Até Junho próximo, luz volta a ser realidade na pista do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe. Garantia do Ministro das Obras Públicas e Infraestruturas, Osvaldo Abreu, que projecta outras acções com vista a tirar o arquipélago da lista negra da Organização Internacional da Aviação Civil.
Há vários anos que o aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, não opera durante a noite por falta de iluminação da pista. O projecto de reabilitação do espaço aeroportuário financiado pela Sonangol, ainda não encontrou luz para a pista.
Segundo o Ministro Osvaldo Abreu, dentro de duas semanas responsáveis do accionista maioritário do aeroporto, a Sonangol, estarão no país para delinear o processo. Mas antes disso, o decidiu avançar com um plano de contingência. «Este acção de contingência nos levou a fazer contactos alternativos para conseguir meios de forma iluminar-mos a nossa pista mesmo de forma rudimentar mas vamos ter a nossa pista iluminada até ao meio do ano», referiu o ministro das obras públicas e infra-estruturas.
O Ministro Osvaldo Abreu que na última semana visitou o aeroporto internacional, deu conta que a vedação recentemente erguida com o apoio dos Estados Unidos de América, está a ser arrombada. Para se abastecerem de água potável as populações das praias Loxinga, Gamboa e Cruz, são obrigadas a violar o espaço aeroportuário.
Uma situação que põe em causa a segurança no aeroporto internacional, que deverá ser resolvida este ano, através de dois projectos de canalização de água potável que vão alimentar as populações das 3 praias vizinhas ao aeroporto internacional. «Assim esta dificuldade primária que obriga as pessoas a catarem água no outro lado será superada. Temos visto também estudantes a atravessarem a pista. O governo fez um reforço financeiro no OGE para 2013 para compra de autocarros para transporte dos estudantes», prometeu o ministro.
Enquanto não chegam os autocarros, o ministro anunciou que em concertação com a empresa que administra o aeroporto internacional deverá ser disponibilizada uma viatura para transporte dos estudantes das 3 localidades.
O Ministro fez questão de alertar que as obras de reabilitação do aeroporto internacional, começaram de trás para frente. Osvaldo Abreu considera que se deveria tratar em primeiro lugar da pista com destaque para a iluminação e a melhoria do funcionamento do corpo de bombeiros do aeroporto, para depois tratar-se da aerogare.
Na aerogare, o Ministro registou importante avanço das obras. As salas vips estão prontas, e as obras avançam para outras áreas da aerogare.
Abel Veiga
Ledji milondó
18 de Março de 2013 at 9:32
Deve haver uma maior fluidez na chegada dos passageiros a S.Tomé isto é melhorar ou aumentar o tapete rolante que dá saída as cargas dos passageiros.
A chave
18 de Março de 2013 at 9:43
Nao ha luz mas sim ha sala vip.
Intendido da terra
18 de Março de 2013 at 10:17
que tudo se concretize o mais breve possivel.. realmente o povo envade por motivo de falta de agua uma promessa de susecivos governos fazem e nao cumprir ,, nao podemos tapar o sol com a pineira… haver vamos..
H.Vaz
18 de Março de 2013 at 10:24
E lamentável dizer que noticias como estas chegam a ser surpreendentes, visto que se trata dum aeroporto internacional existente num pais mesmo sendo pobre cujo as condições básicas por si já devem obedecer os parâmetros estabelecidos pelos padrões internacionais ao invés de depois de serem criticados as anomalias e no momento da correcção trazer estas noticias vergonhosas ao mundo. Que barbaridade!!!
H.Vaz
18 de Março de 2013 at 10:28
Obrigado SONANGOL e se puder fazer mais favores a este Pais, pois sejam bem vindo de todo coração vos peço Amem
luisó
18 de Março de 2013 at 10:33
…(O projecto de reabilitação do espaço aeroportuário financiado pela Sonangol, ainda não encontrou luz para a pista)…
Nota. a luz neste caso não se encontra, transporta-se e instala-se; por outro lado deve haver com certeza por perto algum poste de alta tensão, por isso não anda longe.
(…Para se abastecerem de água potável as populações das praias Loxinga, Gamboa e Cruz, são obrigadas a violar o espaço aeroportuário…)
nota- mas alguém obriga estas pessoas a travessar a pista?
A falta de água leva as pessoas a violar…
E tantas outras que não dá mais…
tomas dias monteiro
18 de Março de 2013 at 10:58
Sim… mais 132 mil Euros para os deputados aprovarem o OGE pouca coisa sobra para a pista. Tenham vergonha seus “parazitas”.
Bandidos.
budo batxada
18 de Março de 2013 at 11:04
Boa iniciativa sô ministro
povo São Tomense
18 de Março de 2013 at 13:26
eu quero ver,basta so falar; São tomense so fala e e roba muito.
Barão de Água Ize
18 de Março de 2013 at 23:26
Para quando o HUB aéreo internacional em São Tomé que ligue a Àfrica centro-sul ao continente americano?
É necessário pensar grande e com coragem.
Blá blá blá
19 de Março de 2013 at 15:01
O tapete rolante da sala de chegada é uma lástima. Mal chegamos, só nos apetece regressar ao ponto de partida.
Enfim
João Carlos
19 de Março de 2013 at 16:24
Não se vai avançar com nada, tudo já está incluido no projecto de requalificação do aeroporto…A verdade é que as obras estão atrasadas..
Negro STP
20 de Março de 2013 at 19:23
Basta olharmos para aeroporto da Ilha do Sal em Cabo Verde que e uma coisa em condições comparável aos aeroportos europeus .
Em São Tome os nossos governantes só servem para ROUBAR.
Frantz cassandra will
20 de Março de 2013 at 20:37
Mas minha gente de que sala voces tratam de vip aquela aonde ha aquelas cadeiras plasticas sinceramente voces os governantes estao a gozar daquele pais naquele voces mais do que ninguem viajam todos os dias e nao tem a mabilidade de mudar o rosto sombrio daquilo que voces tratam de aeroporto internacional como o senhor ministro quero ser visivel vem ai com promessas que o povo ja sabe recitar como bom dia.transporte para alunos dos bairros vizinhos do aeroporto sera electrico ou mecanico haver vamos mentirosos
João Carlos de Sousa
21 de Março de 2013 at 8:55
Haja Calma, povo de São Tomé, Com a Sonangol o vosso Aeroporto Internacional em breve estará com um novo visual. Sera um melhores da Palop. Por ca depois da Guerra, praticamente estão reabilitados quase todos aeroportos do Pais com tecnologia de ultima geração , até no final de 2014 teremos um dos melhores aeroportos do Mundo. Tenham Fe, porque nos tbém estamos interessados ajudar o Povo Irmão de S. Tome.
Negro de STP
21 de Março de 2013 at 10:44
Uma pessoa ao aterrar no aeroporto de Sao Tome parece que se esta aterrar em uma sona de GUERRA.
Negro de STP
21 de Março de 2013 at 10:44
Uma pessoa ao aterrar no aeroporto de Sao Tome parece que se esta aterrar em uma sona de GUERRA.
Gomes
3 de Abril de 2013 at 14:51
Nunca mais têm iluminação na pista se dependerem da Sonangol , o povo de Sao Tome so serve para ser explorado por essa companhia Angolana. E mais não digo…