Economia

PAFAE vai inaugurar o sistema de captação, distribuição, e irrigação para a cultura da pimenta

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), vai inaugurar, na manhã da próxima 4.ª feira, dia 14 de maio, o Sistema de Captação, Distribuição e Irrigação para a Cultura da Pimenta em Vista Alegre e Ototó.

Com um investimento global do PAFAE de 200.000 €, este sistema vai permitir irrigar um total de 12 hectares de área de pimenteira e outras culturas alimentares e beneficiará 32 produtoresde pimenta das comunidades de Uba Budo, Rio Lima, Quinta das Palmeiras e Vista Alegre. Importa referir que a cultura da pimenta é exigente em termos hídricos e, com o impacto das alterações climáticas, a época seca tem-se prolongado para além dos 3 meses considerados normais nas condições locais, comprometendo o pleno desenvolvimento das plantas.

Consequentemente, através deste sistema serão também abastecidos com água da rede de distribuição 4 chafarizes comunitários, e foram ainda construídas várias infraestruturas, nomeadamente 2 reservatórios (em Vista Alegre com 140.000 litros de capacidade e em Benfica com 110.000 litros), 4 captações (em Uba Budo, Benfica, Quinta das Palmeiras e Vista Alegre), e cerca de 8.000 metros de tubagem para condução e distribuição de água.

Esta iniciativa vai contar com a presença de Sua Ex.ª o Senhor Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Nilton Garrido, do Senhor Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, Anahory Dias, do Senhor Adido para a Cooperação da Delegação da UE em Libreville, Davide Morucci, do Senhor Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva e do Senhor Administrador Executivo do IMVF, Jorge Morais. 

Projeto dApoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

Fonte – PAFAE

1 Comment

1 Comment

  1. Pimenta de Obô

    13 de Maio de 2025 at 1:45

    Há que vir a investir no sextrovda transformação, transformação de geaos de pimenta em pó, aqui no país, embalagem, designação de origem controlada, certificação, adoção de codigo de barras nacional.

    Por outro lado temos possibilidade de fazer produzir sabão, sabonetes, gel de lavar louças, champôs, cosméticas, vestuários, cintos, saoatos, etc…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top