Economia

STP atinge a melhor taxa de execução de projetos financiados pelo Banco Mundial em África

O ano fiscal do Banco Mundial fechou no dia 30 de junho, e São Tomé e Príncipe destaca-se em África como o país que conseguiu absorver o maior desembolso do Banco Mundial para financiar os projectos de desenvolvimento. A percentagem de desembolso da carteira de projectos do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe atingiu 42%. «É a percentagem mais alta que temos na região de África, e foi atingida por São Tomé e Príncipe», confirmou Juan Carlos Alvarez, representante do Banco Mundial no país.

Um marco histórico que reflecte a capacidade técnica e institucional da AFAP (Agência Fiduciária e de Administração de Projetos), na execução da carteira de projectos do Banco Mundial. «É o resultado de um trabalho conjunto para melhorar a execução dos projectos», frisou Juan Carlos Alvarez. .,

Para o representante do BM «isso significa que o dinheiro está a chegar aos beneficiários para os quais os projectos foram desenhados».

Mas, não se trata apenas de números. Os projetos financiados pelo Banco Mundial têm contribuído diretamente para melhorias nas áreas da energia, educação, saúde, água potável, protecção social, adaptação às mudanças climáticas, e na digitalização. Os projectos executados até junho atingiram mais de 100 milhões de dólares.

Para o novo ano fiscal o Banco Mundial que começa no segundo semestre deste ano, o sector das infra-estruturas continua a ser prioridade. Segundo Juan Carlos Alvares, o destaque vai para as obras de reabilitação e modernização da Estrada Nacional n.º 1, numa distância de 27 quilómetros que liga a capital São Tomé à cidade de Neves, no norte da ilha.

O financiamento do Banco Mundial já permitiu a reabilitação dos primeiros 12 quilómetros, da cidade de São Tomé à cidade de Guadalupe. Uma via essencial para a economia. A carteira de projectos prevista para os próximos anos, está avaliada em 70 milhões de euros.

Também está prevista a assinatura de uma nova operação na área da proteção social, com foco na formação de jovens, inclusão produtiva e geração de emprego de qualidade.

Abel Veiga c/ Waley Quaresma 

5 Comments

5 Comments

  1. Banco Mundial

    3 de Julho de 2025 at 2:30

    Atenção com os roubos de dinheiro do Estado, desvios, corrupção e má gestão!

  2. Jorge Semeado

    3 de Julho de 2025 at 6:53

    42% correspondendo a mais de 100 milhões de Euros? Zopo só. Zentxi cá mintxila vu wê blagado.

    • Carlos Santana

      4 de Julho de 2025 at 7:28

      Este dinheiro ja saio de s tome para Europa comprar casa e o povo não ve nada feita

  3. Célio Afonso

    3 de Julho de 2025 at 7:58

    Uma pouca vergonha!
    Esta notícia reflecte de facto a realidade que se vive em STP, nos sectores da saúde, educação, cultura, saneamento, rede viária, hotelaria e restauração, etc, etc,?
    Convenhamos porque não somos cegos!

  4. Otági

    3 de Julho de 2025 at 23:34

    O que importa aqui refletir é a capacidade de execução do país nesta, matéria, apesar dos constrangimentos internos, alguns descritos nos comentários anteriores, deve-se dar importância, impacto que esta notícia, estes números refletem, na região no mundo, na capacidade futura de o País, assim referenciado de mobilizar fundos para o desenvolvimento, num contexto difícil, em que há uma redução de apoio ao desenvolvimento, ao multilateralismo.

    Parabéns São Tomé e Príncipe

    Que a parceria entre São Tomé e Príncipe e o Banco Mundial possa cada vez mais evoluir para valores e patamares, de investimento nas infraestruturas, na saúde, educação/formação de excelência interna, defesace segurança, diversificação económica, poupanças, fiscalidade, finanças, infraestruturas do desporto, a economia do mar e dos rios, etc….

    Pratiquemos o bem

    Ama a tua terra, ama o teu território, ajuda a desenvolve-lo, ama as tuas gentes, o teu povo, a tua cultura, a tua gastronomia.

    Protege a tua família, a tua, mulher, o teu marido, os teus filhos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top