Economia

20 anos da Agência Nacional de Petróleo coroados com a descoberta do ouro negro

A agência nacional de petróleo assinala neste mês de junho 20 anos sobre a sua criação, com a realização de várias actividades.

Segundo o director executivo, Álvaro Silva a indústria petrolífera está a crescer no país, por causa da descoberta do ouro negro em 2022.

«Fez-se testes sísmicos, fez-se perfuração no bloco 6, onde se descobriu petróleo», afirmou o director executivo.

Foi na apresentação de um documentário sobre a indústria petrolífera em São Tomé e Príncipe que Álvaro Silva destacou também a motivação das empresas petrolíferas em operar nos diversos blocos de petróleo já adjudicados na zona económica exclusiva do país.

«O furo feito em 2022 provou que existe acumulação de hidrocarbonetos em São Tomé e Príncipe. Por isso, é que as empresas estão motivadas a continuar esperando fazer descobertas que têm caracter comercial», frisou.

Álvaro Silva – Director Executivo da Agência Nacional de Petróleo

Em 2025 mais blocos vão ser perfurados em busca do petróleo. «Para o próximo ano projecta-se a perfuração de outros blocos, isso está na estratégia das empresas».

Após 20 anos de actividade, a Agência Nacional de Petróleo e as companhias petrolíferas permitiram a entrada de dezenas de milhões de euros nos cofres do Estado santomense.

«Se tivermos em consideração apenas os bónus de assinatura pagos, diria que aproxima dos 30 milhões de dólares. A isso se acrescenta ainda os projectos sociais que são financiados para construção de escolas, de polos desportivos e o financiamento da formação dos estudantes», acrescentou Álvaro Silva.

No quadro das celebrações da sua criação, a agência nacional de petróleo realiza no dia 27 de junho uma conferência sobre o petróleo e o gás em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Sem assunto

    17 de Junho de 2024 at 15:39

    Que estória mais confusa está, meio quase sem pés nem cabeça.
    Já lá vão quase 30 anos que no país é falado do petróleo porém de concreto e palpável nada se vê, a não ser enriquecendo de um punhado de individualidades que andam a frente do processo.
    Convém não voltarem a falar deste assunto na comunicação social enquanto tudo não ficar definido e encerado – há petróleo para explorar ou não – pois este impasse alimenta a ilusão e fantasia dos pobres, o que chega a ser pecado.

  2. ANCA

    17 de Junho de 2024 at 16:29

    Anuncio não significa para já a produção efetiva, a perspectiva é boa, haver vamos se é comercializável, sobretudo o gás.

    Nesta matéria existe muitas fragilidade da legislação, o sector da justiça deve pode ser chamado dar seu contributo, de recordar que necessário amplo debate, com a sociedade civil organizada, com especialistas, empresas investigadores, universidades , colher contributos para gestão futura, dotar país de legislação, para além daquela que existe, prevenção, segurança, combate a corrupção, infraestruturas, instituições fortes, sectores da vida social administrativa fortes etc., etc., criação de um fundo de segurança, de emergência, fundo de garantia financeiro, seja lá o que for, melhoria de gestão do sector financeiro.

    A existência/exploração de hidrocarbonetos tem sido uma cruz nos territórios/países africanos, não havendo que esteja num estado de Desenvolvimento que permita a sua população, ter um padrão de vida de qualidade, bem como a paz efetiva.

    Devemos tirar ilações apreender com erros dos outros, procurar o bem ao nosso país, a nossa população.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  3. Mé Dumu

    17 de Junho de 2024 at 19:34

    Não há jaca madura nem a jaca pontada! Doravante contendo-me a ler o meu livro de jaca matinal para matar a minha fome de esperança moribunda! Porque já não tenho argumentos para ludibriar os meus bisnetos!

  4. Mepoçom

    18 de Junho de 2024 at 8:26

    Mais afinal há ou não há petróleo, no passado houve uma entrevista que intitulou “não jaca madura”, agora há. Conto de vigário. Só que uma coisa é certa – petróleo não é panaceia, é uma maldição, semente da corrupção.

  5. Celio Afonso

    18 de Junho de 2024 at 8:50

    30 milhões de dólares!!! Quantas e quais escolas foram construidas? Quantos e quais foram os alunos beneficiados com esse dinheiro? O país não tem medicamentos, não tem hospitais em condições, ruas toda esburacadas, lixo por tudo é canto, sector energético um caos, etc, etc.
    E vem cá fazer de 20 anos de petróleo!!!
    Cambada de anti patriotas, Corruptos, ladrões, inimigos da nação. Diabo que vos leve para inferno.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top