Em declarações a imprensa o ministro do Estado da economia e finanças Gareth Guadalupe, explicou que as tarifas decretadas pelos Estado Unidos da América sobre a importação oriunda de São Tomé e Príncipe, é de 10%.
No entanto, segundo Gareth Guadalupe, a exportação de bens e serviços de São Tomé e Príncipe para os Estados Unidos da América é nula.
«O nível de exportação de São Tomé e Príncipe é muito baixo, e para o mercado norte americano, é praticamente nulo. Por isso não haverá impactos sobre a economia nacional», referiu o ministro das finanças.
Na última semana o Presidente dos Estados Unidos da América, decretou novas tarifas aduaneiras. Vários países africanos estão na lista incluindo São Tomé e Príncipe.
Abel Veiga
Antonio Nilson
6 de Abril de 2025 at 23:38
Título: Dizer não às práticas comerciais desleais.
O Gareth Guadalupe não está a dizer a verdade. Embora as tarifas não visem diretamente São Tomé e Príncipe mas os seus países parceiros e onde as ajudas externas são provinientes, sim. Portanto, os tarifas dos EUA indiretamente afetarão a STP de uma maneira ruim porque os países que ajudam a STP podem eventualmente reduzir as suas contribuições devido aos efeitos que as tarifas terão em suas economias. Por isso haverá sim impactos significativos sobre a economia nacional.
Gareth! É pecado enganar o Povo São-tomense.
SEMPRE AMIGO
14 de Abril de 2025 at 9:50
Caro António Nilson.O Ministro Gareth Guadalupe não engana porque.O Ilustre engana porque não sabe.