilson

    10 de Fevereiro de 2023 at 22:32

    A redução dos preços do “Leite, feijão, arroz, farinha de trigo, óleo alimentar, açúcar, esparguete, sal, sabão e produtos de higiene feminina” é uma medida positiva, na minha opinião, relativamente aos emolumentos e às taxas portuárias na importação dos produtos alimentares. Porque realmente pode ajudar o nosso povo neste momento difícil de situação econômica e financeira que vai se tornar mais preocupante. Segundo alguns analistas econômicos, esta situação pode durar até próximo ano devido a globalização. O mundo está agora mais interconectado do que antes, juntamente com a economia mundial.

    A atividade econômica global vive uma desaceleração generalizada e mais acentuada do que o esperado, com inflação acima da observada em várias décadas. A crise do custo de vida, apertando as condições financeiras na maioria das regiões, inclusive mais severamente em países Africanos. STP que depende muito da ajuda externa tem mais dificuldades economicas e financeiras.

    Este é um momento para sermos mais sensíveis quando criticamos Patrice Trovoada e o seu governo.

    Independentemente de qual governo de qualquer partido político esteja no poder, não devemos contribuir para o fracasso das tentativas do governo de fazer um trabalho e algo para a nação como a intenção de taxas portuárias na importação dos produtos alimentares para o nosso povo. Porque quando o governo não dá certo, todos nós sofremos. As condições econômicas e financeiras do Pais pioram ainda mais.

    Ainda não estou convencido de que Patrice Trovoada será capaz de cumprir. No entanto, estou esperançoso. Desejo-lhe boa sorte.

    Vamos fazer críticas construtivas positivas, bem como sugerir ideias para o bem do país.

    Vamos expressar as nossas opiniões de forma justa. Isso significa dizer honestamente a verdade quando o governo está fazendo bem, aplaudir o governo quando ele faz algo certo e apresentar uma contraproposta ou ideia quando você acha que ele está indo na direção errada.

    Acho que é uma maneira razoável de fazer comentários. Apenas dizer ou apontar tudo o que você acha errado, e atacar Patrice Trovoada e o governo falando mal deles, eu não concordo. Acho que não é justo, é pecado.

    Sejamos bons patriotas enquanto tentamos formas apropriadas de responsabilizar o Primeiro-Ministro e o seu governo perante o povo de STP.

    Vamos ajudar o país independentemente da nossa inclinação ou sentimento político ou ideológico.

    Por um lado, a primeira e principal vantagem das medidas de austeridade é que elas ajudam a reduzir os déficits orçamentários do governo.

    Por outro lado, a política de austeridade não é boa na situação atual porque poderia causar mais conflitos sociais, aumentar o desemprego, mais pobreza, diminuir o PIB.

    Essa é uma das razões pelas quais um país deve se esforçar muito na economia de livre mercado e nos investimentos privados para reduzir a carga no orçamento do governo. Reconheço que o setor privado também foi afetado em ambos os períodos de inflação e recessão. O poder de compra da população é menos severo em ambas as situações em países que têm boas políticas econômicas e nos seus sistemas financeiros. É possível que a economia de STP já tenha saído da inflação e esteja agora a lidar com a recessão.

    Políticas de austeridade, de um modo em geral, na minha opinião, são uma ferramenta pouco eficiente para lidar com crises. Mas, eu entendo, nossas finanças públicas estão com sérios problemas.

    Não me levem a mal. Toda gente tem razão para reclamar.

    Paz

  10. Professor do Liceu Nacional

    11 de Fevereiro de 2023 at 0:35

    Oi Bruno,

    A final! Quem é aquele tal famoso Rei Amador da grota? És tu, Nilson, Mito, Betinho, Dehde, Elisio, Gabdulo, Calo, Emery, Hodji, quem, ou uma outra pessoa falecida, ou o Rei reencarnou se?
    Comporta-te, meu antigo aluno.

    Professor de Psicologia sobre a Escravatura Portuguesa

  11. Terapia

    12 de Fevereiro de 2023 at 3:53

    Querido Professor do Liceu Nacional,

    Recomendo: PsychoTerapia para acamarem os Nervos e Ficar Quieto

    Hipótese: O Bruno era um Bebe mau que dava bicos na barriga da mãe. Infelizmente, ele não conseguiu resolver os conflitos que tinha entre ele (negro de pele clara) e o pai dele (negro de pele escura). Actualmente, ao invés de procurar terapia para fazer tratamento. Ele, o Bruno, põe prioridades em brigas desnecessárias que não têm nada haver.
    Aconselha o, se são verdadeiros amigos dele, o actor de ameaça e escritas de natureza insultante, perturbante, com intenção de denigrir para o console do seu psyche.

    Triggers: há muitos gatilhos, e são maus, e perigosos, sobretudo, a falta de controle dos impulsos, agressões, ameaça, propensão à violência por falta de regulamento emocional, e falta do reconhecimento da origem involuntária de raiva, ódio, e o rancor.

    Prognóstico: Bom. Com tratamento.

    Alerta Seria: Não estou a brincar. A minha intenção não é ofender o sujeito em matéria. Ajuda o ser humano. Deus abençoe! Vignette caso muito sério.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top