Política

Primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves visita pela segunda vez São Tomé e Príncipe

jose_maria_das_neves_-_pm_cabo_verde_2.jpgDe 2 a 6 de Abril o Chefe do Governo cabo-verdiano vai estar em São Tomé e Príncipe, com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países. O anúncio foi feito pelo cônsul de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe após encontro com o Primeiro-ministro Rafael Branco. Promoção das trocas comerciais entre os dois países é uma das prioridades do programa de cooperação definido na reunião da comissão mista realizada há cerca de 2 anos.

Desde o ano 2008 que Cabo Verde decidiu abrir o seu mercado para a entrada de produtos agrícolas de São Tomé e Príncipe. O arquipélago são-tomense onde chove quase todo anjo e possuidor de terra fértil não conseguiu aproveitar a oportunidade.

A visita do Primeiro-ministro de Cabo Verde agendada para 2 de Abril, visa redinamizar o programa de cooperação sobretudo o capítulo referente as trocas comerciais. «Muito importante é a questão do acordo fitossanitário para que produtos de São Tomé e Príncipe podem entrar em Cabo Verde e vice-versa, sem grandes dificuldades. É um dos pontos que será retomado nesta visita», assegurou o cônsul de Cabo Verde em STP.

Cabo Verde que tem financiado projectos de apoio social a sua comunidade no arquipélago são-tomense, deverá reforçar a ajuda aos cabo- verdianos idosos, que se encontram numa situação de miséria após longos anos de trabalho nas plantações de cacau e café. «Muita coisa já vem sendo feita, e vai ser uma oportunidade para se reforçar este apoio», sublinhou o cônsul.

Nesta segunda visita de José Maria Neves a São Tomé e Príncipe, serão revistas também as acções de cooperação nos domínios da educação. Nos últimos anos muitos jovens são-tomenses beneficiaram de bolsas de estudo em universidades cabo-verdianas.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top