A denúncia é da DERCAE, direção de regulação e controlo das atividades económicas de S. Tomé e Príncipe. Algumas bombas e postos de abastecimento de combustíveis estão a lesar os consumidores.
«A cada litro de combustível, verificamos que há um défice ao consumidor de menos 20 a 30 mililitros, ou seja, em cada mil litros de combustível que a bomba vende há um défice ao consumidor. Ela fica com 30 a 60 litros de combustível» – disse Anísio Quintas, Diretor de regulação e Controlo das Atividades Económicas.
Os cálculos da polícia económica revelam os ganhos que essas bombas têm obtido com a prática fraudulenta.
«Quando falamos em um mês, 30 dias, falando de gasolina e gasóleo nessas bombas, estamos a referir ao valor acima de 53 mil dobras».
Mais de dois mil euros por mês. E não são poucas as bombas que estão a cometer esta fraude.
«Verificamos em muitas bombas e em todos os distritos. É um valor avultado de défice ao cliente e que há necessidade de exigirmos a correção por parte das bombas» – sublinhou Anísio Quintas.
Em alguns postos de abastecimento, em que a situação detetada era mais gravosa, a medida passou pelo encerramento. A identidade das bombas em causa não foi revelada.
A qualidade de combustíveis vendidos no país constitui outra preocupação da polícia económica.
«A DERCAE tem constatado uma qualidade duvidosa dos combustíveis vendidos em S. Tomé. Há necessidade de procurarmos outra fonte para pedir a análise dos combustíveis que consumimos».
Uma análise que segundo o diretor de regulação e controlo das atividades económicas deve ser feita o mais urgente possível.
José Bouças
Original
18 de Agosto de 2024 at 12:06
Esta notícia chega no momento quando toda gente já sabia
Santo António
19 de Agosto de 2024 at 17:07
Isto é uma farsa. Estratégia encontrada pelo PT e seu Governo para atacar aos revendedores que clamam melhor margem de lucro. Se calhar, convém o DRCAI e o próprio governo convidar os fabricantes das maquinas para darem explicações sobre o que acham. Há casos que segundo o DRCAI, falta uma colher de combustível. Santa Paciência
Felicidade
19 de Agosto de 2024 at 19:20
E os vendedores informais que misturam gasolina e gasóleo com petroleo, o que têm a dizer?