Economia

Afreximbank disposto a financiar projetos de desenvolvimento em STP

O AFREXIMBANK, banco africano de importação e exportação, está disposto a financiar projetos em São Tomé e Príncipe nas áreas de pesca, aeroporto, porto e infraestruturas hospitalares de referência. A intenção foi manifestada ao Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, pelo diretor-geral para relações com os clientes do referido banco, Eric Monchu Intong.

Reconfirmamos ao Presidente o apoio do nosso banco em financiar o projeto Phares de São Tomé e Príncipe, que pode criar empregos e combater a pobreza. Portanto, o banco pode apoiar São Tomé e Príncipe, que é um país membro do Banco Africano de Importação e Exportação.”

Segundo o responsável desta instituição bancária africana, há duas formas de financiar projetos no arquipélago: uma direta e outra indireta.

Se considerarmos o apoio direto ao Estado, atualmente estamos em 30 milhões de dólares, que podemos estender até 50 milhões. Se adicionarmos o apoio que daremos aos investidores que virão investir aqui, isso pode atingir cerca de 150 milhões, o que pode criar muitos postos de trabalho e contribuir para que São Tomé e Príncipe se torne um paraíso na África Central.

A decisão está agora nas mãos das autoridades de São Tomé e Príncipe.

José Bouças

3 Comments

3 Comments

  1. VAI TU

    11 de Fevereiro de 2025 at 18:31

    Trinta Milhões (30.000.000,00) já?
    USD? Em quê? Quando?
    Teve aprovação da identidades competentes?

  2. ANCA

    12 de Fevereiro de 2025 at 9:47

    Há necessidade de continuar a fortalecer o sector financeiro, a banca, bem como as finanças e poupanças do país.

    Assim como existe também necessidade de estruturar melhor a nossa economia, de modo a gerar empregos, criar postos de trabalho, quer com investimentos internos, quer externo, necessidade de aprimorar as normas, a legislação.

    É preciso fortalecer o sector empresarial nacional, continuar a incubadora de empresas, empreendedorismo, apoio da sua efectivação e contínua, trabalho, organização, tecnologias l, transformação, investimento, comercialização, exportação, inclusão noutros mercados, investimentos em bolsas, poupança internas, criação de postos de trabalho, finanças.

    Existem imensas oportunidades ao jovens SãoTomenses, aos empresários São Tomenses, necessidade de rigor, organização, estratégias, estruturação do país.

    A diversificação económica deve ser uma realidade, temos o mar, temos imensos produtos naturais, temos instituições, temos serviços, temos pessoas, população jovens

    Se és de São Tomé e Príncipe, ajuda a desenvolver o teu país

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  3. Jorge Semeado

    12 de Fevereiro de 2025 at 9:50

    Trinta milhões do processo “Bilá Cabá”.
    18 milhões dos quais foram para compra dos combustíveis e os restantes 12 milhões ninguém sabe onde param. Bandidos. Já temos o fundo Kwait para hospital de referência e Afreximbank quer intrometer nisso agora? Não atrapalhem por favor.
    Já temos a China a tentar retomar o projecto do aeroporto, e vem Afreximbank se intrometer no assunto. Não atrapalhem por favor.
    Nas pescas sim. São bem vindos
    E da exploração petrolífera nas nossas ZEE, ninguém abre o bico? Bandidos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top