Economia

Petrolífera Shell participa em 5 blocos de petróleo de STP

A companhia anglo-holandesa de exploração de petróleo adquiriu 85% de interesses participativos no bloco 4 da zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe. O Estado santomense ficou com os restantes 15% de direito de participação.

O contrato de partilha de produção do bloco de petróleo número 4 foi assinado na última semana. A Shell posiciona-se como a principal companhia de petróleo a operar na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe tem 9 blocos de petróleo adjudicados e a Shell está presente em 5 blocos, nomeadamente 6, 10, 11, 13 e 4.  

Andrew Hepburn, Director Geral da Shell para São Tomé e Príncipe e o Suriname foi quem assinou o contrato sobre o bloco 4 com o Estado são-tomense.

«É o nosso interesse continuar a investir em São Tomé e Príncipe. Mais estudos de prospecção serão realizados, o que nos conduzirá ao objectivo de explorar petróleo aqui em São Tomé e Príncipe», declarou.         

A Agência Nacional de Petróleo está confiante de que a Shell vai encontrar ouro negro, porque é uma empresa com provas dadas a nível técnico e financeiro.

«A Shell tem demonstrado isso, tem capacidade técnica e financeira para explorar petróleo», assegurou Álvaro Silva, Diretor Executivo da Agência Nacional de Petróleo.

A instituição estatal que gere o dossier petróleo, enalteceu o empenho da petrolífera Shell na procura do ouro negro no mar territorial do país. «Estamos convictos que dos vários blocos que a Shell é parte aqui em São Tomé e Príncipe, a empresa petrolífera com mais blocos no país que tenhamos êxitos a breve trecho, e que o nosso país entre finalmente para o mundo dos países produtores de petróleo», pontuou.

A assinatura do contrato de partilha da produção do bloco 4, permite aos cofres do Estado arrecadar recursos financeiros, através do bónus de assinatura.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. ANCA

    30 de Junho de 2024 at 16:52

    Negocio de estado, Sentido de estado, rigor, transparência

    Que a vertente da responsabilidade social, ambiente, segurança, educação e formação de qualidade, escolas, centros de formação, Universidades, Hospitais, serviços e instituições fortes

    Muda a tua mentalidade, o teu comportamento ajuda a desenvolver o teu país

    Responsabilidade e responsabilização

    Criação de um fundo de garantia para o país, boa gestão e controlo financeiro.

    Boa eficácia do sector das estatísticas

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Jorge Semeado

      1 de Julho de 2024 at 0:01

      Permite? Ou permitiu! Bandido e mentiroso. Cedeu 85 porcento do bloco 4 sem definir quanto deve receber? Filho da caSca!!!!!. A Shell adquiriu (repito: adquiriu) 85 porcento e inclusive com a assinatura, sem definir quanto vai desembolsar em bônus? As empresas dos brancos não trabalham assim. Sem transparencia para com os seus Estados, os seus concidadãos e seus contribuintes. Seu palhaço, explica sem complicar e agora, ao povo santomense, por quanto a Shell adquiriu (bônus de assinatura) o bloco 4. O senhor sabe. Não se faça de palhaço, com a treta de “permite arrecadar”. E não vale a pena os senhores nos atirar areia nos olhos como Pinto da Costa fez com os bônus de apenas 5 milhões de dólares nos blocos 1 e 2 oferecidos aos seus patrões mangoloides. Já agora, qual é a pressa que STP tem para assinar contrato de partilha de produção, no qual STP beneficia apenas de 15 porcento? Qual é a pressa? Aos 20 anos, a ANP-STP já é adulta e suficientemente madura para já não cometer esta “borrada/idiotice” de 15 porcento para STP. Doravante STP só deve aceitar no mínimo 30 porcento ou mais. Chega de 15 porcento. Dirigentes cabeça água-água. Qual é o medo de nos dizer o valor do bônus? Seus corruptos e vigaristas.

  2. Shell Dutch

    1 de Julho de 2024 at 10:42

    A forte contaminação do ar, do solo e da água com poluentes tóxicos pela indústria do petróleo e do gás natural em São Tomé e Príncipe.
    Como vamos proteger o ambiente e salvar a nossa população de consequências prejudiciais, como derrames de petróleo, acidentes, sabotagem e possível terrorismo, e outros desastres ambientais?
    Contrato
    O governo publicará a cópia integral do contrato no Telánón para público ler?
    Como é que as receitas do petróleo e do gás beneficiarão o nosso povo e a nossa nação?
    A corrupção aumentará?
    Da parte de STP, será propriedade pública ou privada?
    Como combater a ganância?

  3. UK Inglaterra Dona de Shell

    1 de Julho de 2024 at 10:46

    UK 85%

    STP 15%

    Dos 15% corruptos levam

    Resta 0% para o povo e país

    Até quando?

    Povo está dormindo…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top