Economia

Shell vai perfurar o bloco 10 da ZEE em 2025

A companhia petrolífera Shell é a principal operadora em São Tomé e Príncipe. Está presente na prospecção e possível exploração de petróleo em 5 blocos de petróleo da ZEE (Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe», nomeadamente os blocos 6, 10, 11, 13 e 4.  

O bloco 6 foi perfurado no ano 2022 e agora a Shell avança para a perfuração do bloco 10 no ano 2025.

«Estamos a investir em São Tomé e para o ano que vem a Shell vai fazer a perfuração no nosso bloco. Estamos a preparar para este processo», frisou Andrew Hepburn, vice-Presidente da Shell.

Foi a mensagem que a direcção da companhia Shell levou ao Primeiro Ministro Patrice Trovoada.

Maior investidora na prospecção de petróleo em São Tomé e Príncipe, a Shell diz que a intervenção no bloco 10, pretende promover o clima de investimentos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. ANCA

    23 de Outubro de 2024 at 22:55

    Antes de levarmos a cabo modernização, transformação, projetos, politicas, há que ter em conta conceitos, como a transparência, a boa gestão, o rigor, a justiça, a organização, o trabalho, a segurança, a proteção e a sustentabilidade.

    Aqui está mais um exemplo de um ativo, do cluster do mar, da economia do mar, da economia azul, a exploração de hidrocarbonetos tendo participação, neste bloco, não obstante , a investigação e desenvolvimento, o investimento, a prospeção, a perfuração, os lucros, há que fazer lembrar as sector petrolífero perante responsabilidade social e económica, quanto a transformação efetiva, real da sociedade, nomeadamente nas infraestruturas, tecnologias, equipamentos, Hospitais, Escolas, Universidades, Centros de Saúde, investimentos, formação interna, melhoramento dos cuidados de saúde interno, equipamentos e tecnologias de saúde, desenvolvimento de formação estruturação de especialidades, que é premente e deve ser interna, investigação e desenvolvimento da ciência médica a nível interno,… bem como as questões de segurança, de proteção ambiental, a preservação marinha.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Jorge Semedo

    24 de Outubro de 2024 at 3:47

    a. 1 a 2 anos antes das eleições anunciam perfuração.
    b. 1 a meio ano das eleições, perfuram.
    c. Logo após as eleições, apresentam os resultados pouco animadores da perfuração.
    d. De seguida, evaporam-se.
    e. Um a dois anos antes das eleições seguintes, o ciclo se repete.
    E assim vamos nós. 1 furo em cada 4 a 5 anos. Assim, nunca chegaremos lá
    Eu já sugeri neste portal Telanon, que vários operadores em vários blocos devem juntar sinergias a fim de aproveitarem a presença da empresa perfuradora em STP para fazerem várias perfurações em vários blocos. Deste modo as operadoras partilhariam os custos da deslocação da maquinaria (que não é barata, nem a sua disponibilidade é fácil) do ponto de partida até STP e vice-versa.
    Eu sou ignorante em matéria dos petróleos, no entanto, acho um desperdício enorme, fazer deslocar uma perfuradora para STP a fim de fazer apenas um ou dois furos, num so bloco em cada sessão de 4 em 4 anos e pior ainda nas vésperas das eleições. Perfurações eleitoralistas. Francamente. Com o eminente escalar da guerra no Médio Oriente e na Ucrania, é imperioso começar a sondar outras fontes do petroleo noutros espaços geográficos mais seguros. E STP é uma boa opção. Dirigentes cabeça “água-água”.

  3. SEMPRE AMIGO

    24 de Outubro de 2024 at 8:18

    Meu DEUS!tenha piedade de nós.A democracia já nos trouxe o suficiente.Até quando teremos também que suportar os “comentários do Anca?Afugente o cara para a sua cova.Já chega!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top